A Parábola dos talentos Mt 25: 14-30

Sermon  •  Submitted
0 ratings
· 25 views
Notes
Transcript

A Parábola dos Talentos Mt 25: 14-30

Mateus 25.14–30 RA
14 Pois será como um homem que, ausentando-se do país, chamou os seus servos e lhes confiou os seus bens. 15 A um deu cinco talentos, a outro, dois e a outro, um, a cada um segundo a sua própria capacidade; e, então, partiu. 16 O que recebera cinco talentos saiu imediatamente a negociar com eles e ganhou outros cinco. 17 Do mesmo modo, o que recebera dois ganhou outros dois. 18 Mas o que recebera um, saindo, abriu uma cova e escondeu o dinheiro do seu senhor. 19 Depois de muito tempo, voltou o senhor daqueles servos e ajustou contas com eles. 20 Então, aproximando-se o que recebera cinco talentos, entregou outros cinco, dizendo: Senhor, confiaste-me cinco talentos; eis aqui outros cinco talentos que ganhei. 21 Disse-lhe o senhor: Muito bem, servo bom e fiel; foste fiel no pouco, sobre o muito te colocarei; entra no gozo do teu senhor. 22 E, aproximando-se também o que recebera dois talentos, disse: Senhor, dois talentos me confiaste; aqui tens outros dois que ganhei. 23 Disse-lhe o senhor: Muito bem, servo bom e fiel; foste fiel no pouco, sobre o muito te colocarei; entra no gozo do teu senhor. 24 Chegando, por fim, o que recebera um talento, disse: Senhor, sabendo que és homem severo, que ceifas onde não semeaste e ajuntas onde não espalhaste, 25 receoso, escondi na terra o teu talento; aqui tens o que é teu. 26 Respondeu-lhe, porém, o senhor: Servo mau e negligente, sabias que ceifo onde não semeei e ajunto onde não espalhei? 27 Cumpria, portanto, que entregasses o meu dinheiro aos banqueiros, e eu, ao voltar, receberia com juros o que é meu. 28 Tirai-lhe, pois, o talento e dai-o ao que tem dez. 29 Porque a todo o que tem se lhe dará, e terá em abundância; mas ao que não tem, até o que tem lhe será tirado. 30 E o servo inútil, lançai-o para fora, nas trevas. Ali haverá choro e ranger de dentes.
TALENTO = DINHEIRO = 60.000 DIAS DE TRABALHO
LIVRO MATEUS: Escrito por Levi.
O livro visa mostrar aos Judeus que Jesus é Rei, messias, ungido, o Senhor, Filho de Abraão, o Rei Prometido
CONTEXTO
Mateus 21.1–11 RA
1 Quando se aproximaram de Jerusalém e chegaram a Betfagé, ao monte das Oliveiras, enviou Jesus dois discípulos, dizendo-lhes: 2 Ide à aldeia que aí está diante de vós e logo achareis presa uma jumenta e, com ela, um jumentinho. Desprendei-a e trazei-mos. 3 E, se alguém vos disser alguma coisa, respondei-lhe que o Senhor precisa deles. E logo os enviará. 4 Ora, isto aconteceu para se cumprir o que foi dito por intermédio do profeta: 5 Dizei à filha de Sião: Eis aí te vem o teu Rei, humilde, montado em jumento, num jumentinho, cria de animal de carga. 6 Indo os discípulos e tendo feito como Jesus lhes ordenara, 7 trouxeram a jumenta e o jumentinho. Então, puseram em cima deles as suas vestes, e sobre elas Jesus montou. 8 E a maior parte da multidão estendeu as suas vestes pelo caminho, e outros cortavam ramos de árvores, espalhando-os pela estrada. 9 E as multidões, tanto as que o precediam como as que o seguiam, clamavam: Hosana ao Filho de Davi! Bendito o que vem em nome do Senhor! Hosana nas maiores alturas! 10 E, entrando ele em Jerusalém, toda a cidade se alvoroçou, e perguntavam: Quem é este? 11 E as multidões clamavam: Este é o profeta Jesus, de Nazaré da Galileia!
Jesus entra em Jerusálem
HOSANA AI VEM O REI
Mateus 21.12–13 RA
12 Tendo Jesus entrado no templo, expulsou todos os que ali vendiam e compravam; também derribou as mesas dos cambistas e as cadeiras dos que vendiam pombas. 13 E disse-lhes: Está escrito: A minha casa será chamada casa de oração; vós, porém, a transformais em covil de salteadores.
SHEKINAH de Deus entra no templo
Shekinah é uma palavra hebraica que significa “habitação” ou “presença de Deus”. Para os teólogos a tradução que mais se aproxima dessa palavra é “a glória de Deus se manifesta”
mt 21: 14-17 JESUS EFETUA CURAS E SINAIS
MT 21:18-22 PARABOLA DA FIGUEIRA INFRUTIFERA
MT 21:23-27 OS ANCIÃOS E LIDERES DO POVO SE VOLTAM CONTRA CRISTO, QUESTIONANDO SUA AUTOTIDADE
Mateus 21.23 RA
23 Tendo Jesus chegado ao templo, estando já ensinando, acercaram-se dele os principais sacerdotes e os anciãos do povo, perguntando: Com que autoridade fazes estas coisas? E quem te deu essa autoridade?
MT 21:28-32 PARABOLA DOS DOIS FILHOS
TRATA DOS JUDEUS E SUA ATITUDE QUANTO A CRISTO
MT 21:33-46 PARABOLA DOS AGRICULTORES MAUS
TRATA DA NAÇÃO DE ISRAEL E SUA ATITUDE QUANTO A CRISTO
MT 22:1-14 PARABOLA DAS BODAS
ISRAEL RECUSA O CONVITE
DEUS MANDA CHAMAR AQUELES QUE NÃO ERAM CONVIDADOS
Mateus 22.12–14 RA
12 e perguntou-lhe: Amigo, como entraste aqui sem veste nupcial? E ele emudeceu. 13 Então, ordenou o rei aos serventes: Amarrai-o de pés e mãos e lançai-o para fora, nas trevas; ali haverá choro e ranger de dentes. 14 Porque muitos são chamados, mas poucos, escolhidos.
MT 22:15-22 QUESTÃO DO TRIBUTO
AS LIDERANÇAS -FARISEUS-QUESTIONAM CRISTO SOBRE QUESTÃO DO TRIBUTO
MT 22:23-33 QUESTÃO DA RESSURREIÇÃO
AS LIDERANÇAS-SADUCEUS- QUESTIONAM CRISTO SOBRE QUESTÃO DA RESSURREIÇÃO
Mateus 22.46 RA
46 E ninguém lhe podia responder palavra, nem ousou alguém, a partir daquele dia, fazer-lhe perguntas.
AS LIDERANÇAS NÃO PUDERAM RESISTIR A SABEDORIA DE CRISTO;
MT 23:1-12 JESUS CENSURA DURAMENTE OS LIDERES JUDEUS;
Mateus 23.1–4 RA
1 Então, falou Jesus às multidões e aos seus discípulos: 2 Na cadeira de Moisés, se assentaram os escribas e os fariseus. 3 Fazei e guardai, pois, tudo quanto eles vos disserem, porém não os imiteis nas suas obras; porque dizem e não fazem. 4 Atam fardos pesados [e difíceis de carregar] e os põem sobre os ombros dos homens; entretanto, eles mesmos nem com o dedo querem movê-los.
LAMENTO SOBRE JERUSALEM
Mateus 23.37–39 RA
37 Jerusalém, Jerusalém, que matas os profetas e apedrejas os que te foram enviados! Quantas vezes quis eu reunir os teus filhos, como a galinha ajunta os seus pintinhos debaixo das asas, e vós não o quisestes! 38 Eis que a vossa casa vos ficará deserta. 39 Declaro-vos, pois, que, desde agora, já não me vereis, até que venhais a dizer: Bendito o que vem em nome do Senhor!
OS JUDEUS REJEITAM O MESSIAS
TRAGÉDIA DAQUELES QUE REJEITAM O MESSIAS
V38-39 A GLÓRIA DO SENHOR, A SHEKNAH, DEIXA O TEMPLO
ESTAMOS ENTRE A 1 E A 2 VINDA DE CRISTO
JESUS SAI DO TEMPLO
Mateus 24.1–2 RA
1 Tendo Jesus saído do templo, ia-se retirando, quando se aproximaram dele os seus discípulos para lhe mostrar as construções do templo. 2 Ele, porém, lhes disse: Não vedes tudo isto? Em verdade vos digo que não ficará aqui pedra sobre pedra que não seja derribada.
ESTAMOS ENTRE A 1 E 2 VINDA
NÃO NOS COMPETE SABER DIAS E HORA DA VOLTA DO SENHOR
DEVEMOS VIGIAR, TRABALHAR E ORAR
Mateus 24.29–31 RA
29 Logo em seguida à tribulação daqueles dias, o sol escurecerá, a lua não dará a sua claridade, as estrelas cairão do firmamento, e os poderes dos céus serão abalados. 30 Então, aparecerá no céu o sinal do Filho do Homem; todos os povos da terra se lamentarão e verão o Filho do Homem vindo sobre as nuvens do céu, com poder e muita glória. 31 E ele enviará os seus anjos, com grande clangor de trombeta, os quais reunirão os seus escolhidos, dos quatro ventos, de uma a outra extremidade dos céus.
SOMOS EXORTADOS DA REAIDADE DO DIA DO JUÍZO
MT 24:32-44 PARABOLA DA FIGUEIRA, EXORTAÇÃO A VIGILANCIA
Mateus 24.43–44 RA
43 Mas considerai isto: se o pai de família soubesse a que hora viria o ladrão, vigiaria e não deixaria que fosse arrombada a sua casa. 44 Por isso, ficai também vós apercebidos; porque, à hora em que não cuidais, o Filho do Homem virá.
MT 24:45-51 PARBOLA DO SERVO BOM E DO MAU
Mateus 24.48–51 RA
48 Mas, se aquele servo, sendo mau, disser consigo mesmo: Meu senhor demora-se, 49 e passar a espancar os seus companheiros e a comer e beber com ébrios, 50 virá o senhor daquele servo em dia em que não o espera e em hora que não sabe 51 e castigá-lo-á, lançando-lhe a sorte com os hipócritas; ali haverá choro e ranger de dentes.
MT 25:1-12 PARABOLA DAS DEZ VIRGENS
Mateus 25.10–13 RA
10 E, saindo elas para comprar, chegou o noivo, e as que estavam apercebidas entraram com ele para as bodas; e fechou-se a porta. 11 Mais tarde, chegaram as virgens néscias, clamando: Senhor, senhor, abre-nos a porta! 12 Mas ele respondeu: Em verdade vos digo que não vos conheço. 13 Vigiai, pois, porque não sabeis o dia nem a hora.
ESTAMOS AGUARDANDO A VINDA DO SENHOR. DEVEMOS SER VIGILANTES, ATENTOS, ATUANTES;
PARABOLA DOS TALENTOS
Mateus 25.14–30 RA
14 Pois será como um homem que, ausentando-se do país, chamou os seus servos e lhes confiou os seus bens. 15 A um deu cinco talentos, a outro, dois e a outro, um, a cada um segundo a sua própria capacidade; e, então, partiu. 16 O que recebera cinco talentos saiu imediatamente a negociar com eles e ganhou outros cinco. 17 Do mesmo modo, o que recebera dois ganhou outros dois. 18 Mas o que recebera um, saindo, abriu uma cova e escondeu o dinheiro do seu senhor. 19 Depois de muito tempo, voltou o senhor daqueles servos e ajustou contas com eles. 20 Então, aproximando-se o que recebera cinco talentos, entregou outros cinco, dizendo: Senhor, confiaste-me cinco talentos; eis aqui outros cinco talentos que ganhei. 21 Disse-lhe o senhor: Muito bem, servo bom e fiel; foste fiel no pouco, sobre o muito te colocarei; entra no gozo do teu senhor. 22 E, aproximando-se também o que recebera dois talentos, disse: Senhor, dois talentos me confiaste; aqui tens outros dois que ganhei. 23 Disse-lhe o senhor: Muito bem, servo bom e fiel; foste fiel no pouco, sobre o muito te colocarei; entra no gozo do teu senhor. 24 Chegando, por fim, o que recebera um talento, disse: Senhor, sabendo que és homem severo, que ceifas onde não semeaste e ajuntas onde não espalhaste, 25 receoso, escondi na terra o teu talento; aqui tens o que é teu. 26 Respondeu-lhe, porém, o senhor: Servo mau e negligente, sabias que ceifo onde não semeei e ajunto onde não espalhei? 27 Cumpria, portanto, que entregasses o meu dinheiro aos banqueiros, e eu, ao voltar, receberia com juros o que é meu. 28 Tirai-lhe, pois, o talento e dai-o ao que tem dez. 29 Porque a todo o que tem se lhe dará, e terá em abundância; mas ao que não tem, até o que tem lhe será tirado. 30 E o servo inútil, lançai-o para fora, nas trevas. Ali haverá choro e ranger de dentes.
14-18 O SENHOR ENTREGA AOS SEUS SERVOS
19-30 PRESTAÇÃO DE CONTAS
TALENTO
tudo que nós possuímos é um dom de Deus. Voz, habilidades.......
Mateus 25.13 RA
13 Vigiai, pois, porque não sabeis o dia nem a hora.
Mateus 25.14 RA
14 Pois será como um homem que, ausentando-se do país, chamou os seus servos e lhes confiou os seus bens.
a vinda do Senhor será assim de repente;
todos pertencem a Deus. Ele é o criador e dono de tudo. Ele é Senhor por direito. Somos servos por dever. Não é uma escolha. Se não nos submetemos a Deus somos rebeldes. Haverá prestação de contas
nos somos SERVOS

1401 δουλος doulos

de 1210; TDNT - 2:261,182; n

1) escravo, servo, homem de condição servil

1a) um escravo

1b) metáf., alguém que se rende à vontade de outro; aqueles cujo serviço é aceito por Cristo para extender e avançar a sua causa entre os homens

1c) dedicado ao próximo, mesmo em detrimento dos próprios interesses

2) servo, atendente

Sinônimos ver verbete 5928

todos os bens pertencem a Deus “chamou os seus servos e lhes confiou os seus bens”
a igreja pertence a Deus. Essa verdade é ainda mais evidente quando se trata da igreja. Essa é a noiva de CRISTO.
devemos ter em mente que haverá prestação de contas;
ELE AUSENTOU-SE MAS VOLTARÁ. Porém não é dito quando voltará
Mateus 24.27 RA
27 Porque, assim como o relâmpago sai do oriente e se mostra até no ocidente, assim há de ser a vinda do Filho do Homem.
Mateus 24.42–44 RA
42 Portanto, vigiai, porque não sabeis em que dia vem o vosso Senhor. 43 Mas considerai isto: se o pai de família soubesse a que hora viria o ladrão, vigiaria e não deixaria que fosse arrombada a sua casa. 44 Por isso, ficai também vós apercebidos; porque, à hora em que não cuidais, o Filho do Homem virá.
Mateus 24.36 RA
36 Mas a respeito daquele dia e hora ninguém sabe, nem os anjos dos céus, nem o Filho, senão o Pai.
Atos dos Apóstolos 1.6–8 RA
6 Então, os que estavam reunidos lhe perguntaram: Senhor, será este o tempo em que restaures o reino a Israel? 7 Respondeu-lhes: Não vos compete conhecer tempos ou épocas que o Pai reservou pela sua exclusiva autoridade; 8 mas recebereis poder, ao descer sobre vós o Espírito Santo, e sereis minhas testemunhas tanto em Jerusalém como em toda a Judeia e Samaria e até aos confins da terra.
Mateus 25.15 RA
15 A um deu cinco talentos, a outro, dois e a outro, um, a cada um segundo a sua própria capacidade; e, então, partiu.
FICA EVIDENTE QUE TODOS RECEBERAM TALENTOS.
Os talentos foram dados conforme a capacidade de cada um. Essa capacidade também foi dado pelo Deus.
Deus não dá nada que não podemos fazer;
a questão mais importante não diz respeito a quanto alguém recebeu. E sim a FIDELIDADE com que lidamos com os talentos que Deus nos concedeu.
tanto o que recebeu um quanto o que recebeu 5 receberam recompnesa segundo sua FIDELIDADE
Tito 2.10 RA
10 não furtem; pelo contrário, deem prova de toda a fidelidade, a fim de ornarem, em todas as coisas, a doutrina de Deus, nosso Salvador.
FIDELIDADE

4102 πιστις pistis

de 3982; TDNT - 6:174,849; n f

1) convicção da verdade de algo, fé; no NT, de uma convicção ou crença que diz respeito ao relacionamento do homem com Deus e com as coisas divinas, geralmente com a idéia inclusa de confiança e fervor santo nascido da fé e unido com ela

1a) relativo a Deus

1a1) a convicção de que Deus existe e é o criador e governador de todas as coisas, o provedor e doador da salvação eterna em Cristo

1b) relativo a Cristo

1b1) convicção ou fé forte e benvinda de que Jesus é o Messias, através do qual nós obtemos a salvação eterna no reino de Deus

1c) a fé religiosa dos cristãos

1d) fé com a idéia predominante de confiança (ou confidência) seja em Deus ou em Cristo, surgindo da fé no mesmo

2) fidelidade, lealdade

2a) o caráter de alguém em quem se pode confiar

Lucas 12.42 RA
42 Disse o Senhor: Quem é, pois, o mordomo fiel e prudente, a quem o senhor confiará os seus conservos para dar-lhes o sustento a seu tempo?
FIDELIDADE

4103 πιστος pistos

de 3982; TDNT - 6:174,849; adj

1) verdadeiro, fiel

1a) de pessoas que mostram-se fiéis na transação de negócios, na execução de comandos, ou no desempenho de obrigações oficiais

1b) algúem que manteve a fé com a qual se comprometeu, digno de confiança

1c) aquilo que em que se pode confiar

2) persuadido facilmente

2a) que crê, que confia

2b) no NT, alguém que confia nas promessas de Deus

2b1) alguém que está convencido de que Jesus ressuscitou dos mortos

2b2) alguém que se convenceu de que Jesus é o Messias e autor da salvação

Mateus 25.16–17 RA
16 O que recebera cinco talentos saiu imediatamente a negociar com eles e ganhou outros cinco. 17 Do mesmo modo, o que recebera dois ganhou outros dois.
SAIU IMEDIATAMENTE NEGOCIOU....GANHOU
SAIU
Léxico Hebraico, Aramaico e Grego de Strong 4198 πορευομαι poreuomai

4198 πορευομαι poreuomai

voz média de um derivado do mesmo que 3984; TDNT - 6:566,915; v

1) conduzir, transportar, transferir

1a) persistir na jornada iniciada, continuar a própria jornada

1b) partir desta vida

1c) seguir alguém, isto é, tornar-se seu adepto

1c1) achar o caminho ou ordenar a própria vida

NEGOCIOU
Léxico Hebraico, Aramaico e Grego de Strong 2038 εργαζομαι ergazomai

2038 εργαζομαι ergazomai

voz média de 2041; TDNT - 2:635,251; v

1) trabalhar, labutar, fazer trabalho

2) comerciar, ganhar pelo comércio, “fazer negócios”

3) fazer, executar

3a) exercitar, realizar, empenhar-se

3b) fazer existir, produzir

4) trabalhar para, ganhar pelo trabalho, adquirir

GANHOU.....
Léxico Hebraico, Aramaico e Grego de Strong 2770 κερδαινω kerdaino

2770 κερδαινω kerdaino

de 2771; TDNT - 3:672,428; v

1) ganhar, adquirir, obter ganho

2) metáf.

2a) de ganho provindo de evitar ou escapar do mal ( “não envolver-se”, resguardar-se”. Daí, “ser poupado”)

2b) ganhar alguém, i.e, conquistá-lo para o reino de Deus, ganhar alguém para a fé em Cristo

2c) ganhar o favor e a comunhão com Cristo

Mateus 13.23 RA
23 Mas o que foi semeado em boa terra é o que ouve a palavra e a compreende; este frutifica e produz a cem, a sessenta e a trinta por um.
Mateus 25.18 RA
18 Mas o que recebera um, saindo, abriu uma cova e escondeu o dinheiro do seu senhor.
SAINDO....ABRIU....COVA…ESCONDEU....O DINHEIRO DO SEU SENHOR
ESCONDEU

2928 κρυπτω krupto

verbo primário; TDNT - 3:957,476; v

1) esconder, ocultar, ser encoberto

2) metáf. ocultar (aquilo que não deve tornar-se conhecido)

O talento não era dele. Logo ele não tinha o direito de fazer o que ele queria com o talento.
Ele foi rápido em agir da sua própria maneira. Fazendo do seu próprio jeito. Como se Ele fosse senhor de si e nunca fosse prestar contas a ninguém.
ele escondeu o que não devia ser escondido;
Mateus 13.18–22 RA
18 Atendei vós, pois, à parábola do semeador. 19 A todos os que ouvem a palavra do reino e não a compreendem, vem o maligno e arrebata o que lhes foi semeado no coração. Este é o que foi semeado à beira do caminho. 20 O que foi semeado em solo rochoso, esse é o que ouve a palavra e a recebe logo, com alegria; 21 mas não tem raiz em si mesmo, sendo, antes, de pouca duração; em lhe chegando a angústia ou a perseguição por causa da palavra, logo se escandaliza. 22 O que foi semeado entre os espinhos é o que ouve a palavra, porém os cuidados do mundo e a fascinação das riquezas sufocam a palavra, e fica infrutífera.
Mateus 25.19 RA
19 Depois de muito tempo, voltou o senhor daqueles servos e ajustou contas com eles.
MUITO TEMPO. Espera maior que se esperava;
ainda que parece que esta demorando, não se engane Jesus voltará no tempo certo;
Mateus 24.45–51 RA
45 Quem é, pois, o servo fiel e prudente, a quem o senhor confiou os seus conservos para dar-lhes o sustento a seu tempo? 46 Bem-aventurado aquele servo a quem seu senhor, quando vier, achar fazendo assim. 47 Em verdade vos digo que lhe confiará todos os seus bens. 48 Mas, se aquele servo, sendo mau, disser consigo mesmo: Meu senhor demora-se, 49 e passar a espancar os seus companheiros e a comer e beber com ébrios, 50 virá o senhor daquele servo em dia em que não o espera e em hora que não sabe 51 e castigá-lo-á, lançando-lhe a sorte com os hipócritas; ali haverá choro e ranger de dentes.
5 Quem é, pois, o servo(doulos) fiel e prudente(atento, inteligente, sábio), a quem o senhor confiou(TRADUÇÃO ABAIXO) os seus conservos para dar-lhes o sustento a seu tempo? 46 Bem-aventurado aquele servo a quem seu senhor, quando vier, achar fazendo assim. 47 Em verdade vos digo que lhe confiará todos os seus bens. 48 Mas, se aquele servo, sendo mau(TRADUÇÃO ABAIXO), disser consigo mesmo: Meu senhor demora-se, 49 e passar a espancar os seus companheiros e a comer e beber com ébrios, 50 virá o senhor daquele servo em dia em que não o espera e em hora que não sabe 51 e castigá-lo-á, lançando-lhe a sorte com os hipócritas; ali haverá choro e ranger de dentes.
a quem o senhor confiou os seus conservos
CONFIOU
Léxico Hebraico, Aramaico e Grego de Strong 2525 καθιστημι kathistemi

2525 καθιστημι kathistemi

de 2596 e 2476; TDNT - 3:444,387; v

1) colocar, estabelecer, pôr

1a) colocar alguém sobre algo (encarregá-lo de alguma coisa)

1b) apontar alguém para administrar um ofício

1c) estabelecer como, constituir, declarar, mostrar ser

1d) constituir, retribuir, fazer, causar ser

1e) conduzir ou levar a um certo lugar

1f) mostrar-se ou exibir-se

1f1) apresentar-se

8 Mas, se aquele servo, sendo mau(JÁ É MAU), disser consigo mesmo: Meu senhor demora-se, 49 e passar a espancar os seus companheiros e a comer e beber com ébrios,
MAU

2556 κακος kakos

aparentemente, uma palavra primária; TDNT - 3:469,391; adj

1) de uma natureza perversa

1a) não como deveria ser

2) no modo de pensar, sentir e agir

2a) baixo, errado, perverso

3) desagradável, injurioso, pernicioso, destrutivo, venenoso

Sinônimos ver verbete 5908

VÊ UMA OPORTUNIDADE PARA FAZER O QUE GOSTA, O QUE AMA.....
O BOM DOULÓS QUER FAZER A VONTADE DO SENHOR. ELE BUSCA MEIOS, SE DEDICA, SE COMPROMETE
O MAU DOULÓS QUER FAZER SUA VONTADE. ELE BUSCA OPORTUNIDADES, BRECHAS NA LEI, JUSTIFICATIVAS PRA TENTAR ESCONDER O FATO QUE NA VERDADE SUA NATUREZA É PERVERSA, SEU MODO DE PENSAR, AGIR.....
O SERVO MAU IGNORA O FATO QUE: “50 virá o senhor daquele servo em dia em que não o espera e em hora que não sabe 51 e castigá-lo-á, lançando-lhe a sorte com os hipócritas; ali haverá choro e ranger de dentes.
HIPÓCRITA
Léxico Hebraico, Aramaico e Grego de Strong 5273 υποκριτης hupokrites

5273 υποκριτης hupokrites

de 5271; TDNT - 8:559,1235; n m

1) alguém que responde, intérprete

2) ator, artista de teatro

3) dissimulador, impostor, hipócrita

Mateus 25.19 RA
19 Depois de muito tempo, voltou o senhor daqueles servos e ajustou contas com eles.
1Coríntios 3.10–15 RA
10 Segundo a graça de Deus que me foi dada, lancei o fundamento como prudente construtor; e outro edifica sobre ele. Porém cada um veja como edifica. 11 Porque ninguém pode lançar outro fundamento, além do que foi posto, o qual é Jesus Cristo. 12 Contudo, se o que alguém edifica sobre o fundamento é ouro, prata, pedras preciosas, madeira, feno, palha, 13 manifesta se tornará a obra de cada um; pois o Dia a demonstrará, porque está sendo revelada pelo fogo; e qual seja a obra de cada um o próprio fogo o provará. 14 Se permanecer a obra de alguém que sobre o fundamento edificou, esse receberá galardão; 15 se a obra de alguém se queimar, sofrerá ele dano; mas esse mesmo será salvo, todavia, como que através do fogo.
1Coríntios 4.5 RA
5 Portanto, nada julgueis antes do tempo, até que venha o Senhor, o qual não somente trará à plena luz as coisas ocultas das trevas, mas também manifestará os desígnios dos corações; e, então, cada um receberá o seu louvor da parte de Deus.
Mateus 25.20–21 RA
20 Então, aproximando-se o que recebera cinco talentos, entregou outros cinco, dizendo: Senhor, confiaste-me cinco talentos; eis aqui outros cinco talentos que ganhei. 21 Disse-lhe o senhor: Muito bem, servo bom e fiel; foste fiel no pouco, sobre o muito te colocarei; entra no gozo do teu senhor.
BOM

18 αγαθος agathos

uma palavra primitiva; TDNT 1:10,3; adj

1) de boa constituição ou natureza.

2) útil, saudável

3) bom, agradável, amável, alegre, feliz

4) excelente, distinto

5) honesto, honrado

entra no gozo do teu senhor.
GOZO

5479 χαρα chara

de 5463; TDNT - 9:359,1298; n f

1) alegria, satisfação

1a) a alegria recebida de você

1b) causa ou ocasião de alegria

1b1) de pessoas que são o prazer de alguém

DEVEMOS BUSCAR AS VERDADEIRA RIQUEZAS, OS VERDADEIROS TESOUROS. NADA NESSE MUNDO SE COMPARA AO “GOZO DO SENHOR”.
ESSE MUNDO É UM MUNDO DE AFLIÇÕES. AQUI SOMOS PEREGRINOS. NOSSA PÁTRIA NÃO É ESSA.
Romanos 8.18 RA
18 Porque para mim tenho por certo que os sofrimentos do tempo presente não podem ser comparados com a glória a ser revelada em nós.
DEVEMOS DESEJAR O GOZO DO SENHOR, A GLÓRIA DO SENHOR.
O PIOR DO INFERNO É O FATO DE SER BANIDO DA GLÓRIA DO SENHOR;
O VERDADEIROS SERVOS EXPERIMENTARAM O MAIOR PRAZER QUE PALAVRAS NÃO PODEM EXPRESSAR. EXPERIMENTARAM A PRESENÇA, O AMOR, A GLÓRIA DO SENHOR.
NÃO HÁ NADA AQUI QUE SE COMPARA A ISSO;
A FÉ NOS ENSINA A FAZER A CONTA CERTA. A VERDADEIRA FÉ NOS LEVA A FIDELIDADE. A VERDADEIRA FÉ NOS LEVA A DESPREZAR A GLÓRIA DESSE MUNDO.
Mateus 25.22–23 RA
22 E, aproximando-se também o que recebera dois talentos, disse: Senhor, dois talentos me confiaste; aqui tens outros dois que ganhei. 23 Disse-lhe o senhor: Muito bem, servo bom e fiel; foste fiel no pouco, sobre o muito te colocarei; entra no gozo do teu senhor.
POUCO-SOBRE O MUITO TE COLOCAREI;
VALE A PENA ACUMULAR TESOUROS NO CÉU;
TANTO O QUE RECEBEU DOIS QUANTO O QUE RECEBEU CINCO RECEBERAM A MESMA RECOMPENSA. PORQUE O QUE IMPORTA É A FIDELIDADE;
O PRÊMIO DA COMPANHIA ETERNA DO REI;
Mateus 25.24–25 RA
24 Chegando, por fim, o que recebera um talento, disse: Senhor, sabendo que és homem severo, que ceifas onde não semeaste e ajuntas onde não espalhaste, 25 receoso, escondi na terra o teu talento; aqui tens o que é teu.
servo abusado na maneira de falar com o Senhor.
ele acusa o Senhor de injusto, com a ideia de que o Senhor cobra o que não deve, o que não tem direito, juros abusivos
as pessoas não aceitam o fato que o Senhor tem direito sobre elas........
não aceitam o governo de Deus....
Lucas 19.11–14 RA
11 Ouvindo eles estas coisas, Jesus propôs uma parábola, visto estar perto de Jerusalém e lhes parecer que o reino de Deus havia de manifestar-se imediatamente. 12 Então, disse: Certo homem nobre partiu para uma terra distante, com o fim de tomar posse de um reino e voltar. 13 Chamou dez servos seus, confiou-lhes dez minas e disse-lhes: Negociai até que eu volte. 14 Mas os seus concidadãos o odiavam e enviaram após ele uma embaixada, dizendo: Não queremos que este reine sobre nós.
Mateus 25.26–27 RA
26 Respondeu-lhe, porém, o senhor: Servo mau e negligente, sabias que ceifo onde não semeei e ajunto onde não espalhei? 27 Cumpria, portanto, que entregasses o meu dinheiro aos banqueiros, e eu, ao voltar, receberia com juros o que é meu.
todo servo mau é negligente, todo servo negligente é mau;
todo servo bom é fiel, todo servo fiel é bom;
o servo mau é uma peso, tem que ser arrastado....sobrecarrega os outros
o negligente nunca foi um servo, por isso terá o lugar dos hipócritas.
Ele acusa o Senhor de tirano; se é assim devia ter respeitado pelo menos, aplicado por medo;
por traz de toda desobediência há incredulidade, fidelidade só é possível onde existe fé;
onde há verdadeira fé, há obras
Tiago 2.14–20 RA
14 Meus irmãos, qual é o proveito, se alguém disser que tem fé, mas não tiver obras? Pode, acaso, semelhante fé salvá-lo? 15 Se um irmão ou uma irmã estiverem carecidos de roupa e necessitados do alimento cotidiano, 16 e qualquer dentre vós lhes disser: Ide em paz, aquecei-vos e fartai-vos, sem, contudo, lhes dar o necessário para o corpo, qual é o proveito disso? 17 Assim, também a fé, se não tiver obras, por si só está morta. 18 Mas alguém dirá: Tu tens fé, e eu tenho obras; mostra-me essa tua fé sem as obras, e eu, com as obras, te mostrarei a minha fé. 19 Crês, tu, que Deus é um só? Fazes bem. Até os demônios creem e tremem. 20 Queres, pois, ficar certo, ó homem insensato, de que a fé sem as obras é inoperante?
Mateus 25.28–30 RA
28 Tirai-lhe, pois, o talento e dai-o ao que tem dez. 29 Porque a todo o que tem se lhe dará, e terá em abundância; mas ao que não tem, até o que tem lhe será tirado. 30 E o servo inútil, lançai-o para fora, nas trevas. Ali haverá choro e ranger de dentes.
temos aqui a setença
tudo que tinha foi tirado, porque nada era dele;
Deus tira. Muitos estão em atrofia, porque negligenciam sua obrigação para com o Senhor. Atrofia é um castgo
o mau e negligente ira para o inferno;
ATENÇÃO ESTAMOS ENTRE A 1º E 2º VINDA. HAVERÁ PRESTAÇÃO DE CONTAS;
NÃO SE ENGANE, PORQUE PARECE QUE ESTA DEMORANDO.
DEVEMOS AGIR COMO SE O SENHOR FOSSE CHEGAR A QUALQUER MOMENTO, PORQUE DE FATO ELE PODE CHEGAR A QUALQUER MOMENTO;
Mateus 24.50 RA
50 virá o senhor daquele servo em dia em que não o espera e em hora que não sabe
Mateus 24.42–44 RA
42 Portanto, vigiai, porque não sabeis em que dia vem o vosso Senhor. 43 Mas considerai isto: se o pai de família soubesse a que hora viria o ladrão, vigiaria e não deixaria que fosse arrombada a sua casa. 44 Por isso, ficai também vós apercebidos; porque, à hora em que não cuidais, o Filho do Homem virá.
NÃO NOS COMPETE SABER O TEMPO, IMPORTA QUE SEJAMOS FIEIS;
ESTAMOS ESPERANDO A VINDA SENHOR. NOSSA ESPERA NÃO PODE SER MORTA, NEGLIGENTE, PASSIVA.....
SERVO VERDADEIRO É ATIVO, OPERANTE
NÃO PODEMOS SER UM PESO.
VIDA DE CRISTÃO É VIDA DE GRATIDÃO.
NÃO IMPORTA IO TALENTO O QUE CONTA É A FIDELIDADE;
SERVO DE VERDADE PRODUZ PARA O REI, PARA O REINO;
NÃO DEVEMOS ESPERAR O SENHOR SENTADOS E MERGULHADOS NA NEGLIGENCIA.
TODOS RECEBEMOS TALENTOS. SE SUA FÉ NÃO É OPERANTE , TEMA;
ESTEJA CERTO: HAVERÁ PRESTAÇÃO DE CONTAS
1Pedro 5.4 RA
4 Ora, logo que o Supremo Pastor se manifestar, recebereis a imarcescível coroa da glória.
2Timóteo 4.7 RA
7 Combati o bom combate, completei a carreira, guardei a fé.
SERVOS INÚTEIS NÃO ENTRARAM NO GOZO DO SENHOR
IGREJA LOCAL É O ENSAIO DO CÉU, SE ESTAMOS INERTE QUE O ESPÍRITO NOS ACORDE. PARA QUE NAQUELE DIA POSSAMOS OUVIR:
Mateus 25.21 RA
21 Disse-lhe o senhor: Muito bem, servo bom e fiel; foste fiel no pouco, sobre o muito te colocarei; entra no gozo do teu senhor.
Related Media
See more
Related Sermons
See more