Daniel 1.1-21 - Coragem e recompensa na corte do rei estrangeiro.
Daniel • Sermon • Submitted
0 ratings
· 35 viewsNotes
Transcript
Ideia principal: “O servo de Deus é protegido e salvo, porque se mostra fiel até mesmo em terras estrangeiras”.
Introdução.
Em 2015 foi estreado o filme com o nome de “invencível”, um drama que se concentra em narrar os acontecimentos que marcaram a vida de Luiz Zamperine como prisioneiro de guerra.
Com a queda de seu avião, Luiz fica 47 dias a deriva no mar e depois é capturado por soldados japoneses em plena segunda guerra, quando Japão e EUA estavam no auge de seus ataques.
Zamperine foi submetido a toda barbárie física, mental e emocional que uma pessoa pode passar simplesmente pelo fato de um soldado americano, mas também um atleta olímpico.
Seu algoz, o oficial japonês Watanabe, submete Luiz as mais rigorosas provações, com requente de dor física e humilhação, mas Luiz permanece de pé.
A história de Luiz, retratada no filme invencível, tem muita semelhança com a história que iremos ver nas Escrituras no capítulo 1 de Daniel que revela a provação de 4 jovens judeus fiéis ao Senhor, que mesmo em um cativeiro de um algoz que se opõe ao Deus dos céus, decide em seu coração não se render em terras estrangeiras.
O texto Bíblico que acabamos de ler, relata que Deus é soberanos sobre tudo e todos e recompensa os servos fiéis que estão sendo provados em um mundo que se opõe a Ele.
Como servos de Deus, não podemos esquecer que os crentes vivem em uma terra hostil, anticristã, que odeia todo aquele que professa a fé em Cristo Jesus.
O próprio Senhor Jesus, nos advertiu que “Por cauda do meu nome sereis odiados por todos” (Mt 10.22).
O príncipe deste mundo é um algoz violento, veio para matar, roubar e destruir (Jo 10.10) e está rugindo como um leão buscando alguém para tragar. (1Pe 5.8). Então não podemos nos esquecer que o exilio em que vivemos, “pois nossa pátria é no céu” se levantará com todo tipo de provações que possamos imaginar, cabe aos filhos de Deus permanecerem firmes, honrarem o nome de Deus e não se contaminarem com este mundo. É exatamente isso que Daniel 1 nos ensina e quando sabemos disso, respondemos com total segurança o fato do porquê Deus permite que seus filhos passem por provações diversas neste mundo.
1. Pelo simples fato de que o nome de Deus seja conhecido entre todos, povos e nações.
Para que as misericórdias de Deus vão além de nós e servirá para alcançar pessoas que não imaginamos.