Bem Aventurado o homem

Sermon  •  Submitted
0 ratings
· 34 views
Notes
Transcript

Texto Bíblico: Salmos 1.6

1 Bem-aventurado o homem
que não anda no conselho dos ímpios,
não se detém no caminho dos pecadores,
nem se assenta na roda dos escarnecedores.
2  Antes, o seu prazer está na lei do Senhor,
e na sua lei medita de dia e de noite.
3  Ele é como árvore
plantada junto a corrente de águas,
que, no devido tempo, dá o seu fruto,
e cuja folhagem não murcha;
e tudo quanto ele faz será bem sucedido.
4  Os ímpios não são assim;
são, porém, como a palha que o vento dispersa.
5  Por isso, os perversos não prevalecerão no juízo,
nem os pecadores, na congregação dos justos.
6  Pois o Senhor conhece o caminho dos justos,
mas o caminho dos ímpios perecerá.

Introdução

Salmos é o livro de hinos e de orações da Bíblia e estão agrupados em cinco livros, saber; Livro I: Salmos 1-41; Livro II: Salmos 42-72; Livro III: Salmos 73-89; Livro IV: 90-106; Livro V: Salmos 107-150. Toda a coleçãod e Salmos é chamada de Louvor. Os Salmos eram o hinário dos povo, qual definia o espírito e o conteúdo apropriado de adoração.
Os sete livros levaram aproximadamente setecentos anos para serem escritos, foram vários altores. Nestes livros encontramos os atos de Deus na criação e na história, e a história de Israel. Os salmos variam no tempo, desde sua origem da vida para as alegrias do pós-exilio judeus babilônicos libertados.
Os Salmos nos ensinam e moldam nossa adoração, e forma de buscar ao Senhor, bem como nos ensina a viver uma vida real no mundo. Neste sentido encontramos nestes livros o viver uma vida na realidade horizontal ou como conhecemos temporal e a realidade vertical ou como chamamos de transcedente.
Nestes livro não vemos a negação da dor terra, muito pelo contrario, em meio as dores da realidade terra, somos ensinados através dos livros a viver com alegria e dependente da pessoa divina, nosso Senhor e Salvador. Sermos totalmente dependentes de Deus, é ter alegria visando penas ao Senhor.
Os salmos eram usados pelo povo de Israel nas suas reuniões de adoração a Deus. Nos livros de Salmos encontramos várias tipos a saber, hinos de louvor a Deus, orações pedindo ajuda, proteção e salvação, pedido de perdão, cançõe de agradecimentos pelas bençãos de Deus, orações em favor do rei, canções para ensinarem as pessoas a praticarem o bem, súplicas para que Deus castigue os inimigos, dentre outros temas.
As orações encontradas nestes livros são pessoais e nacionais. Algumas salmos mostram os sentimentos mais íntimos de um cristão, mas também encontramos em outras orações as necessidades e os sentimentos de todo o povo de Deus.
Estes livros foram escritos em forma de poesias, também conhecidas como paralelismo, que são repetições de uma idéia, com outras palavras, na linha ou nas linhas seguintes. Jesus cantou Salmos e os citou por várias vezes. O Novo Testamento encontramos eles citados por mais de cem vezes, através dos séculos, os Salmos têm sido uma fonte de inspiração e devoção para os cristãos e para a Igreja, tanto nos seus cultos de adoração a Deus como no seu trabalho de evangelização.
Nós cristãos deveriamos conhecer os salmos e tê-los em nossos corações, assim como deveriamos orar e cantar mais os salmos, pois encontramos diretrizes que agradam a Deus nestes livros.

1. Que não Anda no Conselho dos Ímpios

O Salmo primeiro inicia com a demonstração de dois caminhos que o ser humano porde andar, este salmo de sabedoria é uma introdução a todo o livro de Salmos. Ele faz um paralelo sobre os dois caminhos. Aqui temos o homem que tem seu prazer no Senhor, nas coisas eternas e do que tem seus prazeres neste mundo.
Bem haventurado o homem que não anda no conselho dos ímpios, não se detem nos caminhos dos pecadores e não se assenta na roda dos escarnecedores. O escritor está elogiando demontrando o gozo daqueles que obedecem a Deus.
O que significa ser um ímpio, é alguém que não tem fé ou tem despreza pela religião, neste sentido todo aquele que desrrespeita os valores adminitidos na escritura é um ímpio. Um dos simbolos de fé adotada pela Igreja Presbiteriana do Brasil o Catecismo Maior de Wetminster, conforme Art.1 da constituição da Igreja Presbiteriana do Brasil; - A Igreja Presbiteriana do Brasil é uma federação de Igrejas locais, que adota como única regra de fé e prática as Escrituras Sagradas do Velho e Novo Testamento e como sistema expositivo de doutrina e prática a sua Confissão de Fé e os Catecismos Maior e Breve; rege-se pela presente Constituição; é pessoa jurídica, de acordo com as leis do Brasil, sempre representada civilmente pela sua Comissão Executiva e exerce o seu governo por meio de Concílios e indivíduos, regularmente instalados.
No breve catecismo encontramos na pergunta de número três, a seguinte pergunta; O Que é a Palavra de Deus?
As Escrituras Sagradas, o Velho e o Novo Testamento, são a Palavra de Deus, a única regra de fé e prática.
II Tim. 3:16; 11 Pedro 1:19 21; Isa. 8:20; Luc. 16:29, 31; Gal. 1:8-9.
O conselho que um cristão busca, não está nos valores, sociais, filosóficos, culturais ou até familiares, os conselhos a ser buscado e seguido, está pautado nas escrituras sagradas. A forma de namoro, casamento, governo do lar, tem que ser buscado nas escrituras.
O ímpio tem seus valores deturpado, pois eles não estão pautados na escrituras, neste sentido o conselho a ser dado para os relacionamentos serão totalmente contrario aos ensimentos bíblicos. Nossa vida é pautada pela palavra de Deus, não está pautada nas interpretações próprias, mas nas escrituras.
Quando um jovem casal se aconselho com um ímpio o conselho a ser recebido na maioria das vezes, é larga está mulher, ou, mulher larga este homem. No namoro a maioria dos conselhos é aproveita para beijar muito, você é nova tem que aproveitar mesmo. A infidelidade é vendida como algo normal e corriqueiro, que todo mundo faz.
As escrituras nos mostra que o cristão tem que se parecer com Cristo, suas atitudes está pautada nos ensimentos do Senhor, o carater está condicionado ao carater apresentado pelas escrituras, neste sentido oo cristão nunca pode trazer os conselhos do mundo para dentro de sua vida e aplica-lá em sua família.
Os verbos anda, se detém, se assenta, descrevem os passos característicos do perverso que o justo evita. A aceitação dos príncipios dos ímpios, a participação das práticas de pecadores declarados, aqueles que seu prazer está no mundo e não no Senhor, que despreza as leis de Deus, e por fim, aqueles que zombam de Deus, de forma aberta e declaradamente, o justo não faz parte, não compactua, não consome, pois seu prazer está no Senhor.
Por vezes recebi jovens em meu gabinete, perguntando sobre seus relacionamentos como deveriam ser, ao fazer a exposição sempre ouço a mesma coisa, como pode alguém seguir esses preceitos, isso é impossível, eu sempre respondo, todo aquele que ama ao Senhor, não questiona a impossíbilidade, mas trabalha em sua vida para cumprir seus mandamentos como realidade.
O prazer o cristão está em Cristo, na lei do Senhor e não nas leis do mundo.

2. Que o Seu Prazer está na lei do Senhor

O cristão deve conhecer as escrituras, ter intimidade com a palavra de Senhor, para isso seu prazer tem que estar na lei do Senhor, ou seja, em estudar, guardar, viver, ensinar a vontade do Pai. O Senhor se deixou conhecer, através do Antigo e Novo Testamento se conhece a vontade de Deus.
O Senhor ensina como a vida financeira deve ser conduzida, como o carater do cristão deve ser, como o noivado e casamento devem ser, como as festas devem ser. Meidtar na lei do Sernhor, ter seu prazer nas leis do Senhor, implica em mudar seu viver, para viver como agrada ao Senhor. Quanto mais conhecemos a Deus, mais recursis teremos para tomarmos decisões diárias que agradem a Deus.
Neste versículo encontramos a sabedoria sendo explicitada, saltando aos nossos olhos, quanto mais nos deleitamos na presença de Deus, mais frutíferos seremos, mais decisões seram devidadmente pautada de acordo coma vontade de Deus.
A fonte real, a fonte da vida, o alimento conciso está nas escrituras, se nos deixarmos levar por conhecimentos externos, mais nos afastaremos de Deus e mais decisões infrutiferas teremos. A conduta a ser imitada é o de Cristo Jesus e não a do incrédulo. O cristão não se aproxima do incrédulo para copiar sua conduta, mas para falar do amor de Deus, de Cristo Jesus nosso Salvador, suas atidudes devem influenciar e não ser influenciadas.
Se você deseja se desesperar-se, passe tempo com os escarnecedores. Mas se deseja felicidad,cultive a amizade dos que amam a Deus e sua Palavra. as Escrituras prometem "e tudo o que fazem, prosperará", aqueles que seus prazer está no Senhor, não está imune ao fracasso, ao erro ou às dificuldades. Não está isento de problemas como doença, dificuldade financeira, problema emocionais, isso não é uma garantia de saúde, riqueza e felicidade.
O sentido da palavra prosperidade nas Escrituras é quando a sabedoria de Deus se aplica em nossas vidas, o fruto que produz em nós será bom, agradável e receberá a aprovação de Deus. O prazer está na lei do Senhor, neste sentido a aprovação que buscamos não vem deste mundo, mas sim de Deus.
Por isso bem aventurado o homem o seu prazer está na lei do Senhor, o mais importante é primordial é sermos parecidos com Cristo e não com o mundo.

3. Que é uma Arvore Plantada Junto a Corrente de Águas

A cidade de Joinville, é uma cidade abençoada por Deus, os campos tem um verde exuberante, algo lindo fantástico a mata é magnifica, extraordinária com uma beleza infidável. O rios que cortam a cidade e suas proximidades fazer com que o verdade se torna mais vivo e belo.
Uma plantação necessita de água para que ela cresça e de boas colheitas, uma árvore para que de bons frutos precisar ser muito bem regada, para que seus frutos fiquem lindos, vistosos, saborosos. Uma árvore que é platanda próximo de rio que a água corre em abundancia, ela dará bons frutos.
A palavra do Senhor nos ensina, assim como uma árvore absorve a água e produz muitos frutos, nós devemos absorver a Palavra de Deus, para produzir feitos e atitudes que O adore e honre ao Senhor. Para produzir bons frutos, alcançar lucros que valham a pena, devemos ter a Palavra de Deus em nosso coração.
O alimento do cristão é a palavra do Senhor, Ele nos rega com sua graça todos os dias, sua palavra é nossa fonte inesgotável, o alimento verdadeiro, o que sacia é a palavra do Senhor. Neste sentido um cristão que é como a árvore plantada junto a corrente de águas ele produz bom frutos.
A terra de Israel foi em grande parte árido, em lugares áridos não encontramos vegetação, porém quando se chega próximo aos oásis, encontramos uma vegetação verde em suas proximidade. É nestido que encontramos Bem Aventurado o Homeme que é como uma árvore plantada junto a corrente de águas.
A árvore verde era um símbolo de bênção no Antigo Testamento. Quando um pecador é alcançado, apartir deste momento ele é transportado para o reino de Deus. Começa a receber água, conhecimento, se deleita no Senhor. O pecado foi alcança pela maravilhosa graça de Deus. A salvação é a sua maravilhosa obra da graça. (Is 61, 3; Mt. 15:13)
Um cristão alcançado pelo Senhor tem que ser como árvore plantada junto a corrente de águas, sua responsabilidade está em apropriar-se do abundante recursos Deus, e produzir bons frutos, levando a palavra do Senhor a todos os pecadores.
Um bom cristão produz bons frutos para o reino de Deus.

Conclusão

Portanto meu irmãos esse texto nos apresenta dois caminhos, o que leva ao reino de Deus, ou ao reino das trevas.
No quinto versículo deste primeiro salmo, temos a conclusão forte e tristes para os ímpios, no dia do julgamento, aquele dia em que o Senhor voltará para nos buscar, eles não seram, aprovados, eles serão condenados.
Bem anventurado o homem que anda nos caminhos do Senhor, que seu prazer está na lei do Senhor e que é como uma árvore platada junta a corrente de águas.
Related Media
See more
Related Sermons
See more