ESCASSEZ | Série Plenitude
Notes
Transcript
ESCASSEZ - Ageu 1:1-12
Introdução: A plenitude pode ser alcançada, queremos estar plenos mas isso não é possível se não houver ajustes antes. Plenitude é estar completo, plenitude é estar por inteiro,plenitude é realizar-se. Iniciamos essa pequena série considerando nosso compromisso de encerrar o tempo de escassez para que possamos avançar para a promessa divina de uma vida plena.
O povo estava enfrentando um período de escassez:
Vocês semearam muitas sementes, mas colheram pouco; têm comida, mas não é suficiente para matar a fome; bebeis, mas não dá para saciar-vos; têm roupas, porém elas não chegam para os proteger do frio; e o salário que o trabalhador recebe não dá para viver.Ag 1.6 NTLH
Vocês esperavam colheitas grandes, porém elas foram pequenas. E, quando estavam levando para casa o pouco que colheram. Ag 1.9 NTLH
Vamos mergulhar ainda mais no contexto de Ageu
I. Letargia do Povo - O povo estava em um estado de profunda e prolongada inconsciência, semelhante ao sono profundo, do qual a pessoa pode ser despertada, mas ao qual retorna logo a seguir.
Ageu concentra em uma pequena porção princípios que podem restabelecer o caminho para uma vida plena. O tema do livro é a reconstrução do templo. O povo havia retornado a sua terra com essa missão, mas tinha abandonado as obras de reconstrução do templo faziam dezesseis anos; por esse motivo, Ageu recebeu ordens de exortar os letárgicos judeus a retomar a construção.
II. Espaço Sagrado - No Antigo Testamento havia um profundo senso de que a presença de Deus devia estar visivelmente entre seu povo. Para isso acontecer, era necessário haver um espaço sagrado: um prédio totalmente separado para Deus habitar e no qual deveria acontecer a adoração a Ele. Primeiro, foi construído o Tabernáculo, quando os israelitas estavam no deserto fugindo do Egito. Era uma estrutura parecida com uma tenda toda cercada. No tempo de Salomão, foi construído um Templo, consagrado em uma cerimônia magnífica.
Quando os babilônios capturaram a cidade e exilaram seu povo, os israelitas aprenderam a viver sem um templo. Na volta do exílio, a urgência para recriar esse espaço sagrado foi diminuída ainda mais em razão da oposição. A tarefa de Ageu era injetar de novo na consciência do povo esse senso da importância vital do Templo se fosse para Deus realmente ficar com seu povo.
III. III. A fidelidade da aliança - Zorobabel era da linhagem do rei Davi, e também havia uma aliança de duração mais longa feita durante o êxodo do Egito (Ag 2.5, veja Êx 24.8) de que Deus estaria com seu povo. Deus é fiel a suas promessas da aliança. O outro aspecto da fidelidade da aliança é o que é exigido do povo em termos de pureza (Ag 2.10–14).
O profeta Ageu faz quatro profecias distintas dirigidas alternadamente ao príncipe; ao sumo sacerdote; e ao povo em geral.
Diante do contexto e dos princípios bíblicos. Como interromper a escassez?
Retorne a obediência, sai da letargia.
Os obedientes estão ocupados com a ordem do Senhor, por isso não entram na letargia, são cheios de ânimo, porque a mensagem do Senhor chegou até eles e a receberam. É preciso retomar o trabalho!
Amarás o Senhor, teu Deus, de todo o teu coração, de toda a tua alma, de todas as tuas forças e de todo o teu entendimento; Lc 10.27
A escassez ocorre porque investimos tudo (coração, alma, forças e entendimento) nos lugares errados. É uma tragédia quando queremos nos auto liderar, quando entregamos todo nosso coração, toda nossa alma e forças ao nosso ego ou a pessoas e situações erradas. A escassez ocorre porque nos desviamos do propósito. No propósito de Deus há plenitude! A Palavra de Deus é fonte inesgotável, é por isso que quando a Palavra de Deus nos encontra hoje mais uma vez, precisamos recebê-la como quem recebeu um tesouro.
Todo trabalho realizado fora do propósito de Deus é desobediência, é desperdício.
Ageu 1.13 - Então, Ageu, o embaixador do SENHOR, falou ao povo, conforme a mensagem do SENHOR, dizendo: Eu sou convosco, diz o SENHOR.
Rompa com a letargia, a mensagem do Senhor está dizendo: Eu sou convosco, diz o Senhor!
A reordenação das prioridades
Todos nós queremos as bênçãos de Deus em nossa vida. Queremos a plenitude, falamos de plenitude, mas vivemos na escassez. Há determinadas coisas, que podem nos impedir de conhecer a bênção do Senhor. Os exilados que tinham voltado estavam descobrindo isso: tudo que tentaram fazer para prosperar fracassou (1.6,10; 2.16,17). A mensagem de Ageu é clara: tenha as prioridades certas. Antes de tudo, honre a Deus, mensagem repetida por Jesus (Mt 6.33). Malaquias transmitiu a mesma mensagem em termos de oferta (Ml 3.8–12) e também Miqueias (Mq 6.14). Ageu expande o conceito para incluir nosso melhor empenho e esforço (Ag 2.18,19).
“Desde este dia vos abençoarei.” Ageu 2.19
Qualquer sacrifício oferecido no altar seria imundo enquanto o templo estivesse inacabado (2:10–14)
No livro de Esdras 3 é possível encontrar mais uma parte desta história, eles erguem o altar, retomam as festas e sacrifícios - Os Israelitas aprenderam que a pedra fundamental de uma nação é a verdadeira religião, e assim aprendem a cuidar primeiro em ter um altar (que simboliza o sacrifício e a oração) antes de falarem em carta magna, comércio, indústria, direitos civis, eleições. Nada ficará de pé a não ser aquilo que esteja firme no Senhor (Sl 127:1-2). Só quando se busca em primeiro lugar o Reino de Deus e a sua justiça, é que haverá plenitude e assim a vida nacional ficará de pé em todos os seus aspectos, físicos, morais e espirituais.
E buscar-me-eis, e me achareis, quando me buscardes com todo o vosso coração.Jeremias 29:13
III - Não Adie, faça isso imediatamente! - Ag 1.3–5
Então o Senhor enviou esta mensagem por meio do profeta Ageu: “Por que vocês vivem em casas luxuosas enquanto minha casa continua em ruínas ? Assim diz o Senhor dos Exércitos: Vejam o que tem acontecido com vocês!. NVT
Era como se os ex-exilados estivessem conscientemente se recusando a reconstruir o Templo. Mas eles, por causa das prioridades equivocadas, estavam apenas adiando a reconstrução. Isso é recusar os propósitos de Deus e desonrar a Ele, uma vez que o Templo, o sinal mais evidente da presença do Senhor, permanece em ruínas. A relevância disso no mundo frenético e desordenado de hoje é clara: temos de parar de dar desculpas e de resistir aos propósitos de Deus e temos de honrá-lo fazendo o que sabemos que Ele quer que façamos.
Esdras 3:12 - Narra que muitos choraram comparando o primeiro templo com esse que seria menor. Isso nos ensina a parar de achar que o passado foi mais glorioso, a ficarmos presos ao cultuamento das ruínas. A maior glória ainda será revelada, a glória está em obedecer, o tamanho do que os olhos naturais veem é um, o que Deus faz é sempre muito maior. Nosso Deus é especialista em fazer coisas extraordinárias a partir do nada, Ele ordenou o caos, Ele deu vida a quem não tinha, De uma pequena botija de azeite um bocado de farinha ele traz plenitude, cinco pães e dois peixinhos...de 12 discípulos ele propagou a mensagem de Salvação. Não adie, está esperando um céu de brigadeiro para sair em missão ? Ele pode não surgir, mas mediante a Palavra do Senhor será que você pode sair da letargia e ir até para o meio de uma tempestade e vencê-la! Manter o templo em ruínas é escolher a própria ruína.
Aplicação:
Tudo o que Deus faz é perfeitamente bom, Ele é a plenitude e abundância, nada que façamos sem Deus pode alcançar esse resultado;
(Ag 2:13-14) “O santo não transmite sua santidade para nenhuma outra coisa, porém o impuro transmite impureza”. Em outras palavras: “O trabalho e a adoração não santificam o pecado, mas o pecado contamina o trabalho e a adoração”. A mensagem de Ageu tinha o objetivo de comunicar que as ofertas trazidas pelo povo estavam contaminadas, visto que o povo estava imundo enquanto o templo permanecia em ruínas.
O templo a ser edificado como sinal da presença de Deus somos nós. O povo sofria escassez antes de edificar os fundamentos do templo (2:15–17)
As frases mais importantes do livro do Profeta Ageu, podem interromper a escassez, este é o caminho para a plenitude.
“Eu sou convosco, diz o Senhor” (1:13; 2:4). “Considerai o vosso passado” (1:5,7; 2:15,18) e “sê forte” (2:4).
Zorobabel o príncipe, aparece aqui como um tipo de Cristo. Deus promete derribar e destruir os reinos das nações gentílicas e estabelecer o reinado de Cristo. O anel de selar indica que a autoridade divina para governar é confiada ao Messias.
O povo é encorajado com a promessa de destruição das nações ímpias e do estabelecimento do reinado do Messias. Existe uma a glória futura para todo o povo de Deus e ela pode começar fluir a partir de hoje!