AMOR QUE NUNCA ACABA
Notes
Transcript
Oitavo dia - Agosto
7 As muitas águas não poderiam apagar o amor, nem os rios, afogá-lo. Ainda que alguém oferecesse todos os bens da sua casa para comprar o amor, receberia em troca apenas desprezo.
INTRODUÇÃO
INTRODUÇÃO
Já sabemos que a regra mais importante do casamento é o amor. Mas como cultivar amor de maneira que ele não envelheça? É possível o amor permanecer inalterável por anos a fio?
A maioria absoluta dos idiomas no mundo têm apenas uma palavra para expressar os diferentes sentimentos de amor que se manifestam na vida humana.
Deus é perfeito em todas as coisas e Ele jamais criaria um sentimento fraco e passageiro para ligar duas pessoas pelos laços do matrimônio, a primeira instituição que Ele criou.
NÃO ABRO DE TE AMAR
NÃO ABRO DE TE AMAR
Quando as lutas começaram a chegar no início do nosso matrimônio para afrouxarem os laços que nos uniam, eu, muito determinado, com certeza orientado pelo Senhor Jesus, tomei uma decisão extraordinária e disse à minha esposa:
- Você pode esperar qualquer coisa da minha parte, qualquer tipo de erro que um ser humano pode cometer, a única coisa que você não deve esperar de mim é que um dia eu deixe você, esse erro, em nome de Jesus, eu nunca vou cometer!
Compromisso Incondicional
Compromisso Incondicional
O amor no casamento é um compromisso incondicional, é comprometimento.
Já estudamos que o amor, ao contrário do que muita gente quer acreditar, é uma decisão do coração e não imposição do coração. Você não é obrigado a amar ninguém e não amam ninguém de maneira cega e obrigatória. Você toma a decisão de amar alguém – você só ama quem você quer!
Romanos 13:8
8 Não fiquem devendo nada a ninguém, exceto o amor de uns para com os outros. Pois quem ama o próximo cumpre a lei.
Se o amor fosse imprevisível e inevitável ninguém poderia dever amor a ninguém. Portanto o amor é algo que nós produzimos e regamos no nosso coração.
Muitas pessoas em aconselhamos nos dizem que não podem mais continuar no casamento porque o amor acabou. Acabou porque ela deixou que acabasse e não quer começar a amar de novo.
Por isso, o casamento pode ser definido como – a união de um homem e uma mulher por toda a vida!
Quando a base do casamento é amor para toda a vida, o casamento não é apenas vitalício, ele é significativo e feliz. Deus não quer que você viva com o seu cônjuge apenas até que a morte os separe, Ele quer que vocês se amem e sejam felizes até o último suspiro.
Amor que Supera Defeitos
Amor que Supera Defeitos
Alguém disse que o amor no matrimônio é um compromisso incondicional com uma pessoa imperfeita!
A ideia que algumas pessoas têm de que o amor é cego, isso é bobagem. O amor vê, e vê muito bem, só que tem um detalhe: vê além dos defeitos, o amor vê as virtudes e se concentra nelas.
Provérbios 31:28
28 Seus filhos se levantam e a chamam de bem-aventurada; seu marido a louva, dizendo:
A expressão brasileira de matar o galo no primeiro dia se refere a uma história de um homem que no primeiro dia de casado matou um galo com um tiro de espingarda para impressionar e pressionar a sua esposa de que quem mandava na casa era ele.
Tem gente que logo que casa quer observar todos os defeitos da outra pessoa e quer exterminá-los de uma vez.
Conta-se que que ao retornar da lua de mel o jovem esposo começa uma conversa com a sua esposa:
− Sabe, minha querida, eu sou louco por você, sou totalmente apaixonado, casei-me com você muito convicto, mas...
Quando se diz assim... prepare que lá vem encrenca! Não é verdade?
− Mas, eu tenho visto uns defeitinhos em você... sinto vontade de te falar sobre isso, para você corrigir, mas eu tenho receio de te magoar. Será que se eu te falar você não vai ficar magoada?
E a jovem esposa, disse:
− Pode falar, eu quero te fazer feliz. Se existe alguma coisa que eu faço e que você não gosta, eu preciso saber.
O marido ficou dando rodeios...
− Mas, eu não quero te magoar, eu não quero ser desagradável, não quero te machucar!
Foi então que a esposa disse:
− Você pode falar, fale à vontade porque eu até sei que foi por causa desses meus defeitos que eu não consegui um marido melhor!
O perigo de quem critica é receber uma resposta que em lugar de melhorar o que ele queria, pode piorar e deixá-lo envergonhado.
Não existe casamento perfeito porque não existem pessoas perfeitas!
Todas as pessoas têm virtudes e defeitos, inclusive você e seu cônjuge.
Depois de casar a primeira coisa é pedir a Deus sabedoria para lidar com situações difíceis, porque, com certeza, elas vão aparecer. Afinal, vocês são pessoas diferentes que vieram de famílias diferentes, que tiveram criação diferente, que têm formação diferente... então muitas diferenças vão aparecer e você tem que ter sabedoria para lidar com elas.
Porém você não deve ficar esperando problemas acontecerem, ao contrário, espere coisas muito boas no seu matrimônio.
Filipenses 4:8
8 Finalmente, irmãos, tudo o que é verdadeiro, tudo o que é respeitável, tudo o que é justo, tudo o que é puro, tudo o que é amável, tudo o que é de boa fama, se alguma virtude há e se algum louvor existe, seja isso o que ocupe o pensamento de vocês.
Desfrute daquilo que é bom na pessoa que você ama e isso vai lhe ajudar a superar aquilo que você não entende sobre ela e ajuda-la a mudar em alguns aspectos.
Quem só preocupa com os defeitos da outra pessoa, acaba gerando uma expectativa de problemas o tempo todo e vive preocupado com o que pode acontecer.
Aprendemos que existe uma pesquisa que diz que 85% das nossas preocupações nunca vão acontecer. Dos 15% restantes, 79% serão circunstâncias com as quais você vai lidar de uma maneira muito melhor do que você imagina; 8% serão circunstâncias difíceis, mas que lhe trarão um aprendizado relevante. Ou seja, apenas 3% é de coisas que serão inconvenientes.
Ao contrário do que se imagina, esperar sempre o melhor ajuda a superar o pior quando ele aparece.
DIVÓRCIO
DIVÓRCIO
Muitas pessoas encaram o casamento como apenas um contrato feito entre duas pessoas com cláusulas específicas de dissolução. Então o casamento já começa meio fadado à morte, separação. Separação é morte porque morte significa separação.
Bíblica e doutrinariamente as Assembléias de Deus aceitam que, à luz da palavra de Deus, o divórcio só pode ser tolerado em condições de pornéia (ato sexual ilícito – Mt 19:9) ou abandono (1Co 7:15). A Bíblia não apoia o divórcio, antes, a palavra de Deus diz que Deus odeia o divórcio:
9 Eu, porém, lhes digo: quem repudiar a sua mulher, não sendo por causa de relações sexuais ilícitas, e casar com outra comete adultério.
15 Mas, se o não crente quiser separar-se, que se separe. Em tais casos, não fica sujeito à servidão nem o irmão, nem a irmã; Deus chamou vocês para viverem em paz.
Malaquias 2:16
16 Porque o Senhor, o Deus de Israel, diz que odeia o divórcio e também aquele que cobre de violência as suas roupas, diz o Senhor dos Exércitos. Portanto, tenham cuidado e não sejam infiéis.
Mas se Deus odeia o divórcio, por que ele deixou que Moisés escrevesse carta de divórcio? Quando os fariseus tentaram o Senhor Jesus mais ou menos com essa mesma pergunta, Ele respondeu:
Mateus 19:8
8 Jesus respondeu: — Foi por causa da dureza do coração de vocês que Moisés permitiu que vocês repudiassem a mulher, mas não foi assim desde o princípio.
Então, não está muito complicado de entender:
– Deus odeia o divórcio, mas permitiu que Moisés emitisse carta de divórcio por causa da dureza dos corações dos homens porque eles repudiavam a sua mulher e possuíam outras, mas a repudiada permanecia só e presa pelo casamento estando na realidade abandonada pelo esposo.
Mateus 5:32
32 Eu, porém, lhes digo: quem repudiar a sua mulher, exceto em caso de relações sexuais ilícitas, a expõe a se tornar adúltera; e aquele que casar com a repudiada comete adultério.
Portanto, não apoie, não promova, não incentive o divórcio. Por outro lado, não despreze, não critique, não condene aqueles que se divorciaram, porque os divórcios são resultado do pecado no coração das pessoas. A licitude bíblica do divórcio, deve ser julgada segundo a Bíblia pelo pastor da Igreja e/ou ministério, não pelos membros em geral.
Lute sempre pelo seu matrimônio, alguém disse: é preferível a pior tormenta do que naufrágio.
A dificuldade no casamento é como a febre no corpo humano, está acusando que alguma coisa, em algum lugar, não está bem. Quando o problema surge ou é porque uma situação nova precisa que o casal se ajuste a ela, ou porque um dos dois precisa mudar, ou os dois precisam mudar.
A dificuldade, portanto, é sempre uma oportunidade de aprender.
É uma pena que algumas pessoas desistam tão fácil do casamento e não aproveitem a oportunidade de amadurecer ao lado da pessoa que amou e escolheu. Não investem no casamento!
Salmos 128:3
3 Sua esposa, no interior de sua casa, será como a videira frutífera; seus filhos serão como rebentos da oliveira ao redor da sua mesa.
A videira demora para dar frutos, mas dela se extraem os mais deliciosos frutos e produtos. Ela cresce grudada em alguma coisa. Se não há uma parede ou uma estrutura montada para ela, ela pode crescer em cima de arbustos. Se a estrutura é muito pequena para ela, ela passa por cima e à partir daí começa a crescer para baixo, a descer.
No matrimônio é a mesma coisa, a esposa pode demorar um pouco para se adaptar à nova vida de casada, mas quando ela começa a dar fruto, é a felicidade do lar. Ela tem que estar grudada no marido. Quando ocorre o repúdio, ela pode crescer através de arbustos... se o esposo não cresce no matrimônio, não amadurece e ela passa por cima dele, o casamento começa a se deteriorar – ela vai crescer para baixo, vai começar a descer – cresce em mágoas, ressentimentos, visão pessimista – só olha para baixo!
É aí que alguns desistem.
A filosofia destes é:
— Nós vamos viver juntos enquanto o amor durar.
Quando deveriam dizer, sabe como?
— Nós nos amaremos enquanto nós vivermos!
Você pode estar aí pensando:
— Mas e se o amor acabar? O que fazer?
Eu tenho um conselho muito fácil!
Aprenda a amar de novo!
E você me dirá:
— Como assim? O amor acabou!
Do mesmo jeito que você e seu cônjuge fizeram no início. Quando vocês estavam namorando, como foi que o amor surgiu?
Certamente por causa da bondade, da cortesia, do carinho, da atenção, que ele deu para você ou que você deu para ele. Tudo isso contribuiu para que o amor nascesse e se fortalecesse.
E agora você diz que o amor acabou? Então só resta uma alternativa: volte a amar outra vez, fazendo exatamente como vocês fizeram no princípio quando o amor nasceu.
Amor é uma decisão do coração!
Comunhão e Parceria
Comunhão e Parceria
As pessoas são felizes no matrimônio quando investem nele. O casal deve chegar a um ponto comum em tudo – comunhão. Mesmo que esse ponto comum seja – ok, não concordo com a sua opinião, mas aceito a sua decisão porque é aceitável e eu lhe respeito e amo.
A parceria é dedicar tempo juntos, dedicarem-se um ao outro, esforço intencional para amar, aceitar, aprender mais como ser feliz de verdade.
Perseverança naquilo que combinaram e perseverança na fidelidade e lealdade do matrimônio são fontes de vida.
Mas há outros ingredientes muito importantes:
· Diálogo,
· Respeito,
· Renúncia,
· Fidelidade,
· Compreensão
· Amor, amor, amor!
Nada disso vai acontecer naturalmente, tem de ser forjado no casamento. Casamento bom não é presente do céu que só alguns privilegiados recebem, não, é antes uma conquista diária que traz resultado excelente – vida feliz de verdade!
Nessa conquista dois ingredientes são essenciais: oração e amor. Ame e ore pelo seu matrimônio, em todo tempo, até mesmo nos momentos mais íntimos; peça a Deus pela felicidade do seu casamento e da sua família, sempre.
AMOR ADULTO E PERDÃO INFANTIL
AMOR ADULTO E PERDÃO INFANTIL
Casamento é um desafio tão grande que é preciso maturidade para ser feliz e ao mesmo tempo, é preciso ser criança para perdoar. Se há uma coisa imprescindível no casamento é perdoar.
Na vida, perdoar não é uma opção, é uma necessidade. Deus escolheu o perdão para nos desafiar e aperfeiçoar o nosso caráter. Perdão é alguma coisa que só você pode dar, ninguém pode perdoar por você. Então, perdão é doar-se, é abrir mão, é humilhar-se e isso melhora e muito a qualidade de caráter que a gente tem e é.
Em algum momento seu cônjuge vai falhar, em algum momento vai precisar do seu perdão.
O perdão destrói barreiras e constrói pontes. Quando você não perdoa, você destrói a ponte sobre a qual o perdão passará de volta quando você mesmo falhar.
Efésios 4:32
32 Pelo contrário, sejam bondosos e compassivos uns para com os outros, perdoando uns aos outros, como também Deus, em Cristo, perdoou vocês.
Amor que nunca acaba perdoa e reconstrói.
Me comprometo:
Me comprometo:
A não divorciar, a não abandonar, a não deixar e a comprometer-me incondicionalmente com o meu cônjuge; a superar os defeitos, a viver em comunhão e parceria.