A batalha que Davi não venceu

O pecado de Davi  •  Sermon  •  Submitted
0 ratings
· 582 views
Notes
Transcript

A batalha que Davi não venceu

Nova Versão Internacional 11.1 Davi Comete Adultério

Na primavera, época em que os reis saíam para a guerra, Davi enviou para a batalha Joabe com seus oficiais e todo o exército de Israel; e eles derrotaram os amonitas e cercaram Rabá. Mas Davi permaneceu em Jerusalém.

Uma tarde Davi levantou-se da cama e foi passear pelo terraço do palácio. Do terraço viu uma mulher muito bonita tomando banho, e mandou alguém procurar saber quem era. Disseram-lhe: “É Bate-Seba, filha de Eliã e mulher de Urias, o hitita”. Davi mandou que a trouxessem, e se deitou com ela, que havia acabado de se purificar da impureza da sua menstruação. Depois, voltou para casa. A mulher engravidou e mandou um recado a Davi, dizendo que estava grávida.

Introdução
A naçao de Israel após a saída do Egito se desenvolveu a partir de um tipo de governo que era conhecido como governo teocrático. Teocracia é a junção de 2 palavras de origem grega que são Theo/Deus e cracia/governo.
Neste tipo de governo não havia um rei, um governador, um oficial que governasse a nação, isso porque era o próprio Deus que governava o povo, decidia quais guerras eles deveriam lutar, como o reino deveria se estabelecer e era um governo que Deus fazia conhecer sua vontade através dos profetas, porém constantemente a nação de Israel se via em meio a conflitos e guerras que o faziam clamar a Deus por um libertador, quando isso acontecia Deus levantava juízes que julgavam o povo e os lideravam em suas guerras, dentre esses juízes temos Gideão, Baraque, Jefté, Sansão, Eli e por último o profeta Samuel.
Samuel era um profeta que honrava a Deus, desde muito novo foi chamado por Deus para serví-lo, porém teve 2 filhos que não serviam a Deus com retidão, a ponto do povo dizer a Samuel que não queriam que após a morte de Samuel seus filhos não fossem juízes em seu lugar mas que ao invés disso Deus instituísse um rei. Quando Samuel ora a Deus em sinal de pesar pelo seu modo de conduzir a nação ser rejeitado, Deus diz a Samuel que não foi o governo de Samuel que foi rejeitado, mas o governo do próprio Deus, mas que mesmo assim Deus daria um rei conforme a vontade do povo.
Nova Versão Internacional 8.1 Israel Pede um Rei

“Dá-nos um rei para que nos lidere”, isso desagradou a Samuel; então ele orou ao SENHOR. E o SENHOR lhe respondeu: “Atenda a tudo o que o povo está lhe pedindo; não foi a você que rejeitaram; foi a mim que rejeitaram como rei.

Deus então levanta Saul, que tinha todas as características de um rei, ele era alto, forte, formoso a vista, a Bíblia diz que não havia ninguém como ele em Israel, logo ele se destaca, ascende ao trono e conquista importantes vitórias militares, porém Saul peca contra o Senhor na tentativa de afirmar o próprio reino, mas ele era incapaz de obedecer a Deus e agir com fidelidade.
Nova Versão Internacional 15.1 O Senhor Rejeita Saul como Rei

Samuel disse a Saul: “Eu sou aquele a quem o SENHOR enviou para ungi-lo como rei de Israel, o povo dele; por isso escute agora a mensagem do SENHOR. Assim diz o SENHOR dos Exércitos: ‘Castigarei os amalequitas pelo que fizeram a Israel, atacando-o quando saía do Egito. Agora vão, ataquem os amalequitas e consagrem ao SENHOR para destruição tudo o que lhes pertence. Não os poupem; matem homens, mulheres, crianças, recém-nascidos, bois, ovelhas, camelos e jumentos’ ”.

Nova Versão Internacional 15.1 O Senhor Rejeita Saul como Rei

E Saul atacou os amalequitas por todo o caminho, desde Havilá até Sur, a leste do Egito. Capturou vivo Agague, rei dos amalequitas, e exterminou o seu povo. Mas Saul e o exército pouparam Agague e o melhor das ovelhas e dos bois, os bezerros gordos e os cordeiros. Pouparam tudo o que era bom, mas tudo o que era desprezível e inútil destruíram por completo.

Então o SENHOR falou a Samuel: “Arrependo-me de ter posto Saul como rei, pois ele me abandonou e não seguiu as minhas instruções”.

Nova Versão Internacional 15.1 O Senhor Rejeita Saul como Rei

Por que você não obedeceu ao SENHOR? Por que se lançou sobre os despojos e fez o que o SENHOR reprova?”

Disse Saul: “Mas eu obedeci ao SENHOR! Cumpri a missão que o Senhor me designou. Trouxe Agague, o rei dos amalequitas, mas exterminei os amalequitas. Os soldados tomaram ovelhas e bois do despojo, o melhor do que estava consagrado a Deus para destruição, a fim de os sacrificarem ao SENHOR seu Deus, em Gilgal”.

Samuel, porém, respondeu:

“Acaso tem o SENHOR tanto prazer

em holocaustos e em sacrifícios

quanto em que se obedeça

à sua palavra?

A obediência é melhor

do que o sacrifício,

e a submissão é melhor

do que a gordura de carneiros.

Pois a rebeldia

é como o pecado da feitiçaria,

e a arrogância como o mal da idolatria.

Assim como você rejeitou

a palavra do SENHOR,

ele o rejeitou como rei”.

Nesse contexto Deus então levanta Davi e o unge como Rei sobre todo o Israel.
Davi é ungido em Belém. 1Sm 16.1-13
Davi entra para o serviço de Saul como músico. 1Sm 16.14-23
Davi vence o gigante Golias, 3 anos depois de ser ungido. 1Sm 17.1-58
Davi ataca os Filisteus quando Saul ainda era rei. 1Sm 18.30
Davi salva a cidade de Queila 1Sm 23.1-5
Davi é feito Rei sobre todo Israel (2Sm 5.1–5; 1Cr 11.1–3; 1Cr 12.23–40)
Davi retorna a arca para Jerusalém (2Sm 6.12–19; 1Cr 15.1–16.3)
Davi feriu os filisteus (2Sm 5.17–21; 1Cr 14.8–12)
Davi subjuga Edom (2Sm 8.13–14; 1Cr 18.12–13)
Davi derrotou os amonitas e os sírios (2Sm 10.9–14; 1Cr 19.10–15)
Até aqui a biografia de Davi parece irretocável, muito condizente com o que a Bíblia diz a respeito de Davi ser o homem segundo o coração de Deus e é neste ponto do auge das vitórias de Davi que acontece a Batalha que Davi não venceu, o livro de 2Sm 11.1 começa narrando que aquele era um período que os reis iam pra guerra.
Porque os reis deveriam estar na guerra?
No antigo Oriente Próximo, a primavera representava um momento propício para manobras militares, já que as chuvas de inverno haviam cessado e o trabalho pesado na lavoura ainda não havia começado. Essa não havia sido a primeira vez que Davi envia Joabe numa expedição militar, a batalha, porém o fato de Davi permanecido em Jerusalém naquela ocasião sugere uma crítica de que se Davi não estivesse ali possivelmente aquilo nunca teria acontecido.
Não era pra Davi estar ali.
Não era a primeira vez que Davi havia deixado de estar no campo de batalha. Muitas vezes o pecado já está sendo gerado no coração muito antes dele ser concebido.
O primeiro pecado de Davi não foi ver Bate Seba, mas foi insistir na possibilidade de tê-la, mesmo após saber que ela era esposa de Urias, Urias não era só o esposo de Bate Seba, mas um dos seus mais leais servos, fazia parte de um grupo de elite de Davi que era chamado de os 30 valentes de Davi.
Após consumado o pecado ele tinha duas atitudes a tomar, a primeira se arrepender, confessar o seu pecado e sofrer as consequências do seu erro, a segunda seria ocultar o seu pecado, o que era muito mais fácil, porém o seu plano foi frustrado com a gravidez de Bate Seba.
Conclusão
Ninguém está imune ao pecado ou a queda repentina, mesmo alguém que é conhecido como o homem segundo o coração de Deus pecou, não se trata de cair, de falhar, de sucumbir, se trata de como você vai sair da situação, Davi errou ao escolher ocultar o seu pecado, as consequências disso foram desastrosas como veremos na sequência. O que mais importante precisamos entender é que o pecado ele tem consequências, imediatas, remotas e eternas, Deus não tem pacto com o erro, nem mesmo o homem segundo o coração de Deus teve seus erros ocultos, pra que Deus possa tratar na sua vida é necessário que sua ferida seja aberta, seu pecado seja exposto, que você se arrependa, pra que então possa vir a cura, Davi poderia sofrer as consequências e a punição pelo seu pecado ou então tentar resolver as coisas a seu modo, do seu jeito, com seus recursos e influência.
(HISTORIA DA IRMA QUE FEZ EXAME E FOI CONSTATADO UMA DST)
Certa vez eu ouvi uma pessoa dizer algo que me marcou e ficou gravado na minha mente, "O diabo ajuda a fazer mas não ajuda a esconder”. Não há nada oculto que não haja de ser revelado, seja aqui, ou seja na eternidade.
Related Media
See more
Related Sermons
See more