QUEM TE AJUDA?

Sermon  •  Submitted
0 ratings
· 6 views
Notes
Transcript

INTRODUÇÃO

Texto: Lc 10:30
Contexto:
Nós como igreja já lemos e ouvimos várias vezes essa passagem ser pregada. Nós colocamos sempre como o samaritano que precisa ajudar o próximo que está ao nosso lado necessitando de ajuda. Isso mesmo, devemos ajudar sempre que for possível. Porêm, você já leu esse texto e se colocou no lugar do homem que foi assaltado?
3. Objetivos:
(1) Explicar que somos sujeitos a ser assaltados por alguma crise, (2) mostrar que satanás arma siladas contra nós, (3) que mesmo sendo nós sendo assaltados, Deus nos auxilía sendo um Antítipo do samaritano.
4. Proposição:
Por mais que somos assaltados pelas agruras da vida ou pelo próprio satanás, Deus estende Sua poderosa mão para nos auxiliar e nos resgatar.
DESENVOLVIMENTO
O HOMEM PODE SER ROUBADO PELAS AGRURAS DA VIDA v. 30
a) Pelo sofrimento
b) Pela dor
c) Pela Doença
d) Pelo desanimo
e) Pelo desespero
Sofremos por muitas vezes calados e até mesmo nos sentimos culpados pela situação. Muitas vezes através desses assaltos, nos sentimos semi-morto no chão, prostrados sem forças para levantar.
João 16.20 (RA) “Em verdade, em verdade eu vos digo que chorareis e vos lamentareis, e o mundo se alegrará; vós ficareis tristes, mas a vossa tristeza se converterá em alegria. “
Salmo 13.2 (RA) “Até quando estarei eu relutando dentro de minha alma, com tristeza no coração cada dia? Até quando se erguerá contra mim o meu inimigo?”
2. O HOMEM PODE SER IGNORADO MESMO SOFRENDO v. 31 e 32
a) O sacerdote passou e ignorou
b) O levita passou e ignorou
O homem no estado de semi-morto foi ignorado. Por muitas vezes isso também acontece conosco. Ser ignorado por alguém que achavamos que poderiamos contar naquele momento.
Proverbios 14:12 “Quem despreza o próximo comete pecado, mas bem-aventurado é quem trata com bondade todos os necessitados!” (Bíblia King James Atualizada) Proverbios 14:31 "O que oprime o pobre insulta ao seu Criador; Mas o que se compadece do necessitado o honra."
CONCLUSÃO
3 lições básicas podemos tirar:
1. As pessoas que mais nós contavamos podem nos decepcionar.
Tinham passado duas pessoas importantes da época. Pessoas altamente religiosas e consideradas por muitos. Um era um sacerdote que ministrava no templo em favor de muitas pessoas. Um líder espiritual. O outro era um levita que também trabalhava o templo. Sabia também da Palavra de Deus e bem versado na Lei.
Em algum momento de sua vida alguém que você tanto admirava te virou as costas.
Jeremias 17.5Assim diz o Senhor: Maldito o homem que confia no homem, faz da carne mortal o seu braço e aparta o seu coração do Senhor!”
2. As pessoas ao qual menos esperamos podem nos surpreender. v. 33-35
Depois de passar os dois líderes espirituais, passa um samaritano que era desprezado e odiado pelos judeus. Mas ele parou, colocou remédio nas feridas, colocou em seu cavalo e levou para a hospedaria onde arcou com todas as dispesas.
Tem pessoas que nos surpriende não é. Aquela pessoa que menos achavamos que não iria ajudar, ofereceu sua atenção para o problema.
a) O samaritano parou e ajudou
b) O samaritano fez tudo o que podia para ajudar
c) O samaritano é um Tipo de Cristo
Jesus é o que veio para nos ajudar, passar remédio em nossas feridas, nós levar em Seus braços e nos dar aposento seguro. Ele não nos ignora, Ele sabe do nosso sofrimento. Ele toca, restaura, nos da vida plena.
Salmo 146.9 “O Senhor guarda o peregrino, ampara o órfão e a viúva, porém transtorna o caminho dos ímpios. “
Marcos 10.45 “Pois o próprio Filho do Homem não veio para ser servido, mas para servir e dar a sua vida em resgate por muitos.”
O próprio Deus se fez homem para vir a esse mundo de miséria, de dor, um mundo escuro e tenebroso para nos dar a salvação através de Sua própria vida e morte.
Related Media
See more
Related Sermons
See more