Alicerce
Primícias • Sermon • Submitted
0 ratings
· 27 viewsEduque seus filhos amando ao Senhor Jesus Cristo – essa é a sua grande missão. Quando Jó perdeu seus filhos, apesar de estar triste, estava em paz porque ele havia cumprido a sua missão. Jó sabia que havia feito a sua parte.
Notes
Transcript
6 Ensine a criança no caminho em que deve andar, e ainda quando for velho não se desviará dele.
INTRODUÇÃO
INTRODUÇÃO
Esse ano de 2021 Deus tem um bônus para nós nas Primícias – um 13º. O décimo terceiro estudo dessa série das primícias é um dos mais lindos que o Senhor está nos dando e fala d’a base da vida dos nossos filhos que, se estabelecida da maneira adequada, vai durar para sempre.
Na verdade, nós vamos tomar o exemplo bíblico de dois pais que perderam seus filhos e como eles reagiram diante da circunstância. Um deles havia estabelecido uma boa base para os seus filhos e o outro, não.
A Bíblia nos ensina que devemos estar sempre olhando para frente, considerando sempre a perspectiva do futuro, esperando o melhor que ainda está por vir, tanto aqui na Terra, como na gloriosa vinda do nosso querido Senhor Jesus Cristo.
Isso significa que criar filhos é ter visão de futuro e prepará-los para as mais diferentes circunstâncias da vida. Mesmo que nós nunca tenhamos vivido o que eles eventualmente vão viver, as bases de escolhas morais, caráter e princípios da Palavra de Deus servirão de parâmetro para eles.
Desfrute!
O INVERSO DA LÓGICA
O INVERSO DA LÓGICA
É lógico na vida que os pais partam para a eternidade antes dos seus filhos.
o ciclo da vida é os filhos sepultarem os pais, e não os pais sepultarem os filhos.
O inverso da lógica é quando, fatidicamente, os filhos morrem antes dos seus pais. A dor é ainda muito maior e não é nada fácil assimilar essa situação e se acostumar com a ideia.
Quando esses dois pais souberam da morte de seus filhos houve um contraste muito grande em como eles reagiram ao saber da notícia, o que, de novo, sem dúvida, não é natural.
Davi & Jó
Davi & Jó
2Samuel 18:33
33 Então o rei, profundamente comovido, subiu à sala que estava por cima do portão e chorou. E, andando, dizia: — Meu filho Absalão, meu filho, meu filho Absalão! Quem me dera que eu tivesse morrido em seu lugar, Absalão, meu filho, meu filho!
Desespero
Desespero
Você percebe aqui que o rei Davi estava realmente desesperado, ele sai gritando o nome do filho, e o seu desejo era de ter morrido no lugar do seu filho Absalão, tal era a angústia e o desespero que naquele momento o rei Davi estava sentindo.
Mesmo em tristeza, adore ao Senhor
Mesmo em tristeza, adore ao Senhor
Agora vamos a reação do patriarca Jó. Jó também foi pai. A Bíblia diz que ele teve dez filhos, e a Bíblia diz que Jó perdeu todos os seus dez filhos num mesmo instante, no mesmo momento, no mesmo dia.
Os dez filhos estavam reunidos na casa do irmão mais velho, fazendo uma festa, um banquete, quando veio um vento impetuoso do deserto e destruiu aquela casa. Jó recebeu a notícia de que todos os seus filhos estavam mortos, estavam debaixo dos escombros daquela casa, e olha a reação desse pai:
Jó 1:20-21:
20 Então Jó se levantou, rasgou o seu manto, rapou a cabeça, prostrou-se em terra e adorou.
21 E disse: — Nu saí do ventre de minha mãe e nu voltarei. O Senhor o deu e o Senhor o tomou; bendito seja o nome do Senhor!
Glória a Deus! Que reação incrível!
Os dez filhos estavam mortos, e ele reage absolutamente diferente de Davi!
Jó se lança ao chão e rasga suas roupas. Isso era uma demonstração de profunda tristeza, de angústia, de dor no coração. Na realidade, ele está se prostrando diante do SENHOR, mas, para adorar.
Qual seria a razão de respostas tão diferentes para eventos tão semelhantes?
No Tempo Certo
No Tempo Certo
Jó era um pai zeloso, ele fez o melhor pelos seus filhos enquanto eles estavam vivos.
Se você olhar atentamente para o texto bíblico você vai ver que Jó continuamente orava e jejuava pelos filhos.
Jó 1:5
5 Quando se encerrava um ciclo de banquetes, Jó chamava os seus filhos e os santificava; levantava-se de madrugada e oferecia holocaustos segundo o número de todos eles. Pois Jó pensava assim: “Talvez os meus filhos tenham pecado e blasfemado contra Deus em seu coração.” Jó fazia isso continuamente.
Jó, com certeza, os aconselhava, Jó intercedia por eles, por isso quando a morte veio, ele sabia que havia feito o seu melhor.
Em meio a tristeza, fique com o coração em paz
Em meio a tristeza, fique com o coração em paz
É claro que ele sentiu tristeza, sentiu uma dor intensa pela perda dos filhos, mas o coração de Jó estava em paz.
Tarde Demais
Tarde Demais
E quanto ao rei Davi? Que pena! Davi sem dúvida foi um ótimo rei, mas foi um pai omisso, ausente e negligente! Davi liderou bem uma nação, mas não conduziu bem a sua casa, o seu lar.
É verdade que Davi derrubou um gigante, derrotou os seus inimigos, mas não conseguiu derrubar as barreiras no seu relacionamento familiar, dentro de casa. Foi o melhor rei da história, mas não o melhor pai da Bíblia.
Ele estava disposto até a morrer pelo filho, mas nunca viveu por ele.
Podemos dizer que Davi amou fora do tempo – tarde demais.
Chamou quando seu filho não mais podia ouvi-lo.
Parece que nós somos mais amorosos com os mortos. Os mortos recebem mais flores do que os vivos. Isso é uma indicação que, não raras vezes, o nosso remorso é maior que a nossa gratidão. Isso é algo para se pensar!
ESTABELECENDO O ALICERCE E A EDIFICAÇÃO
ESTABELECENDO O ALICERCE E A EDIFICAÇÃO
“Quando a base é sólida, o trabalho permanece.”
“Quando a base é sólida, o trabalho permanece.”
6 Ensine a criança no caminho em que deve andar, e ainda quando for velho não se desviará dele.
A expressão do provérbio bíblico é que, ensinada no caminho do Senhor, a criança, mesmo depois de ser uma pessoa adulta, e até mesmo velha, não se desviará dele.
Não é uma questão de lembrança, de memória dos conselhos dos pais, a Bíblia diz que ela não se desviará do caminho!
Com certeza muitos dirão: – “mas eu ensinei, eu falei. Não sei por que ele(a) tomou esse caminho...”
Estabelecer o alicerce apenas não é suficiente, tem que edificar da maneira correta.
10 Segundo a graça de Deus que me foi dada, lancei o fundamento como sábio construtor, e outro edifica sobre ele. Porém cada um veja como edifica.
Tempo de Qualidade
Tempo de Qualidade
Um dos grandes problemas de Davi é também o problema de muitos pais nos nossos dias, não dedicar tempo de qualidade à sua família.
Existe uma expressão no idioma inglês que não é muito fácil de traduzir, mas que exprime a atitude que gerencia esse erro – taking it for granted – é mais ou menos como tomar por certo, algo que já está garantido.
Davi parece que tinha seus relacionamentos familiares como coisa garantida e pronta que ele não precisa mais trabalhar... Mulher e filho é coisa que a gente tem e vive junto; as coisas vão acontecendo naturalmente – foi, com certeza, o erro do coração de Davi. Não era assim apenas com os filhos, mas com as esposas também. A Bíblia conta que mal pediu a mão de Abigail, viúva de Nabal, já tomou outra mulher para ser também sua esposa.
1Sm 25:43.
43 Davi também havia tomado por mulher Ainoã de Jezreel, e ambas foram suas mulheres.
Procure passar mais tempo com seus filhos, não só em qualidade, mas também em quantidade. Estar com a sua esposa e com os seus filhos em casa, nos passeios, estar com eles na igreja, acompanhá-los na escola, nos seus estudos, nas tarefas escolares em casa, desenvolver alguma atividade útil com os filhos, momentos de lazer, entre outras coisas.
A verdade é que as nossas melhores lembranças e recordações da infância estão relacionadas ao nosso convívio familiar com o pai, com a mãe e com os irmãos.
T.: O banheiro e o ano que vem
T.: O banheiro e o ano que vem
Conta-se que uma família pobre nos USA juntou dinheiro durante um anjo inteiro para construir mais um banheiro que muito precisavam na casa. Nos dias de construir o tal banheiro, um dos filhos viu uma propaganda de uma agência de viagens e perguntou ao pai o porquê de não usarem aquele dinheiro para fazer uma viagem juntos, o banheiro a gente faz o ano que vem, disse. Convencido, o pai leva a família naquela viagem que acabou sendo inesquecível.
No próximo ano o filho lembrou de novo ao pai como tinha sido tão boa e inesquecível a viagem do ano anterior e o convenceu de novo a adiar a construção do banheiro. E foi assim por vários anos. Crescido, o filho alistou-se nas forças armadas e foi para a guerra. Um dia, a campainha da casa toca e à porta, dois oficiais comunicando o falecimento daquele filho na guerra.
Com os pertences do jovem e a bandeira americana que cobrira o caixão no sepultamento remoto do filho, que os oficiais entregaram aos pais, havia uma carta que escrita na véspera do falecimento. Nela o filho dizia sentir que algo estava por acontecer e que talvez ele não mais voltaria para casa, mas queria agradecer aos seus pais por terem sido tão bons pais e por lhe ensinarem o caminho da verdade. O filho lembrou das viagens que fizeram juntos, de como haviam se divertido e desfrutado de tempo de qualidade em família e, agradeceu ao seu pai.
Se tivéssemos construído o banheiro e não desfrutado tempo de qualidade com os nossos filhos, comentou o pai com a mãe, com certeza essa carta seria mais pobre.
Predileção e Frustração
Predileção e Frustração
Nunca tenha predileção entre seus filhos. Cuidado em dar mais atenção a um do que a outro. O irmão do filho pródigo, mesmo sendo errado, reclamou da atenção que o pai estava dando aquele filho que lhe havia desperdiçado a herança (Lc 15:25-32).
25 — Ora, o filho mais velho estava no campo. Quando voltava, ao aproximar-se da casa, ouviu a música e as danças.
26 Chamou um dos empregados e perguntou o que era aquilo.
27 E ele informou: “O seu irmão voltou e, por tê-lo recuperado com saúde, o seu pai mandou matar o bezerro gordo.”
28 — O filho mais velho se indignou e não queria entrar. Saindo, porém, o pai, procurava convencê-lo a entrar.
29 Mas ele respondeu ao seu pai: “Faz tantos anos que sirvo o senhor e nunca transgredi um mandamento seu. Mas o senhor nunca me deu um cabrito sequer para fazer uma festa com os meus amigos.
30 Mas, quando veio esse seu filho, que sumiu com os bens do senhor, gastando tudo com prostitutas, o senhor mandou matar o bezerro gordo para ele!”
31 — Então o pai respondeu: “Meu filho, você está sempre comigo; tudo o que eu tenho é seu.
32 Mas era preciso festejar e alegrar-se, porque este seu irmão estava morto e reviveu, estava perdido e foi achado.”
É natural você se identificar mais com um filho, mas cuidado para que essa identificação não se torne numa predileção. Você acaba tendo um como predileto e outro preterido, colocado em segundo plano, ou se tem outros filhos, colocado em último lugar.
Cuidado com isso! Isso é muito prejudicial para a família, lembra do exemplo de José, filho de Jacó, e seus irmãos?
Gênesis 37:3- 4
3 Ora, Israel amava mais José do que todos os seus outros filhos, porque era filho da sua velhice; e mandou fazer para ele uma túnica talar de mangas compridas.
4 Quando os seus irmãos viram que o pai o amava mais do que todos os outros filhos, odiaram-no e já não podiam falar com ele de forma pacífica.
Muitas famílias têm grandes problemas por falta de cuidado dos pais nesse sentido. Filhos passam a odiarem-se por causa da clara predileção do pai ou da mãe. Essa mágoa, geralmente, persiste até a morte e os filhos se tornam inimigos por toda a vida. Essa foi também a saga de Jacó e Esaú por causa da predileção de Rebeca.
Princípios e Valores
Princípios e Valores
É claro que a escola e a igreja devem trabalhar isso também, mas a primeira educação que os filhos recebem é no lar. É muito comum os pais transferirem as responsabilidades deles para a escola ou para igreja. Escola tem alunos, igreja tem membros, mas é na família que os alunos deixam de ser alunos, os membros deixam de ser membros para serem filhos.
Nunca esqueça que você é o exemplo, o parâmetro onde os seus filhos aprendem os princípios bíblicos, na prática, você é a Bíblia que os seus filhos e o mundo leem.
Sobre os princípios bíblicos edificamos nossos valores, nossa filosofia bíblica de vida.
CONCLUSÃO
CONCLUSÃO
Ensinar a Amar a Deus
Ensinar a Amar a Deus
E como um último conselho, mas o principal de todos: conduza seus filhos no caminho do Senhor. Isso é o mais importante em nossa missão como pais.
De acordo com a Bíblia, todos nós nascemos no ambiente mortal do pecado. E o pecado leva à morte. Mas, tem uma boa notícia, o Evangelho é uma grande notícia de vida e de esperança. A boa notícia é que existe alguém que pode curar os nossos filhos do pecado – o Senhor Jesus Cristo!
Mas, para isso, você e eu que somos pais, temos que levar nossos filhos ao SENHOR, o Único que pode curar. Para que Deus cure os nossos filhos, eles precisam nascer de novo.
A grande missão de nossa paternidade é levar nossos filhos a Cristo para que através da obra do Espírito Santo neles, possam nascer de novo, e assim, tenham o direito a vida eterna.
Mais do que proteção, segurança, cuidar da saúde, mais que nos preocuparmos com os estudos deles, mais do que dar a eles coisas que eles precisam ter para que vivam de maneira confortável, o mais importante, é que eu e você levemos nossos filhos a Deus.
Porque quando eles vivem com Deus, eles não apenas passam a ter uma nova compreensão dessa existência, eles não somente se encontram com eles mesmos, com a vida, eles descobrem de fato qual a sua origem. Quando eles andam com Deus, eles passam a ter o direito e o privilégio da vida eterna.
Muito cuidado com educadores que há por aí, influenciando através da mídia como se fosse ciência. Eles afirmam que os filhos devem ser deixados livres para formarem suas próprias ideias quanto a sua opção sexual e opções religiosas. Há educadores que dizem que é injusto você impor princípios religiosos às crianças, elas são muito pequenas, não estão ainda preparadas para terem o senso crítico, e fazer escolhas, e pensarem por si mesmas. Cuidado! Isso é uma astuta obra do mal, isso é enganoso!
Dt
4 — Escute, Israel, o Senhor, nosso Deus, é o único Senhor.
5 Portanto, ame o Senhor, seu Deus, de todo o seu coração, de toda a sua alma e com toda a sua força.
6 Estas palavras que hoje lhe ordeno estarão no seu coração.
Se você observar os versículos anteriores vai ver que o texto bíblico está se referindo à necessidade de amarmos a Deus de todo o nosso coração, e também de guardarmos os seus mandamentos. Na realidade, o SENHOR está dizendo que essas palavras, “amar a Deus sobre todas as coisas, guardar os mandamentos do SENHOR”, devem estar no seu coração. A Palavra de Deus deve estar na sua mente, no seu coração, e aí sim, você vai compartilhar aquilo que está na sua mente e coração com os seus filhos.
7 Você as inculcará a seus filhos, e delas falará quando estiver sentado em sua casa, andando pelo caminho, ao deitar-se e ao levantar-se.
A expressão “inculcarás a teus filhos” denota um ensino claro, incisivo, constante, contínuo, porque o texto prossegue: “...e delas falarás, assentado em tua casa, e andando pelo caminho, e ao deitar-te e ao levantar-te...”. Em outras palavras: em todo o tempo, eduque os seus filhos para Deus.
8 Também deve amarrá-las como sinal na sua mão, e elas lhe serão por frontal entre os olhos.
9 E você as escreverá nos umbrais de sua casa e nas suas portas.
E nesta parte “...e as escreverás nos umbrais da tua casa e nas tuas portas”, significa que o lar deve ser um lugar de instrução espiritual.
Eduque a amar ao Senhor Jesus Cristo – essa é a sua grande missão.
Quando Jó perdeu seus filhos, apesar de estar triste, estava em paz porque ele havia cumprido a sua missão. Jó sabia que havia feito a sua parte.
