ESPERANÇA EM DEUS

Notes
Transcript

Esperança em Tempos de Crise

HASD: 379 (Ó Mestre, o Mar se Revolta) / 360 (Fixa Teus Olhos no Mestre).
TEMA: Esperar e confiar em Deus em situações adversas.
PROPÓSITO: Transmitir ao público a verdadeira esperança que move o coração daqueles que confiam na providência divina.
TEXTO BÍBLICO: Hebreus 11:1
Hebreus 11.1 RA
1 Ora, a fé é a certeza de coisas que se esperam, a convicção de fatos que se não veem.
INTRODUÇÃO:
A) A palavra esperança
1. Definição da palavra de acordo com o conceito secular
a) Segundo o dicionário Ruth Rocha, define-se a esperança como: “Ato de esperar. Espera de um bem que se deseja. Aquilo que se espera e almeja”.
b) De acordo com o site wikipedia.org esperança é definida como crença emocional na possibilidade de resultados positivos relacionados com eventos e circunstâncias da vida pessoal. A esperança requer uma certa perseverança — i.e., acreditar que algo é possível mesmo quando há indicações do contrário. O sentido de crença deste sentimento o aproxima muito dos significados atribuídos à fé”.
c) Temos aqui uma definição próxima do que cremos, de acordo com as Escrituras Sagradas.
2. Na visão bíblica
a) “Confiança no cumprimento de um desejo ou de uma expectativa. […] se baseia na confiança em Deus (Rm 15:13). Cristo é a nossa esperança (1Tm 1:1; Cl 1:27). O símbolo da esperança é a âncora (Hb 6:18, 19)”. Dicionário Almeida.
b) Essa palavra aparece muitas vezes na Bíblia e se revela uma questão de atitude da parte de quem crê.
B) Fazendo uma aplicação pessoal, o que você espera ou no que deposita a sua esperança?
1. Há uma lista de coisas em que as pessoas põe a sua esperança. Alguns exemplos:
a) Nas riquezas, para uma melhor condição de vida ou status.
b) Nas pessoas, achando que a sociedade irá caminhar para um novo rumo e melhor.
c) Na ciência, crendo que o mundo terá novas alternativas melhores para que o nosso planeta possa ser um lugar agradável.
d) Na política, crendo que uma nova forma de governo nacional ou mundial irá resolver todas as mazelas da humanidade.
c) No que realmente você deposita a sua esperança?
TESE: A esperança em Deus não é algo limitado ou comum da vida, como a certeza de que virá um dia após o outro.
I - Como é a visão do mundo?
A) A História revela o cotidiano das pessoas e em que estavam baseados as esperanças, mesmo em tempos de crise.
1. Façamos agora uma viagem no século passado e vejamos como as esperanças do mundo foram frustradas por filosofias meramente humanas.
a) O início do século XX foi contagiado com filosofias como, por exemplo, o positivismo de Auguste Comte (1798-1857), que acreditava na evolução social do positivo. O ser humano com suas criações e filosofias poderia desenvolver uma sociedade ideal, positiva.
b) Teorias como estas provaram-se falhas, pois o entusiasmo contagiava a sociedade com uma falsa esperança.
c) Prova disso, foi o surgimento das duas Grandes Guerras Mundiais (1914-1918 e 1939-1945) nas quais causou uma grande frustração na esperança dessa “sociedade ideal”, positiva.
d) Por um tempo certas filosofias humanistas foram abandonadas e houve um retorno para o âmbito religioso.
e) De tempos em tempos as filosofias humanistas retornam e sempre se mostram desastrosas, pois que nunca consegue subverter o verdadeiro cristianismo.
2. Pandemias
a) Não é a primeira vez em que o mundo amarga com as pandemias. Doenças contagiosas tem feito parte da história mundial.
b) A pandemia da gripe espanhola (1918-1920), como resultado da Primeira Guerra causou uma grande devastação em todo o globo. Milhões de vidas foram ceifadas por esta enfermidade e famílias choraram pela perda de seus entes queridos.
c) A ciência e a medicina não possuía muitos recursos nessa época e muitos dos cientistas e médicos não sabiam o que fazer para evitar essa pandemia. Infectados morriam em poucos dias e houve uma comoção quase que geral no mundo.
d) As esperanças de muitos haviam sido frustradas, pois confiar em um plano meramente humano pode sempre acabar em grandes decepções que nunca são curadas.
II - Como é a visão do cristão em meio a isso tudo?
A) Vai além de toda e qualquer expectativa humana.
1. Além de ser uma fonte inesgotável de conhecimento e fortalecimento espiritual, a Bíblia é a carta de Deus para a humanidade sem esperança, pois nela revela-se o caráter de Deus e nos fala dAquele que venceu o mundo (Jo 16:33).
a) Dentre as muitas promessas de esperança uma delas fundamenta-se no retorno de Cristo (Tt 2:13).
Tito 2.13 RA
13 aguardando a bendita esperança e a manifestação da glória do nosso grande Deus e Salvador Cristo Jesus,
b) O mundo não pode acreditar. Pessoas podem zombar. Pode-se formar todo e qualquer tipo de filosofia ou ideologia humana, mas as promessas divinas destrói todo vestígio conceitual humano na qual coloca o ser antropológico como centro de tudo ou é relativo.
c) Nós temos a âncora, na qual podemos nos firmar diante de toda expectativa ou mudança (Hb 6:19).
Hebreus 6.19 RA
19 a qual temos por âncora da alma, segura e firme e que penetra além do véu,
2. A esperança em Deus nas tribulações da vida produz benefícios para quem põe a sua confiança na guia divina (Rm 5:2-4).
Romanos 5.2–4 RA
2 por intermédio de quem obtivemos igualmente acesso, pela fé, a esta graça na qual estamos firmes; e gloriamo-nos na esperança da glória de Deus. 3 E não somente isto, mas também nos gloriamos nas próprias tribulações, sabendo que a tribulação produz perseverança; 4 e a perseverança, experiência; e a experiência, esperança.
a) Perseverança e experiência com Deus nestes dias em que estamos vivendo se faz necessário para que possamos vencer todas as barreiras que se interpõem diante de nós.
b) Não precisamos nos desesperar, pois o Senhor é o Deus da História e nada escapa aos Seus olhos.
c) Alguém como o apóstolo Paulo teve a autoridade de escrever isso, pois ele estava relatando aquilo pelo que passou e viveu.
d) E o que você pode relatar em sua experiência para com Deus?
3. Diferentemente do que o povo de Deus crê, qual é a condição daqueles que estão sem Cristo ou rejeitam o convite divino? Efésios 2:11, 12.
Efésios 2.11 RA
11 Portanto, lembrai-vos de que, outrora, vós, gentios na carne, chamados incircuncisão por aqueles que se intitulam circuncisos, na carne, por mãos humanas,
Efésios 2.12 RA
12 naquele tempo, estáveis sem Cristo, separados da comunidade de Israel e estranhos às alianças da promessa, não tendo esperança e sem Deus no mundo.
a) A esperança do ímpio, que durante anos de sua vida tem rejeitado ao convite de Deus terminará com o fim de sua existência aqui na Terra.
b) Tenho que dizer a verdade, pois que infelizmente muitos morrerão da forma em que viveram: sem Deus e sem esperança de uma vida eterna futura. A decisão está em suas mãos hoje.
c) Mas no que se resume a esperança do hipócrita? Em que ele pode se firmar, enquanto rejeita o chamado do Senhor? Jó 8:13, 14.
Jó 8.13 RA
13 São assim as veredas de todos quantos se esquecem de Deus; e a esperança do ímpio perecerá.
Jó 8.14 RA
14 A sua firmeza será frustrada, e a sua confiança é teia de aranha.
B) O cristão e o mundano: visões contrastantes.
1. A esperança do cristão está em Deus, mesmo em tempos difíceis. Alguns textos bíblicos:
a) Salmo 146:5.
Salmo 146.5 RA
5 Bem-aventurado aquele que tem o Deus de Jacó por seu auxílio, cuja esperança está no Senhor, seu Deus,
b) Jeremias 17:7.
Jeremias 17.7 RA
7 Bendito o homem que confia no Senhor e cuja esperança é o Senhor.
c) Joel 3:16.
Joel 3.16 RA
16 O Senhor brama de Sião e se fará ouvir de Jerusalém, e os céus e a terra tremerão; mas o Senhor será o refúgio do seu povo e a fortaleza dos filhos de Israel.
d) O cristão não encobre a sua esperança em Deus, mas transmite a sua família, aos seus filhos. Salmo 78:4-7.
Salmo 78.4–7 RA
4 não o encobriremos a seus filhos; contaremos à vindoura geração os louvores do Senhor, e o seu poder, e as maravilhas que fez. 5 Ele estabeleceu um testemunho em Jacó, e instituiu uma lei em Israel, e ordenou a nossos pais que os transmitissem a seus filhos, 6 a fim de que a nova geração os conhecesse, filhos que ainda hão de nascer se levantassem e por sua vez os referissem aos seus descendentes; 7 para que pusessem em Deus a sua confiança e não se esquecessem dos feitos de Deus, mas lhe observassem os mandamentos;
2. Algumas visões filosóficas do mundano diante das crises. Alguns questionamentos e uma afirmação:
a) Espiritualismo (Espiritismo): Se o homem é eterno após a morte, Deus teria prazer em ver pessoas que sofrem pelos seus entes queridos que estão sofrendo aqui na Terra?
b) Ateísmo: Se Deus não existe, qual é o propósito da vida? Qual é a resposta que se pode dar para aqueles que sofrem com a morte dos seus queridos?
c) Evolucionismo: Existe alguma chance de redenção do ser humano que errou na vida e que deseja mudar, tendo uma nova perspectiva ou visão da vida? Como viver sabendo que somos frutos de um mero acaso, um acidente?
d) A afirmação: “Os filósofos se desviam da luz da salvação, porque ela expõe à vergonha suas orgulhosas teorias; os mundanos recusam recebê-la, porque ela haveria de separá-los de seus ídolos terrenos. […] Somente à luz do Calvário pode o verdadeiro valor da alma humana ser avaliado”. Atos dos Apóstolos, p. 273.
III - Diante das comoções do mundo, o que devemos fazer?
A) Ter a verdadeira esperança, que somente em Deus encontramos.
1. O refúgio do povo de Deus em tempo de tribulação na qual livrará da confusão e da dúvida. Romanos 5:5.
Romanos 5.5 RA
5 Ora, a esperança não confunde, porque o amor de Deus é derramado em nosso coração pelo Espírito Santo, que nos foi outorgado.
a) Enquanto o inimigo de Deus oferece ao mundo outras alternativas de esperança e salvação (que são falhos), nós cremos e temos esperança naquilo que é verdadeiro.
b) Dirigimos os nossos olhos para aquilo que está além de nossas aflições e podemos ter certeza de que obteremos a gloriosa recompensa que aguarda aquele que tem a sua esperança no Senhor.
c) 2Coríntios 4:16-18.
2Coríntios 4.16–18 RA
16 Por isso, não desanimamos; pelo contrário, mesmo que o nosso homem exterior se corrompa, contudo, o nosso homem interior se renova de dia em dia. 17 Porque a nossa leve e momentânea tribulação produz para nós eterno peso de glória, acima de toda comparação, 18 não atentando nós nas coisas que se veem, mas nas que se não veem; porque as que se veem são temporais, e as que se não veem são eternas.
d) Existe algo melhor que isso que o mundo pode nos oferecer? Creio que não.
2. Não podemos negar o que está acontecendo a nossa volta.
a) Temos tido muitas perdas, pois temos perdido amigos e parentes em que amamos.
b) A situação política do país e do mundo está em um cenário de muitas narrativas e informações controversas (Sl 146:3).
c) A questão social cada vez mais complicada, com os discursos ideológicos que tendem a desconstruir valores ou invertê-los (2Tm 3:1-5).
d) No âmbito religioso, os chamados “curandeiros” se mostram cada vez mais falhos, pois há muito tempo abandonaram os princípios elementares da Palavra de Deus e viveram da exploração alheia dos sinceros que estavam sendo enganados (2Pe 2).
e) Muitas coisas podemos mencionar, mas podemos resumir que tudo isso são frutos do egoísmo humano e que se mostram cada vez mais desastrosos e sem esperança.
IV - “A Esperança em Deus”
A) Não causará frustração para quem confiar
1. Não é algo instável ou temporário, pois quem confia e põe a esperança em Cristo irá ser fiel até o fim (Hb 6:11).
Hebreus 6.11 RA
11 Desejamos, porém, continue cada um de vós mostrando, até ao fim, a mesma diligência para a plena certeza da esperança;
a) Iremos ver como estará os membros de nossas igreja no pós pandemia. Veremos como estarão muitos na vida espiritual, mas a nós não compete condenar aqueles que estarão desviados, pois que o Espírito Santo estará ainda trabalhando por um certo tempo na consciência daqueles que se desviaram.
b) Mas no que diz respeito da escolha de continuar com Deus, caberá a cada um decidir-se se estará com Cristo ou não.
c) O autor de Hebreus expressa o seu desejo em relação aos irmãos em Cristo e desejamos que o mesmo aconteça com você.
2. O resultado final da esperança: salvação (Mt 24:13)
Mateus 24.13 RA
13 Aquele, porém, que perseverar até o fim, esse será salvo.
a) Esperança em Jesus para aqueles que confiam na guia divina.
b) Esperança para aqueles, que apesar das perdas e crises, não desistem em permanecer no caminho certo.
c) Esperança, que apesar do mundo corrompido e cruel, Deus tem algo melhor para os fiéis. É muito diferente do que temos hoje.
d) Esperança, fé, paciência, perseverança, vida justa, santificação - palavras importantes para o tempo em que vivemos.
ILUSTRAÇÃO:
Em 1991 repórteres do mundo inteiro registraram o momento em que o muro que separava a Alemanha Oriental da Alemanha Ocidental caiu diante de um público que durante 74 anos viveu sob opressão do regime comunista da extinta URSS (1917-1991).
Durante muitos anos os cristãos foram perseguidos sob esse regime político que tendia a colocar o ateísmo social como a religião do Estado. Igrejas foram tomadas pelo governo, pessoas e famílias não poderiam mais ter a sua expressão de fé religiosa e nem mesmo opinar publicamente sobre as questões políticas. Foi um período em que até mesmo escolas cristãs e igrejas foram tomadas ou confiscadas.
Quem insistisse em permanecer na fé cristã acabava sendo preso ou levado para o campo de trabalhos forçados, tendo que trabalhar até morrer. O preço de se seguir a Cristo era caro, pois teria que escolher entre seguir a Deus ou adotar o regime ateu comunista. Seguir esse regime era rejeitar completamente a Cristo.
Entre os anos 1930 os cristãos ortodoxos foram mortos ou levados para os campos de trabalho, pois que não estavam dispostos a negar a sua fé em Jesus. Isso sem mencionar as ações que tendiam a ridicularizar esses fiéis ou envergonhá-los em público, para que suas convicções e esperanças fossem minadas.
Apesar da haver todo esse cenário de horror, com a falta de motivação cristã e martírio, ainda haviam aqueles que oravam e perseveravam no Caminho para que esse pesadelo pudesse ter fim.
O ano de 1991 marcou o fim do regime comunista com a queda do muro de Berlim (na Alemanha), mas isso veio em resultado de muitas orações de irmãos e irmãs que sofriam sob a opressão e que mantinham fiéis. Seus clamores subiam ao Céu como cheiro agradável a Deus e por intervenção divina, políticas como essas caíram por terra, pois que a esperança do povo de Deus se encontra com o Rei do Universo.
As esperanças foram renovadas. O povo russo agora tinha uma nova perspectiva e o cristianismo encontrou um campo aberto para que a mensagem do evangelho fosse pregada a um povo sedento da verdadeira fonte da vida. Grandes campanhas evangelísticas foram realizadas e muitas decisões foram tomadas a favor do evangelho.
Vejam como a oração e a fé na esperança em Cristo fizeram grande diferença!
CONCLUSÃO:
Após termos visto que a verdadeira esperança no Senhor traz uma vida cristã mais significativa, diferentemente da esperança que o mundo possui, podemos concluir que vale a pena perseverar na fé, na paciência e continuar trilhando pelo caminho que outros passaram e que se tornaram vencedores em Jesus.
APELO:
Você...
Quer ter esperança em meio as crises?
Vencer as dificuldades que a vida lhe impõem?
Enxergar o que está além das nuvens escuras, apesar dos sofrimentos, mortes e doenças à sua volta?
Ver um novo amanhecer, onde o sol brilha com toda a sua intensidade acima das mais altas nuvens escuras do sofrimento?
Comunicar esperança a outras almas desesperançadas e despedaçadas pelas perdas?
Deseja se preparar para o mundo vindouro que Cristo está preparando para aqueles que O amam?
Então quero apresentar a solução a você:
Tenha…
“ESPERANÇA EM DEUS”!
E que Deus te abençoe!
Amém!
Related Media
See more
Related Sermons
See more