Ano Novo - Homem Novo

Sermon  •  Submitted
0 ratings
· 26 views

No ano novo fazemos diversas promessas de mudanças em nossa vida, mas quais as verdadeiras mudanças?

Notes
Transcript
Handout

Texto: Ef 4.20-32

Tema: Ano Novo, Homem Novo
Ideia Central: No ano novo fazemos diversas promessas de mudanças em nossa vida, mas quais as verdadeiras mudanças?
Proposição: Demostrar a necessidade da santidade na vida de um Cristão. Listar quais as características do Novo Homem
Introdução: É muito comum nesta época de Réveillon serem feitas diversas promessas, mudar de emprego, fazer dieta, usamos até superstições para isso, usar branco, amarelo, vermelho etc.
É muito comum nestas épocas de festividades serem feitas diversas promessas ou resoluções para o próximo ano que vai se iniciar, como por exemplo, no próximo ano eu vou emagrecer, ou no próximo ano eu vou me casar, mudar de emprego, mudar de cidade, etc.
Muitos acreditam em superstições de ano novo, como por exemplo tenho que vestir vermelho para poder arranjar um novo amor ou ter meu ano repleto de amor, branco para ter um ano em Paz ou amarelo para ter mais dinheiro.
Mas e nós, que tipo de promessas ou resoluções devemos fazer?
Será que vestir uma determinada cor na passagem do ano muda meu ano realmente?
Transição: Será que a Bíblia mostra algum tipo de mudança que devemos ter para um ano novo?
Contexto:

Mais do que uma carta, a Epístola aos Efésios (= Ef) é um escrito doutrinário e exortatório, que revela no seu autor fundamentais interesses pedagógicos e pastorais. É uma reflexão sobre a Igreja, vista como Corpo de Cristo (1:22b–23; 4:15–16. Cf. Cl 1:18), e um sólido ensinamento sobre a salvação que Deus oferece aos pecadores (2:4–9).

Éfeso

Desde o ano 133 a.C., com uma população próxima a meio milhão de pessoas, Éfeso era a capital da província romana da Ásia e residência oficial do governador. Estava situada em um lugar privilegiado da costa do Mediterrâneo, com um porto de muito tráfego e uma importante via de comunicação com o interior da Ásia Menor. Contribuía para aumentar o prestígio da cidade o culto à deusa Diana, em cuja honra se havia erigido um templo em Éfeso, ao qual devotos de “toda Ásia e o mundo” (At 19:23–41) acudiam em peregrinação.

Esboço:

O Novo Homem em Cristo (20-24)

O que os versículos 20-24 dizem?, o que nós aprendemos de Cristo?
Que devemos nos DESPOJAR (Remover, Tirar, jogar fora) do velho homem, esse velho homem é aquele homem antes de conhecer a Cristo, o homem que ainda era escravo do pecado e não havia passado pela salvação de Jesus.
É como uma roupa suja e fedida, para podermos ficar limpo não adianta só tomar o banho e vestir a mesma roupa.
Com Cristo é a mesma coisa, nós tomamos um banho (Salvação) mas se continuamos a vestir a roupa suja de antes vamos continuar fedidos, devemos portanto nos DESPOJAR dessa roupa fedida e suja e colocar uma roupa RENOVADA.
Então agora que estamos limpos, devemos nos REVESTIR (24) como um novo homem, ou seja, uma nova roupa, limpa e diferente daquela primeira roupa que eu usava antes.
É como no ano novo, temos o costume de falar que as coisas que aconteceram no ano que passou ficaram para trás, o próximo ano vai ser diferente, mas não é o próximo ano que será diferente, nós devemos ser diferentes neste próximo ano, e como deve ser esta nova roupa que devemos vestir?

Não Mente (25)

Deixe a mentira, uma das sujeiras na roupa do velho homem é a mentira, o enganar, o se aproveitar.
Dizer que não pode ir por que estava ocupado ou trabalhando quando na verdade estava dormindo.
Dizer que pescou um peixe maior do que realmente era.
Mentir para a esposa ou para o marido sobre onde realmente estava.
Mentiras e falsidades que vão manchando a roupa ao longo do ano e para ter uma roupa nova e limpa este próximo ano, o versículo é bem claro:
Deixe a mentira e fale a verdade.

Não se Ira Pecaminosamente (26)

Irar e não pecar, o que isso significa?
Podemos nos irar (ficar enfurecidos ou zangados) mas sem pecar?
O tipo de Ira que não é pecaminosa é aquela que é contra o pecado, Deus em diversos pontos na Bíblia se mostra Irado, Cristo se mostra Irado em seu ministério, mas em todas as vezes essa Ira é contra um pecado (do povo, dos fariseus, etc). Essa é a ira Santa ou Ira justa, se revoltar com o pecado, o nosso problema é que muitas vezes nos iramos contra coisas corretas mas junto com ela vem o ódio, amargura, cólera, fúria e diversos outros pecados.

Não Guarda Rancor (26)

Além de não pecar com a Ira e os pecados que vem junto com ela, devemos tomar muito cuidado com mais uma mancha em nossa roupa, o rancor ou amargura, ficar remoendo aquilo que outro vez contra mim, ficar guardando dentro de mim isso e deixando aqui me corroer, como uma ferrugem vai corroendo o casco de um barco e fazendo furos, até que leva o barco a afundar.
É por isso que Paulo fala junto a isso: Não dê lugar ao diabo (27), não deixe essas brechas para ele ir entrando em nossa vida e manchando nossa roupa.

É honesto (28)

Roubo, furto ou mesmo ficar quieto quando recebe o troco errado, roubar a internet do vizinho (usar sem ele saber) tudo isso é Roubo, e são atitudes que vão sujando cada vez mais nossa roupa
Devemos sempre nos policiar para saber se estamos sendo realmente honestos e íntegros.
Não somente devemos nos preocupar em não Roubar, mas também em trabalhar para que possamos acudir aqueles que precisam, ou seja, não é só ser honesto e trabalhador, mas também saber ver as necessidades dos outros e ajudá-los quando precisarem.

É santo no falar (29)

Que nossa roupa nova não seja marcada por palavras podres, isso que quer dizer o torpe, palavras que não edificam, somente ofendem, agridem machucam, inclusive os PALAVRÕES.
Mas que de nossa boca saiam somente palavras que edifiquem, que ajudem os outros, palavras com amor, carinho e principalmente transmita GRAÇA, ou seja, que transmita a própria Palavra de Deus aos outros, que nos preocupemos neste ano em não somente cuidar de não falar palavras ofensivas, mas também nos preocupemos em falar da Graça de Deus aos outros.

É bondoso (31)

Que nossa nova roupa que estamos vestindo possa ser repleta de bondade e piedade, devemos jogar fora as manchas da malícia, amargura, cólera, ira, maldades que vão manchando essa nossa roupa ao longo do ano e nos distanciando cada vez mais de Jesus e do verdadeiro caminho.

Sabe Perdoar (32)

E por último, aquele que é bondoso, sabe perdoar, não guarda amargura, não guarda ira, mas demonstra a Piedade, e sabe que ele mesmo já teve que ser perdoado por Cristo, e assim como eu e você fomos um dia perdoados que isso também possa se repetir agora em nós, perdoando-nos uns aos outros e com isso demonstrando a todos o amor de Deus em nossa vida.
Related Media
See more
Related Sermons
See more