UMA RESPOSTA PARA O INDIGNADO
Sermon • Submitted
0 ratings
· 8 viewsNotes
Transcript
Introdução:
Introdução:
Já morreram 43.319 argentinos vítimas da COVID-19. Milhares de argentinos foram trancados em suas casas durante 6 meses e procuram frango no lixo, para matar a fome. Ao invés de clamarem por Deus, suplicarem por misericórdia e tomarem decisões sábias e sensatas para ajudar o país; as autoridades aprovaram o aborto! Aprovaram mais morte e destruição, mais culpas, mais sofrimentos e mais tragédias. Lembrei de Gn 6. 11: "A terra estava corrompida e cheia de violência". Isto causa indiganação. O salmo que lemos é uma resposta para pessaos indignadas como você e eu.
I. VEJA A RUÍNA DOS PERVERSOS ( 1,2, 9, 10, 12, 13, 14, 15, 35, 36).
I. VEJA A RUÍNA DOS PERVERSOS ( 1,2, 9, 10, 12, 13, 14, 15, 35, 36).
A expressão hebraica para indignação é “arder”, “acalorar”, é ficar de cabeça quente. Literalmente o que o salmista está dizendo é “ não se esquenta com isto” ( v. 7, 8). O primeiro sentimento que podemos nutrir pelos desonestos é é ficar de cabeça quente e o segundo pe nutrir inveja do seu aparente sucesso (Sl 73. 3- 10).
As vegetações no Oriente nos tempos de chuvas é abundante, mas, desaparece rapidamente quando se perde a umidade. A figura de linguagem aponta para o fim do sucesso dos ímpios.
V. 9: Serão exterminados ( deixarão de existir na terra da promessa).
V. 10: Daqui um tempo, nem o ímpio e nem o seu lugar serão encontrados.
V. 12, 13: Apesar de seus planos malignos, o seu dia está chegando!
V. 14, 15: Seus planos se voltarão contra eles.
V. 35,36: Apesar do sucesso, da expansão dos seus negócios, desapareção e nunca serão encontrados, não serão mais lembrados.
Aplicação:
Nós devemos esfriar a cabeça e manter a calma em um mundo cada vez mais violênto. Corremos sim, o risco de de perdermos a paciência ou de nos irritarmos com o aparente progresso das pessoas denonestas que são capazes de tudo, de violência e crueldade para subir na vida.
A aparente prosperidade do ímpio é uma ilusão. “A prosperidade dos maus, na qual se deleitam intensamente, de forma alguma perturba ou inquieta os filhos de Deus, porquanto ela depressa desaparece” ( Calvino).
Nós como crentes, em tempos de adversidade, temos uma sensação ruim, de que as pessoas lá no mundo estão mais felizes do que nós. São mais prósperas. Os grandes ricos do mundo são ímpios, em constante luta contra Deus.
Muitos nesse Natal e final de ano, mesmo não sendo crentes, estavam com suas mesas fartas, suas casas estavam afortunadas e decoradas, enquanto em muitas casas de crentes fiéis quase não tinham o que comer.
Não devemos olhar para isto, quem tem inveja do boi gordo, sabendo que irá para o matadouro? Eles são como grama verde, mas como disse Spurgeon: “logo vem a foice”. A destruição do ímpio será súbida e imprecionante.
II. CONFIE, AGRADE, ENTREGA, DESCANSA E DEIXE ( 3- 8).
II. CONFIE, AGRADE, ENTREGA, DESCANSA E DEIXE ( 3- 8).
Confiança, contentamento e entrega, definem nosso relacionamento com Deus.
I. Confie vs 3. “confia” é um imperativo (בָּטַח batach). Confiar no SENHOR, não é uma opção, é mandamento. A ênfase é a confiança no SENHOR, em YHWH. Indica onde deve está nossa confiança. Além de confiar, devemos fazer o bem. No hebraico a ideia é que enquanto você confia no SENHOR, você deve fazer o bem. São atitudes concomitantes, simultâneas. Não dá para fazer o bem sem confiar no SENHOR e nem dá para confiar no SENHOR sem fazer o bem. Faça o “bem” (imperativo!). Essa expressão é a tradução de uma palavra chamada “tov” (טּוֹב). Usada em Gn 1.31. Significa: fazer o que é bom, agradável, amável, excelente, generoso e beneficente.“Habita na terra e alimenta-te da verdade”. Também são ações que devem ser feitas juntas. Habitar na terra, ou seja, fazer moradia na terra e me alimentar da verdade: da firmeza, fidelidade e estabilidade. Que terra é essa? é a terra da promessa.
Aplicação:
1ª. Todas as vezes que as pessoas tentam fazer coisas ruins para se beneficiarem, é porque não confiam no SENHOR. A confiança registrada aqui nos leva a fazer coisas boas sempre. Se você faz coisas boas, isso está relacionado à sua confiança no SENHOR. Coisas boas revelam nosso relacionamento com Deus também.
3ª Por outro lado, como você confia no SENHOR nos momentos de dificuldade? Porque confiar quando tudo está bem é fácil. O difícil é confiar quando tudo parece está perdido. Confiar quando parece não haver nenhuma esperança, quando a doença chega, quando a crise financeira se estala, quando o desemprego chega. Quando a provação aparece e quando o diabo ataca.
Agrada v.4 também é um imperativo, é uma ordem agrada-se do SENHOR, ou seja, ter contentamento nele. Ele dará, concederá, porá e estabelecerá o desejo do seu coração. Segundo o importante comentarista da Bíblia, o Dr Warren Wiersbe, o termo traduzido por ‘agrada-te’ vem de um radical que significa “ser criado em meio ao luxo, ser mimado”. Isso aponta para a abundância de bênçãos que temos no próprio Senhor, sem considerar aquilo que ele nos dá, ou seja, independente de tudo, no SENHOR estou satisfeito! “desejo” aqui é mish'alah (מִשׁאָלָה), que significa também pedido, petição. O mais interessante no vs 4 é que as duas coisas também devem estar juntas. Enquanto eu me alegro no SENHOR ele satisfaz o meu coração. Ele só satisfará o desejo do meu coração se eu tenho contentamento e deleito nele, aponto de me alegrar nele. Só terei meus desejos satisfeitos se eles estiverem pautados em Deus.
Aplicação: Esse versículo não está ensinado que basta agradar a Deus com alguma barganha e Ele, num passe de mágica lhe dará o que você quer, como é ensinado no movimento neopentecostal.Se verdadeiramente nos alegramos no SENHOR, nosso maior desejo será conhecemo-lo melhor, para que possamos ter ainda mais prazer nEle. O SENHOR satisfará esse desejo! Desejar coisas sem ter prazer em Deus é pecado! “Desfrutar as bênçãos e esquecer Aquele que as concede é idolatria” (Warren Wiersbe).
Entrega v.5,6. Temos outra ordem : “entrega”. No hebraico aqui tem o sentido de rolar alguma coisa, e nesse caso o caminho para o SENHOR. No v. 5 caminho significa jornada, vereda e direção, referindo-se ao curso da vida (fig.). No v.5 novamente o verbo confiar aparece, confiar nEle, no SENHOR. No v.5 confiar nele e o mais ele fará. O verbo no hebraico aqui é àsah (עָשָׂה),e significa que ele fabricará, produzirá algo, e como o verbo está colocado aqui, indica que ele fará de forma repetitiva. Mais uma vez aparece duas ações: enquanto você entrega ele realiza. V.6 quem fará? O SENHOR, e o que ele fará? “Tua justiça como a luz e o teu direito, como o sol ao meio-dia” V.28. Quando se entrega o caminho ao SENHOR ele faz que a justiça sobressaia como a luz e o direito como o sol.
como símile do brilho de felicidade ou de bênção.
Aplicação:
1ª Entregar nosso caminho ao SENHOR significa entregar nossos fardos a ele. Mt 11. 28,29. Significa que quando formos perseguidos devemos entregar a ele. Significa que quando formos caluniados, devemos entregar nossos caminhos a ele. Quando confiamos em Deus e lhe entregamos nossos caminhos, ele cuida de nos. Nos livra do homem mal e maligno vs 32, 33. Podemos então, descansar no SENHOR: “Descansa no SENHOR e espera nele” vs.7. Ele nos justificará das acusações daqueles que nos difamam “Tua justiça como a luz e o teu direito como o sol ao meio-dia”.
v. 7. Descanse no SENHOR.
V. 8 Deixe.
III. COMPARE O JUSTO COM O ÍMPIO ( 16- 21, 37,38).
III. COMPARE O JUSTO COM O ÍMPIO ( 16- 21, 37,38).
V,16. É melhor o pouco com o Justo do que a abudnância com o ímpio. “ O pouco com Deus é muito”!)
V. v.17: A força dos ímpios será despedaçada, enquanto Deus sustenta o crente.
V. 18- 21: Euquanto o ímpio perece, Deus cuida do crente com a provisão.
V. 37, 38: Seu futuro está garantido, diferente do ímpio.
Aplicação: O crente é diferente. Vive diferente, Ele age diferente.
IV. VEJA AS PROMESSAS PARA O JUSTOS ( 22- 34).
IV. VEJA AS PROMESSAS PARA O JUSTOS ( 22- 34).
V. 22, 27, 29. A Benção da habitação. ( V. 11, Mt 5.5).
V. 23. A benção da confirmação
V. 24. A benção da perseverança.
v. 25. A benção do auxílio.
V. 26. A benção da posteridade.
V. 28 A benção da preservação.
V. 30, 31 A benção da Palavra.
V. 32-34. a Bençaõ do Livramento.
V. DEUS O SALVA ( 39, 40).
V. DEUS O SALVA ( 39, 40).
v. 39. Nossa Salvação vem do SENHOR.
v.40. Deus ajuda, livra e salva.