TRABALHAR PARA QUEM MESMO?
Qual Será o Futuro? • Sermon • Submitted
0 ratings
· 6 viewsO quanto podemos esperar do nosso trabalho, quais vantagens existe em dedicar tempo em construir uma carreira? Como ter uma perspectiva diferente sobre o trabalho?
Notes
Transcript
Introdução
Introdução
Esta série não é sobre como a vida é ruim e sem sentido, ela é sobre como viver bem e ter boa perspectiva quando descobrimos que tudo é correr atrás do vento.
Vamos a uma retrospectiva básica; vejam que depois de refletirmos sobre as queixas de Salomão apresentamos uma alternativa para que possamos chegar a uma vida satisfeita.
Enquanto Salomão vê um mundo fatalista, concluímos que a vida boa é aquela vivida diante de Deus.
Se numa vida estravagante não conseguimos encotrar satisfação é porque a verdadeira satisfação só pode ser encontrada naquele que derramou sobre nós toda sorte de bênçãos.
Se a morte parece ser o destino final de todos, tanto do sábio quanto do tolo, descobrimos que aqueles que tem suas vidas escondidas em Cristo vivem na verdadeira esperança.
Mas a angústia de Salomão não para por aí, seu dilema agora é todo o esforço e energia empreendidos no trabalho.
Entre a alegria e a frustração
Entre a alegria e a frustração
Existe uma mística por trás do trabalho, para uns é uma maldição, para outros uma benção que trás dignidade.
Há aqueles que pensnsam é nunca mais precisar trabalhar
Os avenços tecnológicos atestam nosso esforço em diminuir nossos esforços.
Mas o trabalho pode gerar em outros uma enorme satisfação, é o primeiro salário, é a conquista de um bem, uma viagem.
Emilio Garofalo faz a seguinte pergunta, “por que o trabalho é ao mesmo tempo tão frustrante e tão satisfatório? porque, como tudo debaixo do sol, ele é vaidade, é fumaça.”
É sobre este dilema que Salomão deseja nos conduzir agora.
Debaixo do sol o trabalho pode ser frustrante
Debaixo do sol o trabalho pode ser frustrante
Por que o trabalho parece ser tão frustrante? No Edem Adão recebe a tarefa de nomear os animais, cultivar a terra. Fazia parte de sua rotina e não parecia algo ruim.
Mas foi depois da queda que o trabalho começou a ganhar contornos de labor e sofrimento, a terra agora se torna hostil ao homem.
Salomão então nos dá pistas do porque o trabalho se torna um sofrimento.
Primeiro, não há garantias do que vai acontecer com aquele que herdar todo o esforço de sua vida de trabalho vers. 18 e 19.
Como gostamos de controlar tudo acreditamos que podemos controlar nosso futuro, mas isso é correr atrás do vento.
Existe também o fato que nosso trabalho está associado a nossa identidade, as pessoas quando nos conhecem a primeira coisa que elas perguntam é: “O que você faz?”
Temos alem do mais uma cultura que valoriza os status, que tipo de trabalho é o seu? o que você faz?
O desemprego, ou as fadigas do chão da empresa, lidar com colegas, com o chefe e até mesmo com o tipo de serviço parecem nos desgastar.
O verso 23 diz que nem a noite nossa mente descansa, com certeza você já levou trabalho para casa não é verdade? Quanta coisa para dar conta; tinha um professor no seminário que dizia que dormir é um desperdício de tempo, olha que incensatez.
Quero antes de prosseguir lhe dar o primeiro toque, não coloque seu coração no trabalho, ele vai passar, seu esforço, noites mau dormidas, falta de reconhecimento, horas de estudo, um dia você vai morrer e nem saberá quem herdará todo o labor de sua vida.
Existe esperança: O trabalho como vocação
Existe esperança: O trabalho como vocação
Deus trabalhou seis dias e descansou no sétimo, não sabote sua esperiência com Deus fazendo no trabalho mais que precisa ser feito.
Mude o foco de você para Deus, pense no trabalho não como algo para você, mas para a glória de Deus.
O conceito de vocação é que você foi chamado para usar sua criatividade e talentos para que por meio deles Deus fosse conhecido.
Isso é ter um olhar mais amplo, seu trabalho para Deus não é apenas aquilo que você faz na igreja, todo campo deve ser feito para que Deus seja glorificado.
Tudo o que fizerem, façam de todo o coração, como para o Senhor, e não para os homens, sabendo que receberão do Senhor a recompensa da herança. É a Cristo, o Senhor, que vocês estão servindo.
Ter prazer não é pecado
Ter prazer não é pecado
Se a perspectiva for a correta, se Deus for glorificado, então você poderá desfrutar do fruto do seu trabalho sem frustração.
“Enquanto você estiver vivendo na base do merecimento e do senso de que o mundo lhe deve, você só vai se frustrar.”
Conclusão
Conclusão
Depois desta caminha nos resta refletir, o trabalho não pode ser motivo do seu orgulho. Se a sua perspectiva for horizontal, então sua carreira é a de correr atrás do vento.
Paulo diz:
Assim, quer vocês comam, bebam ou façam qualquer outra coisa, façam tudo para a glória de Deus.