QUANDO DEUS NÃO FAZ SENTIDO

Quando Deus não faz sentido  •  Sermon  •  Submitted   •  Presented   •  1:06:50
1 rating
· 752 views
Files
Notes
Transcript

1 DEUS NÃO PRECISA SE EXPLICAR[1] (Estudo 533)

Jeremias 29.11
Jeremias 29.11 NAA
11 Eu é que sei que pensamentos tenho a respeito de vocês, diz o Senhor. São pensamentos de paz e não de mal, para dar-lhes um futuro e uma esperança.

1.1 Introdução

Nós estamos iniciando uma série de estudos sob o tema “Quando Deus não faz sentido”. É um trabalho baseado no livro “When God doesn’t make sense”, escrito pelo Dr. James Dobson.
Toda pessoa que alcança a idade adulta irá encontrar eventualmente circunstâncias que são teologicamente difíceis de se explicar. Após anos de experiência em aconselhamento, o Dr. James Dobson oferece a segurança que o cuidado divino contínuo oferece, mesmo quando o sofrimento humano vai além da nossa compreensão.

1.2 DEUS NÃO PRECISA SE EXPLICAR

1.2.1 José

José era um jovem de 17 anos muito talentoso e motivado. Depois de se formar como um dos melhores da classe, ele foi para a faculdade, onde continuou seus estudos. Após a conclusão do seu bacharelado, José aplicou para a entrada em uma escola de medicina e começou seu treinamento formal.
Durante o primeiro semestre, José começou a pensar sobre a chamada de Deus para a sua vida. Ele começou a entender que deveria renunciar a vida na América em favor do seu chamado em um campo estrangeiro. Depois de refletir bastante, decidiu que seu futuro seria a obra missionária. Porém, no final do primeiro ano de estudos, José não estava se sentindo bem. Ele começou a sentir uma fadiga persistente e estranha. Após uma consulta médica, ele foi diagnosticado com leucemia aguda. José faleceu poucos meses depois.

1.2.2 Como a lógica pode ser feita neste ato incompreensível de Deus?

Este jovem amava Jesus Cristo com todo seu coração e só procurou fazer a vontade dele. Por que ele foi levado no auge da idade, apesar de muitas orações para a sua cura, feitas por membros da família temente a Deus e de seus amigos fiéis?
Mais exemplos de dores inexplicáveis e dificuldades poderiam encher as prateleiras das maiores bibliotecas do mundo, e cada pessoa na Terra poderia contribuir usando de ilustrações próprias. Guerras, fomes, catástrofes naturais.
Mas misérias em larga escala desta natureza são, por vezes, menos preocupantes para o indivíduo do que as circunstâncias que cada um de nós temos que enfrentar pessoalmente. Câncer, insuficiência renal, doença cardíaca, síndrome de morte súbita infantil, paralisia cerebral, síndrome de Down, ou divórcios, estupros, solidão, rejeição, fracasso, infertilidade, viuvez etc.
Estes e outros milhões de motivos de sofrimento humano produzem muitas perguntas inevitáveis que incomodam a alma.

1.2.3 “Por que Deus permitiria que isso acontecesse comigo?”

É uma pergunta que todos os crentes e muitos não-crentes, têm dificuldades para responder. E contrariando os ensinamentos cristãos em alguns círculos, Deus não se apressa em explicar o que ele está fazendo.
Se você acha que Deus precisa se explicar, o que dizer dessas referências bíblicas?
Provérbios 25.2; Isaías 45.15; Deuteronômio 29.29; Eclesiastes 11.5; Isaías 55.8-9; Romanos 11.33; 1Coríntios 2.16
Provérbios 25.2 NAA
2 A glória de Deus é encobrir as coisas, mas a glória dos reis é investigá-las.
Isaías 45.15 NAA
15 Verdadeiramente tu és um Deus que se esconde, ó Deus de Israel, ó Salvador.
Deuteronômio 29.29 NAA
29 — As coisas encobertas pertencem ao Senhor, nosso Deus, porém as reveladas nos pertencem, a nós e aos nossos filhos, para sempre, para que cumpramos todas as palavras desta lei.
Eclesiastes 11.5 NAA
5 Assim como você não conhece o caminho do vento, nem sabe como se formam os ossos no ventre da mulher grávida, assim também não entende as obras de Deus, que faz todas as coisas.
Isaías 55.8–9 NAA
8 “Porque os meus pensamentos não são os pensamentos de vocês, e os caminhos de vocês não são os meus caminhos”, diz o Senhor. 9 “Porque, assim como os céus são mais altos do que a terra, assim os meus caminhos são mais altos do que os seus caminhos, e os meus pensamentos são mais altos do que os pensamentos de vocês.

1.3 DEUS TE AMA

A Bíblia claramente diz que nós não temos capacidade para compreender a mente infinita de Deus, ou a forma que ele intervém em nossas vidas. Quão arrogante seria de nós pensar de outra forma! Tentar analisar a onipotência de Deus é loucura!
Romanos 11.33 NAA
33 Ó profundidade da riqueza, tanto da sabedoria como do conhecimento de Deus! Quão inexplicáveis são os seus juízos, e quão insondáveis são os seus caminhos!
Romanos 11.33 indica que os juízos de Deus são insondáveis e seus caminhos inescrutáveis.
1Coríntios 2.16 NAA
16 Pois quem conheceu a mente do Senhor, para que o possa instruir? Nós, porém, temos a mente de Cristo.
1Coríntios 2.16 afirma claramente que a motivação e propósitos divinos estão fora do alcance da mente humana, a menos que o Senhor escolha explicar-se a nós, o que geralmente não acontece. O que isso tudo significa para nós? Que muitas das nossas perguntas terão que permanecer sem resposta por enquanto.
Infelizmente, muitos crentes não sabem que haverá momentos na vida que as circunstâncias são incoerentes, momentos que Deus não parece fazer sentido. É verdade que Deus nos ama e oferece um plano maravilhoso para nós, mas ainda assim nem sempre nós compreendemos, ou mesmo aprovamos, o seu “plano maravilhoso”.

1.3.1 Os “Jeremias”

Para algumas pessoas, como o profeta Jeremias, o plano significava ser lançado no calabouço. Para outros personagens bíblicos, significava execução. Mesmo a mais terrível das circunstâncias, o plano de Deus é maravilhoso porque qualquer coisa que esteja em harmonia com a sua vontade “contribuem juntamente para o bem daqueles que amam a Deus, daqueles que são chamados por seu decreto.” (Rm 8.28).
Romanos 8.28 NAA
28 Sabemos que todas as coisas cooperam para o bem daqueles que amam a Deus, daqueles que são chamados segundo o seu propósito.
Todas as descrições bíblicas mostram um Deus de amor e bondade, cuidando amorosamente dos seus filhos e guiando os passos dos seus fiéis. Ele refere-se a nós como “povo do seu pasto e ovelhas da sua mão” (Sl 95.7).
Salmo 95.7 NAA
7 Ele é o nosso Deus, e nós somos povo do seu pasto e ovelhas de sua mão. Hoje, se ouvirem a sua voz,
Este grande amor de Deus o impulsionou a enviar seu único Filho como sacrifício por nosso pecado, para que pudéssemos escapar a punição merecida. Ele fez isso porque amou de “tal maneira” (Jo 3.16). Isaías foi claro ao transmitir esta mensagem à nós, diretamente do coração do Pai:
João 3.16 NAA
16 Porque Deus amou o mundo de tal maneira que deu o seu Filho unigênito, para que todo o que nele crê não pereça, mas tenha a vida eterna.
Podemos concluir então que não é uma questão de falta de amor e misericórdia, pois Deus nos ama abundantemente!

1.4 A PERPLEXIDADE DO SOFRIMENTO

Este tema é muito desafiador. Tratando com famílias, vamos encontrar muitas vezes pessoas que estão enfrentando situações que não fazem sentido.

1.4.1 Felicidade fantasiosa

Além disso, é muito comum nestes momentos de crise sentirmos grande frustração com Deus. Isto se torna mais difícil ainda porque muitos tem sido submetidos à ensinos que apontam uma felicidade fantasiosa. Então, quando estão em sofrimento e Deus não os resgata imediatamente da circunstância, a frustração se torna em ira e senso de abandono. Finalmente, a ilusão toma lugar e a alma se perde.

1.4.2 Alienados de Deus. Por que?

Na verdade, a maioria de nós, em algum momento, nos sentiremos alienados de Deus. Por que? Porque aqueles que vivem longos anos aqui são eventualmente confrontados por acontecimentos que não entendem. Esta é a condição humana. É uma visão incorreta da Escritura dizer que nós sempre vamos entender o que Deus está fazendo e como nosso sofrimento e desapontamento se encaixam no plano divino.

1.4.3 Perplexidade

Cedo ou tarde, a maioria de nós chegará à um ponto onde parece que Deus perdeu o controle – ou interesse – nos problemas das pessoas. É apenas uma ilusão mas de implicações perigosas para a saúde mental e espiritual. Portanto, o grande problema não é a dor ou o sofrimento, mas a “perplexidade”. A perplexidade é o fator que enfraquece a nossa fé.
O homem é capaz de suportar tremendo desconforto, inclusive o prospecto da morte, se a circunstância faz sentido. Muitos mártires, prisioneiros políticos e heróis de guerra abraçaram a morte com muita confiança. Eles entenderam o sacrifício que estavam fazendo e aceitaram o seus significado em suas vidas.
Em contraste, muitos crentes que ficaram perplexos e desiludidos com Deus não possuem tal consolo. É a ausência de significado que torna a situação tão intolerável.

1.4.4 Expectativa

A palavra chave aqui é expectativa. Ela nos coloca em uma posição de desilusão. Não há maior dificuldade na experiência humana do que construir a vida numa perspectiva teológica, e então vê-la se desmoronar no momento da luta e dor. Uma pessoa nesta situação enfrenta uma crise que balança os fundamentos. Então, ela deve lidar com a angústia da rejeição. O Deus que ela tanto amou, cultuou e serviu, virou as costas e está em silêncio, distante, no momento de maior necessidade. Será que este momento chega para os fiéis? Sim, eles chegam!
Não foi isso que aconteceu com Jó? Este homem justo e temente a Deus não havia feito nada de errado, mas ainda assim sofreu uma série de dificuldades. E apesar de tanta dificuldade, a maior frustração de Jó foi a sua incapacidade de encontrar a Deus. Este é um ponto vital na história. Jó perdeu tudo, mas suas tragédias, por mais terrível que fossem, não criaram nele tanta frustração. Na verdade, quando ele perdeu tudo, ele se prostrou e disse:
Jó 1.21 NAA
21 E disse: — Nu saí do ventre de minha mãe e nu voltarei. O Senhor o deu e o Senhor o tomou; bendito seja o nome do Senhor!
Deus permitiu que Satanás afligisse a Jó fisicamente. Ele foi acometido de uma grave enfermidade (Jó 2.7).
Jó 2.7 NAA
7 Então Satanás saiu da presença do Senhor e feriu Jó com tumores malignos, desde a planta do pé até o alto da cabeça.
Sua esposa ficou irritada com a situação e sugeriu a Jó que blasfemasse de Deus e morresse. Em vista disso, Jó respondeu:
Jó 2.10 NAA
10 Mas Jó respondeu: — Você fala como uma doida. Temos recebido de Deus o bem; por que não receberíamos também o mal? Em tudo isto Jó não pecou com os seus lábios.
Que exemplo de fé maravilhoso! Nem mesmo a morte balançou a sua confiança, como ele mesmo disse:
Jó 13.15 NAA
15 Eis que ele me matará, já não tenho esperança; mesmo assim defenderei a minha conduta diante dele.
Eventualmente, no entanto, Jó alcançou um ponto de desespero. Este homem de enorme força, que já havia suportado o prejuízo, a morte e a enfermidade, agora enfrenta uma circunstância que o está ameaçando seriamente. Esta circunstância emanou, por mais estranho que pareça, da incapacidade de Jó em encontrar a Deus.
Você crê que esta incapacidade de não encontrar a Deus em momentos de crise era particular de Jó? É claro que não! Isto acontece em muitos outros casos, talvez a maioria de nós em algum momento da vida. O rei Davi deve ter sentido o mesmo que Jó, quando ele perguntou ao Senhor com muita veemência:
Salmo 13.1 NAA
1 Até quando, Senhor, te esquecerás de mim? Será para sempre? Até quando esconderás de mim o teu rosto?
No Salmo 77.7-8 Davi expressou novamente a angústia da sua alma: Sl 77.7-8).
Salmo 77.7–8 NAA
7 “Será que o Senhor nos rejeitará para sempre? Acaso, não voltará a ser propício? 8 Cessou perpetuamente a sua graça? Caducou a sua promessa para todas as gerações?
A Bíblia nos diz em 2Crônicas 32.31 que
2Crônicas 32.31 NAA
31 Mas, quando os embaixadores dos príncipes da Babilônia lhe foram enviados para se informarem a respeito do prodígio que tinha acontecido na terra, Deus o desamparou, para prová-lo e para saber tudo o que havia no coração dele.
“Deus o desamparou [a Ezequias], para tentá-lo, para saber tudo o que havia no seu coração”.
Hebreus 11.6 NAA
6 De fato, sem fé é impossível agradar a Deus, porque é necessário que aquele que se aproxima de Deus creia que ele existe e que recompensa os que o buscam.
Até mesmo Jesus, nos momentos finais na cruz, perguntou ao Pai porque o havia abandonado! Aparentemente, é permitido que muitos crentes atravessem vales profundos que são desenhados para testar sua fé no fogo cruel. Por que? Porque a fé está no topo da lista divina de prioridades. Sem fé, diz o Senhor, é impossível agradar-lhe (Hb 11.6). E o que é fé?
Hebreus 11.6–7 NAA
6 De fato, sem fé é impossível agradar a Deus, porque é necessário que aquele que se aproxima de Deus creia que ele existe e que recompensa os que o buscam. 7 Pela fé, Noé, divinamente instruído a respeito de acontecimentos que ainda não se viam e sendo temente a Deus, construiu uma arca para a salvação de sua família. Assim, ele condenou o mundo e se tornou herdeiro da justiça que vem da fé.
Esta determinação para crer quando a prova não é oferecida e as perguntas não são respondidas é central no nosso relacionamento com Deus. Ele nunca fará algo para destruir a necessidade da fé. Na verdade, ele nos guia em tempos de prova especificamente para cultivar a fé e dependência dele.
Apesar de tudo, uma resposta teológica dessa natureza não elimina a dor e frustração que experimentamos quando atravessamos o deserto. E a maioria de nós não administra as nossas lutas tão bem como Jó ou Davi. Quando o calor do deserto é forte e a perplexidade cresce, alguns crentes entram em uma horrível crise espiritual. Eles “perdem a Deus”. A dúvida se levanta para obscurecer a presença dele, e a desilusão leva ao desespero. A maior frustração é saber que ele criou todo o universo com o poder da sua palavra, e ele tem todo poder e entendimento. Ele poderia resgatar. Ele poderia curar. Ele poderia salvar. Mas por que ele não faz? Satanás então aparece para uma visita e sussurra “Ele não está aqui! Você está sozinho!”

1.5 Síntese

Se você está entre aqueles que se sentem abandonados por Deus em razão da desilusão ou confusão, saiba que o grande perigo é que Satanás usará a sua dor para fazer você sentir-se vitimado por Deus. Que armadilha terrível! Quando uma pessoa começa a achar que ela não é amada por Deus, a desmoralização não está longe dela.
Para o coração ferido, que está desesperado por uma palavra de encorajamento, quero lhe assegurar que você pode confiar no Senhor dos céus e da terra. Há segurança e conforto na sabedoria das Sagradas Escrituras.
Nos próximos estudos nós vamos ver passagens bíblicas importantes sobre este assunto, e você vai ver que Deus é digno de confiança mesmo quando você não consegue percebê-lo. De uma coisa você pode estar seguro: Jeová, Rei dos reis e Senhor dos senhores, não está perplexo correndo pelos corredores do céu com os problemas da sua vida! Ele tem o universo nas mãos. Ele pode lidar com as dificuldades que tem lhe desanimado tanto, e ele se importa profundamente com você. Ele mesmo disse: “Aquietai-vos e sabei que eu sou Deus” (Sl 46.10).
Salmo 46.10 NAA
10 Aquietem-se e saibam que eu sou Deus; sou exaltado entre as nações, sou exaltado na terra.

2 DEUS FAZ SENTIDO, ATÉ MESMO QUANDO ELE NÃO FAZ SENTIDO[2] (Estudo 534)

SL 46.10
Salmo 46.10 NAA
10 Aquietem-se e saibam que eu sou Deus; sou exaltado entre as nações, sou exaltado na terra.

2.1 INTRODUÇÃO

Deus abandonou-me totalmente! Deus me decepcionou!
A reação natural é dizer: "Deus, é assim que tratas os teus? Pensei que gostavas de mim, mas eu estava errado. Eu não posso amar um Deus assim."
Você sabe de alguém, talvez até muito próximo e querido para você, que já teve pensamentos assim? E você, já teve pensamentos assim? Se assim for, é um trágico mal-entendido!
Lembre-se também de que as Escrituras nos advertem:
Pv 3.5
Provérbios 3.5 NAA
5 Confie no Senhor de todo o seu coração e não se apoie no seu próprio entendimento.
Note que nós não somos proibidos de tentar entender. Mas dizem especificamente para não nos apoiarmos em nossa capacidade de ajustar as peças. "Inclinar-se (estribar-se) " refere-se à demanda em pânico por respostas, jogando a fé para o vento quando não pode ser produzida uma resposta satisfatória. É urgente que Deus se explique, senão...
É onde tudo começa a desvendar para a alma que sangra de tristeza, lá fora; hoje quem está desesperado por uma palavra de encorajamento, tenha a certeza de que você pode confiar neste Senhor do céu e da terra. Há segurança e descanso na sabedoria das Escrituras eternas. Você verá que o Senhor é de confiança. Mesmo quando Ele não pode ser rastreado.
Para um ponto de partida, ele diz:
Sl 46.10
Salmo 46.10 NAA
10 Aquietem-se e saibam que eu sou Deus; sou exaltado entre as nações, sou exaltado na terra.
Deus nunca lhe prometeu um mar-de-rosas, veja o que a Bíblia diz:
Jesus disse:
Jo 16.33
João 16.33 NAA
33 Falei essas coisas para que em mim vocês tenham paz. No mundo, vocês passam por aflições; mas tenham coragem: eu venci o mundo.
Paulo disse:
Rm 8.18
Romanos 8.18 NAA
18 Porque para mim tenho por certo que os sofrimentos do tempo presente não podem ser comparados com a glória a ser revelada em nós.
Ele não é nosso servo! Nós é que somos d'Ele. Mas, nesses momentos, quando nada parece fazer sentido, quando o que estamos passando é o "não é justo", quando nos sentimos sozinhos...
Deus simplesmente diz: "CONFIE EM MIM".
Isso significa que estamos destinados a sermos deprimidos e vitimados pelas circunstâncias de nossas vidas? NÃO!
Paulo diz que nós somos "mais do que vencedores."
Fp 4.4-7
Filipenses 4.4–7 NAA
4 Alegrem-se sempre no Senhor; outra vez digo: alegrem-se! 5 Que a moderação de vocês seja conhecida por todos. Perto está o Senhor. 6 Não fiquem preocupados com coisa alguma, mas, em tudo, sejam conhecidos diante de Deus os pedidos de vocês, pela oração e pela súplica, com ações de graças. 7 E a paz de Deus, que excede todo entendimento, guardará o coração e a mente de vocês em Cristo Jesus.

Como podemos ser triunfantes e estar sob intensa pressão ao mesmo tempo?

Como podemos estar seguros quando cercados por inseguranças? Isso é um mistério que Paulo disse no texto "...transcende a todo o entendimento" e Deus faz sentido quando Ele não faz sentido em identificar para nós o que Ele é e como Ele interage conosco.
Os seguintes quatro princípios podem nos levar a essa estranha paz de espírito "que transcende a todo o entendimento" mesmo em meio às tempestades da vida.

2.2 Deus está presente e envolvido em nossas vidas, mesmo quando Ele parece surdo ou em uma licença estendida.

Como sabemos isso? Uma maravilhosa ilustração desta presença invisível é aqui descrita:
Lc 24.13-14
Lucas 24.13–14 NAA
13 Naquele mesmo dia, dois discípulos estavam indo para uma aldeia chamada Emaús, que ficava a uns dez quilômetros de Jerusalém. 14 E iam conversando a respeito de tudo o que tinha acontecido.
Esses discípulos tinham um problema de "percepção". Nós temos o mesmo problema! Porque nós não "sentimos" sua presença, não acreditamos que Ele se importe.
Veja também essa passagem:
Mt 18.20
Mateus 18.20 NAA
20 Porque, onde estiverem dois ou três reunidos em meu nome, ali estou no meio deles.
Donde podemos encontrar a promessa de que Deus nunca nos deixará:
Mateus 28.20 NAA
20 ensinando-os a guardar todas as coisas que tenho ordenado a vocês. E eis que estou com vocês todos os dias até o fim dos tempos.
Olhe para o que o rei Davi disse sobre a presença de Deus:
Sl 139.7-10
Salmo 139.7–10 NAA
7 Para onde me ausentarei do teu Espírito? Para onde fugirei da tua face? 8 Se subo aos céus, lá estás; se faço a minha cama no mais profundo abismo, lá estás também; 9 se tomo as asas da alvorada e me detenho nos confins dos mares, 10 ainda ali a tua mão me guiará, e a tua mão direita me susterá.

2.3 O Tempo de Deus é perfeito, mesmo quando ele parece catastroficamente tarde.

Ele nao tarda nem falha, vem na hora exata.
Sl 46.1a
Salmo 46.1a NAA
1 Deus é o nosso refúgio e fortaleza, socorro bem presente nas tribulações.
Novamente em nossa "percepção" de tempo só cabem as nossas noções humanas preconcebidas. Leia a história de Maria, Marta e seu irmão, Lázaro. Será que o "atraso" de Jesus fez diferença?
Jo 11:21
João 11.21 NAA
21 Então Marta disse a Jesus: — Se o senhor estivesse aqui, o meu irmão não teria morrido.
Ou Jesus chegou no momento exato para que se cumprissem os planos de Deus, do modo que Ele planejou desde sempre?
Jo 11.40
João 11.40 NAA
40 Jesus respondeu: — Eu não disse a você que, se cresse, veria a glória de Deus?
Que tal o sincronismo na promessa de Deus de um filho a Abraão?
Gn 15.2-6
Gênesis 15.2–6 NAA
2 Abrão respondeu: — Senhor Deus, que me darás, se continuo sem filhos e o herdeiro da minha casa é o damasceno Eliézer? 3 Abrão continuou: — Tu não me deste descendência, e um servo nascido na minha casa será o meu herdeiro. 4 E eis que a palavra do Senhor veio a ele, dizendo: — Esse não será o seu herdeiro. Pelo contrário, aquele que será gerado por você, esse será o seu herdeiro. 5 Então o Senhor levou-o para fora e disse: — Olhe para os céus e conte as estrelas, se puder contá-las. E lhe disse: — Assim será a sua posteridade. 6 Abrão creu no Senhor, e isso lhe foi atribuído para justiça.
Ou como Deus deixou o rei Saul perseguir Davi até o deserto, onde ele passou catorze anos correndo por sua vida em vez de tornar-se preparado para sua realeza? Até porque Davi se via insignificante e buscava um motivo, uma causa, para esta insistente perseguição aparentemente sem sentido, veja suas palavras:
1Sm 26.20
1Samuel 26.20 NAA
20 Agora, que o meu sangue não seja derramado longe desta terra do Senhor. Porque o rei de Israel saiu em busca de uma pulga, como quem persegue uma perdiz nos montes.
E quando Davi teve a oportunidade de se vingar não o fez:
1Sm 24.10
1Samuel 24.10 NAA
10 Eis que hoje o meu senhor pode ver com os seus próprios olhos que o Senhor Deus o pôs nas minhas mãos nesta caverna, e alguns disseram que eu deveria matá-lo. Mas eu o poupei, porque disse: “Não estenderei a mão contra o meu senhor, pois é o ungido de Deus.”
Ou, porque Deus permitiu que reis maus reinassem tanto sobre seu povo escolhido, como Manassés, filho do piedoso rei Ezequias?
2Rs 21.1-2
2Reis 21.1–2 NAA
1 Manassés tinha doze anos de idade quando começou a reinar e reinou cinquenta e cinco anos em Jerusalém. A mãe dele se chamava Hefzibá. 2 Fez o que era mau aos olhos do Senhor, segundo as coisas abomináveis das nações que o Senhor havia expulsado de diante dos filhos de Israel.
Algumas respostas só teremos com o passar do tempo, no tempo certo, no tempo de Deus, como disse Salomão:
Ec 3.1; Jo 13.7
Eclesiastes 3.1 NAA
1 Tudo tem o seu tempo determinado, e há tempo para todo propósito debaixo do céu:
João 13.7 NAA
7 Jesus respondeu: — O que eu faço você não compreende agora, mas vai entender depois.

2.4 Por razões que são impossíveis explicar, nós, seres humanos, somos incrivelmente preciosos para Deus.

Jó não conseguia entender por que Deus estaria interessado em seres humanos:
Jó 7.17-18
Jó 7.17–18 NAA
17 “Que é o homem, para que tu lhe dês tanta importância, para que dês a ele atenção, 18 para que a cada manhã o visites, e que a cada momento o ponhas à prova?
Davi contemplou a mesma pergunta:
Sl 8.4; Sl 139.1- 4
Salmo 8.4 NAA
4 que é o homem, para que dele te lembres? E o filho do homem, para que o visites?
Salmo 139.1–4 NAA
1 Senhor, tu me sondas e me conheces. 2 Sabes quando me sento e quando me levanto; de longe conheces os meus pensamentos. 3 Observas o meu andar e o meu deitar e conheces todos os meus caminhos. 4 A palavra ainda nem chegou à minha língua, e tu, Senhor, já a conheces toda.
Deus descreve-se por toda a Escritura como nosso Pai.
Para ver amostras, leia:
Sl 103.13; Is 66:13; Lc 11.13;
Salmo 103.13 NAA
13 Como um pai se compadece de seus filhos, assim o Senhor se compadece dos que o temem.
Isaías 66.13 NAA
13 Tal como a mãe consola o filho, assim eu os consolarei; em Jerusalém vocês serão consolados.
Lucas 11.13 NAA
13 Ora, se vocês, que são maus, sabem dar coisas boas aos seus filhos, quanto mais o Pai celeste dará o Espírito Santo aos que lhe pedirem!
Deus é o mais preocupado com Sua "família" e Ele compartilha nossa dor nesses momentos indescritíveis.

2.5 Seus braços são muito curtos para lutar boxe com Deus. Não tente isso!

Nosso aparato intelectual humano é, felizmente, mal equipado para brigar com o Criador.
Jó tentou perguntar a Deus e lhe foi dada uma lição de história bastante aguçada como resposta:
Jó 38.4-7
Jó 38.4–7 NAA
4 “Onde você estava, quando eu lancei os fundamentos da terra? Responda, se você tem entendimento. 5 Quem determinou as medidas da terra, se é que você o sabe? Ou quem estendeu sobre ela uma linha de medir? 6 Sobre o que estão firmadas as suas bases ou quem lhe assentou a pedra angular, 7 quando as estrelas da alva, juntas, alegremente cantavam, e todos os filhos de Deus gritavam de alegria?”
Deus continuou até que Jó tivesse sua mente em linha reta, e em seguida, acrescentou estas palavras:
Jó 40.2
Jó 40.2 NAA
2 “Será que alguém que usa de censuras poderá discutir com o Todo-Poderoso? Que responda a isso aquele que critica Deus!”
E finalmente ele entendeu o emprego da mensagem:
Jó 40.4-7
Jó 40.4–7 NAA
4 “Sou indigno. Que te responderia eu? Ponho a mão sobre a minha boca. 5 Uma vez falei, e não direi mais nada; aliás, duas vezes, porém não prosseguirei.” 6 Então o Senhor, do meio de um redemoinho, respondeu a Jó e disse: 7 “Cinja os lombos como homem, pois eu lhe farei perguntas, e você me responderá.
Qualquer pai razoavelmente bom às vezes diz "não" ou não responde às exigências de uma criança. Se nós apenas pudermos verdadeiramente "perceber" a Majestade de nosso Deus e a profundidade de Seu amor por nós, poderemos certamente aceitar aqueles tempos quando Ele desafia a lógica humana e suas sensibilidades.
Sê firme em Sua fé. Nunca se deixe sucumbir à barreira da "traição", que é a ferramenta mais eficaz de Satanás contra nós.
Mt 24.10
Mateus 24.10 NAA
10 Nesse tempo, muitos hão de se escandalizar, trair e odiar uns aos outros.
E a traição pode nos levar a confusão e desilusão, estes poderão nos levar ao desespero! Precisamos como diz o escritor aos Hebreus tirar força da fraqueza e se esforçar na batalha, e alimentar a nossa confiança em Deus através da fé.
Pv 3.5
Provérbios 3.5 NAA
5 Confie no Senhor de todo o seu coração e não se apoie no seu próprio entendimento.
2Sm 22.31
2Samuel 22.31 NAA
31 O caminho de Deus é perfeito; a palavra do Senhor é confiável; ele é escudo para todos os que nele se refugiam.

2.6 Síntese 2

As marcas que temos em nossas vidas são a demonstração de que embora o processo tenha doído, Deus esteve presente aplicando o remédio necessário para nos curar, e embora tenhamos passado pelo vale da sombra da morte, não estivemos sozinhos.
Sl 23.4
Salmo 23.4 NAA
4 Ainda que eu ande pelo vale da sombra da morte, não temerei mal nenhum, porque tu estás comigo; o teu bordão e o teu cajado me consolam.
Ele conhece seus passos, está presente no sofrimento e através dessa situação vai capacitá-lo para ajudar os outros através de sua experiência. Afinal “Deus faz sentido, até mesmo quando Ele não faz sentido”.
Deus em Cristo continue abençoando!

3 Ele nos livrará! mas, e se não?[3] (estudo 535)

Tiago 5:16
Tiago 5.16 NAA
16 Portanto, confessem os seus pecados uns aos outros e orem uns pelos outros, para que vocês sejam curados. Muito pode, por sua eficácia, a súplica do justo.

3.1 Aceitação ou Desespero

Qual é o papel de Deus em situações que confundem e às vezes desiludem seus seguidores?

Onde Ele estava no meio de todos os desafios que confrontou todos aqueles descritos nas Escrituras? Ou, para essa matéria, o que têm confrontado a você em sua caminhada diária?
Especificamente, Deus ouve e responde as orações de seu povo? Mas, antes de responder essa pergunta abrangente, pergunte-se primeiro: O que você acha sobre o significado da oração?

A oração, é importante para você ?

E se você pede para Ele para te livrar de algum problema, mas ele não responde naquele momento, o que você faz ?
É verdade, Tiago diz:
Tiago 5:16
Tiago 5.16 NAA
16 Portanto, confessem os seus pecados uns aos outros e orem uns pelos outros, para que vocês sejam curados. Muito pode, por sua eficácia, a súplica do justo.
A oração do justo realiza muitas coisas. Ela leva as pessoas mais perto de Deus, abre caminho para uma vida cheia do Espírito, dá mais graça para poder servir a Deus, dá-lhe mais compreensão da provisão de Cristo. A oração ajuda a vencer a Satanás, leva-nos a termos mais comunhão com Deus, nos ensina a ter mais sabedoria, revelação e conhecimento de Cristo. A oração nos livra das aflições, nos torna mais perto da presença de Cristo.

3.2 Estava Jesus falando conosco quando Ele disse:

Mateus 7:7
Mateus 7.7 NAA
7 — Peçam e lhes será dado; busquem e acharão; batam, e a porta será aberta para vocês.
Aqui, Jesus nos ensina a perseverar na oração:
1- Pedi, fala da consciente necessidade e da confiança que Deus ouve a nossa oração.
2 – Batei, fala da perseverança em buscar a Deus quando Ele não responde imediatamente.
3 – Buscai, fala de fervente petição associada à submissão à vontade de Deus.
Resumindo, buscar em primeiro lugar o reino de Deus. Segundo: a bondade e amor paternais de Deus. Terceiro: orar para Deus fazer a sua vontade, e quarto: obedecer a Cristo.

3.3 Considere estas passagens:

2Crônicas 16:11
2Crônicas 16.11 NAA
11 Eis que os demais atos de Asa, tanto os primeiros como os últimos, está tudo escrito no Livro da História dos Reis de Judá e de Israel.
Aquele que invocar o Senhor com ações de graças pode confiar que Ele estará ao lado dele e que será um socorro presente durante toda sua vida.
Provérbios 15:8
Provérbios 15.8 NAA
8 O Senhor detesta o sacrifício dos ímpios, mas a oração dos retos é o seu prazer.
Somente aqueles que são retos e que buscam seguir os caminhos de Deus são aceitas perante Deus.
Lucas 18:1
Lucas 18.1 NAA
1 Jesus lhes contou uma parábola para mostrar que deviam orar sempre e nunca desanimar:
O propósito de Jesus era levar seus seguidores a reconhecer a necessidade de estarem sempre em oração para cumprir a vontade de Deus.
1- Os crentes devem perseverar em oração em todo tempo, até a volta de Jesus,
2- A oração nos protege das setas do inimigo,
3- Através da oração, nós devemos clamar contra o pecado e por justiça,
4- A oração perseverante é considerada como .
Romanos 8:26
Romanos 8.26 NAA
26 Da mesma maneira, também o Espírito nos ajuda em nossa fraqueza. Porque não sabemos orar como convém, mas o próprio Espírito intercede por nós com gemidos inexprimíveis.
O Espírito Santo intercede por nós. (aqui temos três observações importantes)
1 - Cristo intercede no céu pelo crente,
perante a face do Pai e o Espírito Santo intercede no íntimo do crente.
2 - Com gemidos...
(provavelmente, indica que o Espírito intercede juntamente com os gemidos do crente)
3 - Os desejos e anseios espirituais dos crentes tem sua origem no Espírito Santo,
que habita em nosso coração.
Filipenses 4:6
Filipenses 4.6 NAA
6 Não fiquem preocupados com coisa alguma, mas, em tudo, sejam conhecidos diante de Deus os pedidos de vocês, pela oração e pela súplica, com ações de graças.
O melhor remédio para a preocupação é a oração, pelas seguintes razões:
1- Mediante a oração, renovamos a nossa confiança na fidelidade do Senhor.
2 - A Paz de Deus vem guardar nossos corações e mentes.
3 - Deus nos fortalece, para fazermos todas as coisas que Ele quer que façamos.
4 - Recebemos misericórdia, graça e ajuda em tempos de necessidade.
5 - Temos certeza de que todas as coisas que Deus permite que nos aconteçam concorrerão para o nosso bem.
Colossenses 4:2
Colossenses 4.2 NAA
2 Continuem a orar, vigiando em oração com ação de graças.
Perseverai, significa dedicar-se ou continuar firme.
Nós devemos estar alertas diante das muitas coisas que poderiam desviar-nos desse propósito. Muitas vezes, Satanás procura nos levar a negligenciar a oração, ou desviar nossos pensamentos enquanto oramos. Por isso, devemos nos disciplinar para alcançar a dimensão da oração que a vida cristã requer.
1Tessalonicenses 5:17-18
1Tessalonicenses 5.17–18 NAA
17 Orem sem cessar. 18 Em tudo, deem graças, porque esta é a vontade de Deus para vocês em Cristo Jesus.
Orai sem cessar. Em tudo dai graças, porque esta é a vontade de Deus em Cristo Jesus para convosco.
Orai sem cessar, significa permanecer na presença do Pai, pedindo continuamente sua graça e bênção. “Sem cessar”, não significa estar constantemente repetindo orações formais, pelo contrário, implica em orações de todos os tipos, que vêm ao nosso espírito em todas as ocasiões, diariamente.
1Timóteo 2:8
1Timóteo 2.8 NAA
8 Quero, pois, que os homens orem em todos os lugares, levantando mãos santas, sem ira e sem animosidade.
No culto público das igrejas, é costume adorarmos em oração com a voz alta e levantar as mãos santas em gratidão por tudo que Ele tem feito em nossas vidas.
É evidente não só que a oração é honrada pelo Senhor, mas que somos ordenados a entrar nesta comunicação pessoal com Ele. Nós não precisamos marcar hora para chamar a atenção d'Ele. Não existem assistentes administrativos ou secretários com quem devamos negociar. Ele nunca nos lança para uma data posterior, quando a agenda d'Ele está menos congestionada. Em vez disso, somos convidados a entrar corajosamente em Sua presença e a qualquer momento, dia ou noite. Cada um de nós é conhecido e amado por ele, apesar de nossas imperfeições e falhas.
Agora, vamos navegar em águas mais profundas. Embora centenas de passagens que lemos nas Escrituras nos digam que Deus ouve e responde a oração. É importante reconhecer que a maioria de nós já viu que Ele não faz tudo o que pedimos da maneira que nós desejamos. Muitos anos podem se passar antes que possamos ver o cumprimento de Seus propósitos. Há outras ocasiões quando ele diz “Não” ou “Espere”. E sejamos honestos - há vezes quando Ele não diz absolutamente nada...
E como temos estudado até agora, que é o tempo quando muitos crentes tornam-se confusos e feridos é quando sua fé começa a oscilar. Isto parece contraditório para a afirmação sobre a oração apenas expressada?
Não, não deveria ser! Pense por um momento, que tipo de mundo teríamos se Deus fizesse exatamente o que exigimos em todos os casos. A base inteira para o relacionamento Deus-homem seria prejudicada. As pessoas procuram uma amizade com Deus a fim de obterem seus próprios benefícios, ao invés de responder com um coração de amor e arrependimento.
Ainda mais importante: as ações de Deus eliminariam a necessidade da fé.

3.4 O olhar de Paulo está descrito aqui:

Romanos 8:24
Romanos 8.24 NAA
24 Porque na esperança fomos salvos. Ora, esperança que se vê não é esperança. Pois quem espera o que está vendo?
Nossa salvação é segura, mas até agora ela não é vista e, assim é uma questão de esperança. Nós a aguardamos com fé e paciência.
Compare o significado da fé como encontramos em:
Hebreus 11:1
Hebreus 11.1 NAA
1 Ora, a fé é a certeza de coisas que se esperam, a convicção de fatos que não se veem.
Ora, a Fé é uma fé que crê nas realidades espirituais, que leva à justiça, que busca a Deus, que crê na sua bondade, que tem confiança na sua palavra, que obedece aos seus mandamentos, que vive segundo as promessas de Deus, que abençoa a geração seguinte, que recusa os prazeres do pecado, que sofre por amor a Deus, e que suporta a perseguição)
Qual seria sua necessidade de fé então? Porque precisaria o apóstolo Paulo de fé caso Deus tivesse curado o seu "espinho na carne", como ele havia solicitado em três ocasiões distintas?

3.5 Três vezes a resposta foi NÃO! Em vez disso, foi-lhe dito:

2Coríntios 12:9
2Coríntios 12.9 NAA
9 Então ele me disse: “A minha graça é o que basta para você, porque o poder se aperfeiçoa na fraqueza.” De boa vontade, pois, mais me gloriarei nas fraquezas, para que sobre mim repouse o poder de Cristo.
A graça é a presença, o favor e o poder de Deus em nossa vida. E uma força, um poder celestial àqueles que invocam a Deus.
Mas, e você e eu hoje? E quanto aqueles que disseram que temos uma vida de risco de doença, ou um câncer em fase terminal? E quanto àqueles que perderam seus entes queridos, às vezes tragicamente? E quanto àqueles que perderam os seus empregos e que foram esmagados financeiramente?
O que estamos a acreditar quando descobrimos a "vida como ela é" acontece de ser muito diferente do que “a vida supostamente, deveria ser”?
Quando passamos por um momento de depressão destrutivo, nós tropeçamos em direção a uma das várias conclusões, que são potencialmente prejudiciais à nossa fé.
1) Deus é morto, irrelevante, entediado ou não envolvido nos assuntos do homem;
2) Deus está com raiva de mim por algum pecado que cometi;
3) Deus é caprichoso, indigno de confiança, injusto ou sinistro;
4) Deus me ignorou, porque não basta orar ou exibir fé suficiente.
A melhor de todas as quatro destas alternativas servem para isolar-nos de Deus precisamente no momento quando o nosso espírito precisa. E isso não é tudo! Infelizmente, quando estamos passando por este tipo de depressão terrível, alguns crentes não sabem como reagir. Eles dizem: "Eu vou orar por você!" O que pode significar: "Eu já não estou mais ouvindo você." Isso pode ser uma maneira de acabar com qualquer responsabilidade de assumir a carga em seus ombros. Na verdade, quando se trata de levar a carga uns dos outros, o mundo secular, às vezes, faz o trabalho melhor do que nós, crentes. Eles sabem a importância de deixar o ressentimento e a raiva transbordar, considerando que nós, os cristãos, podemos sentir que temos que segurá-la dentro de nós para mostrar a força da nossa "fé".

3.6 Mas, Deus nos diz o contrário:

Salmo 34:17
Salmo 34.17 NAA
17 Clamam os justos, e o Senhor os escuta e os livra de todas as suas angústias.
Além disso, outros crentes bem-intencionados começam oferecendo explicações simplistas ou comentários para nos animar.

3.7 Tais como, citar a Bíblia:

Romanos 8:28
Romanos 8.28 NAA
28 Sabemos que todas as coisas cooperam para o bem daqueles que amam a Deus, daqueles que são chamados segundo o seu propósito.
Deus traz conforto para nós cristãos quando temos que enfrentar sofrimentos nesta vida.
1- Deus fará o bem surgir de todas as aflições, provações, perseguições e sofrimentos.
2- Essa promessa é para os que amam a Deus e lhe são submissos mediante a fé em Cristo.
Ou outras passagens semelhantes que se tornam irritantes ou mesmo destrutivas à dor de alguém.

3.8 Como devo responder?

3.8.1 Dar amor incondicional

João 13:34
João 13.34 NAA
34 Eu lhes dou um novo mandamento: que vocês amem uns aos outros. Assim como eu os amei, que também vocês amem uns aos outros.
Nós cristãos devemos amar de um modo especial a todos os outros cristãos verdadeiros, quer sejam membros da nossa igreja ou não. É essencial que o amor de Deus e sua vontade, controlem e orientem nosso amor ao próximo. O amor de Deus deve sempre ocupar o primeiro lugar em nossa vida.

3.8.2 Tome tempo para ouvir

Lucas 10:16
Lucas 10.16 NAA
16 — Quem ouve vocês ouve a mim; e quem rejeita vocês é a mim que rejeita; quem, porém, me rejeita está rejeitando aquele que me enviou.
Nós temos que ter tempo para ouvir os nossos irmãos, e às vezes com a correria do dia a dia nos passa desapercebido e não damos a ouvido ou atenção devida para podermos ouvir e socorrer nossos irmãos, que muitas vezes estão tendo vários problemas ou depressão em sua vida.

3.9 A única outra alternativa é... desesperar-se.

Como procedermos com essa depressão? Torna-se aparente que há apenas duas opções que podem ser feitas. Uma é continuar na ira de Deus e seguir o caminho do desespero.
A outra é deixar Deus ser Deus e de alguma forma dizer: "Eu não sei como tudo isso se encaixa. Não entendo as razões para isso. Nem vou perguntar pela explicação. Eu escolhi apenas aceitar o fato de que tu és Deus e eu sou teu servo. Deixa p'ra lá!"
Não exija explicações. Não se apoie em seu próprio entendimento. Não solte-se da sua fé.
Opte por confiar em Deus, exercitando a vontade que Ele tem colocado em você.
Seja capaz de dizer como Jó:
Jó 13:15
Jó 13.15 NAA
15 Eis que ele me matará, já não tenho esperança; mesmo assim defenderei a minha conduta diante dele.
Aqui, não importava o que Deus permitisse que acontecesse a Jó, fosse qual fosse o fardo que Deus pusesse sobre ele; mesmo que o “matasse”, Jó cria que, por fim, Deus não falharia com ele. Paulo expressou essa mesma confiança no amor de Deus pelos que lhe são fiéis. Mesmo que o Senhor retire um conforto após outro, ainda que a saúde se acabe, e aflições seguintes venham sobre nós, podemos, mediante a graça de Jesus, confiar em Deus com fé inabalável, seguros de que Ele é reto, justo e bom.

3.10 Conclusão

Nós acabamos de aprender nesta lição que mesmo quando Deus não faz sentido Ele nos ajuda e nos livra! Vimos também que a resposta para tudo isso é a oração e a perseverança. Hoje vemos no mundo as pessoas perdendo sua esperança, perdendo sua fé, deixando de confiar em Deus e na oração, querendo que tudo se resolva na hora que querem e do seu jeito. Mas, se Ele não lhe responder do seu jeito? Ou, por que Deus não responde a minha oração? Creio que a resposta de Deus seria: Por que você não exerce a fé que Eu lhe dei.
Daniel 3.16–18 NAA
16 Sadraque, Mesaque e Abede-Nego responderam ao rei: — Ó Nabucodonosor, quanto a isto não precisamos nem responder. 17 Se o nosso Deus, a quem servimos, quiser livrar-nos, ele nos livrará da fornalha de fogo ardente e das suas mãos, ó rei. 18 E mesmo que ele não nos livre, fique sabendo, ó rei, que não prestaremos culto aos seus deuses, nem adoraremos a imagem de ouro que o senhor levantou.
Observe em Daniel 3:16-18 o que aconteceu com Sadraque, Mesaque e Abede-Nego, onde eles disseram NOSSO DEUS... É QUE NOS PODE LIVRAR... E SE NÃO..., eles receberam a ameaças do rei amedrontando-os, mas eles deram testemunho da sua lealdade ao único Deus verdadeiro. Sua esperança e fé estavam firmados naquele que é o nosso refúgio e fortaleza. Tinham a fé que não somente confia em Deus, mas que também o obedece, sejam quais forem as consequências. Nós vimos aqui que eles foram grandemente provados quanto à sua fé. Que todos possamos fazer o mesmo e esperar no Senhor que na hora certa ele responderá nossa oração.
Deus abençoe a todos.
Compilado por John Sedovic
Baseado no livro
When God does a make sense
Dr. James Dobson
[1] Pastor Alexandre Andrade, Los Angeles, CA, Janeiro 2021
[2] Pr. Edson Oliveira, Barcelona, Espanha, Janeiro de 2021
[3] Pr. Cláudio Pereira, Lighthouse Point, FL, Fevereiro de 2021
Related Media
See more
Related Sermons
See more