ABASTANÇA E LONGEVIDADE
Notes
Transcript
DEUS E A MINHA FAMÍLIA
DÉCIMO DIA – OUTUBRO
DÉCIMO DIA – OUTUBRO
Efésios 6:2-3 – ACF
2 “Honre o seu pai e a sua mãe”, que é o primeiro mandamento com promessa,
3 “para que tudo corra bem com você, e você tenha uma longa vida sobre a terra”.
INTRODUÇÃO
INTRODUÇÃO
Honrar o pai e a mãe é um ato de amor. Os pais ajudam os filhos a crescer e ensinam coisas muito importantes para que tenham uma vida longa.
Os filhos que honram os pais e ouvem seus conselhos poderão evitar muitos erros. Cuidar dos pais no fim da vida é uma forma de mostrar apreço por tudo.
O estudo do décimo dia é também uma orientação para pais e filhos. Especialmente porque, na maioria, estamos longe dos nossos pais no Brasil, faz muito sentido observar que o que devemos ensinar aos nossos filhos, vale muito para nós também.
AMOR – RESPEITO – HONRA
AMOR – RESPEITO – HONRA
Existe uma onda muito forte de falta de respeito aos mais velhos, inclusive nos relacionamentos familiares, por isso é um desafio muito grande vivermos esse mandamento do SENHOR.
Infelizmente, ao longo de décadas, as crianças estão sendo doutrinadas pelas filosofias seculares nas escolas, nos filmes, nas artes e em quase toda a sociedade que elas têm direito a espaço e voz em qualquer lugar. Mas uma criança não tem noção da medida do respeito e da boa conduta, ela tem que ser ensinada a amar, respeitar e honrar os mais velhos, isso não é uma questão de decisão, é uma questão de educação social, para a pessoa ser uma pessoa sociável e não uma pessoa rude. Se ela aprender a amar os mais velhos, vai aprender facilmente a respeitá-los.
Mas infelizmente, o progressismo aparelhado nas docências de elementares a universitárias, estão formando verdadeiros ermitões e autistas sociais com o rótulo de pós-moderno.
Provérbios 22:6
6 Ensine a criança no caminho em que deve andar, e ainda quando for velho não se desviará dele.
Daí o nosso esforço de estabelecer nossa escola e aplicar ensinos que possam garantir aos nossos filhos o acesso à verdade e liberdade à luz da palavra de Deus e não das prisões mentais infiltradas nos meios acadêmicos seculares.
INGRATIDÃO
INGRATIDÃO
Certa vez um pastor foi conversar com um rapaz de sua igreja, um bom rapaz, mas o assunto da conversa foi exatamente esse: por que ele estava tendo um comportamento “reprovável” com o pai? O pai era um homem simples, mas um fiel homem de Deus. Ele era uma pessoa que não teve oportunidade de estudar, inclusive aprendeu a ler através da Bíblia, mas, era um homem dedicado, sincero, bom esposo, bom pai, trabalhador, responsável e dedicado nas atividades da igreja, onde exercia a função de diácono; um homem exemplar.
O filho tratava o pai com muito desprezo dentro e fora de casa. Esse rapaz tinha uma namorada, uma jovem muito bonita. Ele também era um rapaz de boa aparência, estudioso, inteligente, estudava inglês e era desenvolvido na área de informática, mas, infelizmente, esse rapaz, no relacionamento com o pai, o despreza muito. Ele dizia para seus amigos, e também para a namorada, que o pai era ignorante, um ho- mem iletrado, do qual ele se envergonhava, e é claro, ao saber disso, esse pastor, que conhecia tanto o pai, como o filho, foi conversar com o filho. Marcaram um lugar e ao se aproximar do rapaz, o cumprimentou, perguntou como estavam as coisas. O rapaz disse que estava tudo bem. Então o pastor perguntou:
− Olha, eu fiquei sabendo de uns comentários que me deixaram muito triste. Eu queria saber se isso é verdade. Eu ouvi dizer que você tem desprezado o seu pai! Você tem zombado dele para a sua namorada e para os seus amigos. Isso procede, é verdade?
O rapaz ficou meio sem graça, e disse:
− É, pastor, eu não sei o que lhe disseram, mas, meu pai ...tenha paciência! Ele se veste muito mal, fala muito errado, eu sei que ele é uma pessoa boa, que o SENHOR gosta muito dele, mas, meu pai é um coitado!
Ao ouvir essas palavras o pastor tomou a palavra e disse:
− Saiba de uma coisa: se você hoje está estudando, aprendendo inclusive um outro idioma, se você hoje se considera fera nessa questão de tecnologia, saiba que tudo isso é fruto do esforço do seu pai, porque a oportunidade que ele não teve de estudar ele está dando a você. Você sabe que ele trabalha duro, trabalha pesado, tentando fazer o melhor por você e pela sua família. Como eu fico decepcionado com você por ter dito essas palavras tão infelizes em relação ao seu pai. E saiba que o coitado aqui é você pela maneira como você se relaciona com tanta ingratidão. Que Deus tenha misericórdia de você! O seu pai é um homem sábio, um homem inteligente, um homem de Deus, um homem honrado, um homem com dignidade. Ele deixa um exemplo maravilhoso para as pessoas que lhe conhecem, mas que pena que ele tenha um filho tão ingrato!
O rapaz, ao ouvir essas palavras, ficou pensativo. O pastor pôde então abraçá-lo e orar com ele, confiante de que suas palavras, se não no momento imediato, certamente no futuro, surtiriam efeito naquele rapaz, principalmente quando ele tivesse um filho, ou uma filha, porque só aí talvez, compreendesse como dói a ingratidão de um filho.
Sem dúvida, a maior ingratidão nos relacionamentos é a de filhos para com seu pai, para com sua mãe. E como dói essa ingratidão! Os filhos vieram dos pais, os pais cuidaram, educaram. Criar filho dá trabalho e traz preocupação! Criar filho traz despesas, e isso traz também uma expectativa natural, de que esse amor que foi demonstrado aos filhos será correspondido. Mas, quando isso não acontece, que decepção! Vem assim um imenso vazio, uma indescritível tristeza no coração. Por isso, podemos afirmar que a maior ingratidão que existe nos relacionamentos, a que mais dói, que mais traz tristeza é a de filhos para pais.
Deuteronômio8:12-14
12 Não aconteça que, depois de terem comido e estarem fartos, depois de haverem edificado boas casas e morado nelas;
13 depois de se multiplicarem o seu gado e os seus rebanhos, e aumentar a sua prata e o seu ouro, e ser abundante tudo o que vocês têm,
14 se eleve o seu coração e vocês se esqueçam do Senhor, seu Deus, que os tirou da terra do Egito, da casa da servidão,
INTELECTO X SABEDORIA
INTELECTO X SABEDORIA
Inteligência e sabedoria são duas coisas muito diferentes. A sabedoria nos ensina como usar a inteligência.
Provérbios 6:20 e 21
20 Meu filho, guarde o mandamento de seu pai e não abandone a instrução de sua mãe.
A orientação do SENHOR é muito clara. A Palavra de Deus está dizendo que nós devemos ouvir as instruções de nossas mães, os conselhos dos nossos pais e guardá-los. Isso quer dizer assimilar, carregar consigo para sempre, pois um dia você vai precisar. Eles sempre serão para o nosso bem. Isso é ser sábio, é ter verdadeira sabedoria.
Se os seus pais são pessoas tementes a Deus, tem procurado andar nos caminhos do SENHOR, então você tem o dever de seguir os conselhos de seus pais. Seus pais lhe amam, querem o seu bem, eles tem mais experiência, e eles seguem a Deus. Claro que é possível que seus pais falhem, mas siga as orientações deles, porque seguindo a Deus de verdade, dificilmente eles vão errar e provavelmente eles estejam certos ao lhe dar um conselho, ao fazer uma observação, ao dar uma orientação.
HONRAR A DEUS E AOS PAIS
HONRAR A DEUS E AOS PAIS
É muito importante lembrarmos que não nos estamos referindo somente aos jovens, mas aos filhos de todas as idades que têm pais vivos ou não.
Êxodo 20:12:
12 — Honre o seu pai e a sua mãe, para que você tenha uma longa vida na terra que o Senhor, seu Deus, lhe dá.
O quinto mandamento, também foi escrito pelo próprio dedo santo de Deus, em tábuas de pedra. Honrar é muito mais do que simplesmente ter consideração com os pais, honrar aqui, no sentido bíblico, inclui a obediência e reverência. Veja que interessante, esse é o quinto mandamento da lei de Deus. As duas tábuas são divididas da seguinte forma; os primeiros quatro mandamentos na primeira tábua, e os últimos seis na segunda tábua.
O primeiro mandamento começa assim: “Não terá outros deuses diante de mim...” (Êx 20:3). Isso significa que nós devemos ser leais àquele que é o autor da nossa vida. Já o quinto mandamento, que é o primeiro da segunda tábua, é exatamente esse que mencionamos: “honra a teu pai e tua mãe...”
3 — Não tenha outros deuses diante de mim.
Enquanto o primeiro mandamento nos chama para nossa lealdade para com aquele que é o Autor da vida, esse primeiro mandamento da segunda tábua nos chama para sermos leais àqueles que geraram a nossa vida.
Nós honramos nossos pais quando obedecemos às suas orientações e seguimos os seus conselhos.
Nós honramos nossos pais quando os tratamos na nossa mais elevada consideração entre todas as pessoas – estejam nossos pais vivos ou não. E quando nós falamos dos nossos pais, quando nos dirigimos aos nossos pais, devemos fazê-lo com o máximo de respeito.
Você honra seus pais quando você demonstra gratidão e apreço pelo que eles fizeram e fazem por você.
Nós honramos nossos pais quando nos mantemos conectados com eles, sejam quais forem as circunstâncias, quer vivam perto ou longe de nós, podemos fazê-lo, especialmente hoje em dia.
Nós honramos nossos pais também quando nós cuidamos deles, quando eles não podem mais cuidar de si mesmos, e nós os servimos sem reclamar. Os pais podem estar idosos, mas devemos honrá-los até o fim.
PARA QUE TE VÁ BEM
PARA QUE TE VÁ BEM
Esse é o primeiro mandamento com promessa. A Bíblia diz que as promessas de Deus são sim e amém (2Co 1:20).
20 Porque todas as promessas de Deus têm nele o “sim”. Por isso, também por meio dele se diz o “amém” para glória de Deus, por meio de nós.
O valor dessa promessa, portanto, não é diferente ou menor que a do dízimo onde o Senhor se compromete a cumprí-la e, no caso do dízimo, desafia o homem a fazer prova dEle. É claro que você não pode fazer uma coisa e desprezar a outra – dar o dízimo é muito importante e bíblico, mas deve igualmente honrar pai e mãe se quiser ir bem na vida.
O Conceito Bíblico da Abastança
O Conceito Bíblico da Abastança
O conceito econômico de abastança é ter o suficiente para viver durante um significativo período mesmo que você não esteja recebendo salário ou não aufira qualquer lucro. Em outras palavras ser capaz de viver de economias ou de alguma renda que não seja um salário ou qualquer outro tipo de compensação financeira.
Já o conceito bíblico de abastança está esposado no livro de Malaquias:
Malaquias 3:10
10 Tragam todos os dízimos à casa do Tesouro, para que haja mantimento na minha casa. Ponham-me à prova nisto, diz o Senhor dos Exércitos, se eu não lhes abrir as janelas do céu e não derramar sobre vocês bênção sem medida.
Se a abastança é ter com o que viver mesmo sem receber salário, ela é relativa; para você viver você precisa de um valor diferente do que outras pessoas. Uns precisam de mais e outros de menos.
A Bíblia diz que Deus derramará sobre a vida do fiel a maior abastança!
A maior abastança é sinal de que você vai bem e é cumprimento da promessa de Deus.
LONGEVIDADE
LONGEVIDADE
Efésios 6:2-3
2 “Honre o seu pai e a sua mãe”, que é o primeiro mandamento com promessa,
3 “para que tudo corra bem com você, e você tenha uma longa vida sobre a terra”.
Maus filhos têm a vida abreviada, interrompida por causa da imprudência, ingratidão, precipitação. Alguns poderiam ter sido grande homens ou mulheres de Deus, mas... não honrou pai e mãe.
Àqueles que honram pai e mãe a Bíblia promete longevidade e benção:
Genesis 15:15
15 E você irá para junto de seus pais em paz; será sepultado em boa velhice.
CONCLUSÃO
CONCLUSÃO
Se você sente que tem errado, reconsidere seu comportamento, suas atitudes, e siga o conselho bíblico: honre ao seu pai e a sua mãe; não importa onde eles estejam.
E se você servir a Deus de coração e honrar seus pais, o SENHOR vai te honrar, aqui nesse mundo e na sua vinda com a vida eterna. O SENHOR vai lhe abençoar e lhe qualificar para essa tarefa de educar filhos para a glória do nosso SENHOR.