O NASCIMENTO DE JESUS.

Sermon  •  Submitted
0 ratings
· 39 views
Notes
Transcript

O NASCIMENTO DE JESUS.

QUAL O SIGNIFICADO PARA MINHA VIDA? - Lucas 2.8-14.

Lucas 2.8–14 NVI
8 Havia pastores que estavam nos campos próximos e durante a noite tomavam conta dos seus rebanhos. 9 E aconteceu que um anjo do Senhor apareceu-lhes e a glória do Senhor resplandeceu ao redor deles; e ficaram aterrorizados. 10 Mas o anjo lhes disse: “Não tenham medo. Estou lhes trazendo boas novas de grande alegria, que são para todo o povo: 11 Hoje, na cidade de Davi, lhes nasceu o Salvador, que é Cristo, o Senhor. 12 Isto lhes servirá de sinal: encontrarão o bebê envolto em panos e deitado numa manjedoura”. 13 De repente, uma grande multidão do exército celestial apareceu com o anjo, louvando a Deus e dizendo: 14 “Glória a Deus nas alturas, e paz na terra aos homens aos quais ele concede o seu favor”.
Todos os anos celebramos o Natal como uma data especial para os cristãos. Mas qual a importância e o significado para nossa vida?
Antes, precisamos compreender dois fatos importantes:

I - O CONTEXTO DO NASCIMENTO DE JESUS. Lc. 2.1-5

Lucas 2.1–5 NVI
1 Naqueles dias César Augusto publicou um decreto ordenando o recenseamento de todo o império romano. 2 Este foi o primeiro recenseamento feito quando Quirino era governador da Síria. 3 E todos iam para a sua cidade natal, a fim de alistar-se. 4 Assim, José também foi da cidade de Nazaré da Galiléia para a Judéia, para Belém, cidade de Davi, porque pertencia à casa e à linhagem de Davi. 5 Ele foi a fim de alistar-se, com Maria, que lhe estava prometida em casamento e esperava um filho.
Jesus nasce na Plenitude dos tempos, quando a lingual e cultura grega, a politica e império romano influenciavam todo o mundo da época.
Lucas identifica o tempo do nascimento de Jesus:
César Augusto era o imperador Romano e convoca a população do império para um recenseamento. Quando “o povo judaico inteiro” deveria fazer juramento de lealdade a César.
William Barclay diz que no Império Romano se realizavam recenseamentos periódicos com dupla finalidade: impor as contribuições e descobrir aqueles que podiam cumprir o serviço militar obrigatório.
O termo grego apographesthai, traduzido por “alistar-se”, significa o registro do nome de cada cidadão, de sua idade e posição social, do nome da esposa e dos filhos, do patrimônio e da renda no cadastro oficial, com o objetivo de calcular os impostos.”

Com esse fato, Deus estava conduzido a história.

Deus moveu todo o império para que a profecia se cumprisse, pois, morando José e Maria em Nazaré da Galileia, eles precisariam viajar para Belém, na Judeia, onde Jesus haveria de nascer.
O Messias deveria ser a semente da mulher (Gn 3.15),
da tribo da Judá (Gn 49.10),
da família de Davi (2Sm 7.1–17),
nascido de uma virgem (Is 7.14), e
teria de nascer em Belém (Mq 5.2).
Isso prova que Deus está no comando da história.

II - SÃO PASTORES OS PRIMEIROS A RECEBER A NOTICIA DO NASCIMENTO. Lc. 2.8-9

Lucas 2.8–9 NVI
8 Havia pastores que estavam nos campos próximos e durante a noite tomavam conta dos seus rebanhos. 9 E aconteceu que um anjo do Senhor apareceu-lhes e a glória do Senhor resplandeceu ao redor deles; e ficaram aterrorizados.
Os pastores são os primeiros a serem informados do nascimento. E Pastores não desfrutavam de boa reputação naqueles dias:
Não eram considerados fidedignos e não lhes era permitido dar testemunho nos tribunais. Pertenciam a uma classe desprezada.
Os fariseus os caracterizavam como ladrões e enganadores, igualados aos publicanos e pecadores.
Os pastores eram considerados plebe que desconhece a lei.
Eram privados da honra dos direitos civis.
Apesar disso, Deus fere a soberba dos grandes da terra, enviando o anjo para dar a melhor e maior notícia do mundo, de primeira mão, não aos reis, nem mesmo aos escribas e sacerdotes, mas aos pastores.
William Barclay diz que:
“para assegurar a provisão de cordeiros perfeitos para os sacrifícios do templo, as autoridades do templo tinham seus próprios rebanhos, que pastavam próximos a Belém. É muito provável que esses pastores estivessem a cargo desses rebanhos”.
É interessante que pastores que cuidavam dos cordeiros do templo fossem os primeiros a ver o Cordeiro de Deus que tira o pecado do mundo.

III - JESUS NASCEU DE FORMA SIMPLES. Lc. 2.12

Lucas 2.12 NVI
12 Isto lhes servirá de sinal: encontrarão o bebê envolto em panos e deitado numa manjedoura”.
Fritz Rienecker, um teólogo alemão, é contundente quando escreve:
“Com a manjedoura, Israel, o povo eleito de Deus, deu as boas-vindas ao Messias. E com a cruz despediu-se dele da forma mais infame”. Fritz Rienecker.
Jesus nasceu não num palácio, mas numa estrebaria. Porque era o Cordeiro de Deus, a manjedoura era um lugar apropriado. Porque Jesus se fez pobre e nasceu numa manjedoura, o Natal é um golpe no orgulho dos poderosos da terra.

Mas qual o significado do nascimento de Jesus Cristo para minha vida?

O Versiculo Lc. 2.11. trás uma teologia em miniatura.
Lucas 2.11 NVI
11 Hoje, na cidade de Davi, lhes nasceu o Salvador, que é Cristo, o Senhor.
Em primeiro lugar, ele é o Salvador, que está expresso no seu nome, Jesus.
Em seguida ele é Cristo, o Ungido de Deus, o Messias de Israel.
Por último, ele é o Senhor, Deus manifesto em carne.
O Nascimento de Jesus tem dois significado:
UNIVERSAL
Acessível a todos.
Lucas 2.10 NVI
10 Mas o anjo lhes disse: “Não tenham medo. Estou lhes trazendo boas novas de grande alegria, que são para todo o povo:
PARTICULAR
Pessoal , para o que crê.
Romanos 10.9 NVI
9 Se você confessar com a sua boca que Jesus é Senhor e crer em seu coração que Deus o ressuscitou dentre os mortos, será salvo.
Deus é o Salvador no sentido de provisão e socorro a todos os homens, mas é Salvador no sentido de redenção apenas daqueles que creem.
PORTANTO, TODAS AS PESSOAS QUE CREREM, NA FACE DA TERRA PODEM SER BENEFICIADOS POR JESUS CRISTO...

1. JESUS CRISTO É O CRISTO SALVADOR.

Lucas 2.11 NVI
11 Hoje, na cidade de Davi, lhes nasceu o Salvador, que é Cristo, o Senhor.
Jesus Como Salvador significa que ele é o resgatador daquele que está em perigo ou oprimido pelo mal e pelo pecado. Uma vez que todos somos pecadores, e o pecado causa condenação, Jesus Cristo é aquele que salva o pecador, também do perigo resultante de julgamento que Deus trará sobre todo o mundo.
Para Calvino, Salvador é um termo geral, significando alguém que guarda e preserva.
Na história bíblica, Deus usou varias personagens para ilustrar e chamar a atenção do homem para o reconhecê-lo como o Salvador:
Jz 3.9 - É o juiz Libertador.
Juízes 3.9 NVI
9 Mas, quando clamaram ao Senhor, ele lhes levantou um libertador, Otoniel, filho de Quenaz, o irmão mais novo de Calebe, que os libertou.
No Salmo 23. É o Pastor.
O Senhor é o meu pastor; de nada terei falta.
(...) a tua vara e o teu cajado me protegem.” V. 1,4
No Salmo 26.9, Ele é o Ajudador.
“...Tu tens sido o meu ajudador.
Não me desampares nem me abandones, ó Deus, meu salvador!”
Assim sendo, é o Cristo, o enviado de Deus, para ser o seu pastor, libertador, ajudador, ele quer ser o seu Salvador.
Tito 2.13–14 NVI
13 enquanto aguardamos a bendita esperança: a gloriosa manifestação de nosso grande Deus e Salvador, Jesus Cristo. 14 Ele se entregou por nós a fim de nos remir de toda a maldade e purificar para si mesmo um povo particularmente seu, dedicado à prática de boas obras.
O segundo significado do nascimento de Jesus é:

II - JESUS DEVE TORNAR-SE SENHOR DE SUA VIDA.

Não basta você conhecer a história de Jesus ou até, crer que Ele é o Salvador, enviado por Deus. É necessário fazer Dele, Senhor de sua vida.
José e Maria e todos da Judeia, foram às suas cidades natais para se recensear perante o império de César, onde deveriam jurar lealdade ao imperador, o senhor soberano do império romano.
Pedro, em Jerusalem, declara a judeus e outras nacões presentes:
Atos dos Apóstolos 2.36 NVI
36 “Portanto, que todo o Israel fique certo disto: Este Jesus, a quem vocês crucificaram, Deus o fez Senhor e Cristo”.
Para os cristãos, porém, Jesus era o único Senhor.
1Coríntios 8.5–6 NVI
5 Pois, mesmo que haja os chamados deuses, quer no céu, quer na terra (como de fato há muitos “deuses” e muitos “senhores”), 6 para nós, porém, há um único Deus, o Pai, de quem vêm todas as coisas e para quem vivemos; e um só Senhor, Jesus Cristo, por meio de quem vieram todas as coisas e por meio de quem vivemos.
Diante disso....

Fazer de Jesus, Senhor de sua vida, significa:

a. Pertencer a Jesus.

“Habitarei com eles e entre eles andarei;
serei o seu Deus, e eles serão o meu povo”.
2Coríntios 6.16 (NVI)

Fazer de Jesus, Senhor de sua vida, significa:

b. Servir a Jesus

Marcos 10.43–45 NVI
43 Não será assim entre vocês. Ao contrário, quem quiser tornar-se importante entre vocês deverá ser servo; 44 e quem quiser ser o primeiro deverá ser escravo de todos. 45 Pois nem mesmo o Filho do homem veio para ser servido, mas para servir e dar a sua vida em resgate por muitos”.
Fazer de Jesus nosso Senhor, nos torna seus Servos.
No reino de Deus, a grandeza é medida pelo serviço e não pelo poder e autoridade.
Ser grande é ser servo.
Ser grande é estar a serviço dos outros em vez de ser servido pelos outros.
Entre os discípulos um novo tipo de relacionamento deve prevalecer, ou seja, seus discípulos devem ser servos (diakonos) uns dos outros e escravos (doulos) de todos.

Fazer de Jesus, Senhor de sua vida, significa:

c. Obedecer a Jesus

Tito 2.11–13 NVI
11 Porque a graça de Deus se manifestou salvadora a todos os homens. 12 Ela nos ensina a renunciar à impiedade e às paixões mundanas e a viver de maneira sensata, justa e piedosa nesta era presente, 13 enquanto aguardamos a bendita esperança: a gloriosa manifestação de nosso grande Deus e Salvador, Jesus Cristo.

Quem é Jesus Cristo para você?

Qual importância você dá ao seu nascimento, vida e obra?

Jesus Quer ser o seu Salvador Pessoal e tornar-se o Senhor de sua vida.

Related Media
See more
Related Sermons
See more