O Deus da Restauração
Sermon • Submitted
0 ratings
· 19 viewsNotes
Transcript
Introdução
Introdução
A bíblia é a grande revelação que temos de Deus, é o meio pelo qual Deus resolveu se fazer conhecido aos homens. Por meio dela, compreendemos quem é Deus e não apenas quem Ele é, mais aprendemos como Ele é.
Logo no início da bíblia, no relato do Gênesis, conseguimos enxergar algumas de suas características através desse relato.
Os três primeiros capítulos da bíblia narram a história da criação de todas as coisas e da queda do homem.
Vemos Deus dando uma advertência ao homem após cria-lo.
Tomou, pois, o Senhor Deus ao homem e o colocou no jardim do Éden para o cultivar e o guardar. E o Senhor Deus lhe deu esta ordem: De toda árvore do jardim comerás livremente, mas da árvore do conhecimento do bem e do mal não comerás; porque, no dia em que dela comeres, certamente morrerás.
Essa ordem foi quebrada pelo homem.
Vendo a mulher que a árvore era boa para se comer, agradável aos olhos e árvore desejável para dar entendimento, tomou-lhe do fruto e comeu e deu também ao marido, e ele comeu.
E o que acontece então na sequência é algo um tanto curioso, Deus visita Adão e Eva no jardim, lhes cobre a nudez e cumpre sua promessa expulsando-os do jardim e tirando o acesso a árvore da vida, porém permite ainda que Adão viva 930 anos, que tivesse filhos e filhas com Eva desenvolvendo a humanidade.
A grande pergunta que fica é, poque Deus não cumpriu ali naquele momento o seu decreto de morte instantaneamente, nem permitindo que a humanidade continuasse?
A resposta é dada por Jonas:
E orou ao Senhor e disse: Ah! Senhor! Não foi isso o que eu disse, estando ainda na minha terra? Por isso, me adiantei, fugindo para Társis, pois sabia que és Deus clemente, e misericordioso, e tardio em irar-se, e grande em benignidade, e que te arrependes do mal.
Deus ali naquele momento provou que é justo, pois não anulou a sentença de morte, mais mostrou que é clemente e misericordioso, pois naquele momento, Deus já estava conseguindo para um homem um escape para que Ele pudesse ser restaurado.
Nosso Deus é um Deus de restauração que tarda o juízo esperando a restauração dos homens.
Não retarda o Senhor a sua promessa, como alguns a julgam demorada; pelo contrário, ele é longânimo para convosco, não querendo que nenhum pereça, senão que todos cheguem ao arrependimento.
Isso se repetiu na história de Israel inúmeras vezes, o livro de juízes é tomado pela sequência de Israel sendo escravizado pelos povos vizinhos, clamando a Deus, Deus restaurando eles e eles novamente repetindo os erros e ai clamando e Deus novamente restaurando.
Ou seja, ainda não acabou para você, as misericórdias de Deus não se esgotaram sob a sua vida.
Se existem pessoas que deveriam ter sido fulminadas por Deus instantaneamente eram Adão e Eva, pois o viam face a face e estavam em um ambiente perfeito e sem pressões internas.
Texto Base:
Texto Base:
Então, o Senhor se mostrou zeloso da sua terra, compadeceu-se do seu povo e, respondendo, lhe disse: Eis que vos envio o cereal, e o vinho, e o óleo, e deles sereis fartos, e vos não entregarei mais ao opróbrio entre as nações. Mas o exército que vem do Norte, eu o removerei para longe de vós, lançá-lo-ei em uma terra seca e deserta; lançarei a sua vanguarda para o mar oriental, e a sua retaguarda, para o mar ocidental; subirá o seu mau cheiro, e subirá a sua podridão; porque agiu poderosamente. Não temas, ó terra, regozija-te e alegra-te, porque o Senhor faz grandes coisas. Não temais, animais do campo, porque os pastos do deserto reverdecerão, porque o arvoredo dará o seu fruto, a figueira e a vide produzirão com vigor. Alegrai-vos, pois, filhos de Sião, regozijai-vos no Senhor, vosso Deus, porque ele vos dará em justa medida a chuva; fará descer, como outrora, a chuva temporã e a serôdia. As eiras se encherão de trigo, e os lagares transbordarão de vinho e de óleo. Restituir-vos-ei os anos que foram consumidos pelo gafanhoto migrador, pelo destruidor e pelo cortador, o meu grande exército que enviei contra vós outros. Comereis abundantemente, e vos fartareis, e louvareis o nome do Senhor, vosso Deus, que se houve maravilhosamente convosco; e o meu povo jamais será envergonhado. Sabereis que estou no meio de Israel e que eu sou o Senhor, vosso Deus, e não há outro; e o meu povo jamais será envergonhado.
Explicação:
Explicação:
O profeta Joel foi um homem levantado por Deus para profetizar em um tempo de extrema escassez e dificuldades.
Israel havia sido assolada ao mesmo tempo por uma praga de gafanhotos, uma seca terrível a desastrosa notícia de que os assirios estavam se levantando e vindo guerrear contra Israel. O cenário era terrível, todas as plantações destruídas pelos gafanhotos, a seca que não deva esperança para novas plantações e havia matado o pasto para os animais e ainda a notícia de que o maior exército da terra estava se levantando contra eles.
Toda essa circunstância não era fruto do acaso, mais do pecado. Deus havia enviado esse caos pela desobediência constante da nação de Israel e esse cenário levou o povo a orar a Deus.
O que fez Deus se voltar a eles?
O que fez Deus se voltar a eles?
1 - Sua compaixão
1 - Sua compaixão
2 - Sua aliança.
2 - Sua aliança.
Então, o Senhor se mostrou zeloso da sua terra, compadeceu-se do seu povo
O que a restauração traria?
O que a restauração traria?
1 - Deus supriu a escassez e os colocou em abundância.
1 - Deus supriu a escassez e os colocou em abundância.
e, respondendo, lhe disse: Eis que vos envio o cereal, e o vinho, e o óleo, e deles sereis fartos, e vos não entregarei mais ao opróbrio entre as nações.
A primeira coisa que Deus fez aqui, foi restaurar o povo materialmente. Tudo estava lhes faltando, mais agora Deus estava lhes provendo.
Aplicação:
Aplicação:
Quando Deus começa uma obra de restauração em nossa vida, aquilo que está escasso começa a se tornar abundante. Isso envolve áreas materiais, emocionais e espirituais.
2 - Deus restaura a reputação daquele povo.
2 - Deus restaura a reputação daquele povo.
e, respondendo, lhe disse: Eis que vos envio o cereal, e o vinho, e o óleo, e deles sereis fartos, e vos não entregarei mais ao opróbrio entre as nações.
Aquele povo havia sido chamado para ser a luz para a nações, porém entre as nações se dizia, onde está o seu Deus? Quando Deus se volta a Eles, sua reputação começa novamente a ser restaurada para que as nações reconhecem o lugar de Israel.
Aplicação
Aplicação
Do mesmo modo que Israel foi chamada para ser a luz para as nações, nós fomos chamados para sermos a luz do mundo e a igreja então não é chamada para ser colocada de baixo do velador, mais em lugar alto afim de iluminar toda a terra. A bíblia fala que os que se humilham de baixo da mão de Deus são exaltados, isso porque o homem que honra a Deus é colocado em honra para que Deus seja visto na vida desse homem.
3 - Deus Desbarata os inimigos.
3 - Deus Desbarata os inimigos.
Mas o exército que vem do Norte, eu o removerei para longe de vós, lançá-lo-ei em uma terra seca e deserta; lançarei a sua vanguarda para o mar oriental, e a sua retaguarda, para o mar ocidental; subirá o seu mau cheiro, e subirá a sua podridão; porque agiu poderosamente. Não temas, ó terra, regozija-te e alegra-te, porque o Senhor faz grandes coisas.
O exército que vinha da Assíria foi destruído pelo Senhor e os gafanhotos levados por um grande vento. Em um dia o Senhor matou 185.000 assírios. Is 37:36-38
Aplicação:
Aplicação:
A opressão do inimigo das nossa almas é tirada no processo de restauração, satanás é julgado pelo Senhor.
4 - A seca vai embora.
4 - A seca vai embora.
Não temais, animais do campo, porque os pastos do deserto reverdecerão, porque o arvoredo dará o seu fruto, a figueira e a vide produzirão com vigor. Alegrai-vos, pois, filhos de Sião, regozijai-vos no Senhor, vosso Deus, porque ele vos dará em justa medida a chuva; fará descer, como outrora, a chuva temporã e a serôdia. As eiras se encherão de trigo, e os lagares transbordarão de vinho e de óleo.
Deus enviou chuva em justa medida para o povo, tanto a chuva da plantação como a da colheita.
Aplicação:
Aplicação:
A aridez da falta da presença de Deus é substituída pela chuva de sua presença, reverdecendo a terra de nosso coração e trazendo abundância de alegria para nossa vida.
5 - Uma promessa de restituição total futura.
5 - Uma promessa de restituição total futura.
Restituir-vos-ei os anos que foram consumidos pelo gafanhoto migrador, pelo destruidor e pelo cortador, o meu grande exército que enviei contra vós outros. Comereis abundantemente, e vos fartareis, e louvareis o nome do Senhor, vosso Deus, que se houve maravilhosamente convosco; e o meu povo jamais será envergonhado. Sabereis que estou no meio de Israel e que eu sou o Senhor, vosso Deus, e não há outro; e o meu povo jamais será envergonhado.
Deus além de fazer tudo isso, ainda promete ao povo uma restituição de tudo que lhes fora tirado anteriormente.
Aplicação:
Aplicação:
Além de toda essa restauração em vida, Deus ainda nos promete uma restituição futura total de tudo que nos foi tirado por causa da entrada do pecado no mundo.
Vi novo céu e nova terra, pois o primeiro céu e a primeira terra passaram, e o mar já não existe. Vi também a cidade santa, a nova Jerusalém, que descia do céu, da parte de Deus, ataviada como noiva adornada para o seu esposo. Então, ouvi grande voz vinda do trono, dizendo: Eis o tabernáculo de Deus com os homens. Deus habitará com eles. Eles serão povos de Deus, e Deus mesmo estará com eles. E lhes enxugará dos olhos toda lágrima, e a morte já não existirá, já não haverá luto, nem pranto, nem dor, porque as primeiras coisas passaram.
E aquele que está assentado no trono disse: Eis que faço novas todas as coisas. E acrescentou: Escreve, porque estas palavras são fiéis e verdadeiras. Disse-me ainda: Tudo está feito. Eu sou o Alfa e o Ômega, o Princípio e o Fim. Eu, a quem tem sede, darei de graça da fonte da água da vida.
Então, me mostrou o rio da água da vida, brilhante como cristal, que sai do trono de Deus e do Cordeiro. No meio da sua praça, de uma e outra margem do rio, está a árvore da vida, que produz doze frutos, dando o seu fruto de mês em mês, e as folhas da árvore são para a cura dos povos. Nunca mais haverá qualquer maldição. Nela, estará o trono de Deus e do Cordeiro. Os seus servos o servirão, contemplarão a sua face, e na sua fronte está o nome dele. Então, já não haverá noite, nem precisam eles de luz de candeia, nem da luz do sol, porque o Senhor Deus brilhará sobre eles, e reinarão pelos séculos dos séculos.