SENDO IGREJA

Sermon  •  Submitted
0 ratings
· 30 views
Notes
Transcript

O Evangelista Lucas, apesar de não ter sido testemunha ocular dos feitos de Jesus (visto que se convertera posteriormente), pesquisou de forma intensa a vida de Cristo, e com o material de sua vasta investigação, escreveu o terceiro Evangelho. Não satisfeito, escreveu um segundo livro com os feitos do Espírito Santo na vida dos que creram em Jesus. O livro de Atos dos Apóstolos é uma sequência do “primeiro tratado”, desta vez focado na Igreja. Lucas registra as incríveis ações dos apóstolos através do Espírito, com tremendos sinais e maravilhas, e também as mentiras, contendas e intrigas existentes naquela jovem Igreja. As partes negativas dos homens e mulheres da Bíblia não podem ser ocultadas, pois mostram que todo poder, majestade e perfeição estão em Deus, e só Ele é digno de toda glória e louvor.
O Livro de Atos é uma grande receita deixada pelo Dr Lucas, contendo tanto os comportamentos nocivos à saúde espiritual da Igreja, quanto os benéficos. Hoje vamos nos prender aos COMPORTAMENTOS DE UMA IGREJA SAUDÁVEL.

Texto Base

Atos2.42-47
Atos dos Apóstolos 2.42–47 RA
E perseveravam na doutrina dos apóstolos e na comunhão, no partir do pão e nas orações. Em cada alma havia temor; e muitos prodígios e sinais eram feitos por intermédio dos apóstolos. Todos os que creram estavam juntos e tinham tudo em comum. Vendiam as suas propriedades e bens, distribuindo o produto entre todos, à medida que alguém tinha necessidade. Diariamente perseveravam unânimes no templo, partiam pão de casa em casa e tomavam as suas refeições com alegria e singeleza de coração, louvando a Deus e contando com a simpatia de todo o povo. Enquanto isso, acrescentava-lhes o Senhor, dia a dia, os que iam sendo salvos.
Antes de extrairmos as lições do texto básico, é crucial amarrarmos a existência da Igreja Primitiva a duas verdades que Lucas deixou muito claras. Primeiro, que A Igreja só continuou o ministério de Jesus porque Ele ressuscitou.
atos1.3
Atos dos Apóstolos 1.3 RA
A estes também, depois de ter padecido, se apresentou vivo, com muitas provas incontestáveis, aparecendo-lhes durante quarenta dias e falando das coisas concernentes ao reino de Deus.
Jesus reviveu e durante 40 dias instruiu Seus discípulos quanto as coisas do Reino e ratificando a promessa do Espírito, que é a segunda verdade que Lucas deixa clara, e que não podemos desprezar.
atos2.4
Atos dos Apóstolos 2.4 RA
Todos ficaram cheios do Espírito Santo e passaram a falar em outras línguas, segundo o Espírito lhes concedia que falassem.
Debaixo da convicção da ressurreição e do poder do Espírito Santo, a Palavra começou a ser proclamada com autoridade tamanha que as pessoas não se aguentavam pela convicção de pecado, e perguntavam:
Atos dos Apóstolos 2.37 NTLHE
Quando ouviram isso, todos ficaram muito aflitos e perguntaram a Pedro e aos outros apóstolos: — Irmãos, o que devemos fazer?
Pedro respondeu que deviam arrepender-se e serem batizados em nome de Jesus. Assim aconteceu, e houve um enorme acréscimo aos crentes da primeira Igreja.
atos2.41
Atos dos Apóstolos 2.41 RA
Então, os que lhe aceitaram a palavra foram batizados, havendo um acréscimo naquele dia de quase três mil pessoas.
Debaixo da convicção de que Jesus estava vivo e reinando na glória, e de que o Espírito estava ativo com ela e por ela, a Igreja iniciava seus primeiros passos, mostrando os COMPORTAMENTOS DE UMA IGREJA SAUDÁVEL.

COMPORTAMENTOS DE UMA IGREJA SAUDÁVEL.

O quadro pintado por Lucas nos versículos 42 a 47 é de um povo arrependido, batizado e pleno do Espírito, que têm comportamentos que são respostas à graça recebida por meio de Cristo. O primeiro comportamento é

PERSEVERANÇA CÚLTICA

ATOS2.42
Atos dos Apóstolos 2.42 RA
E perseveravam na doutrina dos apóstolos e na comunhão, no partir do pão e nas orações.
A ideia para “perseverar” aqui é dar constante atenção a algo. Os primeiros crentes davam essa atenção constante ao ensino, à comunhão, à Ceia do Senhor e às orações. Vejam que são os atos de um culto público. Os apóstolos, antes alunos de Jesus, agora ensinavam tudo que aprenderam com o Mestre, e especialmente que “Deus o fez Senhor e Cristo” (Atos 2.36). Nosso ensino, seja no culto público, seja na vida pública, deve ser que Jesus Cristo é Senhor!
Os primeiros crentes ainda perseveravam (davam constante atenção) na comunhão, e valorizavam o estarem juntos, e se chamando mutuamente de irmãos e irmãs. Eles ainda davam constante atenção à Ceia do Senhor, simbolizando que estavam unidos em um só corpo, o corpo de Cristo. Por fim, os novos crentes eram perseverantes nas orações, apontando assim para uma estreita relação com o Pai que está no céu. Como seria bom se preservássemos a atenção constante aos nossos encontros!
Um segundo comportamento de uma Igreja saudável é

TEMOR DE ALMA

ATOS2.43
Atos dos Apóstolos 2.43 RA
Em cada alma havia temor; e muitos prodígios e sinais eram feitos por intermédio dos apóstolos.
Essa Igreja tinha a alma cheia de temor pelo Deus de sua salvação. Era um medo que não afastava, mas aproximava, pois era um respeito sagrado por aquele que habitava com eles. Tinham a Deus presente, e Deus confirmava sua presença com prodígios e sinais que se viam. Como não honrar e respeitar um Deus que pelo poder do Espírito continuava a curar coxos, cegos, ressuscitar mortos e transformar vidas? Os sinais eram constantes, pois o temor era constante. Saber que existe um Deus presente em nosso coração deve gerar temor em nossa alma. Muitos perguntam onde estão os sinais e prodígios hoje, quando a pergunta deveria ser: onde está o temor na alma da Igreja contemporânea?
O terceiro e último comportamento de uma Igreja saudável é

UNIDADE CONTAGIANTE

ATOS 2.44
Atos dos Apóstolos 2.44 RA
Todos os que creram estavam juntos e tinham tudo em comum.
A alegria de estarem juntos era algo transparente naquela Igreja abençoada. A unidade era completa, pois tratavam tudo como propriedade comum. Tanto que
atos2.45
Atos dos Apóstolos 2.45 RA
Vendiam as suas propriedades e bens, distribuindo o produto entre todos, à medida que alguém tinha necessidade.
Importante destacar a expressão “à medida que alguém tinha necessidade”. Para saber das necessidades, tinham que estar juntos, interessados uns pelos outros. Além de praticarem a espontânea generosidade, pois não eram obrigados a vender e distribuir, mas o faziam por se conhecerem, por amarem-se, por estarem juntos diariamente.
Atos dos Apóstolos 2.46 NTLHE
Todos os dias, unidos, se reuniam no pátio do Templo. E nas suas casas partiam o pão e participavam das refeições com alegria e humildade.
Estavam juntos no Templo, mostrando que Jesus não fundou uma nova religião, mas era o Messias de Israel, e juntos nas casas, contagiando assim todos ao redor.
Atos dos Apóstolos 2.47 RA
louvando a Deus e contando com a simpatia de todo o povo. Enquanto isso, acrescentava-lhes o Senhor, dia a dia, os que iam sendo salvos.
Enquanto mantinham comportamentos de perseverança cúltica, temor na alma e unidade contagiante, o Senhor trabalhava, acrescentando-lhes dia a dia os que iam sendo salvos.
Jesus trabalha na vida de uma Igreja que O busca de forma incessante. Ele está vivo, reina eternamente, Seu Espírito está conosco operando transformação a todo aquele que crê. Sejamos essa Igreja que cultua comunitária e individualmente, cheia de temor e que contagia com uma unidade que só pode vir da ação pela ação do Espírito.
Related Media
See more
Related Sermons
See more