Salva-me por tua graça - Salmo 6

Sermon  •  Submitted
0 ratings
· 55 views
Notes
Transcript

Texto Bíblico: Salmo 6.1-10

6  1 SENHOR, não me repreendas na tua ira,

nem me castigues no teu furor.

2  Tem compaixão de mim, SENHOR, porque eu me sinto debilitado;

sara-me, SENHOR, porque os meus ossos estão abalados.

3  Também a minha alma está profundamente perturbada;

mas tu, SENHOR, até quando?

4  Volta-te, SENHOR, e livra a minha alma;

salva-me por tua graça.

5  Pois, na morte, não há recordação de ti;

no sepulcro, quem te dará louvor?

6  Estou cansado de tanto gemer;

todas as noites faço nadar o meu leito,

de minhas lágrimas o alago.

7  Meus olhos, de mágoa, se acham amortecidos,

envelhecem por causa de todos os meus adversários.

8  Apartai-vos de mim, todos os que praticais a iniquidade,

porque o SENHOR ouviu a voz do meu lamento;

9  o SENHOR ouviu a minha súplica;

o SENHOR acolhe a minha oração.

10  Envergonhem-se e sejam sobremodo perturbados todos os meus inimigos;

retirem-se, de súbito, cobertos de vexame.

Introdução

Davi compos este cântico na forma individual, porém este cantico doi destinado ao canto corporativo. É muito possível que Davi destinou este cantico para vozes masculinas. O termo útilizado para esté Salmo é “uma oitava.” É muito provável que o termo indique que ele seria acompanhado de uma oitava mais baixa, para manter a nota solene do salmo, ou ser entoado pelas vozes masculinas.
Este salmo é uma queixa, um apelo a Deus, mas também somos ensinados como Davi confiava no Senhor em meio a tribulação.
Este é o primeiro dos salmos penitenciais, Davi foi humilde para reconhecer que o Senhor pesa a mão sobre o seu povo, mas também traz tribulações para lembrarmos que viver é Cristo e morrer é lucro.
Davi estava vivendo momentos pertubadores em segunda Samuel capítulo doze versículos onze e doze, encontramos Deus iria expor o pecado que fora feito de forma encoberta. Deus aqui está pesando a mão. Davi havia tomado para si uma mulher casada, Bete-Seba, enviou seu marido Urias para linha de frente, para morrer. Urias era leal ao rei e por isso ele fora. Davi assim fez para encobrir seu pecado.
O filho que Davi teria com Bete-Saba morre ao nascer, e Deus após um longo tempo Deus pesa a mão sobre Davi. Após ele perder seu reino, para Absalão seu filho, ele foge deixando dez comcubinas para cuidar do palácio, Absalão ordena que se monte uma tenda e toma para si as concubinas de Davi, em plana luz do dia.
Deus pesa sua mão sobre os Seus, em seu tempo, a correção paterna nos é dado por amor, O Senhor nos ama, por isso nos corrige.
Este salmo vemos Davi sendo humilde, paciente e confiante no Senhro na adversidade.

1. Sara-me, Senhor - vs. 1-3

1 SENHOR, não me repreendas na tua ira,

nem me castigues no teu furor.

2  Tem compaixão de mim, SENHOR, porque eu me sinto debilitado;

sara-me, SENHOR, porque os meus ossos estão abalados.

3  Também a minha alma está profundamente perturbada;

mas tu, SENHOR, até quando?

Davi levanta um clamor ao Deus gracioso, as imagens poéticas de Davi nos afetam profundamente, suas aflições nos parece ter sido muito profundas.
Suas queixas são sufocadas no meio da frase por causa de seu choro e lamentos, Davi diz ao Senhor, “Senhor, não me repreendas na tua ira, nem me castigues no teu furor. Tem compaixão de mim, Senhor, porque eu me sinto debilitado;...”
Davi estava vivendo momentos grande tumulto interior qual afetou seu corpo. Ele sabia que essa confusão interna não o tornava merecedor de arrependimento.
Suas lágrimas e tremores demonstram seu verdadeiro arrependimento, o Senhor deseja que todos expressem emoção e empatia, assim como Cristo Jeuss o próprio Filho fizera.
Davi nos ajuda a perceber que não devemos deixar nossos sentimentos serem mais fortes que a fé, quando os sentimentos sobressaem a fé somo levados para longe da confiança em Deus. Davi sentia e confiar na vontade de Deus, nós devemos sentir e confiar em Deus.
Quando estamos em meio a tanta miséria, costumamos cometer o erro de supor que somos castigados por Deus ou que Deus nos abandonou, mas não é necessariamente isso que acontece.
O Senhor deseja que, por meio do sofrimento, as pessoas percebam a ordem invertida da realidade: os caminhos dEle não são os nossos e sua sabedoria parece ser tolice para o mundo.
Sofremos para sermos como Cristo, para sermos restaurados pela participação em suas promessas e no amor do Pai e do Filho. Assim como o Pai nunca abandonou seu Filho, não abandonará seu povo, aqueles a quem Ele escolheu, como lhe aprouve.
Alguns pontos importantes nestes versículos;
Primeiro: Aceite a disciplina de Deus, em todos os sofrimentos e aflições, antes de qualquer ações devemos recorrer a Deus, entendendo e aceitando o fato de que tudo é enviado por Deus, quer sua origem no adversário ou nos homens como adversário.
Neste salmo Davi mensiona seu sofrimento, o aceitando e se aproximando de Deus, aceite essa dor dEle, assim aprenderemos a ter paciência e temor a Deus.
Quando olhamos para dentro de nós e não aceitamos, esse olhar não é divino, mas sim humano, neste sentido não aceitamos as coisas de Deus, nos tornamos impacientes e desprezador de Deus.
Segundo: Deus aplica Sua disciplina de duas maneiras.
Ele age com a graça de um bom Pai e temporalmente.
Em outras, age com a ira de um Juiz rigoroso e eternamente.
Quando o Senhor toma posse dos Seus, a natureza deles fica muito fraca e desanimada, pois não sabemos se Deus está manifestando sua ira ou misericórdia.
Davi temeu a Sua ira, levantam sua voz e clamou: “Senhor, não me repreendas na tua ira, mas em tua misericórdia, e apenas temporalmente. Sê meu Pai, não meu Juiz!”
Encontramos essas declarações feitas por Agostinho: “Oh!, Deus, arrasa isto, corta aquilo ataca aqui e poupa nossa vida por vir!”
Ele não implora para não ser disciplinado, pois isso não seria um bom sinal, mas para ser disciplinado como um filho por seu pai.

2. Estou cansado de tanto gemer - vs. 4-7

4  Volta-te, SENHOR, e livra a minha alma;

salva-me por tua graça.

5  Pois, na morte, não há recordação de ti;

no sepulcro, quem te dará louvor?

6  Estou cansado de tanto gemer;

todas as noites faço nadar o meu leito,

de minhas lágrimas o alago.

7  Meus olhos, de mágoa, se acham amortecidos,

envelhecem por causa de todos os meus adversários.

Davi sente que Deus tem estado ausente, uma experiência freqüente quando um cristão passa por angústia, e seu desejo é que Ele volte como encontramos no versículo quarto, “até quando?”, agora encontramos uma súplica urgente por livramento. A base de seu apelo é o amor pactual de Deus.
O versículo 5 acha seu paralelo (ou seu eco) na oração de Ezequias (Is 38.18). Só os vivos é que podem testificar do poder e graça de Deus.
A condição estressante não é especificada. Tudo o que sabemos é que as horas noturnas eram particularmente difíceis para ele (vs. 6,7). Por causa de enfermidade física, e também o senso de separação de Deus, ele chorava tão copiosamente, que era como se seu leito fosse inundar-se com suas lágrimas. Os olhos de Moisés não se enfraqueceram mesmo quando a morte se avizinhava (Dt 34.7), mas os olhos de Davi se ofuscavam por causa de sua tristeza, bem como por causa de seus inimigos. É possível que seus amigos o tivessem esquecido nesse momento, e assim mais pareciam inimigos do que amigos.

3. O Senhor ouviu a voz do meu lamento - vs. 8-10

8  Apartai-vos de mim, todos os que praticais a iniquidade,

porque o SENHOR ouviu a voz do meu lamento;

9  o SENHOR ouviu a minha súplica;

o SENHOR acolhe a minha oração.

10  Envergonhem-se e sejam sobremodo perturbados todos os meus inimigos;

retirem-se, de súbito, cobertos de vexame.

Davi muda o tom no versículo oitavo, aqui ele coloca que a sua oração fora ouvida pelo Senhor.
A mudança súbita de tom, no versículo 8, causa surpresa. Isto pode indicar ou que o salmista chegou à compreensão do socorro divino, ou que um sacerdote lhe ministrou uma palavra de encorajamento, como a que Eli dirigiu a Ana (1Sm 1.17). É bem provável que a primeira alternativa seja o caso, e duas vezes ele afirma que Deus o ouviu. Isto conduz à triunfante declaração no versículo 9. Os tempos verbais são importantes aqui: o Senhor ouviu meu clamor; o Senhor aceitará minha oração. O versículo final tem um tipo de música no texto hebraico em que há uma repetição das palavras e sons. Isso ajuda a reforçar a mensagem. Presumivelmente, os malfeitores e seus inimigos são as mesmas pessoas, e ele anela vê-los envergonhados. No início do salmo, seus ossos e alma foram perturbados (vs. 2,3). Agora ele usa o mesmo verbo para seus inimigos no versículo 10 (“desmaiados”), enquanto seu desejo quanto a eles é expresso (“voltar atrás”), usando o mesmo verbo que usara inicialmente para o aparecimento de Deus voltando para ele (“volta-te”, v. 4).

Conclusão

Aplicação

Saber: Davi passou pela tribulação, adiversidade das mais difíceis que podemos pensar, seu filho tomou para si as concumbinas de seu pai, o rei Davi. Deus havia dito que o pecado que fora feito encoberto, com encontramos em II Samuel 12.11-12; “…11Assim diz Yahweh: ‘Na tua própria casa farei surgir a desgraça contra ti. Tomarei as tuas mulheres, debaixo dos teus olhos, e as darei ao teu próximo, que se deitará com as suas mulheres à luz deste sol. 12Tu agiste às ocultas, mas eu cumprirei tudo o que hoje vos anuncio perante a face de todo o Israel e à plena luz do dia!” A mão de Deus pesou sobre aqueles que Ele ama. Ele envia tribulação sobre aqueles que ELe ama. Clame ao Senhor nosso Deus graciosos.
Sentir: Davi colocava suas necessidades, aflições no altar, ele diz, só os vivos podem adorar ao Senhor. Ele sentia a mão de Deus, as vezes nos parece que Deus nos abandonou, mas o Senhor não abandona os Seus.
Fazer: Sabendo que o Deus gracioso, ouve nossas orações, nos responde em seu tempo, mesmo que nos pareça que Ele não está ouvindo, devemos confiar em Cristo. Coloque-se diante do Senhor, ore, confie e espere com paciencia. O amor é a chave para ser um discípulo, adorador de ao Senhor todo o seu louvor.
Related Media
See more
Related Sermons
See more