O Lava Pés
Sermon • Submitted
0 ratings
· 22 viewsNotes
Transcript
Texto:
Texto:
João 13.1–20 (RA) — 1 Ora, antes da Festa da Páscoa, sabendo Jesus que era chegada a sua hora de passar deste mundo para o Pai, tendo amado os seus que estavam no mundo, amou-os até ao fim. 2 Durante a ceia, tendo já o diabo posto no coração de Judas Iscariotes, filho de Simão, que traísse a Jesus, 3 sabendo este que o Pai tudo confiara às suas mãos, e que ele viera de Deus, e voltava para Deus, 4 levantou-se da ceia, tirou a vestimenta de cima e, tomando uma toalha, cingiu-se com ela. 5 Depois, deitou água na bacia e passou a lavar os pés aos discípulos e a enxugar-lhos com a toalha com que estava cingido. 6 Aproximou-se, pois, de Simão Pedro, e este lhe disse: Senhor, tu me lavas os pés a mim? 7 Respondeu-lhe Jesus: O que eu faço não o sabes agora; compreendê-lo-ás depois. 8 Disse-lhe Pedro: Nunca me lavarás os pés. Respondeu-lhe Jesus: Se eu não te lavar, não tens parte comigo. 9 Então, Pedro lhe pediu: Senhor, não somente os pés, mas também as mãos e a cabeça. 10 Declarou-lhe Jesus: Quem já se banhou não necessita de lavar senão os pés; quanto ao mais, está todo limpo. Ora, vós estais limpos, mas não todos. 11 Pois ele sabia quem era o traidor. Foi por isso que disse: Nem todos estais limpos. 12 Depois de lhes ter lavado os pés, tomou as vestes e, voltando à mesa, perguntou-lhes: Compreendeis o que vos fiz? 13 Vós me chamais o Mestre e o Senhor e dizeis bem; porque eu o sou. 14 Ora, se eu, sendo o Senhor e o Mestre, vos lavei os pés, também vós deveis lavar os pés uns dos outros. 15 Porque eu vos dei o exemplo, para que, como eu vos fiz, façais vós também. 16 Em verdade, em verdade vos digo que o servo não é maior do que seu senhor, nem o enviado, maior do que aquele que o enviou. 17 Ora, se sabeis estas coisas, bem-aventurados sois se as praticardes.
Contexto:
Esse texto é central nas escrituras, a famosa última ceia dos discípulos sobre a qual já foram feitas inúmeras pinturas e arte sacra. Cristo estava as vésperas de sua crucificação e o texto inicia dizendo que Cristo sabia de sua hora e que amou os seus até o fim. Cristo tinha total entendimento de sua missão e de quem era, sabia de onde tinha vindo e para onde vinha e da traição e do abandono que estariam pela frente.
Ele resolve então gastar esses últimos momentos na presença de seus discípulos e eles então se assentam para cear.
Era costume da época lavar os pés antes de se assentar a mesa. Os discípulos haviam acabado de vir de Betânia e estavam com os pés sujos, porém não havia na casa um sevo para lhes lavar os pés como era do costume da época. Naquela época o menor dos escravos da casa era responsável pelo lava pés dos visitantes e dos donos da casa.
Cristo provavelmente esperou os discípulos tomarem uma atitude e nenhuma atitude foi tomada, pelo contrário, uma discussão se levanta entre eles de quem seria o maior no reino.
Lucas 22.24–27 (RA) — 24 Suscitaram também entre si uma discussão sobre qual deles parecia ser o maior. 25 Mas Jesus lhes disse: Os reis dos povos dominam sobre eles, e os que exercem autoridade são chamados benfeitores. 26 Mas vós não sois assim; pelo contrário, o maior entre vós seja como o menor; e aquele que dirige seja como o que serve. 27 Pois qual é maior: quem está à mesa ou quem serve? Porventura, não é quem está à mesa? Pois, no meio de vós, eu sou como quem serve.
Este é o cenário que leva então Jesus ao seu último grande ensinamento.
João 13.4–5 (RA) — 4 levantou-se da ceia, tirou a vestimenta de cima e, tomando uma toalha, cingiu-se com ela. 5 Depois, deitou água na bacia e passou a lavar os pés aos discípulos e a enxugar-lhos com a toalha com que estava cingido.
Cristo já havia se humilhado vindo ao mundo, já havia se humilhado se fazendo homem e agora diante de homens orgulhosos que não concebiam a ideia de lavar os pés uns dos outros ele se humilha novamente explicando porque ele era manso e humilde.
Essa atitude de Jesus causa escândalo.
João 13.6–9 (RA) — 6 Aproximou-se, pois, de Simão Pedro, e este lhe disse: Senhor, tu me lavas os pés a mim? 7 Respondeu-lhe Jesus: O que eu faço não o sabes agora; compreendê-lo-ás depois. 8 Disse-lhe Pedro: Nunca me lavarás os pés. Respondeu-lhe Jesus: Se eu não te lavar, não tens parte comigo. 9 Então, Pedro lhe pediu: Senhor, não somente os pés, mas também as mãos e a cabeça.
A mentalidade Cristã é um escândalo para a mente do mundo.
Cristo aproveita a colocação de Pedro para ensinar um principio espiritual:
João 13.10–11 (RA) — 10 Declarou-lhe Jesus: Quem já se banhou não necessita de lavar senão os pés; quanto ao mais, está todo limpo. Ora, vós estais limpos, mas não todos. 11 Pois ele sabia quem era o traidor. Foi por isso que disse: Nem todos estais limpos.
Mesmo que Jesus não lavasse os pés de Pedro, Pedro já estava lavado por Jesus. (Jo 15:3)
O Ensinamento:
João 13.12–17 (RA) — 12 Depois de lhes ter lavado os pés, tomou as vestes e, voltando à mesa, perguntou-lhes: Compreendeis o que vos fiz? 13 Vós me chamais o Mestre e o Senhor e dizeis bem; porque eu o sou. 14 Ora, se eu, sendo o Senhor e o Mestre, vos lavei os pés, também vós deveis lavar os pés uns dos outros. 15 Porque eu vos dei o exemplo, para que, como eu vos fiz, façais vós também. 16 Em verdade, em verdade vos digo que o servo não é maior do que seu senhor, nem o enviado, maior do que aquele que o enviou. 17 Ora, se sabeis estas coisas, bem-aventurados sois se as praticardes.
Cristo agora explica essa parábola feita com atitude. Em sua explicação ele faz um jogo de palavras entre:
κυριος kurios e δουλος doulos e ele então faz um jogo com a discussão dos discípulos que estavam se perguntando quem era o maior e a resposta é: Vocês deveriam estar lavando os pés uns dos outros.
D.A Carson diz que os discípulos não teriam problema nenhum em lavar os pés de Jesus, o problema estava em lavarem os pés uns dos outros.
O Comentário de Hernandes dias Lopes diz:
João: As Glórias do Filho de Deus Jesus e o Pai: Humildade Singular (13.1–5)
Jesus, sendo o soberano do universo, cingiu-se com uma toalha. Sendo o rei dos reis, inclinou-se para lavar os pés sujos dos seus discípulos. Ah, como precisamos dessa lição de Jesus hoje! Temos hoje muitas pessoas importantes na igreja, mas poucos servos. Muita gente no pedestal, mas poucas inclinadas com a bacia e a toalha na mão. Muita gente querendo ser servida, mas poucas prontas a servir. A humildade de Jesus repreende o nosso orgulho.