Jesus e nossas Adversidades

Acolhimento e consolo em Cristo  •  Sermon  •  Submitted
0 ratings
· 25 views

Estamos sujeitos a ADVERSIDADES na vida. Quando elas vêm, bate o medo, a angústia e até o desejo de abandonar tudo. O que fazer? - Olhar para Cristo, o que tem controle de todas as coisas e que nos ama em todo tempo.

Notes
Transcript

JESUS E NOSSAS ADVERSIDADES

Mc.6.45-51; Mt.14.22-33 .
Introdução
O que é ADVERSIDADE - significa contratempo, obstáculo, dificuldade. É um imprevisto, um aborrecimento, uma contrariedade, um impedimento. Todos nós estamos sujeitos às adversidades da vida.
As adversidades ocorrem quando não são satisfeitas nossas necessidades Básicas (fisiológicas e de segurança), psicológicas (de amor e de estima) e de auto realização (realização pessoal).
Jesus e os discípulos viveram adversidades. Com uma diferença: Jesus sabia delas e as controlava, tirando proveito delas para ensinar os discípulos e a multidão.
Nós também temos nossas adversidades ou obstáculos. Como Ele viu e socorreu os discípulos, Jesus também nos vê em nossas aflições, dificuldades e limitações para vencer as tempestades da vida – mesmo quando pensamos: “Será que Deus não vê?”; “será que Deus me abandonou?”; será que Jesus não vê a minha aflição?”.
Desenvolvimento
1. Jesus vem até nós nos momentos de adversidades
Tudo estava desfavorável para os discípulos – o vento contrário, o mar forte, a escuridão, o cansaço. Era uma luta que parecia perdida. Só contavam com a experiência que tinham por conhecerem aquele mar. Mas Jesus os viu em dificuldades e, sem que chamassem por Ele, foi ao encontro deles. E de forma milagrosa! (Mc.6.48; Mt.14.25).
Quando os discípulos o viram caminhando por sobre as águas, assustados, pensaram tratar-se de um fantasma (pois ninguém anda sobre as águas!).
Os apóstolos não reconheceram Jesus porque não o estavam procurando no meio da tempestade, muito menos imaginando que Ele iria ao encontro deles.
Nas nossas adversidades, Jesus sempre vem ao nosso encontro. Nem sempre O notamos porque ficamos muito envolvidos pelo medo, pela ansiedade, pelo desejo de que tudo aconteça como queiramos.
Assim como Jesus foi ao encontro dos seus discípulos angustiados em meio aos seus problemas, Ele também vem ao nosso encontro quando nos encontramos em semelhantes situações.
2. Jesus nos fala em meio às Adversidades
Os discípulos estavam com muito medo, tanto que gritaram! Jesus, percebendo que não fora reconhecido por eles, falou-lhes: “Tenham bom ânimo! Sou eu! Não tenham medo!” (Mt.14.27).
Eles reconheceram a voz de Jesus e perderam o medo. A presença de Jesus os tranquilizou.
Quando somos muito envolvidos em situações inesperadas, vivemos medos e angústias e podemos não ouvir o “Sossegai!” de Jesus – até que Ele, o Bom Pastor, se identifica conosco. Então deixamos o medo de lado.
A promessa de Jesus continua valendo, qual seja: “Eu estarei sempre com vocês até o fim dos tempos” – (Mt.28.20).
Jesus se faz presente em nossas vidas através do Espírito Santo que nos fala e nos guia em meio às tempestades da vida, tirando o medo e ajudando-nos a prosseguir. Graças a Deus por este socorro bem presente na hora da angústia!
3. Jesus nos ampara quando a fé fraqueja.
Ao ouvir a voz de Jesus, Pedro quis dar uma demonstração de fé e pediu a Jesus que o permitisse ir com o Mestre por sobre as águas (Mt.14.29). Jesus o convidou e ele foi. E andou por sobre as águas!
Pedro olhou para a natureza a seu redor e se perguntava “como podia ser aquilo!” de andar sobre as águas agitadas pelo forte vento. Deixou que o medo se apoderasse dele e, duvidando do poder de Jesus, afundou nas águas!
Jesus, porém, estendeu a mão e o segurou (Mt.14.31). E são e salvo, foi conduzido de volta para o barco.
Com certeza, também queremos andar com Jesus nos momentos e lugares mais difíceis da vida! Mas quando temos de confiar e vibrar com Jesus, acabamos por olhar para as circunstâncias que nos rodeiam. Então somos tomados pelo medo e afundamos! Quando permitimos que isso aconteça, o nosso Salvador nos toma pelas mãos e nos põe a salvo – porque Ele nos ama! Quando vacilamos em nossa fé, Jesus nos valerá e não deixará que afundemos. Precisamos apenas nos dirigir a Ele pedindo o seu socorro, e Ele nos segurará.
Conclusão
Jesus tem poder para solucionar nossas angústias... nossas ADVERSIDADES.
Veja o que o texto nos diz: (Mc.6.51) – e subiu para o barco para estar com eles e o vento se aquietou.
O Jesus que aquietou o mar, o vento e os seus discípulos é o mesmo que está conosco, que conhece nossas angústias, nossas preocupações. ELE AQUIETA NOSSO CORAÇÃO. O que precisamos fazer? - Reconhecer que Ele é verdadeiramente o Filho de Deus (Mt.14.33).
É a presença de Jesus na nossa vida que faz com que as nossas dificuldades se aquietem, e que continuemos nossa jornada.
Jesus pode retirar as dificuldades … ou permiti-las para nosso crescimento. Porém, em nenhuma circunstância Ele nos abandona. Não nos esqueçamos que há dificuldades que são úteis para nosso crescimento espiritual.
Em qualquer situação, seja para solucionar a nossa aflição, ou para nos dar forças para prosseguir em meio a ela, Jesus estará sempre conosco cuidando, encorajando e fortalecendo.
Related Media
See more
Related Sermons
See more