Vença a Ansiedade.

Sermon  •  Submitted
0 ratings
· 33 views
Notes
Transcript

Introdução:

Você é uma pessoa ansiosa? Ansiedade é um termo geral para vários distúrbios que causam nervosismo, medo, apreensão e preocupação. Algumas pessoas vivenciam esta reação de forma mais frequente e intensa, que pode ser considerada patológica e comprometer a saúde emocional. Jesus falou de um asiedade idolátra em Mt 6. 24- 34. E Paulo nos dá uma ordem nesse texto, afirmando. “não andeis ansiosos de coisa alguma”. A Igreja de Felipos, fundada por Paulo, Silas e Timóteo, passava por terriveis aflições e conflitos internos, o pastor fundador da Igreja, o apóstolo Paulo, estava preso em Roma. Epafrodito havia visitado paulo na prissão e agora leva esta carta preciosa aos Filipenses, pedindo para que os irmãos não andem ansiosos, e ele mostra como os crentes poderiam vencer a ensiedade.

I. Com Oração (v.6).

Oração é o primeiro antídoto contra a ansiedade. Em vez de ansiedade; oração. Veja o contraste: “ ansiosos de coisa alguma”, ou seja qualquer coisa pode nos deixar ansiosos, aflitos, angustiados e perturbados. Como se Paulo dissesse; Não se inquietem por nada; ou, “parem de estar ansiosos por qualquer coisa”. Andar ansiososo qui significa andar inquietos e perturbados. Jesus usou esse mesmo verbo quando consolou seus discípulos ( Jo 14.1). Também Jesus usou ese mesmo verbo quando exortou Marta ( Lc 10. 41). A ideia aqui é preocupar-se excessivamente, de encher-se de ansiedade, de inquietar-se.
Aplicação: Chegamos a 220 mil mortos pela COVID- 19 em nosso páis. Esse víris mudou nossa vida, transformou nossos hábitos, mudou nossa rotina, e também trouxe muito sofrimento e angustia. As pessoas estão inquietas, impacientes, angustiadas e ansiosas. Mas viemos para trazer uma boa notícia. Como escreveu W. Hendriksen: “O remédio para a inquietação é a oração”.
2. Paulo afirma que as nossas orações sejam conhecidas diante de Deus. Quando oramos, oramos diante da presença de Deus. No v. 4 diz que nos alegramos no SENHOR, e no verso 5. diz “ Perto está o Senhor”. Não oramos a um Deus equidistante e frio, não oramos a apenas a um Deus transcedente, oramos também a um Deus imanente, a um Deus que está muito perto ( Is 57. 15).
Aplicação: Calvino falava dos efeitos terapéuticos da oração. Há na oração efeitos terapéuticos. A oração pode curar , a orção pode aliviar a dor, pode acalmar o coraçao aflito e desesperado ( Sl 32, 38)
3. E Paulo afirma que nossas petições, são cohecidas através de 2 coisas, oração e súplicas. Oração é quando nos dirigimos para falarmos com Deus, é o veículo que usamos para nos comunicarmos com Deus. A súplica é algo mais urgente, é uma necessidade mais urgente, é quando somos privados de alguma coisa, quando precisamos desesperadamente de algo.
Aplicação: Se você está aflito, está preocupado nesse momento, a crise se avizinhou, ore, dobre teus joelhos
4. E tudo isto deve ser feito com ações de graças, as orações não podem ser saturadas de queixas ou de murmurações, mais açoes de graça. Calvino afirma que desterramos os tesouros da graça, quando nós oramos. Apesar dessa crise terrivel, você está vivo. Você pode ser grato. Circero dizia que " os espiritos mais elevados são capazes de gratidão”

II. Com a paz de Deus ( v. 7).

Este segundo elemento que vence a ansiedade, parece ser uma resposta da oração. Paulo fala de uma paz especial nesse texto. A Bíblia fala da paz “com Deus” ( Rm 5.1), ou seja, fomos reconciliados com Deus, entretanto, a paz mencionada aqui não é “paz com Deus”, mas a “paz de Deus”, o genitivo no texto grego nos mostra a origem, a procedencia dessa paz, ela vem Deus, ela vem do trono de Deus. Essa é uma paz que o Mundo não desfruta.
Esta paz não signigca aussencia de problemas. Não é aussência de conflitos, não é aussência de guerra; mas é a sua condição interior. É o seu estado interior. Esta paz faz com o que sintamos confiança vivendo os maiores dilemas da nossa vida. O desemprego chegou, a crise financeira está ás portas, um ente querido da sua família está doente e mesmo assim, você sente uma paz sobrenatural, porque ela excede todo o etendimento. O mundo não a compreende.
Aplicação: Para muitos, crer em Deus quando enfretamos as lutas da vida, é algo irracional. Porém é possivel termos paz, mesmo enfrentando uma das maiores crises que nossa nação. Creia, diz Paulo em no v. 9: “ e o Deus da paz estará com você”. Talves esteja perdendo o sono, anda atribulado, não sabe mais o que fazer, a ansiedade tomou conta do seu coração, porém estamos aqui para afirmamos categoricamente, que Deus pode nos dá a paz ( Sl 4. 8). Esta paz só podemos ter através de Cristo ( Is 53.5).
3. Paulo usa uma linguagem militar para se referir a paz. Ele diz que a paz guarda o coração e a mente do Cristão. Os filipenses estavam acostumados a ver as sentinelas romanas montarem guarda. Assim também, se bem que num sentido muitíssimo mais profundo, a paz de Deus montará guarda à porta do coração e da mente. Ela impedirá que a torturante angústia corroa o coração, que é o manancial da vida. Na pisicológia Bíblia o coração é centro das emoções (Pv 4.23) e Impedirá também que a mente seja invadida por pensamentos indignos.
Aplicação: Quando a paz de Deus guarda o coração, podemos estar como Paulo e Silas na prissão, mas cantando hinos de adoração a Deus, podemos estar na cova dos lões como Daniel e nos sentiremos protegidos, podemos enfretar a fornalha de fogo, com Sadraque, Mesaque e Abdnego, mas, nos seniremos ao lado de Cristo, ou após levar uma surra como Pedro e João levaram, ao inves de se sentirem tristes e defraudados, se alegraram, por terem sido dignos de padecerem pelo nome de Jesus. Nesta manhã, Deus lhe dará paz, nesta manhã, Deus encherá seu coração de paz.

III. Com edificaçao ( v. 8)

Paulo termina apontando para a última coisa que podemos fazer para vencermos a ansiedade. Devemos promover uma vida cristã edificada. Paulo trabalha vários conceitos comulativos mostrando que agora, um coração de ora e experimenta a paz, pode se eidficar.
Tudo o que é verdadeiro. A verdade faz parte da armadura do soldado cristão (Ef 6.14).Devemos falar a verdade ( Ef. 4. 25). Vivemos em mundo de Fake news, mas, o Cristo vive a verdade.
Tudo o que é respetavel : Fala do comportamento digno do Cristão.
Tudo o que é justo . Recebemos justiça imputada e comunicada, devemos pensar com retidão.
Tudo o que é puro: Os crentes daqueles dias e como os nosso, são desafiados a viverem de forma pura.
Tudo o que é amado. Quai são as coisas que são amadas por nós?
Se tem boa fama, se tem virtude, se ha louor, seja isto que ocupe o pensamento de vocês. o verbo usado aqui é logzomai , que signica recontar, contar, computar, calcular, conferir, levar em conta, fazer um cálculo. metáf. passar para a conta de alguém, imputar.
Aplicação: A uma adágio popular que diz que mente vazia é oficina do diabo. Em que você tem pensando? Com o que você tem ocupado a sua mente? Quando estamos andiosos, podemos pensar muitas coisas que não agrada a Deus. Encha sua mente com a Palavra de Deus ( Sl .1. 1,2)
Conclução. 1 Pedro 5. 7. Está ansioso? Ore, experimente a paz de Deus e Edifique sua vida. Você vencerá
Hoje você aprendeu como vencer a Ansiedade (
Related Media
See more
Related Sermons
See more