Em Deus podemos confiar salmo 28

radio line gospel  •  Sermon  •  Submitted
0 ratings
· 28 views
Notes
Transcript

Em Deus podemos confiar Sl 28

Salmo 28.1–9 RA
1 A ti clamo, ó Senhor; rocha minha, não sejas surdo para comigo; para que não suceda, se te calares acerca de mim, seja eu semelhante aos que descem à cova. 2 Ouve-me as vozes súplices, quando a ti clamar por socorro, quando erguer as mãos para o teu santuário. 3 Não me arrastes com os ímpios, com os que praticam a iniquidade; os quais falam de paz ao seu próximo, porém no coração têm perversidade. 4 Paga-lhes segundo as suas obras, segundo a malícia dos seus atos; dá-lhes conforme a obra de suas mãos, retribui-lhes o que merecem. 5 E, visto que não atentam para os feitos do Senhor, nem para o que as suas mãos fazem, ele os derribará e não os reedificará. 6 Bendito seja o Senhor, porque me ouviu as vozes súplices! 7 O Senhor é a minha força e o meu escudo; nele o meu coração confia, nele fui socorrido; por isso, o meu coração exulta, e com o meu cântico o louvarei. 8 O Senhor é a força do seu povo, o refúgio salvador do seu ungido. 9 Salva o teu povo e abençoa a tua herança; apascenta-o e exalta-o para sempre.
o navio Titanic partia da Inglaterra com destino à Nova York em abril de 1912, quando percebeu que estava em perigo de naufragar pediu por ajuda a outras embarcações, porém estas não chegaram a tempo. Mais de 1,5 mil pessoas morreram no naufrágio. Sua ajuda não chegou a tempo.
o salmista passava por grande aflição, seu pedido de socorro não é uma oração comum, é um clamor desesperado;
Salmos Salmo 28

O cenário deste salmo parece ser muito parecido com o do Salmo 26. É possível que a tela de fundo histórica de ambos seja o período da rebelião de Absalão contra Davi. Para Davi, o perigo que ele enfrenta é a hipocrisia de seus inimigos, e a menção do santuário faz com que tudo aponte nesta direção. Ele constitui um apelo em favor do povo e seu rei ungido (o ungido de Deus, “seu messias”, v. 8).

Após ser libertado de grandes perigos pelo socorro divino, Davi, neste Salmo, segundo seu costume, primeiramente registra os votos que fizera em meio às suas dificuldades, e então [registra] suas ações de graças e louvores a Deus, com o fim de induzir outros a seguirem seu exemplo. É provável que ele esteja se referindo às suas perseguições movidas por Saul.

todos nos passamos por aflições e momentos difíceis; nestes momentos a quem você recorre?
nos seus bens
amigos
influência
conhecimento
experiência
sua força
Jeremias 17.5–10 RA
5 Assim diz o Senhor: Maldito o homem que confia no homem, faz da carne mortal o seu braço e aparta o seu coração do Senhor! 6 Porque será como o arbusto solitário no deserto e não verá quando vier o bem; antes, morará nos lugares secos do deserto, na terra salgada e inabitável. 7 Bendito o homem que confia no Senhor e cuja esperança é o Senhor. 8 Porque ele é como a árvore plantada junto às águas, que estende as suas raízes para o ribeiro e não receia quando vem o calor, mas a sua folha fica verde; e, no ano de sequidão, não se perturba, nem deixa de dar fruto. 9 Enganoso é o coração, mais do que todas as coisas, e desesperadamente corrupto; quem o conhecerá? 10 Eu, o Senhor, esquadrinho o coração, eu provo os pensamentos; e isto para dar a cada um segundo o seu proceder, segundo o fruto das suas ações.
Provérbios 30.8–9 RA
8 afasta de mim a falsidade e a mentira; não me dês nem a pobreza nem a riqueza; dá-me o pão que me for necessário; 9 para não suceder que, estando eu farto, te negue e diga: Quem é o Senhor? Ou que, empobrecido, venha a furtar e profane o nome de Deus.
o salmista, porém, coloca sua esperança e confiança no Senhor;
Salmo 28.1–2 RA
1 A ti clamo, ó Senhor; rocha minha, não sejas surdo para comigo; para que não suceda, se te calares acerca de mim, seja eu semelhante aos que descem à cova. 2 Ouve-me as vozes súplices, quando a ti clamar por socorro, quando erguer as mãos para o teu santuário.
1 A ti clamo, ó Senhor; rocha minha, não sejas surdo para comigo; para que não suceda, se te calares acerca de mim, seja eu semelhante aos que descem à cova. 2 Ouve-me as vozes súplices, quando a ti clamar por socorro, quando erguer as mãos para o teu santuário.
CLAMO

07121 קרא qara’

uma raiz primitiva [idêntica a 7122 com a idéia de dirigir-se a uma pessoa ao encontrá-la]; DITAT - 2063; v.

1) chamar, clamar, recitar, ler, gritar, proclamar

1a) (Qal)

1a1) chamar, gritar, emitir um som alto

1a2) chamar, gritar (por socorro), invocar (o nome de Deus)

1a3) proclamar

1a4) ler em voz alta, ler (para si mesmo), ler

1a5) convocar, convidar, requerer, chamar e encarregar, designar, chamar e dotar

1a6) chamar, nomear, colocar nome em, chamar por

1b) (Nifal)

1b1) chamar-se

1b2) ser chamado, ser proclamado, ser lido em voz alta, ser convocado, ser nomeado

1c) (Pual) ser chamado, ser nomeado, ser evocado, ser escolhido

A ti clamo, ó Senhor; rocha minha, não sejas surdo para comigo; para que não suceda, se te calares acerca de mim, seja eu semelhante aos que descem à cova. 2 Ouve-me as vozes súplices, quando a ti clamar por socorro, quando erguer as mãos para o teu santuário.
Há apenas uma “rocha” para o salmista, e ela é o Senhor
Salmo 18.1–2 RA
1 Eu te amo, ó Senhor, força minha. 2 O Senhor é a minha rocha, a minha cidadela, o meu libertador; o meu Deus, o meu rochedo em que me refugio; o meu escudo, a força da minha salvação, o meu baluarte.
É a este que ele faz seu apelo e roga que não se recuse a ouvi-lo. Ele não deseja que Deus continue surdo à sua súplica. Isto realmente significa ser “inativo”, “não atender”. Se Deus não intervier, então a morte o olha no rosto.
CALARES

02814 חשה chashah

uma raiz primitiva; DITAT - 768; v

1) ser silencioso, quieto, calmo, inerte

1a) (Qal) ser silencioso, ser calmo

1b) (Hifil)

1b1) ser silencioso, mostrar silêncio

1b2) mostrar inatividade, ser inerte

1b3) tornar silencioso, fazer calar, acalmar

No Antigo Testamento, “descer ao poço” é uma expressão para a morte (cf. Sl 30.3; 88.4; 143.7).
Salmo 30.3 RA
3 Senhor, da cova fizeste subir a minha alma; preservaste-me a vida para que não descesse à sepultura.
Salmo 88.4 RA
4 Sou contado com os que baixam à cova; sou como um homem sem força,
Salmo 143.7 RA
7 Dá-te pressa, Senhor, em responder-me; o espírito me desfalece; não me escondas a tua face, para que eu não me torne como os que baixam à cova.
O poeta reconhece que necessita de misericórdia, pois sua situação é desesperadora. Ele conserva suas mãos levantadas, por assim dizer, para fora do poço, esperando que Deus o resgate. O “Lugar Santíssimo” era o santuário no interior do tabernáculo/templo, o lugar que simbolizava a presença terrena de Deus.
Embora os homens labutem por toda parte sob um enorme volume de problemas, todavia raramente um em cem recorre a Deus;
Ao chamar Deus, minha força, Davi mais plenamente demonstra que confiava na assistência divina, não só quando se achava à sombra e em paz, mas também quando se achava exposto às mais severas tentações;
Ao comparar-se com os mortos, ele igualmente informa quão grandes eram seus apertos, ainda que seu objetivo não fosse meramente realçar a magnitude de seus perigos, mas também mostrar que quando necessitava de socorro, não o buscava aqui e ali, mas descansava somente em Deus, sem cujo favor não restaria esperança alguma para ele.
Quanto alguém esta em uma situação de extrema aflição, aí tem-se uma oportunidade de aprendizado, onde devemos aprender nossa incapacidade e renunciartodo e qualquer auxílio do mundo, recorrendo tão-somente a Deus.
E como as Escrituras nos informam que Deus responde aos verdadeiros crentes. DEUS É NOSSO ÚNICO LOCAL SEGURO;
Mateus 6.5–7 RA
5 E, quando orardes, não sereis como os hipócritas; porque gostam de orar em pé nas sinagogas e nos cantos das praças, para serem vistos dos homens. Em verdade vos digo que eles já receberam a recompensa. 6 Tu, porém, quando orares, entra no teu quarto e, fechada a porta, orarás a teu Pai, que está em secreto; e teu Pai, que vê em secreto, te recompensará. 7 E, orando, não useis de vãs repetições, como os gentios; porque presumem que pelo seu muito falar serão ouvidos.
ONDE TEMOS COLOCADO NOSSA CONFIANÇA?
NA PRÁTICA TEMOS CONFIADO EM DEUS PARA TUDO? ATÉ QUE PONTO TEMOS DADO CRÉDITO A AFIRMAÇÃO DE CRISTO:
João 15.5 RA
5 Eu sou a videira, vós, os ramos. Quem permanece em mim, e eu, nele, esse dá muito fruto; porque sem mim nada podeis fazer.
EM NOSSA ERA DE FACILIDADES ESQUECEMOS O QUANTO SOMOS FRÁGEIS E DEPENDENTES. ALIMENTO, AR, AGUA, SAÚDE.....
VOCÊ SABE O QUANTO DEPENDE DEUS?
A MINHA VIDA DE ORAÇÃO DETERMINA O QUANTO SEI DA MINHA DEPENDÊNCIA?
A ORAÇÃO É A EXPRESSÃO DA NOSSA FÉ E DEPENDÊNCIA DE DEUS.
SEM A GRAÇA ESTAMOS PERDIDOS, SEM A GRAÇA NADA POSSO, NADA CONSIGO.....
NA ORAÇÃO RECONHEÇO MINHA FRAQUEZA, RECONHEÇO MINHA DEPENDÊNCIA DE DEUS, RECONHEÇO QUE SEM CRISTO NADA SOU, NADA TENHO, NADA POSSO.
3 Não me arrastes com os ímpios, com os que praticam a iniquidade; os quais falam de paz ao seu próximo, porém no coração têm perversidade. 4 Paga-lhes segundo as suas obras, segundo a malícia dos seus atos; dá-lhes conforme a obra de suas mãos, retribui-lhes o que merecem. 5 E, visto que não atentam para os feitos do Senhor, nem para o que as suas mãos fazem, ele os derribará e não os reedificará.
A VIDA DE DAVI DEPENDIA DA RESPOSTA DE DEUS
SEM DEUS TEREMOS O DESTINO DOS PERVERSOS
POR NATUREZA SOMOS INÚTEIS E INIMIGOS DE DEUS
Romanos 3.12 RA
12 todos se extraviaram, à uma se fizeram inúteis; não há quem faça o bem, não há nem um sequer.
SEM A GRAÇA NADA PODEMOS; SEM A GRAÇA TEREMOS O TERRÍVEL DESTINO DOS IMPIOS;
Apocalipse 20.11–15 RA
11 Vi um grande trono branco e aquele que nele se assenta, de cuja presença fugiram a terra e o céu, e não se achou lugar para eles. 12 Vi também os mortos, os grandes e os pequenos, postos em pé diante do trono. Então, se abriram livros. Ainda outro livro, o Livro da Vida, foi aberto. E os mortos foram julgados, segundo as suas obras, conforme o que se achava escrito nos livros. 13 Deu o mar os mortos que nele estavam. A morte e o além entregaram os mortos que neles havia. E foram julgados, um por um, segundo as suas obras. 14 Então, a morte e o inferno foram lançados para dentro do lago de fogo. Esta é a segunda morte, o lago de fogo. 15 E, se alguém não foi achado inscrito no Livro da Vida, esse foi lançado para dentro do lago de fogo.
O INFERNO É UMA REALIDADE, QUE VOCÊ CONCORDE OU NÃO;
ESTE SERÁ O DESTINO DE TODOS AQUELES QUE REJEITAM A GRAÇA DE DEUS EM CRISTO JESUS;
João 3.13–20 RA
13 Ora, ninguém subiu ao céu, senão aquele que de lá desceu, a saber, o Filho do Homem [que está no céu]. 14 E do modo por que Moisés levantou a serpente no deserto, assim importa que o Filho do Homem seja levantado, 15 para que todo o que nele crê tenha a vida eterna. 16 Porque Deus amou ao mundo de tal maneira que deu o seu Filho unigênito, para que todo o que nele crê não pereça, mas tenha a vida eterna. 17 Porquanto Deus enviou o seu Filho ao mundo, não para que julgasse o mundo, mas para que o mundo fosse salvo por ele. 18 Quem nele crê não é julgado; o que não crê já está julgado, porquanto não crê no nome do unigênito Filho de Deus. 19 O julgamento é este: que a luz veio ao mundo, e os homens amaram mais as trevas do que a luz; porque as suas obras eram más. 20 Pois todo aquele que pratica o mal aborrece a luz e não se chega para a luz, a fim de não serem arguidas as suas obras.
e os homens amaram mais as trevas do que a luz....................NO SALMO 28 TEMOS: “3 Não me arrastes com os ímpios, com os que praticam a iniquidade; os quais falam de paz ao seu próximo, porém no coração têm perversidade. ”
DE MANEIRA HIPÓCRITA FALAM EM PAZ AO SEU PRÓXIMO;
TODO NOSSO PROBLEMA ESTA EM NOSSO CORAÇÃO; NÃO HÁ REMÉDIO QUE POSSA CURAR O MAL QUE ESTA EM NOSSO CORAÇÃO. POR NATUREZA SOMOS ESCRAVOS DO PECADO E AMAMOS O PERVERSO, O MALIGNO, ESCOLHEMOS BARRABAS PORQUE ELE SE IDENTICA CONOSCO. REJEITAMOS A CRISTO PORQUE ELE É SANTO, PORQUE ELE É A EXPRESSÃO EXATA DE DEUS. AS PESSOAS FALAM QUE AMAM A DEUS, QUE CREEM EM CRISTO. MAS SÃO APENAS PALAVRAS. NO SEU INTERIOR AMAM A MENTIRA, AMAM O PECADO;
AMARAM EM JOÃO 3

25 αγαπαω agapao

Talvez de agan (muito) [ou cf 5689 עגב]; TDNT 1:21,5; v

1) com respeito às pessoas

1a) receber com alegria, acolher, gostar muito de, amar ternamente

2) com respeito às coisas

2a) estar satisfeito, estar contente sobre ou com as coisas

NO CORAÇÃO TEM PERVERSIDADE

03824 לבב lebab

procedente de 3823; DITAT - 1071a; n m

1) homem interior, mente, vontade, coração, alma, inteligência

1a) parte interior, meio

1a1) meio (das coisas)

1a2) coração (do homem)

1a3) alma, coração (do homem)

1a4) mente, conhecimento, razão, reflexão, memória

1a5) inclinação, resolução, determinação (da vontade)

1a6) consciência

1a7) coração (referindo-se ao caráter moral)

1a8) como lugar dos desejos

1a9) como lugar das emoções e paixões

1a10) como lugar da coragem

PERVERSIDADE

07451 רע ra ̀

procedente de 7489; DITAT - 2191a,2191c adj.

1) ruim, mau

1a) ruim, desagradável, maligno

1b) ruim, desagradável, maligno (que causa dor, infelicidade, miséria)

1c) mau, desagradável

1d) ruim (referindo-se à qualidade - terra, água, etc)

1e) ruim (referindo-se ao valor)

1f) pior que, o pior (comparação)

1g) triste, infeliz

1h) mau (muito dolorido)

1i) mau, grosseiro (de mau caráter)

1j) ruim, mau, ímpio (eticamente)

1j1) referindo-se de forma geral, de pessoas, de pensamentos

1j2) atos, ações n. m.

2) mal, aflição, miséria, ferida, calamidade

2a) mal, aflição, adversidade

2b) mal, ferida, dano

2c) mal (sentido ético) n. f.

3) mal, miséria, aflição, ferida

3a) mal, miséria, aflição

3b) mal, ferida, dano

3c) mal (ético)

SEM A GRAÇA É ISSO QUE SOMOS E NADA PODEMOS FAZER PARA MUDAR;
Jeremias 13.22–23 RA
22 Quando disseres contigo mesmo: Por que me sobrevieram estas coisas? Então, sabe que pela multidão das tuas maldades se levantaram as tuas fraldas, e os teus calcanhares sofrem violência. 23 Pode, acaso, o etíope mudar a sua pele ou o leopardo, as suas manchas? Então, poderíeis fazer o bem, estando acostumados a fazer o mal.
SÓ DEUS PODE MUDAR NOSSA NATUREZA, MUDAR NOSSO CORAÇÃO;
Ezequiel 36.26–28 RA
26 Dar-vos-ei coração novo e porei dentro de vós espírito novo; tirarei de vós o coração de pedra e vos darei coração de carne. 27 Porei dentro de vós o meu Espírito e farei que andeis nos meus estatutos, guardeis os meus juízos e os observeis. 28 Habitareis na terra que eu dei a vossos pais; vós sereis o meu povo, e eu serei o vosso Deus.
João 3.3 RA
3 A isto, respondeu Jesus: Em verdade, em verdade te digo que, se alguém não nascer de novo, não pode ver o reino de Deus.
5 E, visto que não atentam para os feitos do Senhor, nem para o que as suas mãos fazem, ele os derribará e não os reedificará.
REJEITAR A CRISTO E REJEITAR A MAIOR OBRA DE DEUS A NOSSO FAVOR. A ESTE SÓ RESTA A CONDENAÇÃO ETERNA, O INFERNO, O SOFRIMENTO ETERNO;
NINGUÉM PASSARÁ IMPUNE; AS VEZES NOS PERGUNTAMOS SE DEUS NÃO VÊ O QUE ESTA ACONTECENDO, PORQUE ELE NÃO FAZ ALGO. ELE FARÁ.
MAS AGORA AINDA HÁ ESPERANÇA PARA MUDAR NOSSO DESTINO ETERNO, A MENSAGEM MAIS IMPORTANTE DA FACE DA TERRA AINDA ESTA SENDO PREGADA, AS PORTAS DA GRÇA ESTÃO ABERTAS, E O SENHOR TE CHAMA PARA ENTRAR.
1Coríntios 2.1–2 RA
1 Eu, irmãos, quando fui ter convosco, anunciando-vos o testemunho de Deus, não o fiz com ostentação de linguagem ou de sabedoria. 2 Porque decidi nada saber entre vós, senão a Jesus Cristo e este crucificado.
1Coríntios 2.9–10 RA
9 mas, como está escrito: Nem olhos viram, nem ouvidos ouviram, nem jamais penetrou em coração humano o que Deus tem preparado para aqueles que o amam. 10 Mas Deus no-lo revelou pelo Espírito; porque o Espírito a todas as coisas perscruta, até mesmo as profundezas de Deus.
1Coríntios 2.12 RA
12 Ora, nós não temos recebido o espírito do mundo, e sim o Espírito que vem de Deus, para que conheçamos o que por Deus nos foi dado gratuitamente.
1Coríntios 2.14–16 RA
14 Ora, o homem natural não aceita as coisas do Espírito de Deus, porque lhe são loucura; e não pode entendê-las, porque elas se discernem espiritualmente. 15 Porém o homem espiritual julga todas as coisas, mas ele mesmo não é julgado por ninguém. 16 Pois quem conheceu a mente do Senhor, que o possa instruir? Nós, porém, temos a mente de Cristo.
AQUELES QUE OUVEM A MENSAGEM DO EVANGELHO E CREEM SE TORNAM FILHOS DE DEUS. FILHOS AMADOS A QUEM O PAI OUVE E CUIDA
6 Bendito seja o Senhor, porque me ouviu as vozes súplices! 7 O Senhor é a minha força e o meu escudo; nele o meu coração confia, nele fui socorrido; por isso, o meu coração exulta, e com o meu cântico o louvarei. 8 O Senhor é a força do seu povo, o refúgio salvador do seu ungido. 9 Salva o teu povo e abençoa a tua herança; apascenta-o e exalta-o para sempre.
AQUI O SALMISTA MUDA SEU TOM, PORQUE SABE QUE FOI OUVIDO; DEUS SEMPRE OUVE SEU POVO, SEMPRE CUIDA DE SEU POVO;
SERVIMOS A UM DEUS VIVO;
AS VEZES DEUS NÃO RESPONDE NA HORA QUE QUEREMOS E DO JEITO QUE IMAGINAMOS. MAS A VERDADE É QUE ELE SEMPRE NOS OUVE, E NOS CONCEDE COISAS MELHORES DO QUE AQUELAS QUE PEDIMOS.
Filipenses 1.6 RA
6 Estou plenamente certo de que aquele que começou boa obra em vós há de completá-la até ao Dia de Cristo Jesus.
DEUS ESTA TRABALHANDO EM NÓS. ISSO NOS DA ESPERANÇA, SEGURANÇA....
Romanos 8.31–39 RA
31 Que diremos, pois, à vista destas coisas? Se Deus é por nós, quem será contra nós? 32 Aquele que não poupou o seu próprio Filho, antes, por todos nós o entregou, porventura, não nos dará graciosamente com ele todas as coisas? 33 Quem intentará acusação contra os eleitos de Deus? É Deus quem os justifica. 34 Quem os condenará? É Cristo Jesus quem morreu ou, antes, quem ressuscitou, o qual está à direita de Deus e também intercede por nós. 35 Quem nos separará do amor de Cristo? Será tribulação, ou angústia, ou perseguição, ou fome, ou nudez, ou perigo, ou espada? 36 Como está escrito: Por amor de ti, somos entregues à morte o dia todo, fomos considerados como ovelhas para o matadouro. 37 Em todas estas coisas, porém, somos mais que vencedores, por meio daquele que nos amou. 38 Porque eu estou bem certo de que nem a morte, nem a vida, nem os anjos, nem os principados, nem as coisas do presente, nem do porvir, nem os poderes, 39 nem a altura, nem a profundidade, nem qualquer outra criatura poderá separar-nos do amor de Deus, que está em Cristo Jesus, nosso Senhor.
DEUS É PODEROSO, ONIPOTENTE, ONIPRESENTE, ONISCIENTE....E ELE NOS AMA E QUER NOS SALVAR
A MAIOR PROVA DO AMOR DE DEUS É A CRUZ DE CRISTO. SE NÃO CREMOS EM SEU AMOR ALI, SOMOS CEGOS.....
NÃO PODEMOS DEIXAR AS CIRCUNSTÂNCIAS AO NOSSO REDOR, MOLDAR NOSSA VISÃO DE DEUS...
Romanos 8.28 RA
28 Sabemos que todas as coisas cooperam para o bem daqueles que amam a Deus, daqueles que são chamados segundo o seu propósito.
EM TUDO DEUS TRABALHA POR NÓS E EM NOS;
João 16.33 RA
33 Estas coisas vos tenho dito para que tenhais paz em mim. No mundo, passais por aflições; mas tende bom ânimo; eu venci o mundo.
Romanos 8.18 RA
18 Porque para mim tenho por certo que os sofrimentos do tempo presente não podem ser comparados com a glória a ser revelada em nós.
SEM CRISTO NÃO EXISTE COMUNHÃO ENTRE NÓS E DEUS....SOMOS INIMIGOS, ESTAMOS DEBAIXO DA IRA.....SÓ CRISTO PODE NOS RECONCILIAR COM DEUS.....
O SALMISTA DEMONSTRA GRATIDÃO, ESSE DEVE SER O SENTIMENTO DE TODO CRISTÃO QUE ENTENDE O QUE DEUS JÁ FEZ POR NÓS;
DEUS É NOSSO PASTOR, NELE PODEMOS CONFIAR;
PORQUE SOMOS FILHOS DEUS NOS ATENDE
Hebreus 4.16 RA
16 Acheguemo-nos, portanto, confiadamente, junto ao trono da graça, a fim de recebermos misericórdia e acharmos graça para socorro em ocasião oportuna.
O BARULHO DO MUNDO PODE NOS ATRAPALHAR A OUVIR A DEUS.....
DEUS FALA ATRAVÉS DA PALAVRA, DOS SERMÕES, DA COMUNHÃO.....NOS É QUE NOS FAZEMOS SURDOS. AS VEZES NÃO QUEREMOS OUVR....
A BÍBLIA ESTA REPLETA DE ORIENTAÇÕES QUE NOS INCENTIVAM A ORAR. DEUS QUE SE RELACIONAR CONOSCO. PRA ISSO FOMOS CRIADOS.........
Related Media
See more
Related Sermons
See more