A RELIGIÃO VERDADEIRA E A RELIGIÃO RESSENTIDA
Sermon • Submitted
0 ratings
· 18 viewsNotes
Transcript
Introdução:
Introdução:
A palavra Religião significa aquilo que liga o homem com Deus, nesse sentido o Cristianismo também é uma religião, embora as outras religiões possam ter elementos de verdade, nós acreditamos que o Cristianismo é a religião verdadeira. No texto que nós temos, encontramos o confronto de 2 religiões, a Religião do Caminho, como os disipolos foram chamados e a Religião Judaida, representada pelos Saduceus. Um religião baseada apelas no AT e principalmente nos 5 primeiros livros de Moisés e a outra Religião baseada em todo o AT e na revelação de Deus aos apóstolos. A primeia é a religião ressentida e a segunda é a religião de Deus, Vejamos as caractériscas de ambas.
I. A RELIGIÃO RESSENTIDA
I. A RELIGIÃO RESSENTIDA
ELA É INSTITUCIONALIZADA ( V. 1).
Eles interromperam a pregação dos apóstolos (v.1). Mais de 7 vezes em Atos, a pregação será interrompida. A pregação foi interrompida pela religião ressentida.
Quem são essas pessoas e que autoridade têm para prenderem Pedro e João? Os resposavéis pelo Templo eram o saduceus. As 3 classes que aparecem no texto: “sacedotes”, “ o capitão do templo” e os saduceus , na realidade pertencem aos saduceus.
Tendo formado um partido que controlava o templo e a alta casta dos sacerdotes, os saduceus exerciam enorme poder político. Aceitavam como autoridade apenas os cinco livros de Moisés; o restante do Antigo Testamento tinha para eles apenas valor secundário.
Havia no Templo um policial que cuidava do culto. “ O capitão do templo”. É Curioso que ele era um sacedote, que cuidava da ordem do culto. Vigiava o estabelecimento.
Aplicação: A religião ressentida tem hierarquias adoecedoras e controladoras. A religião resenstida é controladora da adoração. Não há liberdade para o culto, tudo é muito policiado e vigiado. Tudo na religião ressentida é supervisionado.
DEMOSTRA RESSENTIMENTOS COM O ENSINO E A PREGAÇÃO ( 2)
O Saduceus eram um grupo racionalista e não aceitavam os milagres. Por terem os demias livros do Antigo Testamento em menor apreço, desse modo, negavam as doutrinas pertinentes ao Messias, aos anjos, aos demônios, à imortalidade e à ressurreição, eram materialistas.
A ideia do texto grego é que eles ficaram extremamente perturbados, avexados, irados, irritados e indignados. Há 2 razões para isto. A primeira é que eles não eram pregadores autorizados, eles não da cúpula dos Saduceus. Os apóstolos não eram aristocratas ricos. Segundo lugar, a mensagem dos apóstolos feria a doutrina dos saduceus. Os saduceus não acreditavam em Ressurreição e a principal mensagem dos apóstolos era sobre a Ressurreição de Jesus. Aquela mensagem incomodava, aquela mensagem feria os ouvidos daquela religião.
Quando Jesus estava vivo, ele purificou o Templo, ele ameaçoou tanto o prestigio dos saduceus, quanto os seus bolsos. Pregar que Jesus estava vivo era uma ofensa. Se resentiram por causa da pregação e do ensino. Se ressnetiram por causa do conteúdo da pregação.
Aplicação: Nenhuma religião fica conforntavél com a mensagem da Ressurreição. A maioria das religiões aborda o problema da morte em pespectivas que não são bíblicas. Na tradição Oriental, como no Hinduismo, se acredita na reencarnação, após a morte. A principal esperança no NT é a ressurreição dos mortos. É a mensagem apostólica Central.
TOLHE A LIBERDADE ( V. 3).
A religião ressentida persegue. Prenderam os apóstolos. A polícia do templo prende Pedro e João; por causa da hora avançada, são levados à cadeia e não ao tribunal para serem processados. Presumimos que a hora do dia deveria ser depois das 4 da tarde, já que, depois de oferecidos os sacrifícios da tarde, os guardas fechavam os portões. Lucas simplesmente relata que os apóstolos são levados sob custódia e não entra em detalhes acerca do lugar ou das condições.
A perseguição começou com a perpexidade e depois prissão.
Aplicação: Muitas religiões, embora promotoras da paz, praticam e motivam violência e também sofrem com ela. A história da Igreja sempre revelou para nós um lado sombrio da religião. A chamada “Santa Inquisição” que matou milhares de seres humanos em nome de Deus. Até mesmo na Reforma , grupos foram presos e mortos, como anabatistas, mortos por Reformadores. Nós precisamos entender que nehuma religião pode tolher nossa liberdade de culto, se ela faz isto, ela não condiz com a vontade de Deus.
II A RELIGIÃO VERDADEIRA.
II A RELIGIÃO VERDADEIRA.
ELA É IDENTIFICADA PELA SUA MENSAGEM ( V. 2).
A marca distintiva da religião verdadeira é a sua mensagem de esperança para o mundo. Sua mensagem sobre a Ressurreição de Cristo (Veja 2.24,32; 3.15; 4.10; 10.40; 13.30,33,34,37; 17.31). Esta doutrina é o Monte Evereste do NT. É o Zênite, ou seja, é a maior esperança dos crentes do NT.
Sem a ressurreição não haveria Cristianismo! Sem a ressurreição não estariamos aqui nesta noite, sem a ressurreição não havia nenhuma esperança escatológica para nós como Cristãos. Paulo cobateu a escatologia ultrarrealizada dos Corintios, os quais diziam que não havia mais ressurreição: “E, se Cristo não ressuscitou, é vã a fé que vocês têm, e vocês ainda permanecem nos seus pecados. E ainda mais: os que adormeceram em Cristo estão perdidos. Se a nossa esperança em Cristo se limita apenas a esta vida, somos as pessoas mais infelizes deste mundo” ( 1Co 15. 17- 19)
A religião de Deus é diferente da filosofia dos epicureus, que diziam: “ Comamos e bebamos, porque amanhã, morreremos”. Já os Estoicos achavam que você deveria aceitar a realidade da morte e não sofrer por causa dela. Uma vida que se limita no aqui e agora. A religião de Deus Ela tem uma mensagem de esperança, na Religião de Deus, o Cristo deixa túmulo e é assunto aos Céus e Reina soberanamente sobre o Mundo e sobre a Igreja de onde virá para buscar sua Igreja.
Aplicação: A mensagem da religião de Deus não está no Burgatório, não está no aniquilacionismo das Testemunhas de Jeová, não está na doutrina do sono da alma como pregam os Adventistas, e nem no materialismo, que afirma que não haverá vida no pós- morte, no além - túmulo; a mensagem da religião de deus está na ressurreição. “Que os mesmos corpos que são sepultados na terra ressuscitarão e se reunirão a suas almas, sua iden-tidade será preservada, ainda que suas propriedades sejam transformadas” ( Breve Catecismo).
Nunca podemos tratar um falecido como se sua vida acabasse naquele instante. A vida não acaba aqui! O caso de Lázaro em Jo 11.1-46 ilustra bem o que queremos ressaltar. Jesus disse claramente que Lázaro havia falecido (v.14), entretanto, fala como se fosse encontra-lo: “vamos tercom ele” (v.15). Enquanto lidamos aqui na terra com à tristeza, à dor, com o sofrimento, os crentes em Cristo que partiram dessa vida, não sofrem, não choram, não há dor para eles. E após o estado intermediário dos mortos, Deus “enxugará dos olhos toda lágrima, e a morte já não existirá, já não haverá luto, nem pranto, nem dor, porque as primeiras coisas passaram” (Ap 21.4). Não é sem razão que diz Paulo sobre o estado interme-diário: “Portanto, para mim o viver é Cristo, e o morrer é lucro” (Fp 1.21,22).
ELA É PERSEGUIDA ( V. 3).
Aqui é a primeira vez que crentes dormirão em um cadeia, dos milhares de fieis perseguidos na história da Igreja. Aqui se inciou um precesso de perseguição ao Cristianismo que perdura até nossos dias. A eprseguição começou! A perseguição visava a liderança. A perseguição em Atos teve um estágio. Começou com indagação ( Atos 1. 12), se torna zombaria ( Atos 1.11 e por fim prissão v. 3). Quando Pedro e Joao sairam de casa para irem ao templo orar, eles não suspeitavam que não iriam retornar e que dormiriam em uma cela de prissão. Lucas simplesmente relata que os apóstolos são levados sob custódia e não entra em detalhes acerca do lugar ou das condições.
Aplicação:
Uma das marcas da Religião verdadeira é ser perseguida. Não exisite Cristianismo sem perseguição ( Mt 5. 11, 12, 2Tm 3. 12 , Atos 14. 22 ).
Uma Igreja que prega a verdade será perseguida. Discipulos que falam a verdade serão criticados, sombados, ridicularizados.
A igreja sempre atraio o odio dos seus opositores ( Jo 15. 18- 20). Se amamos a Deus, não deveriamos esperar afago do mundo lá fora. A maioria de nós cai no erro de querer agradar as pessoas, amenizando as conseguências de seus pecados. K. Barth dizia que o falso profeta é o pastor que agrada a todo mundo. Vivemos hoje o que o discipulo de Bart, Bonhoeffer, chamou isto de A graça barata, que é a graça sem discipulado, a graça sem a cruz, a graça sem Jesus Cristo vivo, encarnado.
ELA CRESCE ( V. 4).
Uma última marca de uma Religião Verdadeira é seu crescimento. O Crescimneto sem as outras marcas aqui apresentadas é falso, porém, a religião de Deus também cresce.
Em atos veremos sempre a Igreja em crescimento. Começou com 120 no Cenáculo, depois do sermão de Pedro, ela passou para 3 mil, agora só de homem, temos 5 mil pessoas. e observe o detalhe, 5 mil só de homens, Lucas não está contando as mulheres e crianças, é possivel que já tinhamos aqui mais de 15 pessoas na Igreja.
Uma coisa interessante, Pedro não viu o resultado do seu sermão, ele foi preso, apesar disso a Palavra. O importante não é a prisão dos apóstolos, e, sim, o efeito de seus ensinamentos. “[Porque] a palavra de Deus não está acorrentada” (2Tm 2.9), a igreja continuava a crescer.
O fato curioso, que aqueles que creram, mesmo vendo os apóstolos sendo presos, não desistiram. Crisóstomo, um dos grandes pregadores da história, analisando esse texto diz “ Como pode ser isto? Eles os viram honrados? Antes eles os viram em Cadeias? Como, então eles creram ?
Aplicação: A despeito das perseguições e calúnias, nossa igreja crescerá em 2021. Nada segura essa Igreja.