Santificando a Cristo em nossos corações

SANTIFICAÇÃO  •  Sermon  •  Submitted
0 ratings
· 18 views

Quando damos prioridade a Cristo: 1. Nos sentiremos filhos protegidos 2. Mesmo em batalhas sabemos que a vitória nos virá 3. Ele pelejará por nós 4. Responderemos com autoridade aos que nos perguntarem sobre a razão da nossa esperança. 5. Poderemos ser "tentados", mas nunca "possuídos"

Notes
Transcript

Santificando a Cristo em nossos Corações.

1Pe.3.15
Introdução
Somos testemunhas em um mundo descrente de Deus e, como tais, devemos nos portar como defensores da verdade revelada.
O apóstolo Pedro escreveu que deveríamos estar “sempre preparados para responder a todo aquele que nos pedir razão da esperança que há em nós, fazendo-o, todavia, com mansidão e temor” (1Pe. 3.15–16). De imediato, podemos fazer três observações ao texto:
Desenvolvimento
1. PREPARADOS PARA RESPONDER - Em primeiro lugar, o cristão precisa constantemente estar preparado para responder aos questionamentos do mundo. O mundo é ateu. É incrédulo para coisas do Espírito. O mundo é altamente racionalista. Não exercita sua fé. O mundo é cientificamente “positivista” (Augusto Comte: MAIS materialismo, MENOS mundo espiritual). Tudo precisa de provas para ser validado (é o método das provas científicas). O mundo sofre da síndrome de Tomé: só vendo para crer!
2. RAZÃO DA ESPERANÇA - A segunda observação sobre o texto de 1 Pedro 3 é que nossa resposta precisa explicar “razão da esperança”, da nossa convicção que não é “sem motivo” - havemos de ter argumentos para dizer: “uma coisa sei, que antes eu era cego e agora vejo...” - Jo.9.25.
3. COM MANSIDÃO E TEMOR - A terceira observação no texto de 1Pe.3.15,16 é que ele é muito cauteloso ao nos encorajar na tarefa de defensores de nossa fé quando explicita o modo como devemos fazê-lo: “com mansidão e temor”.
No temor está implícito o fator “adoração”. Quando santifico ou reverencio o nome de Cristo através da adoração, isto alegra o coração do Pai, e Ele realiza as maravilhas que tem revelado a todos que o adoram em espírito e em verdade - são a estes que o Pai procura (Jo.4.23).
Eu “santifico” (exalto, dou importância, destaco, reverencio) a Jesus quando priorizo meus sentimentos, minha adoração a Ele; quando dou crédito às suas palavras, ao seu ensinamento. Então me torno pleno do Espírito Santo. Assim, eu me torno “cheio do Espírito” e minha vida passa a ser conduzida pelo Espírito, o que me dá vitórias sobre tanta coisa que pode estar tirando a minha paz - Gl.5.16.
Eu santifico a Jesus quando não me volto preocupadamente para os planos e pensamentos deste mundo (não vos embriagueis com o vinho…) , mas dou lugar aos elementos de culto, de adoração, de santificação a Cristo, através do exercício do meu louvor com Salmos, hinos e cânticos espirituais (cultivo da Palavra de Deus - a Bíblia), cantando e louvando ao Senhor (participação ativa nos cultos), dando sempre graças a Deus o Pai (atitude de oração) por tudo e nos sujeitando uns aos outros em amor fraterno - é o que nos ensina Ef.5.18-21.

pelo contrário, santifiquem a Cristo, como Senhor, no seu coração, estando sempre preparados para responder a todo aquele que pedir razão da esperança que vocês têm.

Responder a quem? - A quem nos perguntar!
1. Responder a Deus - Deus tem grande interesse e desejo que reverenciemos a seu Filho. A cada dia Deus nos indaga como anda nossa vida, nossa santificação. A cada dia Ele se interessa por nós e quer nos abençoar. Mas para que suas bênçãos recaiam sobre nós é necessário que nos santifiquemos - “Santificai-vos, porque o Senhor fará maravilhas no meio de vós” - Js.3.5
2. Responder a Cristo - A Ele o Pai deu destaque - Veja o que nos diz Fp.2.9-11. O Pai se alegra quando “santificamos”/ destacamos/adoramos/reconhecemos o Filho.
3. Responder ao mundo - Mais que nunca, o mundo tem necessidade de justiça, que a produz segundo bem entende e que nada tem a ver com a justiça de Deus. A justiça do homem é sinônimo de VINGANÇA. A de Deus é perdão dos pecados mediante a fé no Filho de Deus que já pagou os pecados de todos os que nEle depositam a sua fé. Jo.3.16.
4. Responder a mim mesmo - Quando me preencho de sentimentos, de fé, de louvor e adoração a Jesus Cristo eu estou valorizando o Filho de Deus em minha vida. Essa atitude me leva a ser cheio do Espírito e a contemplar, a vivenciar as maravilhas que Deus faz. É nesse sentido que a santificação me faz ver, sentir, presenciar o Senhor e suas ações a meu favor.
Precisamos de muitas respostas a tantas indagações que nossa alma faz que só as teremos quando santificarmos ou reverenciarmos a Cristo em nossos corações.
CONCLUSÃO.
1Pe.3.15. (Ler)
Santificar a Cristo em nossos corações é buscar ter uma vida de dedicação àquele que deu sua vida por nós. É viver a nossa vida, não mais como antes, mas uma nova vida, transformada segundo o poder daquele que em nós atua agora como novas criaturas. Porque “quem está em Cristo - e nele permanece - é nova criatura, para quem as coisas velhas se passaram e tudo se faz novo pela ação do Espírito Santo”.
Reconheçamos a Santidade de Deus.
Sejamos santos e, então, o Senhor fará maravilhas em nossa vida.
Santifiquemos a Cristo em nossos corações, dando-lhe o lugar de destaque e imitando seu viver, aplicando seus ensinamentos. Assim agindo estaremos preparados para revelar a tudo e a todos a excelência de Jesus - aquele que nos salvou e nos chamou das trevas para a sua maravilhosa luz.
Related Media
See more
Related Sermons
See more