Servo da orelha furada
Sermon • Submitted
0 ratings
· 126 viewsNotes
Transcript
5 Muitas são, Senhor, meu Deus, as maravilhas que tens operado para connosco, e os teus pensamentos não se podem contar diante de ti; eu quisera anunciá-los, e manifestá-los, mas são mais do que se podem contar.
6 Sacrifício e oferta não quiseste; as minhas orelhas furaste; holocausto e expiação pelo pecado não reclamaste.
7 Então disse: Eis aqui venho; no rolo do livro está escrito de mim:
8 Deleito-me em fazer a tua vontade, ó Deus meu; sim, a tua lei está dentro do meu coração.
26 E foram ter com João e lhe disseram: Mestre, aquele que estava contigo além do Jordão, do qual tens dado testemunho está batizando, e todos lhe saem ao encontro.27 Respondeu João: O homem não pode receber coisa alguma se do céu não lhe for dada.28 Vós mesmos sois testemunhas de que vos disse: eu não sou o Cristo, mas fui enviado como seu precursor.29 O que tem a noiva é o noivo; o amigo do noivo que está presente e o ouve muito se regozija por causa da voz do noivo. Pois esta alegria já se cumpriu em mim.30 Convém que ele cresça e que eu diminua.
12 Porque há eunucos de nascença; há outros a quem os homens fizeram tais; e há outros que a si mesmos se fizeram eunucos, por causa do reino dos céus. Quem é apto para o admitir admita.
2 Se comprares um escravo hebreu, seis anos servirá; mas, ao sétimo, sairá forro, de graça.3 Se entrou solteiro, sozinho sairá; se era homem casado, com ele sairá sua mulher.4 Se o seu senhor lhe der mulher, e ela der à luz filhos e filhas, a mulher e seus filhos serão do seu senhor, e ele sairá sozinho.5 Porém, se o escravo expressamente disser: Eu amo meu senhor, minha mulher e meus filhos, não quero sair forro.6 Então, o seu senhor o levará aos juízes, e o fará chegar à porta ou à ombreira, e o seu senhor lhe furará a orelha com uma sovela; e ele o servirá para sempre.
27 Mas esmurro o meu corpo e o reduzo à escravidão, para que, tendo pregado a outros, não venha eu mesmo a ser desqualificado.
João Batista
o único profeta que foi profetizado (Is e Ml);
fruto de um milagre (mãe estéril, e os pais de avançada idade);
Seu nascimento foi anunciado por um anjo. Não é um simples anjo, mas Gabriel, o qual fica diante de Deus (Lc 1.19)
Nome especialmente escolhido por Deus (Lc 1.13)
Já fora batizado com o Espírito Santo no ventre de João Batista (Lc 1.15,44)
Há um cântico na Bíblia para ele, feito pelo Espírito Santo (Lc 1.67-79)
Era nazireu (separado) e tinha a promessa de ser grande (Lc 1:15)
A mão de Deus estava sobre ele (Lc 1.66)
Tinha uma vida separada totalmente do mundo (Lc 1.80). Além disso se vestia e se alimentava de maneira humilde (Mc 1.6)
Ele vem no espírito e poder de Elias (Lc 1.17). Considerado o mais importante profeta do Antigo Testamento
Foi o maior profeta nascido de mulher (Mt 11.11)
Era temido, protegido e pelo Rei Herodes. Além disso, esse rei o ouvia de boa vontade (Mc 6:20)
João Batista era primo de Jesus, mas não se valeu disso
Foi comparado a Jesus Cristo (Mc 8.28; Lc 9.7-9)
jovem que viveu até aproximadamente 30 anos de idade no deserto (Lc 1.80); só saiu do deserto quando recebeu a Palavra de Deus (Lc 3.2);
Era o precursor do Mestre. Veio ao mundo só para esse propósito
Foi quem realizou o batismo de Jesus Cristo
Jovens Moravianos
Século 18. Europa. Dois jovens Moravianos, de 20 anos ouviram sobre uma ilha no Leste da Índia cujo dono era um Britânico agricultor e ateu, este tinha tomado das florestas da África mais de 2000 pessoas e feito delas seus escravos, essas pessoas iriam viver e morrer sem nunca ouvirem falar de Cristo.
Esses jovens fizeram contato com o dono da ilha e perguntaram se poderiam ir para lá como missionários, a resposta do dono foi imediata: “Nenhum pregador e nenhum clérigo chegaria a essa ilha para falar sobre essa coisa sem sentido”. Então eles voltaram a orar e fizeram uma nova proposta: “E se fossemos a sua ilha como seus escravos para sempre?”, o homem disse que aceitaria, mas não pagaria nem mesmo o transporte deles. Então os jovens usaram o valor de sua própria venda para custear sua viagem.
No dia que estavam no porto se despedindo do grupo de oração e de suas famílias o choro de todos era intenso, pois sabiam que nunca mais veriam aqueles irmãos tão queridos, quando o navio tomou certa distância eles dois se abraçaram e gritaram suas ultimas palavras que foram ouvidas: "QUE O CORDEIRO QUE FOI IMOLADO RECEBA A RECOMPENSA DO SEU SOFRIMENTO".
Léxico Hebraico, Aramaico e Grego de Strong 1401 δουλος doulos
1401 δουλος doulos
de 1210; TDNT - 2:261,182; n
1) escravo, servo, homem de condição servil
1a) um escravo
1b) metáf., alguém que se rende à vontade de outro; aqueles cujo serviço é aceito por Cristo para extender e avançar a sua causa entre os homens
1c) dedicado ao próximo, mesmo em detrimento dos próprios interesses
2) servo, atendente