O compromisso e seus frutos
Sermon • Submitted
0 ratings
· 11 viewsNotes
Transcript
Introdução
Introdução
O Evangelho é o mistério de Deus que esteve oculto nos tempos passados mais que foi manifestado e revelado na carne a partir a pessoa de Jesus. (Ef 3:9 / Cl 1:26)
Evidentemente, grande é o mistério da piedade:
Aquele que foi manifestado na carne
foi justificado em espírito,
contemplado por anjos,
pregado entre os gentios,
crido no mundo,
recebido na glória.
Mistério é algo que esteve oculto e que agora é revelado. e nós sabemos que o evangelho revela de maneira mais exata Deus a nós.
Parte daquilo que o evangelho revela para nós é a notícia de que Deus se tornou propício aos homens e que entrou em aliança com eles afim de lhes perdoar os pecados e que chama agora os homens a também entrarem em aliança com ele. E essa aliança com Ele se da de nossa parte a partir de fé e arrependimento.
Exemplo do Ap Paulo em Atenas:
Enquanto Paulo os esperava em Atenas, o seu espírito se revoltava em face da idolatria dominante na cidade. Por isso, dissertava na sinagoga entre os judeus e os gentios piedosos; também na praça, todos os dias, entre os que se encontravam ali. E alguns dos filósofos epicureus e estoicos contendiam com ele, havendo quem perguntasse: Que quer dizer esse tagarela? E outros: Parece pregador de estranhos deuses; pois pregava a Jesus e a ressurreição. Então, tomando-o consigo, o levaram ao Areópago, dizendo: Poderemos saber que nova doutrina é essa que ensinas? Posto que nos trazes aos ouvidos coisas estranhas, queremos saber o que vem a ser isso. Pois todos os de Atenas e os estrangeiros residentes de outra coisa não cuidavam senão dizer ou ouvir as últimas novidades. Então, Paulo, levantando-se no meio do Areópago, disse: Senhores atenienses! Em tudo vos vejo acentuadamente religiosos; porque, passando e observando os objetos de vosso culto, encontrei também um altar no qual está inscrito: Ao Deus Desconhecido. Pois esse que adorais sem conhecer é precisamente aquele que eu vos anuncio. O Deus que fez o mundo e tudo o que nele existe, sendo ele Senhor do céu e da terra, não habita em santuários feitos por mãos humanas. Nem é servido por mãos humanas, como se de alguma coisa precisasse; pois ele mesmo é quem a todos dá vida, respiração e tudo mais; de um só fez toda a raça humana para habitar sobre toda a face da terra, havendo fixado os tempos previamente estabelecidos e os limites da sua habitação; para buscarem a Deus se, porventura, tateando, o possam achar, bem que não está longe de cada um de nós; pois nele vivemos, e nos movemos, e existimos, como alguns dos vossos poetas têm dito: Porque dele também somos geração. Sendo, pois, geração de Deus, não devemos pensar que a divindade é semelhante ao ouro, à prata ou à pedra, trabalhados pela arte e imaginação do homem. Ora, não levou Deus em conta os tempos da ignorância; agora, porém, notifica aos homens que todos, em toda parte, se arrependam; porquanto estabeleceu um dia em que há de julgar o mundo com justiça, por meio de um varão que destinou e acreditou diante de todos, ressuscitando-o dentre os mortos.
Enfase:
Ora, não levou Deus em conta os tempos da ignorância; agora, porém, notifica aos homens que todos, em toda parte, se arrependam;
O apóstolo Paulo aqui está jogando um compromisso que os atenienses precisavam assumir diante da mensagem que eles estava recebendo.
A reposta que o Apóstolo Paulo aqui estava requirindo era fé e arrependimento.
1 - A crença envolve eu acreditar na notícia.
2 - O arrependimento envolve eu me submeter a essa notícia através de um comprometimento com ela.
Precisamos entender que na cruz do Deus entrou em aliança com a humanidade através da obra expiatória de Jesus e agora o que ele requer é que os homens entrem em aliança com Ele através de fé e arrependimento.
Algumas coisas que acontecem quando nos submetemos ao Evangelho.
Dependendo do modo como eu estiver conduzindo a minha vida, eu irei ter muitas percas ao me moldar ao evangelho.
1 - Reputação
2 - Perca dos relacionamentos
3 - Perseguição da parte de alguns.
E é por isso que a bíblia fala para calcularmos os custos antes de me aliançar a Cristo.
Pois qual de vós, pretendendo construir uma torre, não se assenta primeiro para calcular a despesa e verificar se tem os meios para a concluir? Para não suceder que, tendo lançado os alicerces e não a podendo acabar, todos os que a virem zombem dele, dizendo: Este homem começou a construir e não pôde acabar. Ou qual é o rei que, indo para combater outro rei, não se assenta primeiro para calcular se com dez mil homens poderá enfrentar o que vem contra ele com vinte mil? Caso contrário, estando o outro ainda longe, envia-lhe uma embaixada, pedindo condições de paz. Assim, pois, todo aquele que dentre vós não renuncia a tudo quanto tem não pode ser meu discípulo.
Agora quando vamos fazer um investimento nós não calculamos apenas as percas, mais também os lucros e a sujeição ao evangelho pode sim em curto prazo trazer esses gastos, mais a longo prazo é sempre um investimento de acerto.
O reino dos céus é semelhante a um tesouro oculto no campo, o qual certo homem, tendo-o achado, escondeu. E, transbordante de alegria, vai, vende tudo o que tem e compra aquele campo.
O reino dos céus é também semelhante a um que negocia e procura boas pérolas;
Então quando nos submetemos ao evangelho passamos a desfrutar das bençãos de suas promessas.
Essas promessas envolvem
O arrependimento te molda a viver uma vida na presença de Deus.
Recados:
Voluntários Internet
Voluntários Bolinha