ATACADOS PELO PECADO.
Sermon • Submitted
0 ratings
· 15 viewsNotes
Transcript
I. O pecado de hipocresia ( 1,2).
I. O pecado de hipocresia ( 1,2).
O relato sobre Ananias está relacionado ao relato anterior, ao contexto próximo ( vv. 36,37). Lucas usa uma adversativa no v. 5 “ Entretanto”, contrastanto a doação de Ananias e Safira com a de Barnabé. o Casal sentiu inveja de Barnabé, porque ele havia feito uma doação generosa para a Igreja.
Perceba as semenlhanças entre a atitude de Barnabé e do casal. Ambos venderam algo de valor para ajudar a Igreja, Barnabé vendeu um “ campo”, o Casal vendeu uma “propriedade”, ambos vieram e depositaram aos pés dos apóstolos os valores ( 4. 37; 5.2).
Ananias quis ser colocado na mesma posição de Barnabé. Com sua esposa parecia um casal muito bonsoso, vendendo os seus bens com o próposito aparente de entregar o valor à Igreja. Eles queriam aprovação, eles queriam reconhecimento por parte da Igreja. Queriam ser visto e notados. O nome ananias significa “cheio de graça” e o nome da sua esposa significa “ bela”, eles tinham o exteriotipo de um casal muito abençoado e generoso e queríam pagar para ter essa imagem na Igreja.
No v. 3 lemos que Ananais “ reteve” parte do valor. a expressão grega aqui significa também “defraudar” “roubar”. Aparece apenas 3 vezes no NT. 2 vezes em Atos 5 e uma vez em Tt 2. 10. Na versão LXX, versão grega do AT, aparece quando Acan rouba a capa babilônica, uns dois quilos e meio de prata e uma barra de ouro pesando mais de meio quilo, trazendo a ira de Deus sobre seu povo. Ele levou apenas o restante, simulando que estava dando o preço completo da propriedade. O pecado foi o de hipocrecia. Mostra também a avareza do coração de Ananias.
Aplicação:
O pecado de Hipocrecia faz que queiramos nos passar por pessoas excelentes, virtuosos, que contribuem para a obra de Deus, nos faz passar por pessoas muito generosas, escondendo nossa hipocrecia.
Muitas vezes sinuamos uma espiritualidade falsa. Como disse Calvino: “Uma demostração de uma santidade onde não há nenhuma” .
Ananias tenta enganar a Deus e a Igreja do SENHOR. Ele tenta defraudar a Igreja que estava crescendo.
Muitas pessoas não são dizimistas na Igreja e para fazer uma média com a Igreja, de vez enquanto põe um valor no envelope, simulando ser dizimista. Simulando que dá dizímo para agradar a líderança da Igreja. Isso é hipocrecia. É espírito de Ananias. Deus não aceitou a oferta de Caim, ele também não aceitará sua oferta. Seja onesto consigo mesmo. Se você for dá oferta, dê como oferta, se for dízimo dê seu dinheiro como dízimo.
Algumas pessoas tem dificuldade de contribuir na obra de Deus, não porque não tem, mais porque tem dificuladade nessa área ( 1 Tm 6. 10).
II. A origem do pecado: Satanás ( v. 3).
II. A origem do pecado: Satanás ( v. 3).
Observe bem essa pergunta de Pedro: “ Por que encheu Satanás o teu coração”? O verbo grego aqui é “plerou”, que significa tornar completo. Significa uma coisa que trasborda. Isto prova como Satanás encheu o coração de Ananias. O Coração de Ananias estava trasbordando de malgnidade. Estava intupido de coisas malignas, de sejos malignos, de vontades malignas.
"Não há homem cujo coração não seja picado pelas picadas de Satanás, e todos os homens também são tentados de muitas maneiras, sim, essas tentações penetram em sua mente; mas onde Satanás possui o coração, ele reina em todo o homem, tendo, por assim dizer, expulsado Deus. Este é um sinal de um réprobo ser tão viciado e entregue a Satanás que o Espírito de Deus não tem lugar. Aquilo que se segue a respeito da mentira pode ter um duplo sentido; ou que ele deu falsamente uma demonstração do Espírito, ou que mentiu contra o Espírito" ( Calvino).
Veja o contraste com Ananias e os crentes e o restante dos crentes. Enquando os crentes estavam cheios do Espirito Santo ( Atos 2. 4; 4. 8, 31), Anaías estava cheio de outro Espírito, o Espirito de Satanás. Percebi no texto grego uma coisa muito interessante, e enquando os discipulos estavam completamente passivos, no sentido de receberem o Espirito, aqui Satanás é ativo em echer o coração desse homem.
Aplicação:
Ilustração: Vocês ahcam que existe crentes endemoniados? Será que o Diabo pode usar crentes? ( Mt 16. 21- 23 Jo 13. 27).
Devemos tomar o máximo de cuidado para não termos um coração maligno ( Ef. 6. 11).
Há pessoas que tentam imprecionar a Igreja com seus bens, se passam por pessoas boas e espirituais, mas estão com Ananias e Safira, com os corações cheios de malignidade. O Diabo muitas vezes quer sirandar conosco ( Lc 22. 31,32).
É interessante que dias após o dia de pentecostes, temos um caso de Flagrante hipocria. A Igreja vivia dias maravilhosos e mesmo assim, esse casal mentiu. Você pode congregar em uma igreja boa, cheia do poder de Deus, você pode congregar em uma igreja avivada e bíblica e mesmo assim ser um hipocrita. Isto é muito perigoso para nós.
III. O pecado é contra Deus ( 4).
III. O pecado é contra Deus ( 4).
Pedro faz perguntas retóricas a Ananias. Ele permanece mudo perante Pedro. Pedro disse: “Antes de você vendê-lo, o terreno era seu; e, depois de vender, o dinheiro também era seu” O terreno estava em seu poder. Você poderia fazer o que bem quissesse com o valor. Isso mostra que ninguém era obrigado a vender sua propriedade, Ananias tinha liberdade para guardar tanto sua terra como seu dinheiro.
O texto afirma que Ananias mesmo resolveu isto em seu coração. Ele decidiu por isto. Perceba o que texto nos dias, se no verso 3 é uma ação de Satanás, aqui é uma ação atribuida ao próprio Ananias. Não foi apenas o diabo que trabalhou em sua vida. Ele mesmo deliberou pecar. Se o Diabo é o pai da mentira, Ananias quis ser seu filho.
O pecado cruel de Ananias quebrou a armonia da Igreja. O pecado de Ananias rompeu com a comunhão com Igreja. A mentira de Ananias foi contra o próprio Deus. Todo pecado é contra Deus. Davi no Salmo 51. 4.
Aplicação:
Todo o pecado é contra Deus, quando nós pecamos contra a esposa, estamos pecando contra a Igreja, quando pecamos contra nosso irmão, nós estamos pecando contra Deus ( 1Co 8. 12 ).
Precisamos da sinceridade e honestidade diante de Deus. Kistemaker conta “Uma mulher, sentada diretamente na minha frente, recebeu o recipiente do diácono e, então, gentilmente, pediu que ele trocasse uma nota que ela tinha na mão. Depois de ele ter feito isso, ela depositou no recipiente a quantia que desejava doar e guardou o restante. Ela era certamente alguém que deu com alegria, contribuindo com o montante que havia decidido no seu coração”.
Algumas pessoas não são honestas na hora de contribuir. Elas ganham por exemplo, 3 mil reais, porém, elas tem dificuldade para dizimar R$ 300,00 , então, colocam qualquer valor no no envolope de dízimo como um descarrego de conciência. Você precisa entender que uma coisa é oferta, outra é o dízimo. Seja honesto consigo mesmo e com Deus. Você pode enganar o tesoureiro mas, estará mentindo.
VI. Morte: as conseguências do peado ( 5-6).
VI. Morte: as conseguências do peado ( 5-6).
Ananias pagou um preço auto pelo seu pecado. Satanás ofereceu a Ananais, o mesmo que ofereceu a Cristo, à autoglorificação, à autosatisfação, porém, Ananias pagou com sua própria vida. O salário do pecado é a morte ( v. 6, Rm 6. 23).
Aplicação: A Morte de ananias e Safira ilustra bem que o pecado traz morte enquanto a conhão verdadeira da Igreja traz vida.
2. Não temos uma caso aqui de disciplina eclesiastica, temos aqui um caso de julgamento imediato e fatal de Deus. Esse tipo de julgamento é muito pouco conhecido no NT, porém não seria a primeira vez ( 1Co 11. 30). No texto grego sabemos que imediatamente Ananias expirou, e esta palavra é usada 3 vees em Atos. 2 vezes aparece aqui na morte de Ananías e Safira e outra no capitulo 12 de Atos, quando um anjo mata Herodes.
Aplicação:
Hebreus 10. 30, 31.
3. Por exemplo, quando os filhos de Arão, Nadabe e Abiú, apresentaram fogo estranho perante Deus, ele os atingiu com fogo e eles morreram instantaneamente (Lv 10.1,2). Quando Uzá tentou segurar a arca de Deus colocada num carro de bois em vez de ser carregada pelos sacerdotes, Deus o atingiu e ele morreu ao lado da arca (2Sm 6.7). será porque Deus matou pessaos na Nova Alinça, como matou na Antiga Aliança? Aqui temos um momento de transição, entre a Antiga e Nova Aliança e Deus então agiu como agiu na Antiga Aliança, para minar o pecado em sua Igreja.
Aplicação: Você já pensou se Deus matasse crente mentiro nos nossos dias? Você já pensou se Deus matasse quem mente na hora de dizimar? Enquanto muitos tem aunção de Barnabé, alguns possuem a unção de Ananias.
4. O julgamento de Deus trouxe benefícios para os primeiros crentes (v. 5).
Aplicação: Deus indicou logo no ínicio, que Ele estava no controle, mesmo quando a graça reinava. No início, do período do Tabernáculo, quando os sacerdotes Nadabe e Abiu morreram perante o SENHOR, Deu deixou claro quem reinava e que ele exisge santidade. Vivemos um tempo hoje sem temor. Temos hoje a banalização do sagrado. A ridiculzarização do que é santo. O amesquinhamento da divindade. Nós precisamos voltar a temer a Deus.
Conclusão:
Muitos de nós estão sendo atacados pelo pecado. Nós precisamos rogar a misericórdia de Deus.