Todo cristão deve viver em gratidão a Deus
Salmo 116
O conceito de ação de graças evolui teologicamente em toda a Bíblia. No Antigo Testamento, está intimamente ligado ao verbo “abençoar” (בָּרַךְ, barakh; por exemplo, Dt 8:10). O substantivo hebraico mais comum usado para “obrigado” (תּוֹדָה, todah) deriva do verbo “louvar, confessar” (יָדָה, yadah).
O Dia de Ação de Graças tem um lugar de destaque nos Salmos, tanto em nível individual (exemplo, Sl 116) quanto comunitário (exemplo, Sl 100).
A maioria das palavras gregas relacionadas a "obrigado" são semanticamente conectadas, incluindo o substantivo "ação de graças" (εὐχαριστία, eucaristia), o adjetivo “agradecido” (εὐχάριστος, eucaristós), e o verbo “dar graças, ser grato” (εὐχαριστέω, eucharisteō).
1- Deus ouve nosso clamor; 1-4
Um salmista sem nome clama aqui em ação de graças por seu livramento pessoal. Não se indicam as circunstâncias exatas de sua tribulação, mas é evidente que ora atravessava águas profundas, e então deseja expressar seu sincero louvor a Deus seu Salvador.
invocá-lo-ei enquanto eu viver.
Quando ele diz: Eu tenho amado, isso significa que sem Deus nada lhe seria agradável ou satisfatório. Isto nos instrui que aqueles que têm sido ouvidos por Deus, mas não se colocam inteiramente sob a orientação e a guarda dEle, esses extraem poucos benefícios da experiência da graça de Deus.
Eu amo o Senhor; ele ouviu meu clamor
E apiedou-se de meus gemidos.
Enquanto eu viver, quando a tribulação chegar,
Eu correrei para seu trono.
2- O conhecimento do caráter de Deus; 5-7
Davi passa a realçar os frutos do amor sobre o qual falara, pondo diante de si os títulos de Deus, a fim de que servissem para preservar sua fé nEle.
por mais que os filhos de Deus sejam lançados de um lado para outro, eles extraem constantemente sustento da Palavra de Deus, de modo que não podem definhar total e completamente. Confiantes nas promessas de Deus, os piedosos se lançam nos braços da providência
No mesmo instante em que Deus vem para dar-lhes assistência, não somente a paz interior se apossa da mente deles, mas também, como resultado da manifestação da graça divina, eles são supridos com motivos para júbilo e contentamento.
3- A misericórdia constante de Deus; 8-19
Pois livraste da morte a minha alma,
das lágrimas, os meus olhos,
da queda, os meus pés.
12 Que darei ao SENHOR
por todos os seus benefícios para comigo?
A indagação é enfática: o que darei? E declara que se sentia destituído não do desejo, e sim do meio que o capacitariam a render graças a Deus. Reconhecendo sua incapacidade, Davi adota o único meio em seu poder: enaltece a graça de Deus da maneira mais sublime que podia. “Estou muitíssimo disposto a cumprir meu dever, mas, quando olho ao meu redor, não encontro nada que seja uma recompensa adequada”.
13 Tomarei o cálice da salvação
e invocarei o nome do SENHOR.
14 Cumprirei os meus votos ao SENHOR,
na presença de todo o seu povo.
O cálice da salvação. Davi remonta a um costume prevalecente sob a época da lei. Quando rendiam graças solenes a Deus, designavam também uma festa, na qual, como emblema de sua alegria, havia uma libação santa. Sendo esta libação um símbolo do livramento da servidão ao Egito, ela era, por essa razão, chamada de cálice da salvação.