Reconstruir 2: A preparação para a reconstrução
Reconstruir • Sermon • Submitted
0 ratings
· 30 viewsNotes
Transcript
No mês de nisã, no ano vigésimo do rei Artaxerxes, uma vez posto o vinho diante dele, eu o tomei para oferecer e lho dei; ora, eu nunca antes estivera triste diante dele. O rei me disse: Por que está triste o teu rosto, se não estás doente? Tem de ser tristeza do coração. Então, temi sobremaneira e lhe respondi: viva o rei para sempre! Como não me estaria triste o rosto se a cidade, onde estão os sepulcros de meus pais, está assolada e tem as portas consumidas pelo fogo? Disse-me o rei: Que me pedes agora? Então, orei ao Deus dos céus e disse ao rei: se é do agrado do rei, e se o teu servo acha mercê em tua presença, peço-te que me envies a Judá, à cidade dos sepulcros de meus pais, para que eu a reedifique. Então, o rei, estando a rainha assentada junto dele, me disse: Quanto durará a tua ausência? Quando voltarás? Aprouve ao rei enviar-me, e marquei certo prazo. E ainda disse ao rei: Se ao rei parece bem, deem-se-me cartas para os governadores dalém do Eufrates, para que me permitam passar e entrar em Judá, como também carta para Asafe, guarda das matas do rei, para que me dê madeira para as vigas das portas da cidadela do templo, para os muros da cidade e para a casa em que deverei alojar-me. E o rei mas deu, porque a boa mão do meu Deus era comigo.
Então, fui aos governadores dalém do Eufrates e lhes entreguei as cartas do rei; ora, o rei tinha enviado comigo oficiais do exército e cavaleiros. Disto ficaram sabendo Sambalate, o horonita, e Tobias, o servo amonita; e muito lhes desagradou que alguém viesse a procurar o bem dos filhos de Israel.
Introdução
Contextualização
Rei Artaxerxes
Nome próprio ou título (como César e Faraó) de três reis da Pérsia, dois dos quais são mencionados na Bíblia.
X entende que a tristeza de Neemias está associada a uma tensão: o fato de resolver que "hoje” era o dia de declarar sua intenção ao rei (Ne 1.11).
Neemias sabia que ele tinha uma grande oportunidade devido ao seu posto. Se não soubesse aproveitar bem essa oportunidade, poderia não haver outra.
E ele pediria ao rei para fazer uma revisão de sua política (Ed 4.21). “Uma reviravolta tão rápida seria pedir muito e “o furor do rei são uns mensageiros de morte” (Pv 16.14).
Deus nos chama a enfrentar os riscos da reconstrução
- O desafio da liderança/gerência média (abaixo de Artaxerxes)
Como lidar com um superior que intransigente?
Um líder intermediário superior pode ser visto como uma ameaça para seu “chefe”
Aqui Neemias se encontra numa posição de nem poder sair da cidade sem a permissão do rei
A tristeza de Neemias leva a um risco de morte por possível traição. Não é a toa que Neemias teme, em vez de achar “bonitinha” a pergunta do Rei. (“Então, temi sobremaneira” (Ne 2.2))
O pedido para reconstrução, contrariava a própria palavra do rei (Ed 4.17-24).
Neemias, de forma sábia, insere o assunto primeiramente como uma situação de “golpe pessoal”, não como uma questão política.
Quando há clareza de que “a cidade onde estão os sepulcros de meus pais” era Jerusalém, a simpatia o Rei já havia sido conquistada e a disposição de ajudar que estava clara.