O triunfo da Graça visto no Natal!

Profecias do Natal  •  Sermon  •  Submitted
0 ratings
· 14 views
Notes
Transcript
Isaías 11.1 RA
Do tronco de Jessé sairá um rebento, e das suas raízes, um renovo.
I. EM CRISTO, DEUS PRESERVOU O SEU POVO
a. De maneira aparentemente insignificante
“...Um ramo brotará”
b. De maneira fiel
“...do tronco de Jessé...”
O profeta Isaías apresenta por vezes a nação de Israel como uma árvore, um grande Carvalho.
Isaías 1:30 Pois sereis como um carvalho de folhas murchas e como um jardim sem água.
Temos aqui a visão de uma árvore que foi podada até o toco. Não parece haver mais esperança. O povo estaria em breve quase aniquilado. Quem o visse, não daria qualquer crédito para um sentimento de esperança.
A história de pecados consecutivos de Israel contra Deus é uma amostra da grandiosa Graça divina. Exemplo disso é a caminhada no deserto. Deus poderia matá-los, mas não o fez. Olhemos para o tempo dos reis. Quase todos forma infiéis a Deus. Ele poderia exterminar o “bichinho de Jacó”, mas também não o fez.
Ao invés disso, Ele disciplinou seu povo. De várias maneiras fez isso. O Egito, a Assíria e a Babilônia foram nações usadas para a correção de Israel em tempos de grande pecado. Quando parecia que a árvore estava aniquilada, restava ainda um toco.
No texto do comissionamento de Isaías está a evidência disso. O Senhor o manda pregar, avisando do juízo, mas também anunciando a sua grande misericórdia.
Isaías 6
9 Ele então disse: Vai e diz a este povo: Ouvindo, ouvireis, e nunca entendereis; e, vendo, vereis, e jamais percebereis.
10 Torna o coração deste povo insensível; que os seus ouvidos fiquem surdos, e os seus olhos, cegos, para que não veja com os olhos, não ouça com os ouvidos, nem entenda com o coração, e não se converta nem seja curado.
11 Então eu disse: Até quando, Senhor? Ele respondeu: Até que as cidades estejam assoladas e fiquem sem habitantes, as casas sem moradores, e a terra esteja completamente desolada,
12 e o SENHOR tenha lançado toda a população para longe dela e a terra esteja totalmente abandonada.
13 Mas, se ainda restar nela a décima parte, também será destruída, como o terebinto e o carvalho que, depois de derrubados, ainda deixam o toco. A santa semente é o seu toco.
Uma promessa que se cumpriria, apesar de todas as impossibilidades.
Dez tribos do Norte foram tragadas e não retornaram. Das duas do Sul, que foram para o Cativeiro da Babilônia, somente um pequeno remanescente retornou.
Isaías 10.22 Porque ainda que o teu povo seja como a areia do mar, só um restante voltará, ó Israel.
FALAR DE TODAS AS VEZES QUE O POVO DE DEUS PODERIA SER EXTERMINADO, MAS NÃO FOI.
No texto que estamos considerando, Deus faz uma promessa. Depois de todo tempo de disciplina, da poda que Ele mesmo faria a seu povo, o Senhor diz:
“Um ramo brotará do tronco de Jessé...”.
Aqui está a esperança do Messias. Jó, em um de seus discursos de dor, falando sobre a brevidade da vida, diz algo que faz que faz coro com essa verdade:
Jó 14.7-9
“7 Pois para uma árvore há esperança; mesmo quando cortada, volta a brotar, e os seus brotos não deixam de existir. 8 Ainda que a sua raiz apodreça na terra, e o seu tronco morra no pó, 9 ela brotará ao cheiro das águas, e lançará ramos como uma planta nova.”
Vemos essa realidade na vida do povo de Deus. Em todo tempo foi podado, mas ao cheiro das águas da Graça, o tronco deu planta nova. Cristo, em todo tempo é
II. EM CRISTO, DEUS MULTIPLICOU O SEU POVO.
a. De maneira abundante
“...e um renovo frutificará”
b. De maneira milagrosa
“...das suas raízes”.
Em seu ministério terreno, Jesus fez menção de um dos textos mais conhecidos do profeta. Em Lucas 4.14-19, O Senhor, na sinagoga, faz citação direta de Isaías 61. O texto diz que
“17 Entregaram-lhe o livro do profeta Isaías; ele o abriu e achou o lugar em que estava escrito: 18 O Espírito do Senhor está sobre mim, porque me ungiu para anunciar boas novas aos pobres; enviou-me para proclamar libertação aos presos e restauração da vista aos cegos, para pôr em liberdade os oprimidos 19 e para proclamar o ano aceitável do Senhor.”
Jesus não achou necessário ler toda a profecia, mas sabemos que o profeta Isaías prossegue em seu texto, falando sobre profeticamente sobre Cristo:
Isaías 61.2b-3...e o dia da vingança do nosso Deus; a consolar todos os tristes;
3 a ordenar que se dê uma coroa em vez de cinzas, óleo de alegria em vez de pranto, vestes de louvor em vez de espírito angustiado aos que choram em Sião; a fim de que se chamem carvalho de justiça, plantação do SENHOR, para que ele seja glorificado”.
Percebemos que Isaías mostra agora o carvalho plantado para a glória do Senhor. Jesus sabia disso, por isso citou o texto. O toco que havia sido deixado debaixo do chão, sem esperança, com raízes praticamente mortas, agora dá lugar ao Renovo.
Isaías 53.2 Foi crescendo como renovo diante dele, como raiz que sai de uma terra seca...”
O Renovo estava ali diante dos homens. O povo que estava praticamente morto e exterminado, agora tem esperança de ser um grande povo. Não como uma nação em Israel, mas como um grande povo, multiplicado no meio de todos os povos, tribos, línguas e nações.
O Renovo nasceu para morrer. Ele deu a sua vida para que fôssemos multiplicados. Ainda no capítulo 53, Isaías diz que esse Renovo
Isaías 53.10b-11 “...verá a sua posteridade, prolongará os seus dias, e a vontade do SENHOR prosperará nas suas mãos. Ele verá o fruto do trabalho da sua alma e ficará satisfeito...”.
Ele fez seu povo frutificar. Essa é a razão pela qual Jesus disse em Lucas 4.20:
“Hoje se cumpriu esta passagem da Escritura que acabais de ouvir.”
A profecia mostrou que de uma raiz morta, nasceria o Renovo
“...um renovo frutificará das suas raízes”.
E vemos que na morte do Renovo, ganhamos vida e podemos frutificar. Essa é a razão pela qual Jesus disse:
João 15.8 Meu Pai é glorificado nisto: em que deis muito fruto; e assim sereis meus discípulos.
Nós podemos e devemos multiplicar o número desse grande povo de Deus, a Igreja.
APLICAÇÕES PRÁTICAS
Related Media
See more
Related Sermons
See more