Aguardando a redenção Rm 8:18-25

Sermon  •  Submitted
0 ratings
· 68 views
Notes
Transcript

Aguardamos a redenção

Romanos 8.18–25 RA
18 Porque para mim tenho por certo que os sofrimentos do tempo presente não podem ser comparados com a glória a ser revelada em nós. 19 A ardente expectativa da criação aguarda a revelação dos filhos de Deus. 20 Pois a criação está sujeita à vaidade, não voluntariamente, mas por causa daquele que a sujeitou, 21 na esperança de que a própria criação será redimida do cativeiro da corrupção, para a liberdade da glória dos filhos de Deus. 22 Porque sabemos que toda a criação, a um só tempo, geme e suporta angústias até agora. 23 E não somente ela, mas também nós, que temos as primícias do Espírito, igualmente gememos em nosso íntimo, aguardando a adoção de filhos, a redenção do nosso corpo. 24 Porque, na esperança, fomos salvos. Ora, esperança que se vê não é esperança; pois o que alguém vê, como o espera? 25 Mas, se esperamos o que não vemos, com paciência o aguardamos.
CELEBRANDO A SEGURANÇA DO CRENTE(8.18-39)
O Espírito nos mostra o grandioso e supremo proposito de Deus(8.19–25)
Romanos 8.18 RA
18 Porque para mim tenho por certo que os sofrimentos do tempo presente não podem ser comparados com a glória a ser revelada em nós.
Jesus nos alertou que mundo teríamos aflições
João 16.33 RA
33 Estas coisas vos tenho dito para que tenhais paz em mim. No mundo, passais por aflições; mas tende bom ânimo; eu venci o mundo.
2Timóteo 3.12 RA
12 Ora, todos quantos querem viver piedosamente em Cristo Jesus serão perseguidos.
Salmo 34.19 RA
19 Muitas são as aflições do justo, mas o Senhor de todas o livra.
Mateus 5.10–12 RA
10 Bem-aventurados os perseguidos por causa da justiça, porque deles é o reino dos céus. 11 Bem-aventurados sois quando, por minha causa, vos injuriarem, e vos perseguirem, e, mentindo, disserem todo mal contra vós. 12 Regozijai-vos e exultai, porque é grande o vosso galardão nos céus; pois assim perseguiram aos profetas que viveram antes de vós.
o nosso consolo é as promessas de Deus. O melhor de Deus não é este mundo. O melhor esta por vir. Um mundo infinitamente melhor, corpo...., relação com Deus.....
Romanos 8.18 RA
18 Porque para mim tenho por certo que os sofrimentos do tempo presente não podem ser comparados com a glória a ser revelada em nós.
por isso devemos desejar ardentemente este dia. Devemos desejar a volta de Cristo viver na expectativa deste dia;
o diA EM QUE TODAS AS COISAS SERÃO RESTAURADAS;
o pecado afetou não somente o homem, mas toda criação foi afetada;
Gênesis 3.13–19 RA
13 Disse o Senhor Deus à mulher: Que é isso que fizeste? Respondeu a mulher: A serpente me enganou, e eu comi. 14 Então, o Senhor Deus disse à serpente: Visto que isso fizeste, maldita és entre todos os animais domésticos e o és entre todos os animais selváticos; rastejarás sobre o teu ventre e comerás pó todos os dias da tua vida. 15 Porei inimizade entre ti e a mulher, entre a tua descendência e o seu descendente. Este te ferirá a cabeça, e tu lhe ferirás o calcanhar. 16 E à mulher disse: Multiplicarei sobremodo os sofrimentos da tua gravidez; em meio de dores darás à luz filhos; o teu desejo será para o teu marido, e ele te governará. 17 E a Adão disse: Visto que atendeste a voz de tua mulher e comeste da árvore que eu te ordenara não comesses, maldita é a terra por tua causa; em fadigas obterás dela o sustento durante os dias de tua vida. 18 Ela produzirá também cardos e abrolhos, e tu comerás a erva do campo. 19 No suor do rosto comerás o teu pão, até que tornes à terra, pois dela foste formado; porque tu és pó e ao pó tornarás.
toda desgraça ao nosso redor é o resultado do pecado. A morte reina;
Romanos Os Três Gemidos

Não foi a criação irracional que pecou. Foi o homem. E quem sujeitou a criação à futilidade foi Deus. Foi ele que, em razão do pecado do homem, pronunciou maldição

Romanos 3.23 RA
23 pois todos pecaram e carecem da glória de Deus,
Romanos Os Três Gemidos

a glória a revelar-se (v. 18) é tão maravilhosa que a criação (toda) nutre ansiosa expectativa por ela (vs. 19–22); nós mesmos ardentemente a aguardamos (vs. 23–25); o Espírito também se junta a nós (vs. 26, 27). Os três (a criação, nós, o Espírito) gemem como uma mulher que sente as dores do parto, aguardando esperançosamente o nascimento da glória prometida. Portanto, podemos dizer que “porque” introduz os três gemidos

Os gemidos da criação(8:18-22)
19 A ardente expectativa da criação aguarda a revelação dos filhos de Deus. 20 Pois a criação está sujeita à vaidade, não voluntariamente, mas por causa daquele que a sujeitou, 21 na esperança de que a própria criação será redimida do cativeiro da corrupção, para a liberdade da glória dos filhos de Deus. 22 Porque sabemos que toda a criação, a um só tempo, geme e suporta angústias até agora.
A glória que há de ser revelada é tão espetacular tão grande que até a criação aguarda com ardente expectativa( expectativa ansiosa e persistente)
A queda não atingiu somente o homem, toda a criação foi afetada.  A criação foi vítima do pecado do homem. Sua queda está ligada a queda do homem, sua restauração está ligada a glorificação dos filhos de Deus.
Romanos Os Três Gemidos

significando que o livramento da criação do cativeiro da corrupção se concretizará no tempo em que ocorrer a revelação dos filhos de Deus. Além disso, o que os eleitos estão fazendo e o que está para lhes acontecer está descrito nos versículos

Romanos Os Três Gemidos

Somos informados, pois, que “toda a criação” subsistente está, com o pescoço esticado, ansiosamente em expectativa e vigilância pela revelação dos filhos de Deus

Romanos Os Três Gemidos

a restauração da criação irracional, animada e inanimada, se relaciona intimamente com “a revelação dos filhos de Deus”. As duas estão enfeixadas, de modo que a restauração e glória para “os filhos de Deus” subentendem o mesmo para “toda a criação”; e (b) que isso ocorrerá com toda certeza.

REVELAÇÃO dos filhos de Deus
Romanos Os Três Gemidos

Bela e muitíssimo significativa é a frase “a revelação dos filhos de Deus”. Ela indica que somente no dia do regresso de Cristo se tornará uma questão de conhecimento público o quanto Deus os ama e quão ricamente os galardoará. “Então, no reino de seu Pai, os justos resplandecerão como o sol” (Mt 13.43), “como o brilho do firmamento e como as estrelas, para sempre e sempre” (Dn 12.3). Eles estarão em exposição, de modo que todos serão capazes de contemplar o que Deus realizou por eles e neles

Romanos Os Três Gemidos

Toda a criação nutre ansiosa expectativa pela revelação dos filhos de Deus porque o evento significará também glória para toda a criação

Romanos Os Três Gemidos

O destino da natureza está intimamente ligado ao dos “filhos de Deus”. Eis por que toda a criação é representada como esticando o pescoço para contemplar a revelação dos filhos de Deus.

Ela está com dores de parto que levam a restauração. Não há elemento algum em parte alguma do mundo que, despertado pelo conhecimento de sua miséria, não se concentre na esperança de sua ressurreição
38 No mundo todo o universo físico foi amaldiçoado por Deus por causa do pecado (Gn 3.17-19).
Desta forma nenhuma parte da criação consegue cumprir seu proposito original.
Romanos Os Três Gemidos

desde a queda do homem, as potencialidades da natureza estão tolhidas, restringidas, confinadas. A criação está sujeita a um desenvolvimento reprimido e a constante decadência. Ainda que aspire, não é capaz de plena realização. Ainda que se enflore, não atinge o ponto de adequada produção de fruto. Pode ser comparada a um campeão de boxe ou luta livre de fama mundial que se encontra de tal maneira acorrentado que não pode fazer uso seus tremendos poderes físicos.

Romanos Os Três Gemidos

Que glorioso dia será aquele quando todas as restrições devidas ao pecado do homem terão sido removidas e então veremos essa maravilhosa criação atingindo a autorrealização, finalmente chegando à sua própria liberdade, participando da “gloriosa liberdade dos filhos de Deus”.

não haverá mais "cardos e abrolhos
39 Há uma grande desarmonia na natureza.
A expressão “cativeiro da corrupção” aponta para um ciclo  de continuo nascimento, crescimento, morte e decomposição, ou seja, de todo o processo de deterioração do universo.
40  A morte reina, nada escapa a corrupção do pecado.
Toda criação aguarda o dia em que será libertada dessa condição.
Paulo compara o ardente anseio e expectativa da criação ao gemido de uma mulher que está no processo de dar à luz uma criança. Por certo, esse gemer indica sofrimento, mas também implica esperança. Como nos lembra Calvino, tais gemidos são as angústias do parto, não as angústias da morte
2Pedro 3.7 RA
7 Ora, os céus que agora existem e a terra, pela mesma palavra, têm sido entesourados para fogo, estando reservados para o Dia do Juízo e destruição dos homens ímpios.
2Pedro 3.11–12 RA
11 Visto que todas essas coisas hão de ser assim desfeitas, deveis ser tais como os que vivem em santo procedimento e piedade, 12 esperando e apressando a vinda do Dia de Deus, por causa do qual os céus, incendiados, serão desfeitos, e os elementos abrasados se derreterão.
2Pedro 3.13 RA
13 Nós, porém, segundo a sua promessa, esperamos novos céus e nova terra, nos quais habita justiça.
Apocalipse 21.1–5 RA
1 Vi novo céu e nova terra, pois o primeiro céu e a primeira terra passaram, e o mar já não existe. 2 Vi também a cidade santa, a nova Jerusalém, que descia do céu, da parte de Deus, ataviada como noiva adornada para o seu esposo. 3 Então, ouvi grande voz vinda do trono, dizendo: Eis o tabernáculo de Deus com os homens. Deus habitará com eles. Eles serão povos de Deus, e Deus mesmo estará com eles. 4 E lhes enxugará dos olhos toda lágrima, e a morte já não existirá, já não haverá luto, nem pranto, nem dor, porque as primeiras coisas passaram. 5 E aquele que está assentado no trono disse: Eis que faço novas todas as coisas. E acrescentou: Escreve, porque estas palavras são fiéis e verdadeiras.
Romanos Os Três Gemidos

Por isso, não só iremos ao céu, mas o céu, por assim dizer, descerá a nós, ou seja, as condições de obtenção de perfeição no céu serão encontradas em todo o universo de Deus gloriosamente rejuvenescido.

Romanos Os Três Gemidos

Vários organismos parecem estar operando com propósitos conflitantes: estrangulam uns aos outros até a morte. Mas, então, haverá concórdia e harmonia por toda parte. Por certo haverá variação, mas também a mais deleitosa combinação de visão e som, de vida e propósito, de modo que o efeito total será unidade e harmonia

Isaías 11.6–9 RA
6 O lobo habitará com o cordeiro, e o leopardo se deitará junto ao cabrito; o bezerro, o leão novo e o animal cevado andarão juntos, e um pequenino os guiará. 7 A vaca e a ursa pastarão juntas, e as suas crias juntas se deitarão; o leão comerá palha como o boi. 8 A criança de peito brincará sobre a toca da áspide, e o já desmamado meterá a mão na cova do basilisco. 9 Não se fará mal nem dano algum em todo o meu santo monte, porque a terra se encherá do conhecimento do Senhor, como as águas cobrem o mar.
A obra de Cristo naquela cruz abençoara a criação.
O dia em que os filhos de Deus serão revelados, é um dia tão glorioso que até as criação deseja ansiosamente.
Se ela deseja ansiosamente este dia, nós que somos filhos de Deus, devemos deseja mais ainda.
Devemos ter nossos pensamentos na glória que há de vir, e não nos sofrimentos presentes.
A escravidão da decadência dará lugar à liberdade da glória (8.21). As dores de parto seguirão as alegrias do nascimento (8.22). O universo não será mais destruído, mas libertado, transformado e inundado da glória de Deus. 41
Os gemidos do crente(igreja)(8:23-25)
23 E não somente ela, mas também nós, que temos as primícias do Espírito, igualmente gememos em nosso íntimo, aguardando a adoção de filhos, a redenção do nosso corpo. 24 Porque, na esperança, fomos salvos. Ora, esperança que se vê não é esperança; pois o que alguém vê, como o espera? 25 Mas, se esperamos o que não vemos, com paciência o aguardamos. 42
Ainda que não mais sejamos escravos do pecado, e sim habitação do Espírito Santo, não podemos dizer que desfrutamos de toda plenitude de Cristo. Ainda sofremos muitas consequências do pecado em nós e no mundo. “Embora já tenhamos recebido tanto, estamos gemendo dentro de nós mesmos por mais.”
À luz de Êxodo 23.19; Deuteronômio 18.4 e outras passagens, aprendemos que os israelitas receberam a ordem de oferecer a Deus as primícias do solo (grão, vinho, óleo) e ainda a lã na tosa da ovelha. Mas o reverso é também um fato. Deus também dá as primícias. Ele dá as primícias do Espírito, de modo que Paulo pôde afirmar que ele mesmo e aqueles a quem se dirige estão, agora, de posse desta bênção.
Romanos Os Três Gemidos

Este mesmo Espírito mesmo é as primícias ou penhor da salvação subsequente em toda a sua plenitude, reservada para os filhos de Deus no retorno de Cristo

Efésios 1.12–14 RA
12 a fim de sermos para louvor da sua glória, nós, os que de antemão esperamos em Cristo; 13 em quem também vós, depois que ouvistes a palavra da verdade, o evangelho da vossa salvação, tendo nele também crido, fostes selados com o Santo Espírito da promessa; 14 o qual é o penhor da nossa herança, até ao resgate da sua propriedade, em louvor da sua glória.
Desejamos ardentemente, como a criação deseja, a restauração final.
É nesse sentido que dor e esperança são aqui combinadas.
Romanos Os Três Gemidos

O próprio fato de que os próprios filhos de Deus agora possuem – ou seja, são habitados por – o Espírito Santo, faz surgir dentro deles dolorosa noção de carência. O que eles já possuem os torna famintos por mais, ou seja, pela salvação em toda a sua plenitude. É nesse sentido que dor e esperança são aqui combinadas.

Sabemos que somos filhos de Deus (8.15–16).
Mas ainda aguardamos nossa manifestação plena ao mundo como filhos de Deus.
Romanos Os Três Gemidos

Estão aguardando pela exibição pública de sua condição como filhos de Deus

Temos ainda um corpo sujeito a morte um  dia, porém, seremos completamente libertados do pecado e nosso corpo terá se transformado, de tal modo que se assemelhará ao corpo glorioso do próprio Senhor Jesus Cristo.
Por esse grande dia aguardamos, agora, em esperança.
Romanos 8.11 RA
11 Se habita em vós o Espírito daquele que ressuscitou a Jesus dentre os mortos, esse mesmo que ressuscitou a Cristo Jesus dentre os mortos vivificará também o vosso corpo mortal, por meio do seu Espírito, que em vós habita.
1Coríntios 15.50–55 RA
50 Isto afirmo, irmãos, que a carne e o sangue não podem herdar o reino de Deus, nem a corrupção herdar a incorrupção. 51 Eis que vos digo um mistério: nem todos dormiremos, mas transformados seremos todos, 52 num momento, num abrir e fechar de olhos, ao ressoar da última trombeta. A trombeta soará, os mortos ressuscitarão incorruptíveis, e nós seremos transformados. 53 Porque é necessário que este corpo corruptível se revista da incorruptibilidade, e que o corpo mortal se revista da imortalidade. 54 E, quando este corpo corruptível se revestir de incorruptibilidade, e o que é mortal se revestir de imortalidade, então, se cumprirá a palavra que está escrita: Tragada foi a morte pela vitória. 55 Onde está, ó morte, a tua vitória? Onde está, ó morte, o teu aguilhão?
2Coríntios 5.2–3 RA
2 E, por isso, neste tabernáculo, gememos, aspirando por sermos revestidos da nossa habitação celestial; 3 se, todavia, formos encontrados vestidos e não nus.
Filipenses 3.21 RA
21 o qual transformará o nosso corpo de humilhação, para ser igual ao corpo da sua glória, segundo a eficácia do poder que ele tem de até subordinar a si todas as coisas.
1João 3.2 RA
2 Amados, agora, somos filhos de Deus, e ainda não se manifestou o que haveremos de ser. Sabemos que, quando ele se manifestar, seremos semelhantes a ele, porque haveremos de vê-lo como ele é.
24 “Porque somos salvos por meio da esperança; mas esperança que não se vê não é esperança; porque, o que alguém vê, por que ainda o esperaria?”
Romanos Os Três Gemidos

“somos salvos por meio da esperança”. Paulo escreveu “em esperança”. O que ele pretendia dizer era que quando, em algum momento do passado (provavelmente em datas distintas para cada pessoa), fomos salvos, essa salvação não visava a libertar-nos por completo num só pacote. Não chegou “sob encomenda”. Ao contrário, ela veio a nós “com uma promessa de mais a seguir”

Ainda não podemos ver estas promessas plenamente cumpridas. Sabemos que elas são reais a nosso respeito.
Somos salvos, mas não experimentamos toda salvação.
Tais elementos inclusos na salvação, como eleição, vocação, regeneração, conversão básica, fé, justificação e ainda, em parte, santificação, já ocorreram.
Ainda por vir estava o progresso em santificação, e, finalmente, na morte, e ainda mais plenamente no retorno de Cristo, a glorificação.
Fica claro, portanto, que Paulo podia escrever: “Fomos salvos em esperança”.43
a esperança neste mundo caído é como um homem que enquanto se afoga tenta se salvar segurando uma palha';
A esperança cristã, porém, é “a âncora da alma
Hebreus 6.19–20 RA
19 a qual temos por âncora da alma, segura e firme e que penetra além do véu, 20 onde Jesus, como precursor, entrou por nós, tendo-se tornado sumo sacerdote para sempre, segundo a ordem de Melquisedeque.
2Coríntios 4.18 RA
18 não atentando nós nas coisas que se veem, mas nas que se não veem; porque as que se veem são temporais, e as que se não veem são eternas.
Os que buscam uma salvação visível, na verdade rejeitam-na quando renunciam a esperança; porquanto esta foi designada por Deus como guardiã da salvação.
Romanos Os Três Gemidos

quando aquilo pelo que uma pessoa esperava chega e fica diante dela, de modo que ela o vê (implicando: pode segurá-lo), isso deixa de ser um objeto de esperança.

Romanos Os Três Gemidos

“Assim como é necessário que haja fé para a apropriação da salvação que Cristo mereceu para vocês no passado, assim também a esperança é necessária para que vocês desfrutem das bênçãos futuras. Essa generosidade é reservada para todos quantos humildemente confessam suas deficiências e total confiança em Deus, o Misericordioso Doador. Lembrem-se: vocês foram salvos “em esperança”.

A esperança é sustentada pela paciência.
Devemos ter sempre em mente que nos aguarda uma condição infinitamente melhor do que as condições que enfrentamos agora. Isto é um consolo que nos fortalece
Romanos 8.26–27 RA
26 Também o Espírito, semelhantemente, nos assiste em nossa fraqueza; porque não sabemos orar como convém, mas o mesmo Espírito intercede por nós sobremaneira, com gemidos inexprimíveis. 27 E aquele que sonda os corações sabe qual é a mente do Espírito, porque segundo a vontade de Deus é que ele intercede pelos santos.
Related Media
See more
Related Sermons
See more