HÁ ALGO DE ERRADO COM O MUNDO - Ec. 1.1-11

0 ratings
· 24 views

A vida pode ser uma grande ilusão, uma frustração, uma repetição entediante. Como fugir de uma vida que se apresenta sem sentido, sem cor? Como virar o jogo quando tudo parece um simples sopro de vento?

Notes
Transcript

Introdução

Você já deve ter acordado algum dia de segunda feira-feira e se perguntado: Qual o sentido de tudo isso? Qual o sentido de todos estes dias de vida e trabalho? Não parece que tem alguma coisa errada com o mundo?
Esta sensação de que está tudo errado parece ser algo comum há todos nós, especialmente quando nos deparamos com tantos acontecimentos que escancaram a fragilidade de nossas vidas dando a impressão que tudo não passa de vento.
Outro dia estava assisntindo a série alemã Dark; a história parece ser complicada mas, em suma a série mostra a vida monótona de uma cidadedizinha onde o evento leva algumas pessoas a darem voltas no tempo entre passado e futuro. As pessoas sempre em busca de solucuionar os seus problemas e traumas voltando no tempo. Como aponta a série, fica a sensação que existe um erro na matriz que por consequência afeta toda a vida das pessoas. Esse erro acontece por não nos conformamos com o presente, com as crise e trágédias, daí idelaizamos um paraíso na terra.
Neste próximos dias vamos refletir sobre estes dramas da vida que nos tomam as vezes com tanta força que nos sentimos fragilizados, sem esperança. Eclesiastes será nosso ponto de partida.

1. Nada faz sentido (efêmero), tudo é vaidade, tudo é vento, bolas de sabão

A palavra hebraica hebel - pode ser traduzida também por efêmero, transitório. Seria então a vida algo sem sentido? Ou apenas transitória ao ponto de nos perguntarmos, a final o que ganhamos com todo o nosso labor?
Vamos avançar, a nossa dedicação ao trabalho, nosso labor, qual o significado de tudo isso? A expressão que o sábio usa é O que o homem ganha com todo o seu trabalho em que tanto se esforça debaixo do sol? - Quanto vale o seu tempo de trabalho? Qual o ganho final após tanto espforço? A ideia debaixo do sol significa este tempo importuno e implacável
Vejamos na prática: Quanto tempo de trabalho você tem? O que já juntou? Quais as grantias que o que você juntou perdurará mais que 48h após a sua morte?

2. Tudo parece uma mesmice

Você já deve ter visto pessoas falando que estamos vivendo novos tempos, bem, mas, se na verdade descobríssimos que as coisas continuam da mesma forma? Que as gerações vem e vão e tudo segue como que uma repetição infinita. Você conhece o ditado: “Quanto mais as coisas mudam, mais continuam as mesmas.”
As nossas lutas são as mesmas dos nossos pais, e a dos nossos filhos serão as mesmas que as nossas.
A arte pode ser uma voz interessante para entendermos a realidade, você já deve ter visto a música de Belchior interpretada pela Elis Regina, Como nossos pais. Diz uma parte:
Já faz tempo eu vi você na rua, cabelo ao vento, gente jovem reunida;
na parede da memória essa lembrança é o quadro que dói mais.
Minha dor é percerber que, apesar de termos feito tudo o fizemos,
ainda somos os mesmos e vivemos como os nossos pais nossos ídolos ainda são os mesmos e as aparências não enganam, não.
Passam-se as gerações e continuamos os mesmos.
Nem a natureza escapa - junte a sua labuta debaixo do sol o agravante que tudo isso é feito debaixo de um clico vicioso, o sol nasce, o sol se põe e depois nasce novemante. imagine os rios seguindo o seu curso dia após dia e não conseguem siquer encher o mar. E o vento? da mesma forma vai e vem mas nada muda.
Imagina que isto acontece em todas as áreas da nossa vida? Quantos projetos? Quantos sonhos? E a saúde? Você cuida de tudo, mas parece que logo volta a dor novamente, as artérias intupidas, a gordura no figado, é melhor parar por aqui...
Isso tembém é a rotina das realidas a parte de nós, as guerras, a tecnologia. Imagine que seus ouvidos nunca se fartarão de ouvir nem seus olhos de ver. Quantas pessoas seguimos no instagram, quantas curtidas esperamos, quantas conversas queremos ter.
No verso 11 ele diz: Ninguém se lembra dos que viveram na antiguidade, e aqueles que ainda virão tampouco serão lembrados pelos que vierem depois deles. - Quer um exemplo, quem foi seu bisavô, e quem veio antes dele? Quais os projetos que ele deixou? Tudo não passa de bolas de sabão!

3. Nem tudo é fatalismo

Se tomarmos Eclesiastes como um livro isolado na Bíblia então podemos dizer que a vida é sem sentido, mas se entendermos que ele faz parte de uma ubnidade então podemos encontrar esperança acima do sol.
Viva a Vida Diante de Deus - Si vivermos a vida com um único olhar então estaremos perdidamente perdidos.
Pense comigo um pouco, será que o evangelho se chama Boas Notícias atoa? Quais são as boas notícias? As boas notícias dão conta que aquele que vive acima do sol nos visitou; sua visita nos trouxe perspectivas para além do debaixo do sol.
Não é que as dores foram sanadas, não é que os sofrimentos pararam nem que o labor do trabalho por si só ganhou sentido, é que o sentido se dá quando a vida debaixo do sol é vivida na perspectiva das boas notícias o evangelho.

Conclusão:

Related Media
See more
Related Sermons
See more