Mateus 28.18-20
Notes
Transcript
LITURGIA - 03 de janeiro de 2021
Leitura: Salmo 135 - Max
Oração de: Exaltação a Deus - Max
Hino 19: Rei Sublime - Max
Leitura: Êxodo 20.1-17 - Pr Mauro
Oração de: Confissão de pecados - Pr Mauro
Hino 71: Perdão - Pr Mauro
Leitura: Salmo 148 - Pr Mauro
Cânticos espirituais - Pr Mauro
Oração de: Louvor - Pr Mauro
Pregação: Mateus 28.18-20 - Max
Oração de: Iluminação - Max
Exposição: do texto lido - Max
Mateus 28.18-20
18Jesus, aproximando-se, falou-lhes, dizendo: Toda a autoridade me foi dada no céu e na terra.19Ide, portanto, fazei discípulos de todas as nações, batizando-os em nome do Pai, e do Filho, e do Espírito Santo;20ensinando-os a guardar todas as coisas que vos tenho ordenado. E eis que estou convosco todos os dias até à consumação do século.
O Senhor Jesus tem toda autoridade, com essa autoridade nos manda fazer discípulos, e nos garante o seu consolo.
David Brainerd, nasceu em Haddam, Estados Unidos, no ano de 1718. Perdeu seus pais aos 14 anos de idade. Desde então, viveu tentando ser o melhor cristão possível. Em 6 de abril de 1742, já com 24 anos, David Brainerd dedicava grande parte do seu dia a oração pelos que ainda não haviam sido alcançados pelo evangelho, e registrou a seguinte oração em seu diário: “Pude pensar sobre suportar, prazerosamente, os maiores sofrimentos na causa de Cristo, pude achar-me disposto, se Deus assim o ordenasse, a sofrer banimento da minha terra nativa e estar entre os pagãos, para que pudesse fazer algo pela salvação deles, em aflições e morte de qualquer tipo”.[1] Este homem estava disposto a sofrer, para poder alcançar os perdidos e através da pregação da palavra de Deus, e leva-los a salvação.
O texto que acabamos de ler, da palavra de Deus, nos leva a ter o mesmo sentimento de David Brainerd e, esse texto nos ensina que: O Senhor Jesus tem toda autoridade, com essa autoridade nos manda fazer discípulos, e nos garante o seu consolo.
Após a crucificação de Jesus, ele foi depositado em um tumulo. Este tumulo era uma caverna, e na abertura desta caverna foi colocada uma grande rocha para tampar a sua entrada. No domingo pela manhã, as duas Marias, foram ao tumulo e chegando lá se depararam com um anjo, com um mensageiro de Deus, para lhes informar que Jesus havia ressuscitado.
Elas ficaram assustadas e cheias de alegria e, ao voltarem, Jesus apareceu a elas e lhes mandou anunciar aos discípulos para que eles se reunissem na Galileia, pois ele gostaria de lhes dar mais algumas instruções. Então, os onze discípulos se dirigiram para o local designado e chegando lá, Jesus, aproximou-se deles e lhes disse:
I PARTE – O Senhor Jesus tem toda a autoridade – v.18
“Toda a autoridade me foi dada no céu e na terra”. Jesus, o Messias, que havia caminhado com aqueles homens por três anos, ensinando, curando, testemunhando do reino de Deus, perdoando pecados, multiplicando os alimentos, aquele que havia sido crucificado a poucos dias, morto pelo seu próprio povo, agora, havia ressuscitado e estava mais uma vez com seus 11 discípulos mais chegados, para lhes dar uma última instrução.
Ao olharem para Jesus, o cordeiro de Deus, o adoraram, alguns, até duvidaram, mas depois todos creram que quem estava ali, de fato, era o filho de Deus, que venceu a morte e que estava com eles mais uma vez para consola-los e para ensiná-los.
Jesus, piedosamente, chega até eles e diz que toda a autoridade lhe havia sido dada. Agora, após vencer a morte, Jesus exerce todo o seu poder em todas as esferas, tanto física como espiritual. Jesus já manifestava o seu poder curando os enfermos, reconciliando os perdidos, mas agora essa autoridade é completa e ela deve ser anunciada por todas as nações.
Essa autoridade é abrangente. Ela não está limitada somente aos seres humanos, mas ela também alcança os seres celestiais. Quando Jesus diz que toda a autoridade lhe foi dada no céu, ele está dizendo que todos, sem distinção, lhe devem reverencia, lhe devem respeito. Apocalipse 4.8-11 e 5.8-14. Todo os seres criados adorarão a Jesus, pois ele possui toda a autoridade.
Jesus encoraja os seus discípulos, dizendo que ele detém todo o poder no céu e na terra. Quem governa e sustem todas as coisas é o nosso Senhor. Toda a autoridade pertence a ele. Ele é o Senhor dos senhores. Ele é o Rei dos Reis. Nada pode detê-lo. Toda a autoridade traz a ideia de que tudo pertence a Jesus. Como a um Rei que governa todo o seu império e todas as ordens partem dele, assim é com Jesus Cristo, ele detém o poder de dizer sim ou não. Jesus é detentor de toda a autoridade por completo.
Paulo escrevendo aos coríntios diz: “55Onde está, ó morte, a tua vitória? Onde está, ó morte, o teu aguilhão?” Jesus venceu e quer que o mundo saiba disso. Satanás e seus anjos não podem detê-lo. Ele é o soberano rei da gloria. Todos os anjos louvam o seu nome. Todos os seres celestiais se inclinam perante a sua gloria. Os céus proclamam a gloria do nosso Senhor.
O Profeta Daniel já havia anunciado a glória do poder de Jesus em Daniel 7.14: “14Foi-lhe dado domínio, e glória, e o reino, para que os povos, nações e homens de todas as línguas o servissem; o seu domínio é domínio eterno, que não passará, e o seu reino jamais será destruído”. Jesus possui todo o domínio, gloria e reino para que todos o sirvam. Esse domínio é eterno e nada nem ninguém poderá destruí-lo.
A grandiosidade do nosso Senhor deve ser conhecida. Os servos de Jesus servem ao Deus todo poderoso que age e interage com seus filhos. A ponto de ressuscitar e se dirigir aos seus e lhes dar essa bela notícia, “o filho de Deus venceu. Nada pode detê-lo”. Louvem a sua gloria. Louvem a sua majestade. Louvem o seu poder. Louvem o seu reino que jamais terá fim. “O Senhor Jesus tem toda a autoridade”.
II PARTE - Com essa autoridade nos manda fazer discípulos – v.19-20a
19Ide, portanto, fazei discípulos de todas as nações, batizando-os em nome do Pai, e do Filho, e do Espírito Santo;20ensinando-os a guardar todas as coisas que vos tenho ordenado.
Após Jesus dizer aos seus discípulos mais chegados que ele tem toda a autoridade no céu e na terra, ele dá algumas ordens aos seus discípulos e estas ordenanças nos alcançam também.
A primeira delas é “Ide”. Jesus está dizendo para seus discípulos saírem da sua zona de conforto. Jesus não quer uma igreja parada. Jesus quer servos que trabalhem para ele em todo o tempo. Este Ide, é uma ação que dever ser continua na vida dos servos de Jesus. Este verbo em grego é “poreuthentes” e traz a ideia de “se afastar de onde você está e sair para outros lugares” com um objetivo em mente, que é: “fazei discípulos de todas as nações”.
Nesta frase Jesus dá outra ordem para seus servos, “Fazei discípulos”. Jesus passou três anos com aqueles homens ensinando que o reino de Deus deveria ser anunciado. Que o reino de Deus deveria ser conhecido. Este outro verbo em grego é, “Matheteusate”, que traz a ideia de “discipular outro, iniciar ou instruir outro nos modos e ensinamentos de Jesus Cristo”.
Estes dois verbos gregos, Poreuthentes e Matheteusate, ide e fazei, estão em um tempo verbal grego que traz a ideia de continuidade, de algo que deve ser continuo na vida dos servos de Jesus. Eles nos ensinam que temos uma missão dada pelo detentor de toda a autoridade. Que, ide e Fazei discípulos, não é uma opção para a igreja, mas é uma obrigação da igreja. Essa ordem de Jesus Cristo deve ser obedecida por todos os Cristãos espalhados por toda superfície da terra em todas as épocas.
Os servos de Deus devem dar continuidade da obra de Jesus Cristo. A nossa missão é muito importante. Nós somos responsáveis para dar continuidade na missão do filho de Deus, que é: “anunciar que Deus se encarnou e habitou entre nós cheio de graça e de verdade e vimos a sua gloria”.
O mesmo Deus que se encarnou, morreu para que nós tivéssemos vida e vida em abundância. Que o seu sacrifício e, ele somente, é que pode salvar vidas de um tormento eterno e leva-las para o gozo, para a alegria eterna.
Esse mesmo Deus que se sacrificou em nosso lugar de maneira substitutiva, também ressuscitou, e hoje tem toda a autoridade no céu e na terra. Essa é a mensagem que temos que anunciar.
Aqueles servos de Deus, deveriam anunciar o evangelho de Jesus para “todas as nações”. Não era apenas para os Judeus, mas para todos os homens e mulheres que eles encontrassem. A igreja de Jesus não deve ficar apenas dentro destas quatro paredes, mas ela deve ser viva e moldar a sociedade na qual ela está inserida.
Da mesma forma que você foi discipulado, foi ensinado nos caminhos do Senhor, assim você também deve proceder. Ensine outros, discipule outros. Tragam outros a verdade.
Patrício: foi um dos maiores missionário da idade Média. Durante a sua juventude, ele foi sequestrado por piratas, levado para uma ilha na Irlanda do Norte. Lá ele trabalhou como escravo por 9 anos. Depois de 9 anos como escravo ele conseguiu fugir. Após algum tempo de oração ele entendeu que Deus o estava chamando em uma missão. A missão dele era pregar na ilha em que ele ficou preso por 9 anos como escravo. Depois de muitos anos pregando o evangelho para aqueles que o escravizaram, muitos se converteram e muitos se tornaram missionários. Após muitos anos fazendo discípulos, vários missionários desta ilha foram enviados para a Europa para evangelizar. Ele influenciou uma geração inteira, apenas por ter obedecido a ordem de Jesus, “Ide, portanto, e fazei discípulos de todas as nações”.
Após fazer discípulos, “batize-os em nome do Pai, e do Filho, e do Espírito Santo”. Após a conversão, Jesus diz: “inclua-os na minha aliança, no pacto da graça”. Pois é isso que o batismo simboliza pra nós. O batismo para o cristão é um sinal externo de que já aconteceu um novo nascimento e que o novo discípulo faz parte do povo de Deus.
A ordem de Jesus é: “façam discípulos e os coloque em minha aliança com esse sinal externo que é o batismo”. O Batismo é um sacramento instituído pelo próprio Deus. É um sinal externo desta aliança. Ele deve ser feito em nome do Pai, do Filho e do Espirito Santo para mostrar que pertencemos a um Deus triuno.
Após o novo discípulo ser inserido na aliança você ainda tem mais um compromisso, que é: “20ensinando-os a guardar todas as coisas que vos tenho ordenado”. Os servos de Deus devem guardar os ensinamentos de Jesus. Essa é a grande comissão. Percebam o que todos os crentes devem fazer.
1 - Primeiro devemos sair do nosso lugar de conforto, “Ide”.
2 - Em segundo lugar, não é só sair e não fazer nada, é sair e fazer discípulos. É caminhar com eles e ensinar os mandamentos do Senhor.
3 - Em terceiro lugar, chame-os para fazer parte da aliança, do pacto com o Senhor Jesus, através deste sinal externo que é o batismo em nome do Pai, do Filho e do Espirito Santo.
4 - Em quarto lugar, ensine-os a guardar os mandamentos da palavra de Deus.
Isso é fazer missão. Não precisamos sair do nosso país, ou da nossa cidade. O que Jesus quer de cada um de nós é que preguemos o evangelho para as pessoas a nossa volta. Jesus com toda a autoridade que lhe foi dada nos manda fazer discípulos.
Em terceiro lugar, devemos e conseguiremos fazer isso porque Jesus nos garante consolo.
III PARTE – Pois, nos garante o consolo – v.20b
“E eis que estou convosco todos os dias até à consumação do século”. O Senhor Jesus Cristo, que tem toda a autoridade, que nos manda fazer discípulos, nos garante o seu consolo e a sua proteção por todos os dias.
A presença de Deus ao nosso lado, representado pelo Espírito Santo, nos garante consolo em toda e qualquer situação. Isso não quer dizer que não passaremos pelo vale da sombra da morte, mas sim, que quando passarmos teremos um consolador ao nosso lado. Que o nosso pastor está sempre a cuidar das suas ovelhas.
E quando saímos da nossa zona de conforto para fazermos discípulos, o nosso Deus, está cuidando de todas as coisas para que a boa semente germine em solo fértil, a obra é dele. O nosso Deus está cuidando para que a sua palavra, ao ser anunciada, transforme corações. Transforme vidas. Gere novo nascimento. Gere conversão. Produza arrependimento. Mas para que isso aconteça, a igreja de Jesus, que somos nós, deve pregar o evangelho a quem não o conhece com ousadia e intrepidez.
Quando Jesus diz a seus discípulos que estaria com eles todos os dias ele está dizendo que: “O próprio Deus estaria caminhando com eles todos os dias e que a graça de Deus repousaria sobre eles. Nunca os deixarei nem me esquecerei de vós”. Com esta garantia, vocês podem pregar o evangelho sem medo algum. Com essa garantia vocês podem fazer discípulos através da pregação do evangelho que é o poder de Deus para salvação.
Jesus está ao nosso lado e essa é a garantia do nosso sucesso. Ele está dizendo que os eleitos serão convertidos e que a nossa missão é pregar o evangelho a todos para alcançarmos os eleitos de Deus. Nós não estamos só nesta caminhada, por mais distante que possamos estar dos nossos familiares e amigos. O nosso Deus nunca nos desamparará.
Podem sair da sua zona de conforto. Preguem o evangelho, façam discípulos, pois eu, Jesus Cristo, estarei convosco todos os dias, até a consumação do século, pois, Jesus é o nosso consolo.
David Brainerd, que citei no início, evangelizou os índios Kaunaumeek por quase um ano. Após esse período ele pode desfrutar do interesse de muitos indígenas pela salvação de suas almas. Quase um ano se dedicando a pregar para aquela pequena aldeia americana. Ele pode desfrutar do fruto do seu penoso trabalho missionário e ver pessoas abraçando o evangelho, sendo salvas do inferno, e ganhando vida.
APLICAÇAO
Esta porção da palavra de Deus nos ensina três verdades, que devemos aplica-las em nossa vida cristã:
1 – A primeira delas é que o nosso Senhor Jesus Cristo, possui toda a autoridade. Tudo está em seu controle. Ele governa todas as coisas. Ele venceu a morte. Nada, nem ninguém pode deter os planos de Jesus Cristo. Por ele ter toda a autoridade, nós que somos seus servos, devemos obedece-lo. Ele deixou sobre a nossa responsabilidade algo grandioso, que é a propagação do seu evangelho, das boas novas entre todos os povos.
2 – Em segundo lugar, Jesus quer que demos continuidade em sua missão. Devemos sair da nossa zona de conforto, evangelizar os perdidos, fazer discípulos, acompanha-los de perto, guia-los a luz da palavra de Deus, ensinar os mandamentos do Senhor. Somente assim os perdidos poderão ter acesso ao Senhor Jesus, é através do ensino fiel da palavra de Deus. Há festa no céu quando um pecador se arrepende, quando há novo nascimento. Isso se dá através do ensino fiel das Escrituras Sagradas. A igreja de Jesus deve fazer discípulos.
3 – Em terceiro e ultimo lugar, Jesus está conosco. A obra é de Jesus. Ele capacita o seu povo para alcançar aqueles que ele escolheu antes da fundação do mundo. Ele conhece os seus e nos guiará até eles para que anunciemos o evangelho em solo produtivo. Jesus conhece a sua noiva e não deixará que nenhum dos seus se perca. A sua obra continua através de nós, que somos o seu corpo. Anuncie o evangelho, pois o próprio Senhor Jesus, te capacitará nessa obra maravilhosa.
O Senhor Jesus tem toda autoridade, com essa autoridade nos manda fazer discípulos, e nos garante o seu consolo.
Liturgia
Oração de: louvor e conscientização - Max
Hino 299: Vivificação - Pr. Mauro
Benção: Pastoral - Pr. Mauro
[1] A Vida de David Brainerd, pag. 21