FIÉIS ATÉ O FIM

Sermon  •  Submitted
0 ratings
· 15 views
Notes
Transcript

Fidelidade

HASD:
TEXTO BÍBLICO: Daniel 1:8
Daniel 1.8 RA
8 Resolveu Daniel, firmemente, não contaminar-se com as finas iguarias do rei, nem com o vinho que ele bebia; então, pediu ao chefe dos eunucos que lhe permitisse não contaminar-se.
INTRODUÇÃO:
A história da vida de Daniel é uma das mais belas da Bíblia e é um motivo de inspiração para sermos fiéis a Deus em todas as circunstâncias da vida.
Daniel foi um jovem que manteve uma ligação íntima com o Deus de Israel no exílio e lá deu o seu testemunho da fé, apesar do paganismo e corrupção em que ele e o seu povo teria que conviver durante 70 anos, na Babilônia.
Veremos aqui em todo o livro que leva o seu nome o exemplo de fidelidade e consagração ao Senhor e como este exemplo de vida consagrada pode ser aplicada a nós nos dias em que vivemos.
DESENVOLVIMENTO
Convido a você que abra a sua Bíblia em Daniel capítulo 1.
O primeiro capítulo de Daniel nos apresenta a história desse personagem de um modo introdutório, para que o leitor entenda o que se passava naquela situação e de onde vinha o profeta.
Como lemos, Daniel pertencia a uma linhaem de nobres dos cativos de Judá na qual estava sendo levados para a Babilônia e vemos porque isso aconteceu. A desobediência do reino de Judá trouxe a desgraça sobre o povo e o profeta Jeremias havia profetizado a queda do reino. Em Jeremias 39:1, 2 narra como começou a tomada de Jerusalém, a capital do reino:
Jeremias 39.1 RA
1 Foi tomada Jerusalém. Era o ano nono de Zedequias, rei de Judá, no mês décimo, quando veio Nabucodonosor, rei da Babilônia, e todo o seu exército, contra Jerusalém, e a cercaram;
Jeremias 39.2 RA
2 era o undécimo ano de Zedequias, no quarto mês, aos nove do mês, quando se fez uma brecha na cidade.
Enquanto a cidade era tomada o rei Zedequias havia fugido na noite anterior para escapar a tomada da cidade, mas já era tarde demais, pois ele juntamente com a sua família e alguns que lhe eram leiais foram alcançados pelos soldados de Nabucodonosor e mais tarde vemos que ele havia recebido o duro castigo de perder os seus filhos e serem vazados os seus olhos (Jr 39:4-7). Temos que lembrar que antes desse episódio Nabuconosor havia feito a sua primeira invasão, levando consigo a primeira leva de cativos, sendo que entre os cativos estava o jovem Daniel e seus amigos.
Rumo ao desconhecido
Para Daniel e seus amigos, bem como para os outros jovens que foram levados para a Babilônia, o desconhecido parecia assolar a paz mental. O que eles iriam encontrar lá? O que aqueles soldados e o rei faria com eles? Será que quando chegassem à Babilônia eles iriam morrer por causa da sua fé?
Voltemos as nossas atenções a esse jovem judeu cujo nome significa “Deus é meu Juíz”: Separado de modo rude de sua família, de seu povo e talvez sentisse por um momento que estivesse separado da sua fé e de eu Deus.
Uma viagem de Jerusalém até Babilônia levava meses andando, pois temos que lembrar que na condição de cativo Daniel, seus três amigos (Hanahias, Misael e Azarias) e todos os outros prisioneiros não tinham direito de viajar em uma carruagens, pois esse privilégio pertencia somente a pessoas importantes no exército e nem mesmo tinham direito viajar à cavalo. Os cativos muitas vezes tinham uma longa jornada à pé para chegar ao seu destino e isso levava meses atravessando desertos e lugares acidentados. Muitas vezes os prisioneiros morriam pelo caminho devido ao calor excessivo no deserto e a noite corriam o risco de morrerem de hiportemia, devido as baixas temperaturas que chegavam estar a baixo de zero.
Related Media
See more
Related Sermons
See more