Herança do Senhor
Primícias • Sermon • Submitted
0 ratings
· 137 viewsNotes
Transcript
DEUS E A MINHA FAMÍLIA
NONO DIA – SETEMBRO
Salmos 127:3
3 Herança do Senhor são os filhos; o fruto do ventre, seu galardão.
INTRODUÇÃO
INTRODUÇÃO
Glória a Deus que chegamos ao nono mês das nossas Primícias e desfrutando do ensino da Palavra de Deus sobre a nossa família.
Creio que se você é pai ou mãe, não importa de quanto tempo, você passou algumas situações que você não sabia como exatamente administrar, não é mesmo? Pois é, todos nós como pais, passamos circunstâncias que parece que não sabemos lidar e apelamos para amigos e parentes que nem sempre têm um bom conselho para dar ou a melhor opinião sobre o assunto.
Então vamos nos debruçar na palavra de Deus e receber ensino de pessoas que realmente sabem o que estão falando que buscam a Deus e se preparam e são preparadas pelo Senhor para ajudarem as famílias.
Desfrute!
HERANÇA DO SENHOR
HERANÇA DO SENHOR
A Bíblia diz que os filhos são herança do Senhor. Herança são bens que os pais dão para os filhos ou descendentes de forma geral.
A Bíblia também diz que os pais entesouram para os filhos. A ideia aqui é de que os pais trabalham a vida todos pelo futuro dos seus filhos. É muito grave uma pessoa desprezar a herança dos seus pais, pois ela está desprezando o fruto do trabalho deles para abençoá-los. Imagine sendo uma herança de Deus, um bem de Deus para abençoá-la!
A Bíblia revela como Deus trata uma gravidez:
Isaías 44:24
24 Assim diz o Senhor, o seu Redentor, o mesmo que o formou desde o ventre materno: “Eu sou o Senhor, que faço todas as coisas. Sozinho estendi os céus e sozinho espraiei a terra.
Salmos 139:13,15-16
13 Pois tu formaste o meu interior, tu me teceste no ventre de minha mãe.
15 Os meus ossos não te foram encobertos, quando no oculto fui formado e entretecido como nas profundezas da terra.
16 Os teus olhos viram a minha substância ainda informe, e no teu livro foram escritos todos os meus dias, cada um deles escrito e determinado, quando nem um deles ainda existia.
Então, tanto a geração como todo o curso da gravidez são do Senhor.
A Herança e o Aborto
A Herança e o Aborto
Existe, hoje em dia, uma corrida desenfreada em favor do aborto em muitos países do mundo e no ano de 2020 – 42.7 milhões de abortos foram cometidos em todo o mundo[i].
Nos tempos bíblicos, o deus caananita associado com o sacrifício de crianças se chamava Moloque. A raiz do nome (mlk) está associada com a palavra “rei”, significando sacrifício para o rei. A prática atravessa séculos, muda apenas de nome, mas as crianças são sacrificadas até aos nossos dias. Sacrifícios de crianças, conta-se, eram feitos diariamente no palácio presidencial do Haiti em Port Au Prince, para garantir que o presidente continuaria no poder; o poder de Deus se manifestou num terremoto que destruiu o palácio e destituiu o presidente. No estado da Bahia crianças são sacrificadas diariamente em ritos macabros de espiritismo.
O Moloque dos nossos dias são entidades oficiais e profissionais da saúde investidos do poder do Estado para autorizarem e incentivarem o sacrifício de crianças. Qualquer coisa parece ser razão para sugerir a uma grávida que cometa aborto. Para Deus, o aborto é também profanação:
Levítico 18:21
21 E não entregue nenhum dos seus descendentes para que se dedique a Moloque. Não profane o nome do seu Deus. Eu sou o Senhor.
Uma das irmãs de nossa igreja pediu a Deus um filho e engravidou. Ela e o esposa felizes da vida foram ao médico para o pré-natal e, depois dos exames preliminares o médico disse que havia um problema com a criança que e que seria melhor que ela abortasse. Ela repreendeu aquela palavra e foi a outro médico que constatou que o problema de desenvolvimento que o primeiro médico havia encontrado nada mais era que um erro de conta das semanas e que estava tudo absolutamente bem com a criança. Ela confiou em Deus e evitou um aborto, absolutamente desnecessário.
Gravidez que Resulta de um Estupro
Gravidez que Resulta de um Estupro
Se a gravidez é uma ação divina, por que Deus deixa que uma mulher estuprada engravide?
A gravidez sempre é uma benção de Deus – Nesse caso, Deus viu a violência, mas teve misericórdia da mãe dando-lhe uma herança para apagar o trauma do estupro. O aborto será, sem dúvida, um segundo trauma, um abismo chamando outro.
A versão bíblica NVI – Nova Versão Internacional traduz a expressão como - Os filhos são herança do Senhor, uma recompensa que ele dá. (ênfase nossa). Mesmo nessa circunstância, e especialmente nessa circunstância, a gravidez ainda é uma recompensa de Deus que ajudar muito na cura do trauma. Outras traduções se referem a galardão, não por mérito ou que haja um débito, mas o galardão que é pela graça de Deus – o galardão da graça é aquilo pelo você não trabalhou (Rm 4:4 onde favor é graça).
4 Ora, para quem trabalha, o salário não é considerado como favor, mas como dívida.
Alguém pode dizer: - mas Deus não poderia simplesmente ter evitado que houvesse o estupro? O estupro é uma ação do livre-arbítrio humano, mas a gravidez é uma ação divina. O homem pode errar, mas Deus não erra!
Até Quando são Herança
Até Quando são Herança
Filhos são filhos para sempre!
Nossos filhos não nossos filhos enquanto estão dentro de casa, eles serão sempre nossos filhos e nós sempre seremos uma fonte de informação, de ajuda e de orientação para eles.
Mas devemos ser sábios em como lidar com eles em cada fase da vida. Filhos na infância e na adolescência não devem ser tratados como adultos, isso vai acabar com a infância da criança.
Filhos jovens não devem ser tratados como criança, nem como adultos, eles são jovens.
As dificuldades acontecem quando os pais estendem alguma fase ou quando pulam outra. Por exemplo, pais que tratam crianças infantes como se fossem bebês estão criando crianças mimadas e despreparadas para a vida; elas nunca vão saber como lidar com problemas porque sempre tiveram tudo na mão e foram superprotegidas. Na verdade, satisfazer caprichos e ter os filhos mandando na casa não acontece apenas na infância, mas na adolescência e até mesmo na juventude. O resultado é o mesmo, pessoas despreparadas para vida na sociedade, na família e no seu próprio íntimo.
Ter sem ser é máxima de pais que satisfazem os caprichos dos filhos para não terem problema com eles ou porque simplesmente endeusam seus filhos. Estão cercados de coisas, mas deficientes de qualidades de caráter.
A psicologia observou que é imprescindível que os pais deem carinho aos seus filhos desde o ventre. A Bíblia reconhece a vida e a personalidade desde o ventre (Gn 25:21-23). A falta dessa correspondência de amor e expressão de carinho resulta em muitos problemas para a criança. Nossos filhos são a nossa alegria e devem ser criados com muito carinho, mas também limites e coerência.
21 Isaque orou ao Senhor por sua mulher, porque ela era estéril. O Senhor ouviu as orações dele, e Rebeca, a mulher de Isaque, ficou grávida.
22 Os filhos lutavam no ventre dela. Então ela disse: “Por que isso está acontecendo comigo?” E ela foi consultar o Senhor.
23 E o Senhor lhe respondeu: “Duas nações estão no seu ventre, dois povos, nascidos de você, se dividirão: um povo será mais forte do que o outro, e o mais velho servirá o mais moço.”
A justificativa de muitos pais é de que não foram criados assim e não sabem como proceder. De novo, glória a Deus que estamos em outro tempo e mesmo na Igreja você está aprendendo – é hora de aprender e praticar para ver a família mudar e todos serem muito mais felizes. Seus pais não tiveram a oportunidade de ser ensinados, você sim!
Outros dizem que expressam o amor sem palavra, apenas com atos. Um não substitui o outro. Perto de subir ao céu, o Senhor Jesus perguntou (verbalizou) a Pedro: – Pedro, tu me amas? E ele o fez três vezes! À resposta afirmativa de Pedro o Senhor Jesus orientou que ele demonstrasse esse amor em ações de cuidado com o rebanho. Ou seja, verbo e ação.
É a ausência de carinho nessas fases da vida que leva a criança a aceitar carinho de qualquer um, inclusive homossexual.
Se você não faz isso, é preciso derrubar a barreira. Digo isso principalmente aos homens. Você que é pai, você que tem filhos, especialmente filhas, você precisa se aproximar delas e dizer como elas são “lindas”, e como você as ama e que encanto elas são, porque se você não fizer isso, se você não for carinhoso com seus filhos, especialmente suas filhas, se não abraçá-los, elogiá-los e beijá-los e falar do seu amor por eles, provavelmente, o primeiro “engraçadinho(a)” que disser essas palavras para ela vai conquistar a sua filha, porque estão sendo criados num ambiente carente, pobre de amor. Suas necessidades de afeto e carinho na fase de criança e adolescência não foram satisfeitas, e isso pode ter consequências, correndo o risco de começarem a namorar muito cedo, e de se envolverem em relacionamentos íntimos na fase de adolescência até mesmo com pessoas do mesmo sexo, o que é tão comum nos nossos dias.
Um amigo estava perdendo o seu filho para o homossexualismo por causa da maneira bruta de cria-lo. Ele queria que fosse macho mesmo e então não lhe dava carinho achando que isso iria fazê-lo mais homem. Engano. O filho começou a ter tendências homossexuais. Eu o chamei e conversei com ele e disse que se aproximasse do seu filho. Ele começou a fazê-lo, a sair com o filho e conversar intensamente com ele e me disse como que aliviado – pastor, que bom que o senhor me alertou, acredita que meu filho estava com tendência homossexual? Só ele não estava vendo.
O filho hoje é casado e pai de filhos
A HERANÇA NO FUTURO
A HERANÇA NO FUTURO
Nós estamos preparando nossos filhos para o futuro, para quem eles serão como pais, cidadãos e acima de tudo como servos do Senhor Jesus. Há quem imagine que a criança tem que escolher o que ela quer ser. Acho que tem gente que esqueceu que criança é criança! Ela ainda não tem capacidade para tomar a maioria das decisões sérias da sua vida e precisa muito da ajuda e orientação dos seus pais.
Salmos 127:4
4 Como flechas na mão do guerreiro, assim são os filhos da sua mocidade.
Os filhos são flechas que os pais arremessam para o futuro. Alguém disse que você só pode levar seus filhos até onde você foi; isso é quase verdade – levá-los sim, mas projetá-los, você pode para muito mais longe do que você chegou.
O Poder de Abençoar
O Poder de Abençoar
Nossos filhos devem sempre ser abençoados por nós, devemos sempre proferir palavras de bênçãos para eles. No AT os pais abençoavam seus filhos (Gn 27, 49).
Há poder nas boas palavras. Diga para os seus filhos que eles são responsáveis, que eles são trabalhadores, mesmo que eles não tenham feito uma coisa tão grande. Valorize tudo o que fizerem. Diga: “Parabéns! Vejo que você é responsável, que você é trabalhador”. Abençoe-os com palavras.
Nunca diga que seu filho(a) é preguiçoso(a), que ele é malandro(a), ou que não é inteligente.
Controle-se! Nunca faça isso!
Sabe por quê? Porque quando nossos filhos são pequenos eles creem no que nós falamos para eles. Se você demonstra expectativas negativas sobre eles, eles agirão dessa maneira. Eles terão uma dificuldade muito maior de se desenvolverem.
Como o Senhor Jesus nos ensinou na Sua palavra através do ministério do Apóstolo Paulo, devemos passar sempre coisas boas e positivas para nossos filhos. Enalteça suas virtudes, fale palavras de otimismo, isso irá motivá-los a agir, a buscar por em prática o que lhe falamos.
Filipenses 4:8
8 Finalmente, irmãos, tudo o que é verdadeiro, tudo o que é respeitável, tudo o que é justo, tudo o que é puro, tudo o que é amável, tudo o que é de boa fama, se alguma virtude há e se algum louvor existe, seja isso o que ocupe o pensamento de vocês.
No ministério sempre atendemos pessoas com trauma de infância e adolescência por causa de palavras de maldição que lhes foram impetradas pelos seus pais e que por muito tempo, os filhos acreditavam que estavam realmente valendo, ainda que fossem crentes.
Abençoe o futuro dos seus filhos e não amaldiçoe.
Educar e Informar – Escola X Lar
Educar e Informar – Escola X Lar
A obrigação de educar socialmente e secularmente, na idade antiga, era do pai. A maioria das pessoas não tem a consciência de que nesse aspecto pouca coisa mudou, a obrigado de prover a informação intelectual é da escola, mas a responsabilidade educar social e espiritualmente é dos pais. Tanto que quando alguém falta com boas maneiras chamamos de mal educado e isso não tem a ver com intelecto.
Eduque seus filhos em casa. Um aspecto importante da educação é estabelecer limites e disciplinar, se necessário. Tenha coragem de corrigir. Cuidado com essas ideias modernas de alguns que se apresentam como educadores e dizem que a disciplina produz mágoa, trauma, autoestima negativa, complexos, revolta.
Um bom amigo tinha muito problema com o filho porque um dia o corrigiu fisicamente e até hoje o filho cobrava do pai aquele destempero. Na verdade, o filho não ficou traumatizado, ao contrário, ele usa esse argumento para chantagear e manipular o pai.
Vamos à Fonte de verdade e sabedoria. Acompanhe comigo a leitura:
Provérbios 29:15,17
15 A vara e a disciplina dão sabedoria, mas a criança entregue a si mesma envergonha a sua mãe.
17 Corrija o seu filho, e você terá descanso; ele será um prazer para a sua alma.
Alguns se apegam nesse verso de forma literal, e cometem abuso. A Bíblia não está aqui fazendo uma apologia ao espancamento. O correto é usarmos a palavra “vara” e disciplina” como sinônimos, pois o sentido é de se corrigir quando necessário. Veja que corrigimos e disciplinamos porque amamos. Observe que a disciplina é uma demonstração de amor. Quem ama cuida, não é assim? Então quem ama corrige, o próprio Deus age dessa maneira.
Hebreus 12:6
6 porque o Senhor corrige a quem ama e castiga todo filho a quem aceita.”
Provérbios 29:17
17 Corrija o seu filho, e você terá descanso; ele será um prazer para a sua alma.
Um filho bem instruído, bem disciplinado, conduzido com sabedoria, que conhece limites, que sabe que liberdade requer responsabilidade, e que tem que prestar conta de seus atos, quando corrigido e disciplinado com amor, dará muitas alegrias. Corrigimos e disciplinamos porque amamos, para educar, para livrar do mal, para direcionar nossos filhos pelo caminho do bem, a fim de que eles se tornem pessoas felizes, pessoas úteis.
Agora, uma coisa precisa ficar bem clara: evite extremos. Se por um lado você não pode ser um pai condescendente, permissivo, também não seja abusivo, autoritário.
É muito importante desde a mais tenra idade, mostrar para o seu filho(a) quem está no comando. Nossos filhos precisam desse limite, eles precisam saber quem é que define o certo e o errado, quem estabelece as regras, porque se você não estabelecer isso de maneira bem clara, o seu filho pode colocar você no nível igual a ele, e entrar numa queda de braço para dominar a situação.
Há pais que querem ser muito moderninhos e ensinam os filhos a lhes chamarem de você e se colocam em pé de igualdade com os filhos. Eles terão problemas em várias áreas como – ausência de verdadeira figura paterna e problema de autoridade, ninguém é superior a ele.
E isso não é tão incomum quanto se pensa não; você já ouviu falar de filhos que batem nos pais? Como você imagina que se chegou a esse ponto?
CONCLUSÃO
CONCLUSÃO
Você é um pai ou seus filhos é que te controlam? Uma mãe ou uma marionete? Vocês estão juntos conduzindo seus filhos, ou sendo conduzidos por eles?
Um dos motivos que certos pais não têm autoridade sobre os filhos é a incoerência, por isso: seja coerente! Pratique o que você ensina. Não basta indicar o caminho, é preciso andar nele. Ensino e prática, palavras e exemplo, precisam estar juntos. Com o tempo, as palavras são esquecidas, mas o exemplo, jamais. Nossos filhos têm como um detector de hipocrisia. Observem como eles percebem com quando estamos sendo hipócritas, incoerentes. Eles precisam ver em nós coerência no que falamos e fazemos, senão nossas palavras perderão o efeito. As pessoas sabiam que Jesus pregava o que vivia e vivia o que pregava.
A maior herança que você pode deixar para os seus filhos não são coisas, dinheiro, bens materiais, mas o seu exemplo.
Os bens se desvalorizam, podem até se perder, mas um bom caráter, um bom nome, um bom exemplo, permanecem para sempre.
Nem sempre são os pais mais ricos que deixam a maior e melhor herança para os seus filhos.
Se você quer conduzir seus filhos por um caminho bom, pelo caminho de Deus, por um caminho seguro, ande por ele e certamente o SENHOR vai lhe abençoar e lhe qualificar para essa tarefa de educar filhos para o SENHOR.
[i] Worldometer Dezembro 2020
📷