JESUS, O SACRIFÍCIO PERFEITO PELOS NOSSOS PECADOS

Sermon  •  Submitted
0 ratings
· 5 views
Notes
Transcript

1 SOMBRA X IMAGEM REAL

1.1 Os sacrifícios e o sistema de culto do AT apontam para o verdadeiro santuário celestial e o propósito de Deus em Cristo, para nos conceder reconciliação e livre acesso à presença de Deus
Carta aos Hebreus 12. O sacrifício de Jesus efetua perdão, santificação e perfeição, 10.1–18

O culto sacrificial de Israel ainda não transmite a revelação plena da glória de Deus. Para justificar esta, afirmação o apóstolo fornece a mesma referência como em Hb 7:11,18 e 9:9.

Hebreus 9.7 RA
7 mas, no segundo, o sumo sacerdote, ele sozinho, uma vez por ano, não sem sangue, que oferece por si e pelos pecados de ignorância do povo,
Hebreus 9.25 RA
25 nem ainda para se oferecer a si mesmo muitas vezes, como o sumo sacerdote cada ano entra no Santo dos Santos com sangue alheio.
1.2 O sistema sacrificial do AT foi ordenado a Israel como elemento formativo, pedagógico, ou seja, para trazer a consciência a necessidade de purificação dos pecados. Porém, esse sitema não poderia remir o povo de seus pecados finalmente.
Hebreus 10.3 RA
3 Entretanto, nesses sacrifícios faz-se recordação de pecados todos os anos,
Hebreus 10.4 RA
4 porque é impossível que o sangue de touros e de bodes remova pecados.
Carta aos Hebreus 12. O sacrifício de Jesus efetua perdão, santificação e perfeição, 10.1–18

O autor pensa singularmente na ação do sumo sacerdote no grande dia da reconciliação de Israel. Ano após ano o sumo sacerdote tinha de executar o mesmo serviço sacrificial no Santíssimo (Hb 9:7,25; 10:1,3). A repetição anual do sacrifício do sumo sacerdote no dia da reconciliação constituía praticamente uma prova da imperfeição desta ordem de salvação. O serviço sacerdotal de Israel, fundamentado na revelação de Deus no Sinai, era equivalente a um sinal de trânsito com dois braços. Um braço apontava para cima, para uma ordem original do mundo celestial, o outro braço apontava para o futuro, para o único Sumo Sacerdote eterno, que haveria de aparecer no mundo, para cumprir e concluir todo o sacerdócio terreno

2 JESUS É O NOSSO SUMO SACERDOTE E O SACRIFÍCIO PERFEITO

Nova Versão Internacional 10.1 O Sacrifício de Cristo é Definitivo

Primeiro ele disse: “Sacrifícios, ofertas, holocaustos e ofertas pelo pecado não quiseste, nem deles te agradaste” (os quais eram feitos conforme a Lei). 9 Então acrescentou: “Aqui estou; vim para fazer a tua vontade”. Ele cancela o primeiro para estabelecer o segundo. 10 Pelo cumprimento dessa vontade fomos santificados, por meio do sacrifício do corpo de Jesus Cristo, oferecido uma vez por todas.

2.1 A VIDA DE JESUS FOI UMA OFERTA A DEUS
Nova Versão Internacional 9.11 O Sangue de Cristo

Ora, se o sangue de bodes e touros e as cinzas de uma novilha espalhadas sobre os que estão cerimonialmente impuros os santificam, de forma que se tornam exteriormente puros, 14 quanto mais o sangue de Cristo, que pelo Espírito eterno se ofereceu de forma imaculada a Deus, purificará a nossa consciência de atos que levam à morte, para que sirvamos ao Deus vivo!

15 Por essa razão, Cristo é o mediador de uma nova aliança para que os que são chamados recebam a promessa da herança eterna, visto que ele morreu como resgate pelas transgressões cometidas sob a primeira aliança.

2.2 A VIDA DE JESUS FOI UMA ENTREGA COMPLETA POR AMOR A NÓS
Nova Versão Internacional 4.14 Jesus, o Grande Sumo Sacerdote

Portanto, visto que temos um grande sumo sacerdote que adentrou os céus, Jesus, o Filho de Deus, apeguemo-nos com toda a firmeza à fé que professamos, 15 pois não temos um sumo sacerdote que não possa compadecer-se das nossas fraquezas, mas sim alguém que, como nós, passou por todo tipo de tentação, porém, sem pecado. 16 Assim, aproximemo-nos do trono da graça com toda a confiança, a fim de recebermos misericórdia e encontrarmos graça que nos ajude no momento da necessidade.

Nova Versão Internacional 10.1 O Sacrifício de Cristo é Definitivo

porque, por meio de um único sacrifício, ele aperfeiçoou para sempre os que estão sendo santificados.

2.3 A VIDA E OBRA DE JESUS CANCELOU A CONDENAÇÃO QUE ESTAVA SOBRE NÓS.
Hebreus 2.14 RA
14 Visto, pois, que os filhos têm participação comum de carne e sangue, destes também ele, igualmente, participou, para que, por sua morte, destruísse aquele que tem o poder da morte, a saber, o diabo,

3 SOMOS REDIMIDOS E TEMOS LIVRE ACESSO A PRESENÇA DE DEUS

3.1 TEMOS PLENA CONFIANÇA PARA ENTRAR NO SANTO DOS SANTOS, PELO SANGUE DE JESUS!
Hebreus 10.19–23 RA
19 Tendo, pois, irmãos, intrepidez para entrar no Santo dos Santos, pelo sangue de Jesus, 20 pelo novo e vivo caminho que ele nos consagrou pelo véu, isto é, pela sua carne, 21 e tendo grande sacerdote sobre a casa de Deus, 22 aproximemo-nos, com sincero coração, em plena certeza de fé, tendo o coração purificado de má consciência e lavado o corpo com água pura. 23 Guardemos firme a confissão da esperança, sem vacilar, pois quem fez a promessa é fiel.
3.2 É NECESSÁRIO QUE TENHAMOS REVELAÇÃO E COMPREENSÃO DO QUE FOI REALIZADO POR NÓS NA CRUZ.
HOJE, PERDOADOS, REDIMIDOS, REGENERADOS E SANTIFICADOS, PODEMOS DESFRUTAR DA MAIS PROFUNDA ADORAÇÃO DIANTE DO TRONO DA GRAÇA!
Related Media
See more
Related Sermons
See more