Hábitos - Col. 3.17

Sermon  •  Submitted
0 ratings
· 31 views
Notes
Transcript
O que o texto diz: O que falarmos e o que fizermos deve ser feito em nome de Jesus, com gratidão.
Referências Cruzadas:
Portanto, quer comais, quer bebais ou façais outra coisa qualquer, fazei tudo para a glória de Deus. (1 Cor 10.31)
Se alguém fala, fale de acordo com os oráculos de Deus; se alguém serve, faça-o na força que Deus supre, para que, em todas as coisas, seja Deus glorificado, por meio de Jesus Cristo, a quem pertence a glória e o domínio pelos séculos dos séculos. Amém! (1 Pedro 4.11)

Para começar...

Bons hábitos são salutares, importantes e devem fazer parte de nossa vida. Hábitos cristãos são vitais, tais como a oração e leitura da Palavra e estar na Igreja), mas o que o texto diz extrapola em muito isso tudo, fala, simplesmente, que toda a nossa vida de ser vivida, que cada palavra deve ser dita e cada ação deve ser feita para a Glória de Deus, deixando de lado nosso eu, nossa vaidade e orgulho, antes seguindo a Cristo e o ideal cristão.
Hábitos são atitudes praticadas com naturalidade, muitas vezes repetidas, que fazem parte de nossa vida. Este texto fala sobre isso e sobre bons hábitos.
Há 3 coisas importantes neste texto:

1 - Palavras

Da importância das palavras: são elas que nos fazem entender, nos fazem expressar e mesmo limitam nosso mundo. Palavras para expressar emoções e para elaborar definições.
As palavras jamais deveriam ser soltas, mas todas presas num sentido. Não deveriam ser ditas irresponsavelmente, mas deveriam ser expressas com sabedoria e pensamento.
Há palavras que ciram, mas há as que matam. ditas em horas oportunas confortam, ditas em horas mafazejas, matam, corroem, instigam o mal.
O texto fala de palvras ditas de forma a abençoar, edificar, faze ro outro crescer e fazer, mesmo, o reino de Deus avançar. Qualquer que sejam as palavras.
antes eram apenas ditas: é a chamada tradição oral. são palavras ditam no dia a dia, no quotidiano e nos relacionamentos. Palavras, que insisto, devem ser pesdadas antes de serem ditas.
Depois elas foram escritas, e gravadas no tempo, já não podiam mais sererem "desditas".
Hoje elaspodem ser tecladas e enviadas com com velocidade de fazer tremer. São abrevidas, hora corrigidas (por um corretor, que Deus sabe oq ue escrevem…). De uqlauqe forma elas vão.
De todas elas, cabe a mesma resposansabilidade.
As vezes acho que deveria ficar mais quieto, mas certamente creio que devemos falar o certo, no tempo certo sb a direçào de Cristo.
Falar é um habito cristão que edifica e abençoa.

2 - Ações

Quando Deus criou o mundo, da palavra dita a ação concretizada criou do nada. POder de Deus. Prenúncio da vida: palavra que se transforma em ação. Ação requerida. Alguém precisa fazer algo.
E fazemos milhares de pequenas ações diariamente, algumas tão corriqueiras que nem percebemos, outras que precisamos refletir, investir e e trabalhar duro para conseguir.
Agir é um hábito cristão, onde o nome de Jesus é pregado, onde a Gloria de Deus pode ser vista:
O estudioso deve se aproximar de sua mesa como se fosse um altar, um médico do seu consultório como se fosse um templo, um comerciante no comércio como se fosse um lugar de adoração, um lavrador como se o campo fosse um púlpito; não importa "o quê" e nem "onde", tudo o que fizermos remonta a um culto a Deus.

3 - Em nome do Senhor Jesus

a) Autoridade
Alfa e Omega. Início e Fim. Jesus é o princípio de tudo e também o ponto final. A Autoridade de nossa Senhor é absoluta no mundo e na vida. Ele é Senhor antes de tudo.
Nossa decisào ao lado de Jesu requer entrega total. Requer crescimento e discipulado. Requer seguir a Cristo e seus passos. Ele é quem nos dá a direção, nosso piloto no barco da vida, nosso guia na caminhada. Nosso Senhor em todas as ocasiões.
b) União em Cristo
Nós somos do Senhor. Devemos vvier como Cristo, unidos em Cristo, sob a direçào de Cristo e no caminho que é Cristo. Querer seprar o crente, mesmoq ue por alguns poucos instantes, desta Verdade é impossível.
c)Nosso modelo e Alvo
"Se houver qualquer coisa que não possamos escrever o nome de Jesus, certamente não deveríamos fazer">
d)Nossa Oração
A vida de um crente sempre será uma oraçào ao Senhor, com pedidos, intercessão, ação de graças, louvor e sempre, absolutamente sempre em nome de Jesus.

Para Terminar

“Eles estão na carne, mas não vivem segundo a carne; moram na terra, mas têm sua cidadania no céu; obedecem às leis estabelecidas, mas com sua vida ultrapassam as leis; amam a todos e são perseguidos por todos; são desconhecidos e, apesar disso, condenados; são mortos e, desse modo, lhes é dada a vida; são pobres, e enriquecem a muitos; carecem de tudo, e têm abundância de tudo; são desprezados e, no desprezo tornam-se glorificados; são amaldiçoados e, depois, proclamados justos; são injuriados, e bendizem; são maltratados, e honram; fazem o bem, e são punidos como malfeitores; são condenados, e se alegram como se recebessem a vida” (carta a Diogneto, n. 5).
A Igreja do 1 século era conhecida por sua conduta de santidade e alegria, de consciencia que estamos no mundo, mas somos peregrinos aqui, cidadãos da eternidade nos Céus. A forma de falar era diferentes, os négócios eram feitos de forma diferente e honesta. Os servos se portavam de froma diferente. e os Senhores eram justos. As famílias eram amadas e não se dispensava ninguém (como era costume deixar bebês indesejáveis ao relento para morrer). Não apenas cumpriam as leis como viviam acima delas. Tinham Cristo como Mestre, Modelo, Senhor e Assunto. E não colocam a si mesmos acima dos outros, mas antes faziam tydo para a glória de Deus. Superiridade social, poder, reconhecimento e possessões eram secundárias ou mesmo deixada de lado. A paz era intencional e buscada comesforço e dedicação. Suas famílias eram unidadas e amadas. Era diferentes de todos e chamavam a atenção por suas vidas.
E lembremos que aquela mesma Igreja daquele tempo é a mesmo que continua hoje, o mesmo Senhor, a mesma Fé, a mesma Palavra e as mesmas Ações, tudo em nome de Jesus.
Related Media
See more
Related Sermons
See more