Pespectiva Nova
Sermon • Submitted
0 ratings
· 6 viewsNotes
Transcript
DEUS E EU
DEUS E EU
PERSPECTIVA NOVA
PERSPECTIVA NOVA
QUARTO DIA – ABRIL
QUARTO DIA – ABRIL
Romanos 12:2
2 E não vivam conforme os padrões deste mundo, mas deixem que Deus os transforme pela renovação da mente, para que possam experimentar qual é a boa, agradável e perfeita vontade de Deus.
parece que alguns são mais capazes...
parece que alguns são mais capazes...
Uma das buscas mais frenéticas na vida do ser humano é a capacidade. As pessoas estudam muito para adquirir conhecimento e desenvolver capacidade; treinam para desenvolver habilidades e se tornarem capazes nas suas áreas de interesse. Mas parece que há pessoas que são mais capazes que as outras, tudo que intentam fazer, conseguem e alcançam sucesso. Como desenvolver a minha habilidade mental? Deus tem alguma coisa a ver com isso?
O PODER DA MENTE
O PODER DA MENTE
A Bíblia é muito clara informando que Deus criou os seres humanos com inteligência, com capacidade racional que não têm os outros seres animais. É Deus quem nos dá inteligência, mas Ele próprio é quem afirma na sua palavra que devemos desenvolver a nossa mente – transformai-vos pela renovação da vossa mente. O conhecimento de Deus renova a nossa mente e nos faz crescer nEle, assim também o conhecimento secular nos ajuda a crescer no secular para realizar a Obra de Deus junto aos homens. E aí é o espírito humano, a alma e o Espírito de Deus trabalhando juntos:
1Coríntios 14:15
15 Que farei, então? Vou orar com o espírito, mas também vou orar com a mente; vou cantar com o espírito, mas também vou cantar com a mente.
Deus Usa o Conhecimento para Promover o Evangelho
Deus Usa o Conhecimento para Promover o Evangelho
O Apóstolo Paulo foi um dos maiores ícones da Igreja primitiva e o Senhor o usou e até reis reconheceram suas habilidades intelectuais tanto na Grécia quanto diante do Rei Agripa e de Festo.
Atos 26:24
24 Quando Paulo estava dizendo estas coisas em sua defesa, Festo o interrompeu, gritando: — Você está louco, Paulo! Ficou louco de tanto estudar!
O apóstolo Paulo além de intelectual falava muitos idiomas e Deus o usou na expansão do Reino nas missões internacionais (At 17:15-31; 26:24, etc.). Pedro era impetuoso e o Senhor o usou no dia de Pentecostes e em outros desafios (At 2:2:14-36; 10:47, etc.) Hirão-Abi era habilidoso nas artes e foi muito útil a Salomão na construção do templo de Jerusalém (2Cr 2:13-14), Moisés foi educado em toda ciência do Egito (At 7:22).
15 Os responsáveis por Paulo levaram-no até Atenas e regressaram trazendo ordem a Silas e Timóteo para que fossem encontrá-lo o mais depressa possível.
16 Enquanto Paulo os esperava em Atenas, o seu espírito se revoltava em face da idolatria dominante na cidade.
17 Por isso, falava na sinagoga com os judeus e os gentios piedosos; também na praça, todos os dias, com os que se encontravam ali.
18 E alguns dos filósofos epicureus e estoicos discutiam com ele, havendo quem perguntasse: — Que quer dizer esse tagarela? Outros diziam: — Parece pregador de deuses estranhos. Diziam isso porque Paulo pregava Jesus e a ressurreição.
19 Então, tomando-o consigo, levaram-no ao Areópago, dizendo: — Podemos saber que nova doutrina é essa que você ensina?
20 Pois você nos traz aos ouvidos coisas estranhas e queremos saber o que vem a ser isso.
21 Acontece que todos os de Atenas e os estrangeiros residentes não se ocupavam com outra coisa senão dizer ou ouvir as últimas novidades.
22 Então Paulo, levantando-se no meio do Areópago, disse: — Senhores atenienses! Percebo que em tudo vocês são bastante religiosos,
23 porque, andando pela cidade e observando os objetos de culto que vocês têm, encontrei também um altar no qual aparece a seguinte inscrição: “Ao Deus Desconhecido”. Pois esse que vocês adoram sem conhecer é precisamente aquele que eu lhes anuncio.
24 — O Deus que fez o mundo e tudo o que nele existe, sendo ele Senhor do céu e da terra, não habita em santuários feitos por mãos humanas;
25 nem é servido por mãos humanas, como se precisasse de alguma coisa, pois ele mesmo é quem a todos dá vida, respiração e tudo mais.
26 De um só homem fez todas as nações para habitarem sobre a face da terra, havendo fixado os tempos previamente estabelecidos e os limites da sua habitação;
27 para buscarem Deus se, porventura, tateando, o possam achar, ainda que não esteja longe de cada um de nós;
28 pois nele vivemos, nos movemos e existimos, como alguns dos poetas de vocês disseram: “Porque dele também somos geração.”
29 Portanto, visto que somos geração de Deus, não devemos pensar que a divindade é semelhante ao ouro, à prata ou à pedra, trabalhados pela arte e imaginação do homem.
30 Deus não levou em conta os tempos da ignorância, mas agora ele ordena a todas as pessoas, em todos os lugares, que se arrependam.
31 Porque Deus estabeleceu um dia em que julgará o mundo com justiça, por meio de um homem que escolheu. E deu certeza disso a todos, ressuscitando-o dentre os mortos.
24 Quando Paulo estava dizendo estas coisas em sua defesa, Festo o interrompeu, gritando: — Você está louco, Paulo! Ficou louco de tanto estudar!
13 E agora vou enviar um homem sábio de grande entendimento, a saber, Hirão-Abi,
14 filho de uma mulher das filhas de Dã e cujo pai era da cidade de Tiro. Ele sabe trabalhar em ouro, em prata, em bronze, em ferro, em pedras e em madeira, em obras de púrpura, de pano azul e de linho fino e em obras de carmesim. É hábil para toda obra de entalhe e para elaborar qualquer plano que lhe for apresentado, juntamente com os seus peritos e os peritos de Davi, meu senhor, seu pai.
22 E Moisés foi educado em toda a ciência dos egípcios e era poderoso em palavras e obras.
Deus usa os homens com a sua própria capacidade intelectual e personalidade. O problema é que nós muitas vezes cremos que Deus apenas vai nos usar no sobrenatural e não também no natural. Creio que um dos maiores problemas do ser humano é entender que deve viver na dimensão do Reino de Deus e usar toda a capacidade que Deus lhe dá.
O desenvolvimento intelectual na Palavra de Deus e no conhecimento tão importantes que o Apóstolo Paulo pediu os seus livros (pergaminhos) – 2Tm 4:13.
13 Quando você vier, traga a capa que deixei em Trôade, na casa de Carpo. Traga também os livros, especialmente os pergaminhos.
O desenvolvimento intelectual não deve jamais se sobrepor ao da palavra de Deus e da unção do Senhor.
MENTE RENOVADA
MENTE RENOVADA
Se uma mente inteligente pode realizar coisas extraordinárias, imagine uma mente inteligente cheia do Espírito Santo!
Mente Renovada
Mente Renovada
No seminário Aprendendo Inteligência ministrado no FAPE – Fórum Anual de Planejamento Estratégico do Ministério do Belém – USA em 2018 aprendemos que antigamente se acreditava que a inteligência fosse uma questão genética, inata. A ciência constatou que filhos de pais inteligentes, também são inteligentes. A novidade é que a ciência também percebeu que filhos adotivos de pais inteligentes, também são inteligentes! Ou seja, o ambiente é fundamental. Às vezes o desenvolvimento acontece de forma tão precoce que se pensa ser de nascença.
A Palavra de Deus nunca erra! Foi exatamente por isso que o Senhor nos mandou renovar a mente e ser cheios do Espírito Santo.
Efésios 5:18
18 E não se embriaguem com vinho, pois isso leva à devassidão, mas deixem-se encher do Espírito,
No livro do êxodo 31:1-11 a palavra de Deus conta a história do grande artesão que ajudou a Moisés a construir o tabernáculo no deserto. A Bíblia diz que Bezalel era habilidoso, inteligente, intelectual em todo tipo de artifício e e cheio do Espírito Santo de Deus – Ex 31:3. O conhecimento é adquirido através da aprendizagem, as habilidades são forjadas na prática recorrente – essa lei é universal e ninguém está livre dela, nem mesmo os crentes, a menos que seja um completo milagre de Deus.
3 e o enchi do Espírito de Deus, de habilidade, de inteligência e de conhecimento, em todo artifício,
Coração Renovado
Coração Renovado
A expressão atribuída ao Espírito Santo na passagem de Êxodo 31 é Ruach Elohim – Espírito Santo de Deus que aparece na palavra de Deus de muitas maneiras manifestando a glória e o poder de Deus – com os Dons do Espírito Santo, os dons ministeriais, dons de servir na Casa do Senhor e etc.
1 O Senhor disse mais a Moisés:
2 — Eis que chamei pelo nome Bezalel, filho de Uri, filho de Hur, da tribo de Judá,
3 e o enchi do Espírito de Deus, de habilidade, de inteligência e de conhecimento, em todo artifício,
4 para elaborar desenhos e trabalhar em ouro, prata e bronze,
5 para lapidação de pedras de engaste, para entalho de madeira, para todo tipo de trabalho artesanal.
6 Escolhi Aoliabe, filho de Aisamaque, da tribo de Dã, para trabalhar com ele. Também dei habilidade a todos os homens hábeis, para que me façam tudo o que tenho ordenado:
7 a tenda do encontro, a arca do testemunho, o propiciatório que está por cima dela e todos os pertences da tenda;
8 a mesa com os seus utensílios, o candelabro de ouro puro com todos os seus utensílios e o altar do incenso;
9 o altar do holocausto com todos os seus utensílios e a bacia com o seu suporte;
10 as vestes finamente tecidas, as vestes sagradas do sacerdote Arão e as vestes de seus filhos, para servirem como sacerdotes;
11 o óleo da unção e o incenso aromático para o santuário; eles farão tudo segundo tenho ordenado.
12 Disse mais o Senhor a Moisés:
13 — Fale aos filhos de Israel e diga-lhes o seguinte: “Certamente vocês guardarão os meus sábados, pois é sinal entre mim e vocês de geração em geração, para que vocês saibam que eu sou o Senhor, que os santifica.
14 Portanto, guardem o sábado, porque é santo para vocês. Aquele que o profanar morrerá; quem nesse dia fizer alguma obra será eliminado do meio do seu povo.
15 Seis dias se trabalhará, porém o sétimo dia é o sábado do repouso solene, santo ao Senhor; quem fizer alguma obra no dia do sábado morrerá.
16 Os filhos de Israel guardarão o sábado, celebrando-o por aliança perpétua de geração em geração.
17 Entre mim e os filhos de Israel é sinal para sempre; porque, em seis dias, o Senhor fez os céus e a terra e, no sétimo dia, descansou e tomou alento.”
18 Quando o Senhor acabou de falar com Moisés no monte Sinai, deu a ele as duas tábuas do testemunho, tábuas de pedra, escritas pelo dedo de Deus.
O Resultado é sabedoria!
O Resultado é sabedoria!
A combinação poderosa do esforço para adquirir conhecimento, do esforço para desenvolver habilidades e abrir o coração para ser cheio do Espírito Santo gera como resultado final ações de sabedoria. A sabedoria é explicada e exaltada em toda a palavra de Deus, especialmente no livro de Provérbios que revela que a sabedoria divina estava com o Pai no princípio criando todas as coisas no universo – Provérbios 8:22-36.
22 O Senhor me possuía no início da sua obra, antes das suas obras mais antigas.
23 Fui estabelecida desde a eternidade, desde o princípio, antes do começo da terra.
24 Nasci antes de haver abismos, quando ainda não havia fontes carregadas de águas.
25 Antes que os montes fossem firmados, antes de haver colinas, eu nasci.
26 Deus ainda não tinha feito a terra, nem os seus campos, nem sequer o princípio do pó do mundo.
27 Eu estava lá quando ele preparava os céus, quando traçava o horizonte sobre a face do abismo.
28 Estava lá quando ele firmava as nuvens de cima, quando estabelecia as fontes do abismo,
29 quando fixava ao mar os seus limites, para que as águas não transgredissem a sua ordem. Quando ele compunha os fundamentos da terra,
30 eu estava com ele e era o seu arquiteto. Dia após dia eu era a sua alegria, divertindo-me em todo o tempo na sua presença,
31 divertindo-me no seu mundo habitável e achando alegria junto aos filhos dos homens.
32 Agora, meus filhos, escutem o que eu digo, porque felizes são os que guardam os meus caminhos.
33 Ouçam o ensino, sejam sábios e não o rejeitem.
34 Feliz é aquele que me ouve, vigiando dia após dia diante das minhas portas, esperando na entrada da minha casa.
35 Pois quem me encontra encontra a vida e alcança favor do Senhor.
36 Mas quem peca contra mim violenta a própria alma. Todos os que me odeiam amam a morte.
Bezalel fez um trabalho sem precedentes porque combinou seus esforços à sabedoria de Deus no seu trabalho. Por isso nos Senhor manda trabalhar para os patrões como se fosse para o próprio Deus, pois Ele então dá sabedoria e exalta os Seus – Salmo 19:7.
7 A lei do Senhor é perfeita e restaura a alma; o testemunho do Senhor é fiel e dá sabedoria aos simples.
O temor do Senhor é o princípio da Sabedoria – Pv 9:10.
10 O temor do Senhor é o princípio da sabedoria; conhecer o Santo é ter entendimento.
ME COMPROMETO
ME COMPROMETO
A melhorar a qualidade de cristão que sou, esforçando-me para renovar a minha mente, desenvolver talentos e habilidades, buscar conhecimento e ser cheio do Espírito Santo vivendo uma nova perspectiva.
A melhorar a qualidade de cristão que sou, esforçando-me para renovar a minha mente, desenvolver talentos e habilidades, buscar conhecimento e ser cheio do Espírito Santo vivendo uma nova perspectiva.