UNIÃO PODEROSA COM CRISTO

Sermon  •  Submitted
0 ratings
· 4 views
Notes
Transcript

rm 8.10-11 União poderosa com Cristo

Romanos 8.1–11 RA
1 Agora, pois, já nenhuma condenação há para os que estão em Cristo Jesus. 2 Porque a lei do Espírito da vida, em Cristo Jesus, te livrou da lei do pecado e da morte. 3 Porquanto o que fora impossível à lei, no que estava enferma pela carne, isso fez Deus enviando o seu próprio Filho em semelhança de carne pecaminosa e no tocante ao pecado; e, com efeito, condenou Deus, na carne, o pecado, 4 a fim de que o preceito da lei se cumprisse em nós, que não andamos segundo a carne, mas segundo o Espírito. 5 Porque os que se inclinam para a carne cogitam das coisas da carne; mas os que se inclinam para o Espírito, das coisas do Espírito. 6 Porque o pendor da carne dá para a morte, mas o do Espírito, para a vida e paz. 7 Por isso, o pendor da carne é inimizade contra Deus, pois não está sujeito à lei de Deus, nem mesmo pode estar. 8 Portanto, os que estão na carne não podem agradar a Deus. 9 Vós, porém, não estais na carne, mas no Espírito, se, de fato, o Espírito de Deus habita em vós. E, se alguém não tem o Espírito de Cristo, esse tal não é dele. 10 Se, porém, Cristo está em vós, o corpo, na verdade, está morto por causa do pecado, mas o espírito é vida, por causa da justiça. 11 Se habita em vós o Espírito daquele que ressuscitou a Jesus dentre os mortos, esse mesmo que ressuscitou a Cristo Jesus dentre os mortos vivificará também o vosso corpo mortal, por meio do seu Espírito, que em vós habita.
9Vós, porém, não estais na carne, mas no Espírito, se, de fato, o Espírito de Deus habita em vós. E, se alguém não tem o Espírito de Cristo, esse tal não é dele. 10 Se, porém, Cristo está em vós, o corpo, na verdade, está morto por causa do pecado, mas o espírito é vida, por causa da justiça. 11 Se habita em vós o Espírito daquele que ressuscitou a Jesus dentre os mortos, esse mesmo que ressuscitou a Cristo Jesus dentre os mortos vivificará também o vosso corpo mortal, por meio do seu Espírito, que em vós habita.
9Vós, porém, não estais na carne, mas no Espírito.......10 Se, porém, Cristo está em vós
Há uma poderosa união entre nós e Cristo.
1Coríntios 12.27 RA
27 Ora, vós sois corpo de Cristo; e, individualmente, membros desse corpo.
cada cristão esta unido ao mesmo corpo
Efésios 4.4–6 RA
4 há somente um corpo e um Espírito, como também fostes chamados numa só esperança da vossa vocação; 5 há um só Senhor, uma só fé, um só batismo; 6 um só Deus e Pai de todos, o qual é sobre todos, age por meio de todos e está em todos.
1Coríntios 6.14–17 RA
14 Deus ressuscitou o Senhor e também nos ressuscitará a nós pelo seu poder. 15 Não sabeis que os vossos corpos são membros de Cristo? E eu, porventura, tomaria os membros de Cristo e os faria membros de meretriz? Absolutamente, não. 16 Ou não sabeis que o homem que se une à prostituta forma um só corpo com ela? Porque, como se diz, serão os dois uma só carne. 17 Mas aquele que se une ao Senhor é um espírito com ele.
saber que estamos unidos a Cristo nos dá infinitas bênçãos.....porém também nos traz responsabilidades...
João 15.1–17 RA
1 Eu sou a videira verdadeira, e meu Pai é o agricultor. 2 Todo ramo que, estando em mim, não der fruto, ele o corta; e todo o que dá fruto limpa, para que produza mais fruto ainda. 3 Vós já estais limpos pela palavra que vos tenho falado; 4 permanecei em mim, e eu permanecerei em vós. Como não pode o ramo produzir fruto de si mesmo, se não permanecer na videira, assim, nem vós o podeis dar, se não permanecerdes em mim. 5 Eu sou a videira, vós, os ramos. Quem permanece em mim, e eu, nele, esse dá muito fruto; porque sem mim nada podeis fazer. 6 Se alguém não permanecer em mim, será lançado fora, à semelhança do ramo, e secará; e o apanham, lançam no fogo e o queimam. 7 Se permanecerdes em mim, e as minhas palavras permanecerem em vós, pedireis o que quiserdes, e vos será feito. 8 Nisto é glorificado meu Pai, em que deis muito fruto; e assim vos tornareis meus discípulos. 9 Como o Pai me amou, também eu vos amei; permanecei no meu amor. 10 Se guardardes os meus mandamentos, permanecereis no meu amor; assim como também eu tenho guardado os mandamentos de meu Pai e no seu amor permaneço. 11 Tenho-vos dito estas coisas para que o meu gozo esteja em vós, e o vosso gozo seja completo. 12 O meu mandamento é este: que vos ameis uns aos outros, assim como eu vos amei. 13 Ninguém tem maior amor do que este: de dar alguém a própria vida em favor dos seus amigos. 14 Vós sois meus amigos, se fazeis o que eu vos mando. 15 Já não vos chamo servos, porque o servo não sabe o que faz o seu senhor; mas tenho-vos chamado amigos, porque tudo quanto ouvi de meu Pai vos tenho dado a conhecer. 16 Não fostes vós que me escolhestes a mim; pelo contrário, eu vos escolhi a vós outros e vos designei para que vades e deis fruto, e o vosso fruto permaneça; a fim de que tudo quanto pedirdes ao Pai em meu nome, ele vo-lo conceda. 17 Isto vos mando: que vos ameis uns aos outros.
não há como estar unido a Cristo e permanecer o mesmo. Estar unido a Cristo, nos transformará poderosamente.
se não estamos dando frutos há alguma coisa errada em nós:
talvez não sejamos convertidos, e sim apenas pessoas religiosas
talvez tenhamos entristecido o Espírito com decisões pecaminosas.
para sair dessas condições precisamos passar pelo caminho do arrependimento e fé em Cristo.
Há uma intima relação entre o Pai, Filho e Espírito na obra de salvação, o crente torna-se a morada de ambos. Os termos “Espírito”, “Espírito de Deus”, “Espírito de Cristo”, “o Espírito daquele que ressuscitou a Jesus dentre os mortos” e “o Espírito que habita em vocês” se referem ao mesmo Espírito Santo. A variedade de títulos não é, de modo nenhum, sem sentido. Indica a gloriosa unidade existente entre Pai, Filho e Espírito Santo, unidade não só de essência (unicidade ontológica), mas também de operação no interesse de nossa salvação.
O Pai, o Filho e o Espírito trabalham em nossa salvação.
isto nos dá confiança que venceremos nossos inimigos. o pecado, o mundo, o diabo, a morte....
precisamos trabalhar e correr na mesma direção do Pai, do Filho e do Espírito.
ser cristão é passar pela maior transformação que um homem ou mulher podem passar.
Filipenses 2.12–13 RA
12 Assim, pois, amados meus, como sempre obedecestes, não só na minha presença, porém, muito mais agora, na minha ausência, desenvolvei a vossa salvação com temor e tremor; 13 porque Deus é quem efetua em vós tanto o querer como o realizar, segundo a sua boa vontade.
precisamos ponderar, julgar a nós mesmos: esta transformação, este novo nascimento ocorreu em mim, esta ocorrendo a santificação?
10 Se, porém, Cristo está em vós, o corpo, na verdade, está morto por causa do pecado, mas o espírito é vida, por causa da justiça.
O fato de estarmos unidos a Cristo e o Espírito de vida estar atuando em nós, não anula o fato de nosso corpo físico estar debaixo das consequências do pecado. Mesmo que sejamos verdadeiros cristãos, sofreremos envelhecimento e morte física.
A criação original não conhecia a morte. A morte só se tornou uma realidade devido ao pecado. A morte do corpo é o salário do pecado
Romanos 5.12 RA
12 Portanto, assim como por um só homem entrou o pecado no mundo, e pelo pecado, a morte, assim também a morte passou a todos os homens, porque todos pecaram.
Romanos 6.23 RA
23 porque o salário do pecado é a morte, mas o dom gratuito de Deus é a vida eterna em Cristo Jesus, nosso Senhor.
10 Se, porém, Cristo está em vós, o corpo, na verdade, está morto por causa do pecado, mas o espírito é vida, por causa da justiça.
O apostolo continua mostrando o contraste entre o pecado e o Espírito. “Mas o Espírito é vida, por causa da justiça.”
VIDA
2222 ζωη zoe
1) vida
1a) o estado de alguém que está cheio de vitalidade ou é animado
1b) toda alma viva
2) vida
2a) da absoluta plenitude da vida, tanto em essência como eticamente, que pertence a Deus e, por meio dele, ao “logos” hipostático e a Cristo, em quem o “logos” assumiu a natureza humana
2b) vida real e genuína, vida ativa e vigorosa, devota a Deus, abençoada, em parte já aqui neste mundo para aqueles que colocam sua confiança em Cristo, e depois da ressurreição a ser consumada por novas bênçãos (entre elas, um corpo mais perfeito) que permanecerão para sempre.
Strong, J. (2002). Léxico Hebraico, Aramaico e Grego de Strong. Sociedade Bíblica do Brasil.
O poder de Cristo nos livra do poder do pecado aqui também neste tempo. Somos livres da escravidão....ainda que em nosso corpo fisico não podemos evitar suas consequências.
Ainda que nós cristãos sofremos em nosso corpo as consequências do pecado, temos da parte de Cristo provisão neste aspecto. O Espírito de vida que está em nós, garante a anulação da morte, por meio da ressurreição. Jesus é a ressurreição e a vida
João 11.25 RA
25 Disse-lhe Jesus: Eu sou a ressurreição e a vida. Quem crê em mim, ainda que morra, viverá;
nos vencemos a morte em Cristo. Que tesouro...
Hebreus 2.14–15 RA
14 Visto, pois, que os filhos têm participação comum de carne e sangue, destes também ele, igualmente, participou, para que, por sua morte, destruísse aquele que tem o poder da morte, a saber, o diabo, 15 e livrasse todos que, pelo pavor da morte, estavam sujeitos à escravidão por toda a vida.
10 Se, porém, Cristo está em vós, o corpo, na verdade, está morto por causa do pecado, mas o espírito é vida, por causa da justiça.
Esta graça vem até nós por causa da justiça. Ou seja, por causa da obra redentora de Cristo a nosso favor.
Se estamos unidos a Cristo, venceremos a morte, porque Cristo venceu a morte.
Somos filhos de Deus, porque Ele é filho de Deus.
Somos amados, porque Ele é amado.
Estamos assentados nos lugares celestiais, porque Ele está assentado nos lugares celestiais.
Efésios 2.1–10 RA
1 Ele vos deu vida, estando vós mortos nos vossos delitos e pecados, 2 nos quais andastes outrora, segundo o curso deste mundo, segundo o príncipe da potestade do ar, do espírito que agora atua nos filhos da desobediência; 3 entre os quais também todos nós andamos outrora, segundo as inclinações da nossa carne, fazendo a vontade da carne e dos pensamentos; e éramos, por natureza, filhos da ira, como também os demais. 4 Mas Deus, sendo rico em misericórdia, por causa do grande amor com que nos amou, 5 e estando nós mortos em nossos delitos, nos deu vida juntamente com Cristo, —pela graça sois salvos, 6 e, juntamente com ele, nos ressuscitou, e nos fez assentar nos lugares celestiais em Cristo Jesus; 7 para mostrar, nos séculos vindouros, a suprema riqueza da sua graça, em bondade para conosco, em Cristo Jesus. 8 Porque pela graça sois salvos, mediante a fé; e isto não vem de vós; é dom de Deus; 9 não de obras, para que ninguém se glorie. 10 Pois somos feitura dele, criados em Cristo Jesus para boas obras, as quais Deus de antemão preparou para que andássemos nelas.
O mesmo Deus que ressuscitou a Cristo dentre os mortos, vivificará nosso corpo mortal. Deus é o agente de nossa salvação. Isso nos dá segurança e certeza. Nosso corpo mortal será vivificado. Deus nos trará a vida, ressuscitará nossos corpos. Mas estes não mais serão mortais, eles serão vivificados. A Palavra vivificar, no grego ζωοποιεω, não significa apenas trazer à vida. Também traz a ideia de gerar ou dar à luz a uma nova vida, fazer viver, tornar vivo, dar a vida. Pelo poder espiritual, despertar e revigorar revestido com novos e maiores poderes de vida22. Receberemos um corpo de glória
1Coríntios 15.42–54 RA
42 Pois assim também é a ressurreição dos mortos. Semeia-se o corpo na corrupção, ressuscita na incorrupção. Semeia-se em desonra, ressuscita em glória. 43 Semeia-se em fraqueza, ressuscita em poder. 44 Semeia-se corpo natural, ressuscita corpo espiritual. Se há corpo natural, há também corpo espiritual. 45 Pois assim está escrito: O primeiro homem, Adão, foi feito alma vivente. O último Adão, porém, é espírito vivificante. 46 Mas não é primeiro o espiritual, e sim o natural; depois, o espiritual. 47 O primeiro homem, formado da terra, é terreno; o segundo homem é do céu. 48 Como foi o primeiro homem, o terreno, tais são também os demais homens terrenos; e, como é o homem celestial, tais também os celestiais. 49 E, assim como trouxemos a imagem do que é terreno, devemos trazer também a imagem do celestial. 50 Isto afirmo, irmãos, que a carne e o sangue não podem herdar o reino de Deus, nem a corrupção herdar a incorrupção. 51 Eis que vos digo um mistério: nem todos dormiremos, mas transformados seremos todos, 52 num momento, num abrir e fechar de olhos, ao ressoar da última trombeta. A trombeta soará, os mortos ressuscitarão incorruptíveis, e nós seremos transformados. 53 Porque é necessário que este corpo corruptível se revista da incorruptibilidade, e que o corpo mortal se revista da imortalidade. 54 E, quando este corpo corruptível se revestir de incorruptibilidade, e o que é mortal se revestir de imortalidade, então, se cumprirá a palavra que está escrita: Tragada foi a morte pela vitória.
Related Media
See more
Related Sermons
See more