A PRESENÇA DE JESUS NO CASAMENTO
Sermon • Submitted
0 ratings
· 3,005 viewsNotes
Transcript
I. A PRESENÇA DE JESUS NO CASAMENTO REQUER UM CONVITE ( 1,2).
I. A PRESENÇA DE JESUS NO CASAMENTO REQUER UM CONVITE ( 1,2).
Possivelmente, Jesus era amigo dos noivos ou talvez sua familia, como sua mãe Maria, fosse parente dos noivos. Perceba que Maria está ajudando a organizar a festa de casamento. Foi uma sábia decisão dos noivos, convidar a Jesus para o casamento. Jesus levou seus discípulos . Jesus possivelmente morava a 5 ou 15 km da casa do anfitrião. E sendo convidado, Jesus foi a festa.
A presença de Jesus ali não era por acaso. Jesus não era um penetra, um invasor de festas, ele era um conidado. Geralmente as pessoas convidavam pessoas importantes da cidade, pessoas ilustres, como os mestre famosos. Isso mostra que Jesus gostava de lugares elegres e festas sociais como esta, ele não era um eremita, um asceta, ele gostava de comida e bebida, Jesus, como você e eu adorava uma festa, um lugar onde ele se sentia à vontade. Diz o texto: “ Jesus também foi convidado” ( v. 2).
Aplicação: Vocês, Rafael e Luana, estão se casando hoje. Mas, Jesus está aqui, porque vocês o convidaram! Ele é o convidado especial dessa festa. Ele é mais importante do que o celebrante, mais importante dos os noivos. Todos nós deveráimos ter a preocupação de ter Jesus nosso casamento e na nossa família. Geralmente os noivos, antes do casamento, relacionam as pessoas as pessoas que receberão o convite formal para a cerimônia. Jesus é o primeiro da lista. Vocês estão se casando hoje, e precisam entender que todo lar precisa de Jesus. Jesus precisa estar no seu casanto, fará parte da sua família, do seu projeto de felicidade matrimonial. Um lar sem Jesus é apenas uma casa, não é um lar!
II. A PRESENÇA DE JESUS NO CASAMENTO NÃO IMPEDE QUE COISAS DESAGRADÁVES ACONTEÇAM ( V. 3).
II. A PRESENÇA DE JESUS NO CASAMENTO NÃO IMPEDE QUE COISAS DESAGRADÁVES ACONTEÇAM ( V. 3).
Mesmo Jesus estando presente no camento, podem acontecer coisas desagradavéis e decepcionantes. O v. 3 revela que aconteceu algo que nunca deveria acontecer em uma festa daqueles dias. O vinho acabou. Naqueles dias uma festa de casamento poderia durar até 7 dias! E as despesas da festa, eram pagas pelo noivo. Acabar o vinho em meio à festa era algo extremamente vergonhoso e era considerado um desonra e desrreipeito com os convidados. Você já foi em um casamento que a comida acaba no meio da festa e você ainda não comeu? Que situação! O casamento aqui teve seu primeiro grande problema!
Vinho nos tempos bíblicos era símbolo de alegria e prazer. A alegria e satisfação da festa sumiu.
Aplicação: Há muitos casamentos em que a festa já acabou! acabou a alegria, a satisfação, o romantismo do vinho, Há somente brigas, agressões e muita insatisfação. Rafael e Luana, não há casamentos imunes de problemas. Vocês também enfrentaram a falta de vinho em algum momento da vida de casados. Os noivos dessa história não calcularam o suficiente. Não estavam tão preparados para se casarem. E um alerta para vocês. Nunca permitam que o vinho acabe! Não deixem faltar alegria, surpresa, novidades, e muito amor. O fato de serem crentes e terem Jesus no lar, não significa que estão umudes de situções desagradavéis.
III. A PRESENÇA DE JESUS NO CASAMENTO É SOBERANA ( 4- 8).
III. A PRESENÇA DE JESUS NO CASAMENTO É SOBERANA ( 4- 8).
III. A PRESENÇA DE JESUS NO CASAMENTO É SOBERANA ( 4- 8).
V. 4 a irmã Maria dá um conselho muito sábio aos serventes: “ fazei tudo o que Ele mandar”. Jesus está presente no casamento de forma funcional, quando ele está, ele manda e é obedecido. Ele resolve e soluciona tudo quando quer agir no casamento. Ele pede para que os potes sejam cheios de água, que as talhas que os judeus usavam para fazerem rituais religiosos sejam completamente cheios. Cada uma dessas talhas cabia 100 litros de água. É interessante que o serventes não questionam, obedecem. Poderia parecer bem estranho que os servos recebessem ordens de um convidado; e que talvez o que Jesus iria mandá-los fazer podia parecer uma tolice, mas quem estava mandando era o SENHOR, Deus que criou o homem e institui o casamento.
Aplicação: Jesus precisa ser Senhor não apenas de nossas vidas, mas, do nosso casamento, senhor do nosso cônjuge, Senhor da esposa e do marido. É Ele quem deve mandar. A obediência humana, precede o milagre no casamento. Ninguém pode resistir ao seu mandar. Jesus sempre usa recursos disponíveis para realizar milagres no casamento. Deus usará as talhas, que você têm. Deus usará os dons de vocês, Deus usará o amor de vocês, Deus usará a paciência, a perseverança e a fé de vocês, para que grandes e extraordinárias coisas aconteçam.
VI. A PRESENÇA DE JESUS NO CASAMENTO É TRANFORMADORA ( 9-10).
VI. A PRESENÇA DE JESUS NO CASAMENTO É TRANFORMADORA ( 9-10).
A água trasformada em vinho foi levada ao mordomo, ao superintendete, ele não havia estado presente no aposento onde se encontravam as talhas. Portanto, ficou bastante surpreso em ver este vinho; e mais surpreso ainda quando o experimentou. Era vinho como ele nunca havia provado antes, de tão excelente em qualidade.
O costume da época primeiramente oferecer o vinho inferior primeiro. era costume reservar o vinho inferior até o paladar dos convidados ter se entorpecido o suficiente para que não pudessem discernir o sabor exato e a excelência do vinho que era servido por último. O mordomo cumprimenta o noivo sobre a excelente qualidade desse vinho. Geralmente o melhor vinho era servido primeiro; neste caso, foi por último. O noivo que passaria um grande vexame, agora é elogiado, Jesu haviafeito um grande milagre e trasformação no casamento.
Aplicação: A alegria da festa estava garantida! A festa do casamento não iria acabar.
V. A PRESENÇA DE JESUS NO CASAMENTO É GLORIFICADA ( V. 11).
V. A PRESENÇA DE JESUS NO CASAMENTO É GLORIFICADA ( V. 11).
1. Entrada da Bíblia.
2. Sermão
3. Entrada das alianças e votos.
4. Manda os noivos se ajoelharem e com sua mão direita sobre as mãos dos noivos da aliança você ora
5. Assinatura dos documentos
6. Pronuncia a bênção
7. Oração final
8. Declaração e pronto
ORAÇÃO - O Deus, nosso Pai Celeste, nós te suplicamos que abençoes, em seu novo estado, os teus servos aqui presentes. Faze que se amem por todo o tempo que lhes concederdes de vida e que seu amor não sofra mudança nem diminuição. Dá-lhes o teu Espírito Santo para que vivam segundo a tua divina vontade. Permite que sejam abençoados um no outro e ambos no conhecimento de Cristo, teu bendito Filho, para que vivam juntos, na atitude de herdeiros da graça, e da vida. Isto te pedimos pela mediação de Jesus Cristo, nosso Redentor. Amém.
BEÇÃO APÓSTÓLICA: A graça de nosso Senhor Jesus Cristo, o amor de Deus Pai e a comunhão do Espírito Santo sejam com todos vós e com todo o povo de Deus, agora e para sempre. Amém.
BENÇÃO: E eu, ministro de Deus no evangelho de seu Filho, vos declaro constituídos em família na relação de marido e mulher, segundo a ordenação de Deus, e invoco sobre vós a bênção do Pai, do Filho e do Espírito Santo. Deus vos dê sua graça, para cumprirdes as promessas que acabais de fazer e abençoe o vosso casamento, não só agora, mas por todo o tempo em que vos conservar com vida. "O Senhor te abençoe e te guarde; o Senhor faça resplandecer o rosto sobre ti, e tenha misericórdia de ti; o Senhor sobre ti levante o rosto e te dê a paz." (Nm 6.24-26). "O que Deus ajuntou não o separe o homem." (Mc 10.9).
