Unidade em Cristo

Sermon  •  Submitted
0 ratings
· 6 views
Notes
Transcript

Oferta:

2Coríntios 6.4–10 RA
Pelo contrário, em tudo recomendando-nos a nós mesmos como ministros de Deus: na muita paciência, nas aflições, nas privações, nas angústias, nos açoites, nas prisões, nos tumultos, nos trabalhos, nas vigílias, nos jejuns, na pureza, no saber, na longanimidade, na bondade, no Espírito Santo, no amor não fingido, na palavra da verdade, no poder de Deus, pelas armas da justiça, quer ofensivas, quer defensivas; por honra e por desonra, por infâmia e por boa fama, como enganadores e sendo verdadeiros; como desconhecidos e, entretanto, bem conhecidos; como se estivéssemos morrendo e, contudo, eis que vivemos; como castigados, porém não mortos; entristecidos, mas sempre alegres; pobres, mas enriquecendo a muitos; nada tendo, mas possuindo tudo.

Introdução:

No processo de criação, existe uma frase recorrente na bíblia ao final de “cada” processo: “E viu Deus que isso era bom”. Esse processo é recorrente atá a criação do homem e e da mulher que ao fim Deus disse, “E isso era muito bom”.
Gênesis 1.26–31 RA
Também disse Deus: Façamos o homem à nossa imagem, conforme a nossa semelhança; tenha ele domínio sobre os peixes do mar, sobre as aves dos céus, sobre os animais domésticos, sobre toda a terra e sobre todos os répteis que rastejam pela terra. Criou Deus, pois, o homem à sua imagem, à imagem de Deus o criou; homem e mulher os criou. E Deus os abençoou e lhes disse: Sede fecundos, multiplicai-vos, enchei a terra e sujeitai-a; dominai sobre os peixes do mar, sobre as aves dos céus e sobre todo animal que rasteja pela terra. E disse Deus ainda: Eis que vos tenho dado todas as ervas que dão semente e se acham na superfície de toda a terra e todas as árvores em que há fruto que dê semente; isso vos será para mantimento. E a todos os animais da terra, e a todas as aves dos céus, e a todos os répteis da terra, em que há fôlego de vida, toda erva verde lhes será para mantimento. E assim se fez. Viu Deus tudo quanto fizera, e eis que era muito bom. Houve tarde e manhã, o sexto dia.
Porém esse texto de Genesis é um resumo da obra consumada, Homem e Mulher os Criou.
Vemos porém no capítulo dois que faz um detalhamento mais específico do sexto dia que ao meio desse processo, quando apenas o homem havia sido criado e a mulher ainda não, que houve um momento que Deus disse: “Não é bom”.
Gênesis 1.18 RA
para governarem o dia e a noite e fazerem separação entre a luz e as trevas. E viu Deus que isso era bom.
E o motivo de não ser bom é porque o homem havia recebido um mandamento da parte de Deus que não seria possível de ser cumprido só, sem uma auxiliadora idonea.
Gênesis 1.15–17 RA
E sejam para luzeiros no firmamento dos céus, para alumiar a terra. E assim se fez. Fez Deus os dois grandes luzeiros: o maior para governar o dia, e o menor para governar a noite; e fez também as estrelas. E os colocou no firmamento dos céus para alumiarem a terra,
Então nós vemos que os homens não foram criados para viverem sozinhos e que a vida comunitária aumenta a capacidade “produtiva” do homem.
Eclesiastes 4.9–12 RA
Melhor é serem dois do que um, porque têm melhor paga do seu trabalho. Porque se caírem, um levanta o companheiro; ai, porém, do que estiver só; pois, caindo, não haverá quem o levante. Também, se dois dormirem juntos, eles se aquentarão; mas um só como se aquentará? Se alguém quiser prevalecer contra um, os dois lhe resistirão; o cordão de três dobras não se rebenta com facilidade.
Então vemos que claramente Deus criou o homem para viver uma vida em comunidade, enchendo a terra e cumprindo a missão que Deus nos deu. Porém o que ocorre é que a partir do capítulo de Genesis, o pecado entra no mundo, corrompendo a natureza do homem que agora visa viver uma vida sem Deus e o homem usando de astúcia, usa essa estratégia dada por Deus de unidade para tentar contruir um império para si e o que Deus faz então é separa-los para diminuir seu poder e capacidade para o mal.

Texto Base:

Gênesis 11.1–9 RA
Ora, em toda a terra havia apenas uma linguagem e uma só maneira de falar. Sucedeu que, partindo eles do Oriente, deram com uma planície na terra de Sinar; e habitaram ali. E disseram uns aos outros: Vinde, façamos tijolos e queimemo-los bem. Os tijolos serviram-lhes de pedra, e o betume, de argamassa. Disseram: Vinde, edifiquemos para nós uma cidade e uma torre cujo tope chegue até aos céus e tornemos célebre o nosso nome, para que não sejamos espalhados por toda a terra. Então, desceu o Senhor para ver a cidade e a torre, que os filhos dos homens edificavam; e o Senhor disse: Eis que o povo é um, e todos têm a mesma linguagem. Isto é apenas o começo; agora não haverá restrição para tudo que intentam fazer. Vinde, desçamos e confundamos ali a sua linguagem, para que um não entenda a linguagem de outro. Destarte, o Senhor os dispersou dali pela superfície da terra; e cessaram de edificar a cidade. Chamou-se-lhe, por isso, o nome de Babel, porque ali confundiu o Senhor a linguagem de toda a terra e dali o Senhor os dispersou por toda a superfície dela.

Explicação

Então o que ocorre é um julgamento da parte de Deus que traz confusão a terra, separando os homens e fazendo com que eles sejam espalhados por toda terra. E agora o homem não unido passa a andar em guerras constantes. “Guerra contra guerra, nação contra nação” pois já não um vinculo de unidade entre eles e todos buscam seus próprios interesses e fazer os seus nomes grandes.
Então podemos dizer que os relacionamentos foram rompidos em Babel por causa da linguagem.

Desenvolvimento

Porém Deus tinha um plano para restaurar tudo isso. Deus um dia uniria novamente os homens por um vínculo mais sublime que os próprios interesses.
Joel 2.28–29 RA
E acontecerá, depois, que derramarei o meu Espírito sobre toda a carne; vossos filhos e vossas filhas profetizarão, vossos velhos sonharão, e vossos jovens terão visões; até sobre os servos e sobre as servas derramarei o meu Espírito naqueles dias.
E Deus então faz o oposto de Babel no Pentecostes.
Atos dos Apóstolos 2.1–13 RA
Ao cumprir-se o dia de Pentecostes, estavam todos reunidos no mesmo lugar; de repente, veio do céu um som, como de um vento impetuoso, e encheu toda a casa onde estavam assentados. E apareceram, distribuídas entre eles, línguas, como de fogo, e pousou uma sobre cada um deles. Todos ficaram cheios do Espírito Santo e passaram a falar em outras línguas, segundo o Espírito lhes concedia que falassem. Ora, estavam habitando em Jerusalém judeus, homens piedosos, vindos de todas as nações debaixo do céu. Quando, pois, se fez ouvir aquela voz, afluiu a multidão, que se possuiu de perplexidade, porquanto cada um os ouvia falar na sua própria língua. Estavam, pois, atônitos e se admiravam, dizendo: Vede! Não são, porventura, galileus todos esses que aí estão falando? E como os ouvimos falar, cada um em nossa própria língua materna? Somos partos, medos, elamitas e os naturais da Mesopotâmia, Judeia, Capadócia, Ponto e Ásia, da Frígia, da Panfília, do Egito e das regiões da Líbia, nas imediações de Cirene, e romanos que aqui residem, tanto judeus como prosélitos, cretenses e arábios. Como os ouvimos falar em nossas próprias línguas as grandezas de Deus? Todos, atônitos e perplexos, interpelavam uns aos outros: Que quer isto dizer? Outros, porém, zombando, diziam: Estão embriagados!
Então em pentecostes Deus veio novamente unir os homens através de Cristo.
Efésios 2.14 RA
Porque ele é a nossa paz, o qual de ambos fez um; e, tendo derribado a parede da separação que estava no meio, a inimizade,

Aplicação

Cristo veio unir os homens a si e unir os homens uns aos outros.
Ele veio tirar o vinculo da iniquidade e unir os homens pelo vinculo do amor.
Gênesis 11.4 RA
Disseram: Vinde, edifiquemos para nós uma cidade e uma torre cujo tope chegue até aos céus e tornemos célebre o nosso nome, para que não sejamos espalhados por toda a terra.
Colossenses 3.14 RA
acima de tudo isto, porém, esteja o amor, que é o vínculo da perfeição.
Não importa se em nossas casas vivamos Babel, linguagem confundida sem entendimento e cada um correndo por sí, Deus pode agora pelo seu Espírito fazer pentecostes e unir-nos através dEle em uma só linguagem que é Cristo.
Todo o trabalho de Cristo visa unir os homens separados em Babel.
Efésios 4.11–13 RA
E ele mesmo concedeu uns para apóstolos, outros para profetas, outros para evangelistas e outros para pastores e mestres, com vistas ao aperfeiçoamento dos santos para o desempenho do seu serviço, para a edificação do corpo de Cristo, até que todos cheguemos à unidade da fé e do pleno conhecimento do Filho de Deus, à perfeita varonilidade, à medida da estatura da plenitude de Cristo,
João 17.11 RA
Já não estou no mundo, mas eles continuam no mundo, ao passo que eu vou para junto de ti. Pai santo, guarda-os em teu nome, que me deste, para que eles sejam um, assim como nós.
João 17.21 RA
a fim de que todos sejam um; e como és tu, ó Pai, em mim e eu em ti, também sejam eles em nós; para que o mundo creia que tu me enviaste.
João 17.22 RA
Eu lhes tenho transmitido a glória que me tens dado, para que sejam um, como nós o somos;
Related Media
See more
Related Sermons
See more