Rm 8.9 Perigo de uma fé superficial
Sermon • Submitted
0 ratings
· 371 viewsNotes
Transcript
rm 8.9 PERIGO DE UMA FÉ SUPERFICIAL
rm 8.9 PERIGO DE UMA FÉ SUPERFICIAL
9 Vós, porém, não estais na carne, mas no Espírito, se, de fato, o Espírito de Deus habita em vós. E, se alguém não tem o Espírito de Cristo, esse tal não é dele. 10 Se, porém, Cristo está em vós, o corpo, na verdade, está morto por causa do pecado, mas o espírito é vida, por causa da justiça. 11 Se habita em vós o Espírito daquele que ressuscitou a Jesus dentre os mortos, esse mesmo que ressuscitou a Cristo Jesus dentre os mortos vivificará também o vosso corpo mortal, por meio do seu Espírito, que em vós habita.
O poder da santificação permite que os crentes desfrutem do ministério do Espírito, que dá segurança de vitória na vida cristã (8.1–39).
• A vida em submissão ao Espírito traz liberdade da possibilidade sempre presente de controle pela natureza humana pecaminosa (8.1–11).
• A base da libertação dos cristãos não é a Lei enfraquecida pela carne, mas a morte vicária de Jesus Cristo aplicada pelo Espírito que neles habita (8.1–4).
• O processo de libertação do cristão é a superação da mentalidade carnal que conduz à morte pela mentalidade espiritual que conduz à vida (8.5–11).
• Uma mente inclinada para a carne está em oposição a Deus e em conflito com ele (8.5–8).
• Uma mentalidade controlada pelo Espírito traz harmonia com Deus por meio da justiça (8.9–11).
"VOS POREM" nos remete ao texto anterior:
5 Porque os que se inclinam para a carne cogitam das coisas da carne; mas os que se inclinam para o Espírito, das coisas do Espírito. 6 Porque o pendor da carne dá para a morte, mas o do Espírito, para a vida e paz. 7 Por isso, o pendor da carne é inimizade contra Deus, pois não está sujeito à lei de Deus, nem mesmo pode estar. 8 Portanto, os que estão na carne não podem agradar a Deus. 9 Vós, porém, não estais na carne, mas no Espírito, se, de fato, o Espírito de Deus habita em vós. E, se alguém não tem o Espírito de Cristo, esse tal não é dele.
9 Vós, porém, não estais na carne, mas no Espírito, se, de fato, o Espírito de Deus habita em vós. E, se alguém não tem o Espírito de Cristo, esse tal não é dele.
Aqueles que estão na carne não podem agradar a Deus, não podem obedecer sua lei, são escravos do pecado, são inimigos de Deus.
Por isso, o pendor da carne é inimizade contra Deus, pois não está sujeito à lei de Deus, nem mesmo pode estar.
NÁO PODEM, NÁO QUEREM, SE INCLINAM NA DIRE;ÁO CONTRARIA A OBEDIENCIA A DEUS;
19 O julgamento é este: que a luz veio ao mundo, e os homens amaram mais as trevas do que a luz; porque as suas obras eram más.
AMARAM
1) com respeito às pessoas
1a) receber com alegria, acolher, gostar muito de, amar ternamente
2) com respeito às coisas
2a) estar satisfeito, estar contente sobre ou com as coisas
Strong, J. (2002). Léxico Hebraico, Aramaico e Grego de Strong. Sociedade Bíblica do Brasil.
TREVAS
4655 σκοτος skotos
da raiz de 4639; TDNT - 7:423,1049; n n
1) escuridão
1a) da escuridão da noite
1b) da visão obliterada ou cegueira
2) metáf.
2a) da ignorância a respeito das coisas divinas e dos deveres humanos, e da impiedade e imoralidade que a acompanha, junto às suas misérias conseqüentes no inferno
2b) pessoas nas quais a escuridão se torna uma realidade que as governa
Strong, J. (2002). Léxico Hebraico, Aramaico e Grego de Strong. Sociedade Bíblica do Brasil.
2. Os cristãos, no entanto, não estão na carne, antes são governados pelo Espírito Santo.
Alguém só é cristão de fato se o Espírito de Deus habitar nele.
E o Espírito só habita em alguém através da fé em Cristo, através de uma resposta positiva ao chamado do evangelho.
Não se trata somente de uma fé superficial. Pois não é superficial o Espírito de Cristo habitar em alguém.
Se o Espirito Santo habitar em alguém uma poderosa transformação ocorrerá. A Bíblia chama de nascer de novo
3 A isto, respondeu Jesus: Em verdade, em verdade te digo que, se alguém não nascer de novo, não pode ver o reino de Deus.
nascer do Espirito.
8 O vento sopra onde quer, ouves a sua voz, mas não sabes donde vem, nem para onde vai; assim é todo o que é nascido do Espírito.
nascer de Deus
13 os quais não nasceram do sangue, nem da vontade da carne, nem da vontade do homem, mas de Deus.
Receber um novo coração
26 Dar-vos-ei coração novo e porei dentro de vós espírito novo; tirarei de vós o coração de pedra e vos darei coração de carne. 27 Porei dentro de vós o meu Espírito e farei que andeis nos meus estatutos, guardeis os meus juízos e os observeis.
3. Se essa transformação não ocorrer, esse tal não tem o Espírito de Cristo, não pertence a Cristo, ainda está na carne, permanece inimigo de Deus.
somente através de uma real comunhão com Cristo podemos estar seguros;
através de Cristo, recebemos o Espírito Santo.
20 Porque quantas são as promessas de Deus, tantas têm nele o sim; porquanto também por ele é o amém para glória de Deus, por nosso intermédio. 21 Mas aquele que nos confirma convosco em Cristo e nos ungiu é Deus, 22 que também nos selou e nos deu o penhor do Espírito em nosso coração.
23 E prosseguiu: Vós sois cá de baixo, eu sou lá de cima; vós sois deste mundo, eu deste mundo não sou. 24 Por isso, eu vos disse que morrereis nos vossos pecados; porque, se não crerdes que Eu Sou, morrereis nos vossos pecados.
UMA FÉ SUPERFICIAL PODE SER FATAL.
Uma falsa comunhão com Cristo nunca vai gerar verdadeira mudança.
Uma fé falsa dá uma falsa segurança fatal
MATEUS 7.15-27 Acautelai-vos dos falsos profetas, que se vos apresentam disfarçados(veste uma capa, somente aparências) em ovelhas, mas por dentro são lobos roubadores(NÃO HOUVE MUDANÇA POR DENTRO). 16 Pelos seus frutos os conhecereis. Colhem-se, porventura, uvas dos espinheiros ou figos dos abrolhos? 17 Assim, toda árvore boa produz bons frutos, porém a árvore má produz frutos maus.(POR NATUREZA TODOS SOMOS ARVORES MÁS, SÓ DEUS PODE NOS TRANSFORMAR EM ÁRVORES QUE DÃO BONS FRUTOS, frutos de santidade só surgiram nos verdadeiros cristãos, uma arvoré não produz fruto diferente de sua natureza.) 18 Não pode a árvore boa produzir frutos maus, nem a árvore má produzir frutos bons. 19 Toda árvore que não produz bom fruto é cortada e lançada ao fogo. 20 Assim, pois, pelos seus frutos os conhecereis. 21 Nem todo o que me diz: Senhor, Senhor!(somente palavras que enganam a muitos) entrará no reino dos céus, mas aquele que faz a vontade de meu Pai(frutos), que está nos céus. 22 Muitos, naquele dia, hão de dizer-me: Senhor, Senhor!(um dia estaremos diante Daquele que não pode ser enganado, Aquele que sonda corações) Porventura, não temos nós profetizado em teu nome, e em teu nome não expelimos demônios, e em teu nome não fizemos muitos milagres?(falsos cristãos sã iludidos com ativismo religioso)23 Então, lhes direi explicitamente: nunca vos conheci. Apartai-vos de mim, os que praticais a iniquidade(vivem no pecado, produzem frutos de sua natureza). 24 Todo aquele, pois, que ouve estas minhas palavras e as pratica(esse tem o Espírito Santo, não esta na carne) será comparado a um homem prudente que edificou a sua casa sobre a rocha; 25 e caiu a chuva, transbordaram os rios, sopraram os ventos e deram com ímpeto contra aquela casa, que não caiu, porque fora edificada sobre a rocha. 26 E todo aquele que ouve estas minhas palavras e não as pratica será comparado a um homem insensato que edificou a sua casa sobre a areia; 27 e caiu a chuva, transbordaram os rios, sopraram os ventos e deram com ímpeto contra aquela casa, e ela desabou, sendo grande a sua ruína.
17 Assim, também a fé, se não tiver obras, por si só está morta.
18 Mas alguém dirá: Tu tens fé, e eu tenho obras; mostra-me essa tua fé sem as obras, e eu, com as obras, te mostrarei a minha fé. 19 Crês, tu, que Deus é um só? Fazes bem. Até os demônios creem e tremem.
9 Vós, porém, não estais na carne, mas no Espírito, se, de fato, o Espírito de Deus habita em vós. E, se alguém não tem o Espírito de Cristo, esse tal não é dele.
se temos o Espírito de Cristo somos Dele
se somos Dele estamos SALVOS(JUSTIFICAÇÃO, SANTIFICAÇÃO, GLORIFICAÇÃO)
JUSTIFICAÇÃO NÃO PODEMOS VER, GLORIFICAÇÃO PERTENCE AO FUTURO, SOMENTE A SANTIFICAÇÃO PODE SER ANALISADA EM NOSSAS VIDAS PARA SABERMOS SE ESTAMOS NA FÉ.
31 Porque, se nos julgássemos a nós mesmos, não seríamos julgados. 32 Mas, quando julgados, somos disciplinados pelo Senhor, para não sermos condenados com o mundo.
JULGÁSSEMOS
1) separar, fazer distinção, discriminar, preferir
2) aprender por meio da habilidade de ver diferenças, tentar, decidir
2a) determinar, julgar, decidir um disputa
4) separar-se em um espírito hostil, opor-se, lutar com disputa, contender
5) estar em divergência consigo mesmo, hesitar, duvidar
Strong, J. (2002). Léxico Hebraico, Aramaico e Grego de Strong. Sociedade Bíblica do Brasil.
10 Pois, quanto a ter morrido, de uma vez para sempre morreu para o pecado; mas, quanto a viver, vive para Deus.
57 Assim como o Pai, que vive, me enviou, e igualmente eu vivo pelo Pai, também quem de mim se alimenta por mim viverá.
2 De modo nenhum! Como viveremos ainda no pecado, nós os que para ele morremos?
38 Quem crer em mim, como diz a Escritura, do seu interior fluirão rios de água viva.
8 Aquele que pratica o pecado procede do diabo, porque o diabo vive pecando desde o princípio. Para isto se manifestou o Filho de Deus: para destruir as obras do diabo.
(Ez 37.1–14) Veio sobre mim a mão do Senhor; ele me levou pelo Espírito do Senhor e me deixou no meio de um vale que estava cheio de ossos, 2 e me fez andar ao redor deles; eram mui numerosos na superfície do vale e estavam sequíssimos. 3 Então, me perguntou: Filho do homem, acaso, poderão reviver estes ossos? Respondi: Senhor Deus, tu o sabes. 4 Disse-me ele: Profetiza a estes ossos e dize-lhes: Ossos secos, ouvi a palavra do Senhor. 5 Assim diz o Senhor Deus a estes ossos: Eis que farei entrar o espírito em vós, e vivereis. 6 Porei tendões sobre vós, farei crescer carne sobre vós, sobre vós estenderei pele e porei em vós o espírito, e vivereis. E sabereis que eu sou o Senhor.
7 Então, profetizei segundo me fora ordenado; enquanto eu profetizava, houve um ruído, um barulho de ossos que batiam contra ossos e se ajuntavam, cada osso ao seu osso. 8 Olhei, e eis que havia tendões sobre eles, e cresceram as carnes, e se estendeu a pele sobre eles; mas não havia neles o espírito. 9 Então, ele me disse: Profetiza ao espírito, profetiza, ó filho do homem, e dize-lhe: Assim diz o Senhor Deus: Vem dos quatro ventos, ó espírito, e assopra sobre estes mortos, para que vivam. 10 Profetizei como ele me ordenara, e o espírito entrou neles, e viveram e se puseram em pé, um exército sobremodo numeroso.
11 Então, me disse: Filho do homem, estes ossos são toda a casa de Israel. Eis que dizem: Os nossos ossos se secaram, e pereceu a nossa esperança; estamos de todo exterminados. 12 Portanto, profetiza e dize-lhes: Assim diz o Senhor Deus: Eis que abrirei a vossa sepultura, e vos farei sair dela, ó povo meu, e vos trarei à terra de Israel. 13 Sabereis que eu sou o Senhor, quando eu abrir a vossa sepultura e vos fizer sair dela, ó povo meu. 14 Porei em vós o meu Espírito, e vivereis, e vos estabelecerei na vossa própria terra. Então, sabereis que eu, o Senhor, disse isto e o fiz, diz o Senhor.
Almeida Revista e Atualizada. (1993). (Ez 37.1–14). Barueri: Sociedade Bíblica do Brasil.
Há uma intima relação entre o Pai, Filho e Espírito na obra de salvação, o crente torna-se a morada de ambos. Os termos “Espírito”, “Espírito de Deus”, “Espírito de Cristo”, “o Espírito daquele que ressuscitou a Jesus dentre os mortos” e “o Espírito que habita em vocês” se referem ao mesmo Espírito Santo. A variedade de títulos não é, de modo nenhum, sem sentido. Indica a gloriosa unidade existente entre Pai, Filho e Espírito Santo, unidade não só de essência (unicidade ontológica), mas também de operação no interesse de nossa salvação.21 O fato de estarmos unidos a Cristo e o Espírito de vida estar atuando em nós, não anula o fato de nosso corpo físico estar debaixo das consequências do pecado. Mesmo que sejamos verdadeiros cristãos, sofreremos envelhecimento e morte física. A criação original não conhecia a morte. A morte só se tornou uma realidade devido ao pecado. A morte do corpo é o salário do pecado (Rm 5.12, 6.23). O apostolo continua mostrando o contraste entre o pecado e o Espírito. “Mas o Espírito é vida, por causa da justiça.” Ainda que nós cristãos sofremos em nosso corpo as consequências do pecado, temos da parte de Cristo provisão neste aspecto. O Espírito de vida que está em nós, garante a anulação da morte, por meio da ressurreição. Jesus é a ressurreição e a vida (Jo 11.25). Esta graça vem até nós por causa da justiça. Ou seja, por causa da obra redentora de Cristo a nosso favor. Se estamos unidos a Cristo, venceremos a morte, porque Cristo venceu a morte. Somos filhos de Deus, porque Ele é filho de Deus. Somos amados, porque Ele é amado. Estamos assentados nos lugares celestiais, porque Ele está assentado nos lugares celestiais. O mesmo Deus que ressuscitou a Cristo dentre os mortos, vivificará nosso corpo mortal. Deus é o agente de nossa salvação. Isso nos dá segurança e certeza. Nosso corpo mortal será vivificado. Deus nos trará a vida, ressuscitará nossos corpos. Mas estes não mais serão mortais, eles serão vivificados. A Palavra vivificar, no grego ζωοποιεω, não significa apenas trazer à vida. Também traz a ideia de gerar ou dar à luz a uma nova vida, fazer viver, tornar vivo, dar a vida. Pelo poder espiritual, despertar e revigorar revestido com novos e maiores poderes de vida22. Receberemos um corpo de glória (cf. 1 Co 15.35–54).