UMA ESPOSA PROBLEMÁTICA

Sermon  •  Submitted
0 ratings
· 17 views
Notes
Transcript
Handout

INTRODUÇÃO:

Há muitos homens fracassados nos negócios, na vida familiar e na Igreja, por conta da esposa. Hoje vamos aprender sobre algumas características de uma esposa problemática, usando como exemplo Safira, a esposa de Ananias, em um evento que ocorreu mais ou menos em 33 d.C. Quais carácterística de uma esposa problemática?

I. É MENTIROSA ( V. 7, 8).

Além do que está no texto de Atos 5. 1- 10, não sabemos absolutamente nada mais sobre Safira. seu nome significa “bela”. Alias, as mulheres amam pedras de safira, ela é uma pedra com um tom de azul único, como um céu noturno. Apesar de sua profundidade, ela passa muita serenidade, comparando-se à quietude da noite. A pedra pode ser encontrada principalmente na Índia,  Austrália e nos Estados Unidos. O significado do seu nome, não condiz com seu caráter mentiroso e ambicioso.
Pedro pede que ela lhe responda a uma pergunta. “Diga-me”, ele diz, e cita uma soma: “é este o preço que você e Ananias receberam pelo terreno?” Talvez ela tivesse visto a bolsa de dinheiro que seu marido tinha levado para o local de reuniões e provavelmente Pedro tenha apontado para ela.
Safira mente descaradamente. O sinismo de Safira é maior do que o de Ananias. Quando Pedro pergutou a Ananias sobre o favor da propriedade, Pedro fez 4 perguntas a Ananias ( v. 3,4). Emudecido, ele não respondeu a nenhuma delas. Já a Safira, responde e confrima a mentira do esposo: “ Sim, foi por este valor” ( v.8).
Safira não era em nada melhor que Ananias, sua maldade em metir era semelhante. Safira não é tocada pelo temor de Deus. Ananias tentou mentir aoEspírito Santo e a Deus ( v. 3,4), sua esposa agora confirma sua mentira perante a Igreja que congregavam.
Aplicação:
O pecado de Safira é, infelizmente, um alerta, não apenas para as esposas aqui presentes, mais para todos nós, a mentira é uma tentação para muitos crentes professos, viver mentindo e mesmo assim querer ter uma aparência de piedade, viver mentindo e mesmo assim querer prestar culto a Deus, viver mentindo e mesmo assim declarar amor por Deus.
Ilustração: A Bíblia fala de muitas esposas que mentiram e precisaram amargar as duras conseguências de suas mentiras. A mentira sempre foi um problema na família da Aliança. Abraão mentiu quando chegou no Egito ( Gn 12 10- 20), seu Filho Isaque mentiu quando estava na terra dos filisteus, afirmano que Rebeca era apenas sua irmã ( Gn 26. 1- 26), tal pai, tal filho. Rebeca ajudou Jacó a mentir para seu pai. Mais tarde a esposa de Jacó Raquel, mnetiria para seu Pai.
Mentir é contar inverdades e dar falso testemunho; a mentira é especialmente associada a Satanás e ao anticristo. É da falso testemunho ( Êx. 20 16 ), precisamos orar para Deus nos livrar desse pecado ( Sl 120. 2), não devemos mentir uns aos outros ( Cl 3. 9) , o diabo é o pai da Mentira ( Jo 8 44).
Nos devemos ter interesse pela verdade no sentido absoluto. A verdade é um atributo de Deus, Jesus é a verdade ( Jo 14. 6; Jo 8. 32).
Se você tem mentido, nesse noite, você precisa se arrepender.

II. É UM EXEMPLO DE OPORTUNIDADE PERDIDA.

Safira, Ananais, e tantos outros pensonagens da Bíblia, são exemplos de oportunidades perdidas.
Ilustração: Judas Iscariotes, que teve Jesus como seu pastor e o traiu; Demas, que teve Paulo como seu pastor e abandonou; Janes e Jambres que resistiram a Moisés. Safira teve a melhor oportunidade do mundo e jogou fora por conta da sua avareza.
Aplicação: Muitas pessoas até experimentam oportunidades maravilhosas e desperdiçam chances que nunca mais terão na vida. Safira deixou de ser uma esposa cheia do Espiríto Santo, para ser protagonista de uma das histórias mais tristes de Atos, essa história é para o livro de Atos, o que a história de Acan é para o livro de Josué. Deus está sando oportundiades maravilhosas para você. Aproveite sua Igreja, à comunhão, seus dons, sua familia. Não desperdice sua vida espiritual com o que não vale a pena.
2. Safira teve a oportundiade de contar a verdade, de denunciar seu pecado e o pecado de seu marido. No V. 8, vemos a única oportunidade de Safira de arrumar as coisas, ela teve tempo para se arrepender ( v. 7), mas, ela permance contumaz no seu pecado.
Aplicação: Talvez, você precisse consertar algumas coisas em sua vida. Hoje é seu dia de colocar algumas coisas diante de Deus ( Sl 95 7,8) . A Bíblia nos manda lembrar enquanto é tempo ( Ecl 21.1).

III. COMPACTUA COM OS ERROS DO MARIDO ( V. 9).

Você conhece alguém que compactua com os erros do esposo? Safira era uma esposa que não corrigia o esposo. Safira era uma esposa que não tentava ajudar o esposo na sua vida espiritual. Ela compactua com os erros da seu esposo.
A perceba que eles entraram “em acordo”, a palavra “acordo” aqui significa ajustar, concordar, combinar. E esse mesmo verbo é usado em Mt 18. 19 acerca da disciplinas Eclesiastica. Foi usado por Jesus na parábola dos trabalhadores da vinha ( Mt 20.1,2). Quem vendeu a propriedade não foi Safira, foi o esposo ( v. 1). E diz o verso 2, “Safira estava ciente disso” ( v.2).
Ilustração: Jezabel induziu Acabe a pecados terriveis ( 1 Rs 16. 29- 34; 21. Ap 3. 20).
Aplicação: Você que é esposa, você foi colada na vida do seu esposa, não para o prejudicar espiritualmente e concordar com seus erros. Você é uma auxiliadora idônea que deve ajudar seu esposo a cumprir a missão que Deus lhe Deus , você é a missionária do seu lar ( Ef. 4. 23).
Exemplo de Abigal ( 1 Sm 25)
Talvez você diga, meu marido não é crente, mesmo assim, sua presença no lar é uma presença santificadora: 1 Co 7:14 Porque o marido não crente é santificado no convívio da esposa, e a esposa não crente é santificada no convívio do marido crente. Se não fosse assim, os filhos de vocês seriam impuros; porém, agora, são santos ( 1 Co 7. 14).
Existem muitos esposos fracassados na vida espiritual por conta da esposa. Vocês, esposas precisam entender que o papel de vocês é relevante “Sua esposa, no interior de sua casa, será como a videira frutífera” ( Sl 128.3). Você precisa ser uma esposa que dê frutos no seu lar. Você precisa ser uma grande insentivadora do seu marido. Não pode conpactuar com os seus erros.

III. FRACASSA ESPIRITUALMENTE ( V. 10, 11).

Pedro mostra para Safira os jovens que enterraram seu esposo, nesta hora ela recebe uma notícia muito triste, seu esposo falecera (v. 9) e dá uma notícia assustadora para Safira, ela terá o mesmo destino do seu esposo. Safira que deveria ter lutado pela espiritualidade do esposo, agora juntamente com ele paga um alto preço por sua ganância e mentira. Ambos tiveram um coração avarento, ambos mentiram ao Espirito Santo, ambos simularam uma oferta generosa para a Igreja, ambos morreram ( v. 10).
“A mulher sábia edifica a sua casa, mas a insensata a derruba com as próprias mãos” ( Pv 14.1).
Aplicação:
Muitos lares fracasados começam com uma esposa fracasada.
Há muitos homens mantem regócios escusos e supeitos com a aprovação da esposa.
Você precisa lutar pela espiritualidade do seu Marido.

CONCLUSÃO.

Pensemos sobre a questão do temor ao SENHOR (V. 5, 11).
A necessidade de Disciplina na Igreja.
A Tentação de Satanás.
Related Media
See more
Related Sermons
See more