Ocupando a terra inultimente
Sermon • Submitted
0 ratings
· 24 viewsNotes
Transcript
Texto
Texto
6 Então, Jesus proferiu a seguinte parábola: Certo homem tinha uma figueira plantada na sua vinha e, vindo procurar fruto nela, não achou.7 Pelo que disse ao viticultor: Há três anos venho procurar fruto nesta figueira e não acho; podes cortá-la; para que está ela ainda ocupando inutilmente a terra?8 Ele, porém, respondeu: Senhor, deixa-a ainda este ano, até que eu escave ao redor dela e lhe ponha estrume.9 Se vier a dar fruto, bem está; se não, mandarás cortá-la.
Fruto
Fruto
2590 καρπος karpos
provavelmente da raiz de 726; TDNT - 3:614,416; n m
1) fruta
1a) fruto das árvores, das vinhas; colheitas
1b) fruto do ventre, da força geratriz de alguém, i.e., sua progênie, sua posteridade
2) aquele que se origina ou vem de algo, efeito, resultado
2a) trabalho, ação, obra
2b) vantagem, proveito, utilidade
2c) louvores, que sã apresentados a Deus como oferta de agradecimento
2d) recolher frutos (i.e., uma safra colhida) para a vida eterna (como num celeiro) é usado figuradamente daqueles que pelo seu esforço têm almas preparadas almas para obterem a vida eterna
Objetivos do fruto
Objetivos do fruto
alimentação
reprodução
Martin Luther king Jr
Martin Luther king Jr
A questão mais persistente e urgente da vida é “o que você está fazendo pelos outros?”
William Barclay
William Barclay
Lucas: Jesus, o Homem Perfeito Aqueles a Quem Deus Outorga Privilégios Espirituais, Deles Deus Espera Frutos (13.6,7)
William Barclay tem razão ao dizer: “A inutilidade é um convite ao desastre”
Jo 15:1-8
Jo 15:1-8
1 Eu sou a videira verdadeira, e meu Pai é o agricultor.2 Todo ramo que, estando em mim, não der fruto, ele o corta; e todo o que dá fruto limpa, para que produza mais fruto ainda.3 Vós já estais limpos pela palavra que vos tenho falado;4 permanecei em mim, e eu permanecerei em vós. Como não pode o ramo produzir fruto de si mesmo, se não permanecer na videira, assim, nem vós o podeis dar, se não permanecerdes em mim.5 Eu sou a videira, vós, os ramos. Quem permanece em mim, e eu, nele, esse dá muito fruto; porque sem mim nada podeis fazer.6 Se alguém não permanecer em mim, será lançado fora, à semelhança do ramo, e secará; e o apanham, lançam no fogo e o queimam.7 Se permanecerdes em mim, e as minhas palavras permanecerem em vós, pedireis o que quiserdes, e vos será feito.8 Nisto é glorificado meu Pai, em que deis muito fruto; e assim vos tornareis meus discípulos.
Quem produz fruto se torna discípulo
Quem produz fruto se torna discípulo
8 Nisto é glorificado meu Pai, em que deis muito fruto; e assim vos tornareis meus discípulos.
Frutos indicam quem nos somos
Frutos indicam quem nos somos
15 Acautelai-vos dos falsos profetas, que se vos apresentam disfarçados em ovelhas, mas por dentro são lobos roubadores.16 Pelos seus frutos os conhecereis. Colhem-se, porventura, uvas dos espinheiros ou figos dos abrolhos?17 Assim, toda árvore boa produz bons frutos, porém a árvore má produz frutos maus.18 Não pode a árvore boa produzir frutos maus, nem a árvore má produzir frutos bons.19 Toda árvore que não produz bom fruto é cortada e lançada ao fogo.20 Assim, pois, pelos seus frutos os conhecereis.
43 Não há árvore boa que dê mau fruto; nem tampouco árvore má que dê bom fruto.44 Porquanto cada árvore é conhecida pelo seu próprio fruto. Porque não se colhem figos de espinheiros, nem dos abrolhos se vindimam uvas.45 O homem bom do bom tesouro do coração tira o bem, e o mau do mau tesouro tira o mal; porque a boca fala do que está cheio o coração.
Consequências da não produção de frutos
Consequências da não produção de frutos
12 No dia seguinte, quando saíram de Betânia, teve fome.13 E, vendo de longe uma figueira com folhas, foi ver se nela, porventura, acharia alguma coisa. Aproximando-se dela, nada achou, senão folhas; porque não era tempo de figos.14 Então, lhe disse Jesus: Nunca jamais coma alguém fruto de ti! E seus discípulos ouviram isto.
20 E, passando eles pela manhã, viram que a figueira secara desde a raiz.
9 E também já está posto o machado à raiz das árvores; toda árvore, pois, que não produz bom fruto é cortada e lançada ao fogo.
17 A sua pá, ele a tem na mão, para limpar completamente a sua eira e recolher o trigo no seu celeiro; porém queimará a palha em fogo inextinguível.
Por que não produzimos fruto
Por que não produzimos fruto
1 Bem-aventurado o homem
que não anda no conselho dos ímpios,
não se detém no caminho dos pecadores,
nem se assenta na roda dos escarnecedores.
2 Antes, o seu prazer está na lei do Senhor,
e na sua lei medita de dia e de noite.
3 Ele é como árvore
plantada junto a corrente de águas,
que, no devido tempo, dá o seu fruto,
e cuja folhagem não murcha;
e tudo quanto ele faz será bem sucedido.
4 Os ímpios não são assim;
são, porém, como a palha que o vento dispersa.
22 O que foi semeado entre os espinhos é o que ouve a palavra, porém os cuidados do mundo e a fascinação das riquezas sufocam a palavra, e fica infrutífera.
24 Em verdade, em verdade vos digo: se o grão de trigo, caindo na terra, não morrer, fica ele só; mas, se morrer, produz muito fruto.25 Quem ama a sua vida perde-a; mas aquele que odeia a sua vida neste mundo preservá-la-á para a vida eterna.
4 permanecei em mim, e eu permanecerei em vós. Como não pode o ramo produzir fruto de si mesmo, se não permanecer na videira, assim, nem vós o podeis dar, se não permanecerdes em mim.