Se fortes e Trabalhai, Porque eu Sou Convosco - Ageu 2.1-9

Sermon  •  Submitted
0 ratings
· 69 views
Notes
Transcript

Texto Bíblico Ageu 2.1-9

1 No segundo ano do rei Dario, no sétimo mês, ao vigésimo primeiro do mês, veio a palavra do Senhor por intermédio do profeta Ageu, dizendo:
2 Fala, agora, a Zorobabel, filho de Salatiel, governador de Judá, e a Josué, filho de Jozadaque, o sumo sacerdote, e ao resto do povo, dizendo:
3 Quem dentre vós, que tenha sobrevivido, contemplou esta casa na sua primeira glória? E como a vedes agora? Não é ela como nada aos vossos olhos?
4 Ora, pois, sê forte, Zorobabel, diz o Senhor, e sê forte, Josué, filho de Jozadaque, o sumo sacerdote, e tu, todo o povo da terra, sê forte, diz o Senhor, e trabalhai, porque eu sou convosco, diz o Senhor dos Exércitos;
5 segundo a palavra da aliança que fiz convosco, quando saístes do Egito, o meu Espírito habita no meio de vós; não temais.
6 Pois assim diz o Senhor dos Exércitos: Ainda uma vez, dentro em pouco, farei abalar o céu, a terra, o mar e a terra seca;
7 farei abalar todas as nações, e as coisas preciosas de todas as nações virão, e encherei de glória esta casa, diz o Senhor dos Exércitos.
8 Minha é a prata, meu é o ouro, diz o Senhor dos Exércitos.
9 A glória desta última casa será maior do que a da primeira, diz o Senhor dos Exércitos; e, neste lugar, darei a paz, diz o Senhor dos Exércitos.

Introdução

Ageu é um livro singular no conjunto profético do Antigo Testamento por não ter sua data e sua autoria contestada por estudiosos. Sua autoria e data está claramente descrita no próprio texto.
As quatros professias contidas no livro foram todas proferidas no segundo ano de Dario Histaspes. Seu reinado sobre o reino persa inicia em setembro de 522 a.C, consequentemente o livro tem registro de 520 a.C.
A cronologia encontrada no livro de Ageu nos permite de forma quase precisa, determinar exatamente o dia em que cada professia foi feita.
Ao analisarmos a data dos acontecimento e olharmos para o calendário atual, a primeira professia aconteceu em 29 de agosto, a segunda em 21 de setembro, a terceira e a quarta foram entregues ao povo juntas em 18 de dezembro.
O livro de Ageu se encaixa na história como descrita no livro de Esdras, após o povo ser liberto da escravidão, o povo caiu em um ciclo de desânimo devido à oposição, à negligência espiritual e pobreza material que se estendeu por aproximadamente quinze anos.
Nesse período Pérsa passou por mudanças significativas, o rei Ciro morreu no ano 530 a.C, deixando o trono para seu filho Cambises II. Cambises matou seu meio irmão Bardia, para que ele fosse o único governante. Esse assassinato foi mantido em segredo por muitos anos, até que Gaumata apareceu em público dizendo ser o Bardia.
Cambises II nesta ocasião estava no Egito em campanha militar, o falso Bardia assume o reinado, enviando a Cambises II, uma mensagem atormentanto-o, pois ele sabia de seu segredo que estava guardado. Gambises II matara seu meio irmão.
Gambises II ao saber que um impostor assume o trono, sabendo de seu segredo, comete suícido. Esse acontecimento desencadiou grande descontentamento entre os ofíciais persas. Após dois meses no poder Gaumata é assassinado.
Dario, um principe de sangue real, mas sem parentesco direto com Ciro, subiu ao trono e enfrentou uma série de rebeliões por todo o império. Seus primeiros dois anos de reinado foi dedicado a acalmar esse incêndio político militar, combatendo e repimindo a ferro e fogo essas rebiliões.
É Neste contexto histórico que Ageu foi levantado pelo Senhor, para falar ao povo. Neste momento de caos o Senhor levanta-o para falar ao povo em Seu Nome.
No primeiro capítulo aprendemos que Ageu é levantando para chamar a atenção do povo, ou seja, visava sacudir o povo devido a letargia espiritual qual estavam vivendo.
Nesta segunda mensagem encontramos Deus protegendo o povo, dando anino a eles. No meio deste povo havia, crianças, jovens, pessoas de meia idade e os idosos. Os mais velhos olharam para o passado e relembraram das glórias do primeiro templo.
O Senhor está mostrando que era bom relembrar o passado, mas isso não poderia servir de desanimo para o presente. O Senhor está encorajando-os, dizendo para eles; Sê fortes, não desanime, trabalhe para que reconstruam o templo pois Eu Sou convosco. O Senhor está dizendo, vocês não estão sozinhos, trabalhem pois Eu estou com vocês, Eu Sou Convosco.
Deus está garantindo que Ele está com o povo, Sua presença permaneceria com eles, conforme a promessa pactual, e não lhes faltaria recuso para continuar o trabalho.
Após esse breve relato histórico, trataremos sob o tema; Sê Fotes e Tabalhai, Porque Eu Sou Convosco.

1. Sê Fortes

Como observamos o contexto histórico qual os judeus estavam vivendo, foram momentos difícies de muitas guerras políticas e militares, os judeus sofreram grandes ardis para que não ouvesse a reconstrução do templo.
Todo o tempo desde a acenção do império Babilônico e sua queda foram 70 anos, nessa perspectiva, temos os idosos que presenciaram Deus no primeiro templo. Eles tinha vivenciado e experimentado essa primeira glória.
O propósito da segunda mensagem de Ageu é incentivar os judeus mais idosos que tinham visto a grandeza do primeiro templo a ter ânimo para a reconstrução do segundo templo.
Ageu encoraja os mais idosos aduzindo-os, que a aliança do Senhor com Israel continua de pé, o Espírito de Deus ainda permanece com eles, e o Rei prometido voltará em glória e poder.
Neste sentido hoje Ageu está aduzindo-nos que a aliança, a presença do Espírito Santo de Deus e a volta do Nosso Senhor e Salvador, aquele que da mesma forma que subiu irá descer para buscar-nos, voltará em glória e poder.
Se fortes amados irmãos pois a nossa inspiração está no Senhor, Ele nos deu a fé, nosso conforto está no Senhor, sua aliança não foi e não será quebrada, seu Espírito consolador está em nosso meio, e sua volta glóriosa está por acontecer. Ele voltará para buscar os seus, todos aqueles a quem Ele escolheu.
A data qual temos registro da primeira professia acontece no primeira dia do sexto mês, esta segunda professia ocorre no vigéssimo primeiro dia, do mês sétimo, o último dia da festa do Tabernáculo, conforme descrita em Levítico 23.34-43.
Esssa festa era a mais alegre dos judeus, era a festa da colheita, durante sete dias eles moravam em cabanas na cidade de Jerusalém e celebravam a generosidade da providência divina.
Deus ordena ao profeta Ageu para que ele faça três perguntas ao povo, parece que o povo estava em um desanimo nostálgico, ao ler Esdras 3.8-13, podemos observar que os construtores estavam com sentimentos diferentes e até contraditórios. Aqueles que conheceram a magnificência do templo salomônico choravam ao se lembrar das glórias do templo passado e da sigeleza do templo presente.
Novamente o povo estava enfrentando dificuldades, os jovens estavam animados e empolgados, tanto os jovens quantos os idosos, enderam e atenderam a voz do Senhor, mas os idosos estavam vivendo um saudosismo nostálgico. Os mais idosos deveriam ser elementos motivadores, mas estavam transformando-se em impecilios para os mais novos.
Vou dar um exemplo nos dias de hoje como que os mais experientes são impecílios para os mais jovens, ao produzir um evento, os jovens estão empolgados e trabalhando com afinco, um mais experiente chega e diz, no meu tempo os eventos eram muito mais animados e melhores que os de hoje, as pessoas eram mais unidas.
Os cristãos tem enfrentado muitos ardis nos dias de hoje, não somente de fora da igreja mas também dentro das igrejas. Meu querido irmão não faça isso, não seja um impecílio para o seu irmão.
O Senhor está ensinado através de Ageu a como enfrentar os ardis da vida, Ele ordena ao povo, Sê Fortes.
O remédio de Deus é eficaz, um povo pobre e acuado pelos inimigos e desmotivado pelas cicunstâncias, ao ouvir a voz de Deus, atender o seu chamado qual o Senhor iniciou, pois é Ele quem escolhe os seus, nos chama, nos santifica e nos glorifica.
O Senhor através do profeta Ageu envia uma ordem de encorajamento, por três vezes o Senhor usa a palavra Sê Fortes, os líderes e o povo precisavam desta palavra de encorajamento, Sê Fortes.
Não importa qual é a dificuldade, os impecílhos, os probelmas a palavra que o Senhor nos envia é Sê fortes. A força que nós encontramos não vem de dentro para fora, não somos capazes de obtermos forças e não encontraremos forças em nós, pois isso vem do alto, é o Senhor quem nos motiva e nos dá força.
O Senhor habita em nossos corações, derrama Seu amor sobre a terra, vamos anunciar que Ele é nosso Senhor, Ele nos fortalece e nos guia, o Senhor é nossa maior motivação. Volte-se para Deus que você será forte, passará pelas dificuldades e trabalhará para a glória do Senhor.
Irmãos sua motivação não será encontrada nas circunstancias, não se deixa desmotivar pelas palavras nostaugicas, pois o Senhor nos diz, Sê Fortes, e trabalhai para o Senhor.
Em 28 de Julho de 1914 inicia a primeira guerra mundial que durou até 11 de Novembro de 1918, temos vivido dias difíceis, em 1918 inicia um momento pandemico no mundo. O Brasil como o mundo sofreu com a Gripe Espanhola. Nesta ocasião o Brasil teve escolas, igrejas, cinemas, teatros, bares, festas, eventos espotivos e o carnaval cancelado. Ainda por determinação do governo, foi decretado o distanciamento social.
O Presidente Rodrigues Alves eleito para seu segundo mandato, faleceu em 16 de Janeiro de 1919, em decorrencia da Gripe Espanhola. Neste período o mundo registrou aproximadamente 100 milhões de mortes em decorrencia da pandemia.
Muitos estão entrando em desespero, sofrendo depressões dentre outras doenças causas pela mente, no primeiro domingo de 2021 tragos aos irmãos a palavra do Senhor, deixada a nós por intermédio do livro do profeta Ageu, Sê Fortes, assim diz o Senhor.
O Senhor é nossa força, olhe para o Pai, a nossa força não vem de dentro, mas sim lá do alto, vem do Senhor.

2. Trabalhai

Quando o Senhor é nossa força, Ele nos chama ao trabalho, trabalhai, para que o evangelho seja propagando, para que a sua palavra chegue a lugares onde não podemos chegar, para que o Senhor alcance aqueles a quem Ele em sua sabedoria infidável escolheu.
Se a nossa força vem do Espírito, e não dos nossos braços, não vem da conjectura política, mas sim de Deus, da soberana intervenção de Deus, ao olharmos para o Senhor, nos dispomos ao trabalho. Quando somos fracos aí seremos fortes, pois nossa força vem do alto e nos dispomos ao trabalho.
A ordem é clara Sê fortes e trabalhai, somente um povo fortalecido pode trabalhar, as circunstâncias não desmotivam, mas nos dão a clareza que todas as coisas acontecem porque o Senhor permite e nada foge do controle. Neste sentido se vivemos tempos díficeis é porque o Senhor determinou.
O trabalho da obra do Senhor não pode ser paralisada, ela deve continuar, pois o Senhor nos chama para o trabalho, não estamos aqui para ser servido, mas sim para sermos servos, para servir ao reino.
Meu querido irmão não deixe a obra do Senhor de lado, por conta das adversidades, ajude a manter a obra do Senhor. Trabalhe para que a obra do Senhor continue sendo levado por todo o mundo, até aos confins da terra.
Muitos são fortes como um leão para buscar seus prazeres, mas na hora de trabalhar para o Senhor são fracas como um verme. O Senhor nos chama para trabalhar em sua obra, assim façamos com alegria, pois nossa motivação não é físicamente visivel, mas é a fé no Senhor.
O Senhor nos convida para trabalharmos em sua obra, para sua Glória, em louvor e adoração ao Senhor. Davi orienta seu filho Salomão, Sê Forte e faze a obra 1Crônicas 28.10.
Sejamos fortes e vamos trabalhar na obra do Senhor, pois fomos chamados para trabalhar em sua obra, se disponha a trabalhar e faça com dedicação e alegria.
Nossa motivação está no Senhor, vem do Senhor, por isso somos motivados a Sê Fortes e trabalhar em sua obra, pois o Senhor está conosco. Assim o Senhor diz Porque eu Sou Convosco.
O Senhor está convosco, Ele é nossa força, motivação, Ele está convosco.

3. Porque Eu Sou Convosco

A presença do Senhor é garantida, ele Disse euu sou convosco, a consciênccia da presença, do fortalecimento e da proteção de Deus conosco pe que nos fortalece para o trabalho.
Sem a presença de Deus em nossas vidas, seriamos como seres desgovernados, tropeçando em nossas próprias pernas. Sem Jesus não seriamos nada, não teriamos a salvação, motivação, seriamos como folhas jogadas ao vento, sendo levados para qualquer lugar, sem perspectivas, prazeres. Cristo é suficiente, pleno, único e perfeito, o Senhor nos garante sua presença. Eu sou convosco.
A presença de Deus estava com o povo no cumprimento de sua promessa, eles foram retirados do Egito, quando o tabernáculo foi consagrado por Moisés, a presença de Deus se mudou para lá, o Senhor prometou habitar no meio do seu povo. Mesmo quando somos infiés o Senhor permanece fiel.
O Senhor firmou uma aliança com o Seu povo, Ele é nosso Senhor e nós somos seu povo. Ele disse; Porque Eu Sou Convosco.
A presença do Senhor em nossas vidas nos motiva a continuar, pois Ele nos consola, Ele é nossa motivação, Ele é nosso centro, todas as coisas acontece por ELe, para Ele. Porque dEle, por Ele e para Ele são todas as coisas.
Onde está o Espírito do Senhor o medo, a covardia não prevalece. Um povo habitado por seu Espírito, cheio do Seu Espírito e movido pelo Seu Espírito abandona o medo, trinunfa sobre as adversidades, dificuldades, e realiza grandes obras para Deus.
Um bom exemplo é olhar para o sobrinho de Abrão, em meio a uma sociedade tomada pela depravação, ele se manteve firme nos mandamentos do Senhor, criando sua filhas e conduzindo sua família nos caminhos do Senhor.
Em meio ao comum para aquele povo, ele guardou os mandamentos instruindo sua família e mantevesse firme nos caminhos do Senhor.
O Senhor prediz que viveriamos tempos difíceis, por meio dos profetas o Senhor nos relata que viveriamos tempos de guerra, revoluções, contra-revoluções, doenças incuraveis, perseguições dentre outros ardis contra o cristão.
O profeta está falando de um futuro inteiro, incluindo não apenas a primeira vinda mas também ma segunda vinda de Cristo. O Senhor está no nosso meio, Cristo é a nossa força.
O Senhor nos encaraja dizendo-nos Sê Fortes e trabalhai, porque Eu Sou convosco.

Conclusão

O destino não está nas mãos dos governantes desta terra, mas sim nas mãos de Deus nosso Senhor e salvador.
Ageu encoraja o povo de Judá, dizendo-lhe que aquele que estaaca no trono e governava o mundo não era o rei persa, mas sim o único Rei dos reis, Senhores do senhores, o Deus vivo.
O destino não está nas mãos dos poderosos da terra, mas está nas mãos do Deus todo poderoso, o único Senhor que verdadeiramente governa todas as coisas.
amados irmãos Sê fortes, independentes das circunstâncias permaneça firme nos caminhos dos Senhor, Trabalhe pois fomos chamados para trabalhar na obra doo Senhor, porque fazemos essas coisas. Porque assim diz o Senhor; Eu Sou Convosco. O Senhor é nossa força, nossa motivação para o trabalho.
Os reinos do mundo podem colapsar, tudo entrar em desordem aos olhos humanos, isso nada pode abalar um cristão que vive para Cristo, pous Ele está convosco.
Que o Senhor nos fortaleça e nos guie para honra e glória de seu Santo Nome.
Amém!
Related Media
See more
Related Sermons
See more