Santificação e Atuação de Deus
SANTIFICAÇÃO • Sermon • Submitted
0 ratings
· 49 viewsNotes
Transcript
Js.3.1-5
Js.3.1-5
Introdução
Se Deus é santo, isso demanda que seus filhos também o sejam.
Josué 3.5 orienta o povo a se santificar, porque o povo veria o resultado pela ação de Deus dentro de pouco tempo. Creio com certeza que Deus revela sua boa vontade e seus planos quando buscamos nossa santificação.
O que é santificação?
Desenvolvimento
Santificação é um processo, um misto de fé, purificação e ação em direção a Deus, às suas orientações. Não é algo estático, mas dinâmico. Cresce na medida em que a aplicamos em nossas vidas.
A santificação nos livra da contaminação com o pecado. É alcançada pela busca e ação da Palavra de Deus em nossas almas. Jesus, orando pelos seus discípulos disse: “Pai, santifica-os na tua Palavra; a tua Palavra é a verdade” (Jo.17.17)
É através do processo da Santificação que o crente se ajusta mais à vontade de Deus. É a operação contínua do Espírito Santo nos crentes, fazendo-os santos ao conformar seu caráter, suas afeições e seu comportamento à imagem de Cristo.
Santificação anda junto com Justificação. Somos justificados quando damos ouvidos ao Evangelho e cremos que Jesus é o único Salvador e Senhor; Deus nos aceita e nos justifica, isto é, perdoa nossos pecados e nos admite como Salvos. NO ENTANTO SOMOS SANTIFICADOS quando fugimos de tudo o que entristece o coração de Deus, bem como quando buscamos as coisas que agradam ao coração de Deus.
Por que devemos nos santificar?
Porque DEUS é SANTO - Sejam santos, porque eu sou santo. (Lv.11.45). Jesus nos conclama também à perfeição, dizendo: “sede vós perfeitos como perfeito é o vosso Pai Celeste” - (Mt.5.48).
Porque sem a SANTIFICAÇÃO, a paz que devemos manter com “todas as pessoas” poderá ser comprometida. O mundo onde vivemos é um mundo corrupto, onde a paz pode nos exigir fechar os olhos para coisas que desagradam a Deus. Quando nos preocupamos com o nosso vínculo com Deus, então agradamos a Deus que nos orientará nos nossos relacionamentos.
Porque sem a SANTIFICAÇÃO não veremos a Deus, isto é, não contemplaremos, não experimentaremos as ações de Deus a nosso favor e ao nosso redor. (Hb.12.14). Nesse sentido Josué conclama o povo a se santificar porque poderão ver os fatos extraordinários que Deus realizará no amanhã. Queremos ser sensíveis à atuação de Deus? Sejamos SANTOS, ou SANTIFICADOS.
4. Paulo nos ensina os fundamentos, execução e força da SANTIFICAÇÃO em Cl.3.
a. Seus fundamentos:
* Como convertidos, fomos ressuscitados com Cristo e a partir daí devemos buscar as coisas que “são de cima” - Cl.3.1.
b. Sua execução:
* Pela eliminação das inclinações carnais: prostituição, impureza, paixão, desejo mau e avareza (obras da carne conf. Gl.5.19-21; Cl.3.8.
* Pelo abandono do vício da mentira - hábito do “homem velho” - Cl.3.9.
c. Qual a força ou o resultado prático da SANTIFICAÇÃO?
* Quando buscamos a SANTIFICAÇÃO, a palavra de Cristo terá rica presença em nosso interior;
saberemos agir com sabedoria; saberemos ensinar e aconselhar uns aos outros com base na Palavra
de Deus (com salmos, hinos e através de cânticos espirituais) e assim praticar o que Deus mais gosta
que façamos: louvá-Lo com gratidão em nossos corações. (Cl.3.16).
Conclusão
Quando nos santificamos, o Senhor faz maravilhas em nosso meio. Para isso existe um caminho:
1. Humilhar
2. Orar buscando a face de Deus
3. Deixando com Ele nossas ansiedades