A confiança em Deus nos faz descansar

Primícias  •  Sermon  •  Submitted
0 ratings
· 116 views
Notes
Transcript
DEUS E EU

A CONFIANÇA EM DEUS NOS FAZ DESCANSAR

SEXTO DIA – JUNHO
Salmos 37: 3-5,7
Salmo 37.3–5 NAA
3 Confie no Senhor e faça o bem; habite na terra e alimente-se da verdade. 4 Agrade-se do Senhor, e ele satisfará os desejos do seu coração. 5 Entregue o seu caminho ao Senhor, confie nele, e o mais ele fará.
Salmo 37.7 NAA
7 Descanse no Senhor e espere nele; não se irrite por causa daquele que prospera em seu caminho, por causa do que realiza os seus maus desígnios.

aprendendo a entregar o comando...

Durante esta semana de estudos da série Deus e Eu você aprendeu a ordenar a sua Escala de Valores, a proceder uma Entrega Total do seu coração e vida a Cristo, a ganhar uma Nova Perspectiva de vida, desenvolver a sua Vocação Espiritual através da sua Vocação Profissional, e hoje, no último dia, você vai aprender a mergulhar na querida pessoa do nosso Deus e poder dizer que, de verdade, Deus mora no seu coração.
O estudo de hoje nos ensina a desenvolver o processo que nos leva à melhor qualidade de vida que pode existir :

Confiar – Deleitar – Entregar – Descansar

OÁSIS NO DESERTO

Nossa vida na Terra é cheia de expectativas e incertezas, na verdade, muitas vezes nós não sabemos como sair das nossas circunstâncias e não fazemos a menor ideia de como será o amanhã.
Expectativa gera tensão emocional que muitas vezes causa distúrbios na nossa vida mental e física, como estresse, cansaço, desanimo e até mesmo depressão.

Confia no Senhor

Sl 37.3
Salmo 37.3 NAA
3 Confie no Senhor e faça o bem; habite na terra e alimente-se da verdade.
Confia no Senhor e faze o bem;
Encontrar alguém de confiança para compartilhar nossas lutas e desafios é difícil, é como achar um oásis no deserto. Deus é uma pessoa de confiança!
Na absoluta maioria das vezes o que na verdade falta é um processo de Maturidade Espiritual que nos leve a ser alegres, satisfeitos e felizes com Jesus e com Ele apenas.
Temos que aprender a cultivar a alegria da salvação de que Davi se referiu no Salmo 51:12torna a dar-me a alegria da salvação. Essa alegria já está garantida no nosso coração desde que aceitamos a Cristo como nosso Salvador, mas ela é atacada sistematicamente todos os dias.
Para manter o estado de alegria, de estar satisfeitos com o que somos e temos e encontrar um lugar de felicidade, precisamos aprender a confiar inteiramente em Deus.
Salmo 51.12 NAA
12 Restitui-me a alegria da tua salvação e sustenta-me com um espírito voluntário.
Provérbios 3:5
Provérbios 3.5 NAA
5 Confie no Senhor de todo o seu coração e não se apoie no seu próprio entendimento.
Quando confiamos em Deus adquirimos muitas experiências novas e crescemos espiritualmente, nos tornamos mais fortes, mais seguros e somos mais úteis em todas as áreas da vida.
Mas a confiança em Deus também é um desafio porque o Senhor disse que essa confiança tem que ser total – Confia no Senhor de todo o teu coração. Não pode ser 50%, nem 70%, nem 99%; tem que ser 100%!
Os resultados são extraordinários! O primeiro já é errar menos
Provérbios 3:6
Provérbios 3.6 NAA
6 Reconheça o Senhor em todos os seus caminhos, e ele endireitará as suas veredas.
...e Ele endireitará as tuas veredas!
Daí para frente é desfrutar vitória sobre vitória, alegria sobre alegria, gozo na alma e ser cheio do Espírito Santo.

Deleita-te também no Senhor

Sl 37.4
Salmo 37.4 NAA
4 Agrade-se do Senhor, e ele satisfará os desejos do seu coração.
Deleita-te também no Senhor,
O deleite é uma qualidade de gozo na alma, suave e prolongado.
São aqueles momentos na presença de Deus que você gostaria os que nunca terminassem, que fossem eternos, seja em casa, orando de madrugada, seja em uma reunião da Família Cristã, seja numa reunião de departamento ou mesmo num culto da Igreja
Quem confia, encontra deleite.
O deleite é companheiro da confiança – Deleita-te também ...
Em outras palavras o salmista está dizendo que a confiança não precisa andar sozinha, e que quando você confia, a porta se abre para você desfrutar as bênçãos de Deus.
Aceite o desafio de confira e convide o deleite para ter a melhor qualidade de vida, e vida que você nunca teve.

Entrega o Teu Caminho

Sl 37.5
Salmo 37.5 NAA
5 Entregue o seu caminho ao Senhor, confie nele, e o mais ele fará.
Entrega o teu caminho ao Senhor;
O verbo aqui, na segunda pessoa do singular, está no impositivo – entrega!
É como uma ordem de rendição num verbo pronominal – renda-se, deixe-se dominar por Deus, deixe que o Senhor Jesus seja de fato o Senhor da sua vida.
Pv. 23:26.
Provérbios 23.26 NAA
26 Meu filho, preste bem atenção no que eu digo, e que os seus olhos se agradem dos meus caminhos.
Filho meu, dá-me o teu coração...
O Senhor Jesus está lhe convidando a entregar o seu coração a Ele.
Ravi Zacharias disse muitas vezes que a maior expressão de amor de Deus por nós é o livre arbítrio – você escolhe.
Deus vai permitir que você faça o que quiser, que você faça as suas escolhas pessoais.
Por isso o Senhor não impõe que você entregue, mas lhe convida a entregar o seu coração.
O Senhor não está preocupado em ser Senhor do seu dinheiro, dos seus bens ou dos seus pensamentos e ações, Ele quer o seu coração porque do coração do homem precedem todas as saídas da vida. (ref.)
Essa entrega é, portanto, uma ação do seu livre arbítrio e significa não ser dominado por Deus, mas dirigido por Deus como um pai que aconselha o seu filho ou como uma mãe que aconselha sua filha.
É a pré-disposição do coração em querer obedecer sem restrições, sem questionamentos, mas uma entrega com total confiança.

Descansa em Deus

Sl 37.7
Salmo 37.7 NAA
7 Descanse no Senhor e espere nele; não se irrite por causa daquele que prospera em seu caminho, por causa do que realiza os seus maus desígnios.
Descansa no Senhor e espera nele;
Se entregar o coração a Deus é a pré-disposição do coração de confiar em Deus numa entrega total, descansar é passar o comando ao Espírito Santo e dormir tranquilo.
Creio que nesse processo o passo mais difícil seja descansar. Se há uma coisa que dá trabalho a Deus é o fazer-nos descansar nEle.
Essa não é uma ação automática, nós temos que trabalhar para desenvolver esse processo e exercitar-nos no descanso, e, no final das contas é tudo dEle, por Ele e para Ele!

ME COMPROMETO

A iniciar (confiar), continuar (deleitar) e concluir (entregar e descansar) o processo de uma qualidade se vida que me fará a pessoa mais feliz do mundo.
Related Media
See more
Related Sermons
See more