COMO AGRADAR A DEUS?
O SENTIDO DE AGRADAR NO NT
aréskō [agradar], anthrōpáreskos [adulador de homens], areskeía [desejo de agradar], arestós [agradável], euárestos [aceitável], euarestéō [ser agradável]
aréskō. aréskō originalmente significava “estabelecer um relacionamento positivo”, daqui “apaziguar”, posteriormente “agradar”, com nuanças tais como a. “ter boa disposição”, b. “tomar uma atitude agradável”, e c. “agradar”.
No NT, a palavra significa “agradar” em Mc 6.22; At 6.5 “se agradar” em Rm 15.1ss., “agradar” em expressão de uma atitude ou abordagem em 1Ts 2.4; Gl 1.10; Rm 8.8; 1Ts 2.15; 4.1.
anthrōpáreskos. O oposto de um incipiente theáreskos, essa palavra em Cl 3.22; Ef 6.6 denota a norma daqueles que por medo procuram agradar seus superiores. Paulo, em contraste, baseia o verdadeiro serviço aos outros no serviço a Deus.
areskeía. Essa palavra denota a atitude de áreskos, portanto, o significado em Cl 1.10 é “todo tipo de atitude agradável” sem implicar quem seja.
arestós. Significando “aceitável” ou “agradável” e denotando na LXX o que Deus (ou uma pessoa) aceita como agradável, essa palavra é usada para “agradável” a Deus em Jo 8.29; At 6.2, aos judeus em At 12.3; “coisas agradáveis a Deus” (mandamentos parciais) em 1Jo 3.22
euárestos, euarestéō. Significando “agradável”, “aceitável”, euárestos no NT sempre (exceto em Tt 2.9) se refere a Deus e nunca é uma avaliação (exceto em Fp 4.18, descrevendo os dons dos filipenses), mas sempre o objetivo da vida cristã (p. ex., Rm 12.12, 14.18; Cl 3.20), de modo que devemos constantemente testar o que é euáreston (Ef 5.10). Dos três sentidos de euarestéo, a. “ser agradável”; b. “ter prazer em”; e c. “andar de modo agradável”. O sentido b. ocorre em Hb 13.16 e c. em Hb 11.5–6.
TEXTOS BÍBLICOS
Êxodo 21.8
8 Se ela não agradar ao seu senhor, que se comprometeu a desposá-la, ele terá de permitir-lhe o resgate; não poderá vendê-la a um povo estranho, pois será isso deslealdade para com ela.
Números 14.8
8 Se o SENHOR se agradar de nós, então, nos fará entrar nessa terra e no-la dará, terra que mana leite e mel.
Deuteronômio 23.16
16 Contigo ficará, no meio de ti, no lugar que escolher, em alguma de tuas cidades onde lhe agradar; não o oprimirás.
2Samuel 18.4
4 Tornou-lhes Davi: O que vos agradar, isso farei. Pôs-se o rei ao lado da porta, e todo o povo saiu a centenas e a milhares.
Ezequiel 20.41
41 Agradar-me-ei de vós como de aroma suave, quando eu vos tirar dentre os povos e vos congregar das terras em que andais espalhados; e serei santificado em vós perante as nações.
Miquéias 6.7
7 Agradar-se-á o SENHOR de milhares de carneiros, de dez mil ribeiros de azeite? Darei o meu primogênito pela minha transgressão, o fruto do meu corpo, pelo pecado da minha alma?
Romanos 8.8
8 Portanto, os que estão na carne não podem agradar a Deus.
Romanos 15.1
A imitação a Cristo. A simpatia e o altruísmo
15 1 Ora, nós que somos fortes devemos suportar as debilidades dos fracos e não agradar-nos a nós mesmos.
1Coríntios 7.32
32 O que realmente eu quero é que estejais livres de preocupações. Quem não é casado cuida das coisas do Senhor, de como agradar ao Senhor;
1Coríntios 7.33
33 mas o que se casou cuida das coisas do mundo, de como agradar à esposa,
1Coríntios 7.34
34 e assim está dividido. Também a mulher, tanto a viúva como a virgem, cuida das coisas do Senhor, para ser santa, assim no corpo como no espírito; a que se casou, porém, se preocupa com as coisas do mundo, de como agradar ao marido.
Gálatas 1.10
10 Porventura, procuro eu, agora, o favor dos homens ou o de Deus? Ou procuro agradar a homens? Se agradasse ainda a homens, não seria servo de Cristo.
Efésios 6.6
6 não servindo à vista, como para agradar a homens, mas como servos de Cristo, fazendo, de coração, a vontade de Deus;
Colossenses 3.22
22 Servos, obedecei em tudo ao vosso senhor segundo a carne, não servindo apenas sob vigilância, visando tão somente agradar homens, mas em singeleza de coração, temendo ao Senhor.
1Tessalonicenses 4.1
Exortação à prática da santidade
4 1 Finalmente, irmãos, nós vos rogamos e exortamos no Senhor Jesus que, como de nós recebestes, quanto à maneira por que deveis viver e agradar a Deus, e efetivamente estais fazendo, continueis progredindo cada vez mais;
Hebreus 11.6
6 De fato, sem fé é impossível agradar a Deus, porquanto é necessário que aquele que se aproxima de Deus creia que ele existe e que se torna galardoador dos que o buscam.
COMO VOCÊ VÊ A VIDA?
Por isso, não desanimamos; pelo contrário, mesmo que o nosso homem exterior se corrompa, contudo, o nosso homem interior se renova de dia em dia. 17 Porque a nossa leve e momentânea tribulação produz para nós eterno peso de glória, acima de toda comparação, 18 não atentando nós nas coisas que se veem, mas nas que se não veem; porque as que se veem são temporais, e as que se não veem são eternas.
Quando ouviram a voz do SENHOR Deus, que andava no jardim pela viração do dia, esconderam-se da presença do SENHOR Deus, o homem e sua mulher, por entre as árvores do jardim. 9 E chamou o SENHOR Deus ao homem e lhe perguntou: Onde estás
Disse o SENHOR a Moisés: Farei também isto que disseste; porque achaste graça aos meus olhos, e eu te conheço pelo teu nome. 18 Então, ele disse: Rogo-te que me mostres a tua glória. 19 Respondeu-lhe: Farei passar toda a minha bondade diante de ti e te proclamarei o nome do SENHOR; terei misericórdia de quem eu tiver misericórdia e me compadecerei de quem eu me compadecer. 20 E acrescentou: Não me poderás ver a face, porquanto homem nenhum verá a minha face e viverá. 21 Disse mais o SENHOR: Eis aqui um lugar junto a mim; e tu estarás sobre a penha. 22 Quando passar a minha glória, eu te porei numa fenda da penha e com a mão te cobrirei, até que eu tenha passado. 23 Depois, em tirando eu a mão, tu me verás pelas costas; mas a minha face não se verá.
Então, a nuvem cobriu a tenda da congregação, e a glória do SENHOR encheu o tabernáculo. 35 Moisés não podia entrar na tenda da congregação, porque a nuvem permanecia sobre ela, e a glória do SENHOR enchia o tabernáculo. 36 Quando a nuvem se levantava de sobre o tabernáculo, os filhos de Israel caminhavam avante, em todas as suas jornadas; 37 se a nuvem, porém, não se levantava, não caminhavam, até ao dia em que ela se levantava. 38 De dia, a nuvem do SENHOR repousava sobre o tabernáculo, e, de noite, havia fogo nela, à vista de toda a casa de Israel, em todas as suas jornadas.
Vieram todos os anciãos de Israel, e os sacerdotes tomaram a arca do SENHOR 4 e a levaram para cima, com a tenda da congregação, e também os utensílios sagrados que nela havia; os sacerdotes e levitas é que os fizeram subir. 5 O rei Salomão e toda a congregação de Israel, que se reunira a ele, estavam todos diante da arca, sacrificando ovelhas e bois, que, de tão numerosos, não se podiam contar. 6 Puseram os sacerdotes a arca da Aliança do SENHOR no seu lugar, no santuário mais interior do templo, no Santo dos Santos, debaixo das asas dos querubins. 7 Pois os querubins estendiam as asas sobre o lugar da arca e, do alto, cobriam a arca e os varais. 8 Os varais sobressaíam tanto, que suas pontas eram vistas do Santo Lugar, defronte do Santo dos Santos, porém de fora não se viam. Ali, estão até ao dia de hoje. 9 Nada havia na arca senão as duas tábuas de pedra, que Moisés ali pusera junto a Horebe, quando o SENHOR fez aliança com os filhos de Israel, ao saírem da terra do Egito. 10 Tendo os sacerdotes saído do santuário, uma nuvem encheu a Casa do SENHOR, 11 de tal sorte que os sacerdotes não puderam permanecer ali, para ministrar, por causa da nuvem, porque a glória do SENHOR enchera a Casa do SENHOR.
Havendo Deus, outrora, falado, muitas vezes e de muitas maneiras, aos pais, pelos profetas, 2 nestes últimos dias, nos falou pelo Filho, a quem constituiu herdeiro de todas as coisas, pelo qual também fez o universo. 3 Ele, que é o resplendor da glória e a expressão exata do seu Ser, sustentando todas as coisas pela palavra do seu poder, depois de ter feito a purificação dos pecados, assentou-se à direita da Majestade, nas alturas, 4 tendo-se tornado tão superior aos anjos quanto herdou mais excelente nome do que eles.