Resisti firmes na fé
Sermon • Submitted
0 ratings
· 5 viewsNotes
Transcript
Introdução
Introdução
Vários momentos na história se mostraram demasiadamente difíceis. A história do mundo é marcada por todas as maselas do pecado. Guerras, catastrofes naturais, doenças e pandemias. Nesse cenário caótico é que a igreja foi inserida como uma embaixada do reino de Deus, só que tem o chamado de a partir da embaixada conquistar o território que foi inserida. (Ex Homeland). Esse conquistar o território é uma batalha, uma guerra, onde a igreja avança e o inferno retrocede.
Só que uma guerra não é feita apenas de avanços, mais também de fincar estacas e manter os territórios conquistados contra as investidas do inimigo que vai querer reconquistar o mesmo território.
Quanto ao mais, sede fortalecidos no Senhor e na força do seu poder. Revesti-vos de toda a armadura de Deus, para poderdes ficar firmes contra as ciladas do diabo; porque a nossa luta não é contra o sangue e a carne, e sim contra os principados e potestades, contra os dominadores deste mundo tenebroso, contra as forças espirituais do mal, nas regiões celestes. Portanto, tomai toda a armadura de Deus, para que possais resistir no dia mau e, depois de terdes vencido tudo, permanecer inabaláveis.
Precisamos aprender a montar barricadas de resistência contra os ataques do inimigo.
Sede sóbrios e vigilantes. O diabo, vosso adversário, anda em derredor, como leão que ruge procurando alguém para devorar; resisti-lhe firmes na fé, certos de que sofrimentos iguais aos vossos estão-se cumprindo na vossa irmandade espalhada pelo mundo.
Então em momentos de ataque do inimigo (Dia mau) o Apóstolo Paulo ensina. “Tomai toda armadura de Deus.”
E porque é necessário tomar a armadura para resistência? (Slides guerra antiga).
Exposição:
Exposição:
V14
V14
Estai, pois, firmes, cingindo-vos com a verdade e vestindo-vos da couraça da justiça.
Essa couraça era usada pelo império romano como uma armadura que cobra o corpo do pescoço até as coxas e era divida em 2 partes, uma frontal e uma posterior.
Em meio a tantas mentiras, precisamos nos revestir da verdade e no momento em que vemos tantas injustiças temos que estar armados com a certeza da justiça de Deus.
Em verdade em verdade vos digo.
Já agora a coroa da justiça me está guardada, a qual o Senhor, reto juiz, me dará naquele Dia; e não somente a mim, mas também a todos quantos amam a sua vinda.
V15
V15
Calçai os pés com a preparação do evangelho da paz;
Uma das armas de defesa é a sandalha que nos deixa preparado para a guerra. O império romano usava sandálias que lhes davam capacidade a estar sempre em prontidão para uma batalha independente do solo que estavam inseridos. A sandália que nos deixa preparados é o evangelho da paz que nos faz ter a certeza de que Deus está conosco e não em guerra contra nós.
Justificados, pois, mediante a fé, temos paz com Deus por meio de nosso Senhor Jesus Cristo;
V16
V16
embraçando sempre o escudo da fé, com o qual podereis apagar todos os dardos inflamados do Maligno.
O escudo utilizado na Epoca de Paulo era um escudo de 1,25 x 0,75m revestido de couro que servia para proteger das flechas incendiadas com piche lançadas pelo inimigo que ao repousarem no escudo revestido de couro apagavam.
Satanás tem dardos inflamados que visam apagar a nossa fé, mais na verdade é nossa fé que tem que apagar esses dardos.
A fé nos faz permanecer e não retroceder, não entregar territórios já conquistados a nosso inimigo. Voltar atrás é dar território ao inimigo.
V17
V17
Tomai também o capacete da salvação e a espada do Espírito, que é a palavra de Deus;
Esse capacete era recebido pelos soldados de seus generais, do mesmo modo que recebemos a salvação de nosso Deus. Esse capacete era de bronze ou ferro e protegia o soldado a semelhança da couraça vestida.
O capacete da salvação é para nós uma arma poderosa de defesa e permanencia porque sabemos que se resitirmos o dia mau a coroa da justiça nos será dada.