Em Cristo, o doador de nossa vida

Sermon  •  Submitted
0 ratings
· 4 views
Notes
Transcript

Introdução

[FRASE] “Estar em Cristo não é estar localizado dentro dele ou trancado nele para ter segurança, mas sim estar unido a ele em um relacionamento pessoal e muito próximo”. John Stott
Estar em Cristo é desfrutar de uma relação viva e cada vez mais íntima com ele. É experimentar algo novo preparado por Deus para a sua vida.
Infelizmente há barreiras que nos impede de experimentar o novo. O que te impede de viver algo novo?
Medo - o medo nos faz permanecer na zona de conforto diante de algo novo. Muitas vezes temos medo daquilo que é desconhecido, nós criamos resistências em experimentar coisas novas - culto online, home office, aulas online, consultas médicas online
Nós criamos barreiras quando somos conduzidos a experimentar algo novo.
Passado - o passado também nos impede de viver algo novo. Talvez o passado seja a maior barreira que nos impede de experimentar algo novo. Você poe até querer viver algo novo, novas experiências, novos desafios… Mas o fato de estarmos presos ao passado, noimpede de viver algo novo
Você se sente preso, você tenta viver algo novo, uma nova história, mas você se vê preso as escolhas do passado, as decisões do passado. Talvez você carrega vícios, fraquezas, pecados ou cicatrizes do passado, e isso te impede de experimentar algo novo
Mas na noite de hoje, eu que te dar uma grande notícia: não importa quais barreiras têm te impedido de viver um novo momento em sua vida. Não importa qual é a sua narrativa de vida escrita até aqui, as escolhas do passado, as decisões equivocada, seus medos e anseios.
Em Cristo, o doador de nossa vida, você pode experimentar algo novo.
Nova Versão Internacional 5.11 O Ministério da Reconciliação

Pois o amor de Cristo nos constrange, porque estamos convencidos de que um morreu por todos; logo, todos morreram. 15 E ele morreu por todos para que aqueles que vivem já não vivam mais para si mesmos, mas para aquele que por eles morreu e ressuscitou.

16 De modo que, de agora em diante, a ninguém mais consideramos do ponto de vista humano. Ainda que antes tenhamos considerado Cristo dessa forma, agora já não o consideramos assim. 17 Portanto, se alguém está em Cristo, é nova criação. As coisas antigas já passaram; eis que surgiram coisas novas!

Somos reconciliados por seu amor

A introdução do pecado no mundo gerou um abismo entre nós e Deus. A realidade do pecado deformou as nossas relações - a nossa relação com Deus e a nossa relação com as pessoas. A realidade do pecado trouxe:
i. a nossa desconexão em relação a Deus, passamos a satisfazer os nossos desejos e vontade, viramos as costas para a Deus e desconsideramos os princípios e valores dEle em nossas decisões;
ii. a maldade, o ódio, a amargura, o egoísmo destruíram as relações humanas;
iii. as injustiças destruíram a nossa sociedade;
iv. a morte passaou as ser uma realidade na vida do ser humano;
A realidade do pecado trouxe caos. Emergiu um abismo entre Deus e nós. O desastre causado pelo pecado causou jamais poderia ser desfeito por nós. Nada do que eu ou você pudedesse fazer criaria uma ponte de volta para Deus. Pelas lentes do pecado, eu e você recebemos a setença de morte. Nós somos culpados.
A única maneira de reverter essa situação está em Cristo. O amor de Cristo possui papel central. Paulo enfatiza esse amor como fonte de reconciliação.
“Pois o amor de Cristo nos constrange, porque estamos convencidos de que um morreu por todos; logo, todos morreram. E ele morreu por todos para que aqueles que vivem já não vivam mais para si mesmos, mas para aquele que por eles morreu e ressuscitou".
Movimento Cristocêntrico
Em Cristo, nós somos reconciliados. Deus decide enviar o seu Filho para morrer numa cruz em nosso lugar. Ele morreu a nossa morte e nos amou a fim de remover o abismo que havia entre nós e Ele.
Cristo rasgou os céus e invadiu a história para ser esmagado numa cruz. Ele sofreu a dor e a agonia mais terrível por causa dos nossos pecados. Ele assumiu o nosso lugar por amor.
O sangue derramado naquela cruz é a maior prova de amor que Deus poderia nos dar. Deus nos deu vida em Cristo Jesus.
[FRASE] “O Evangelho mostra que somos muito mais perversos do que ousamos pensar e muito mais amado do que ousamos esperar”. Timothy Keller
Quando olhamos para o que Cristo fez na cruz e compreendemos que aquilo diz respeito a nós, passamos a experimentar a reconciliação. Em Cristo, nós somos reconciliados.

Experimentamos uma nova realidade

E o apóstolo Paulo conclui dizendo: “Portanto, se alguém está em Cristo, é nova criação. As coisas antigas já passaram; eis que surgiram coisas novas!”
“Portanto” - Neste versiculo, Paulo estamo retomando aquilo que ele desenvolveu neste capítulo. Na morte de Jesus as coisas antigas passaram. E em sua ressurreição, se faz presente uma nova realidade.
O Evangelho de Jesus muda a nossa realidade. Agora temos a oportunidade de experimentar um novo estilo de vida. Cristo concede a nós o seu Espírito que nos vivifica e transforma.
O nosso passado ficou para trás, as nossas decisões erradas ficaram para trás. Pelas lentes do Evangelho, Deus nos vê como .ustos em Cristo.
Jesus nos liberta do nosso passado. Deus nos convida a experimentar uma nova realidade, onde tudo se fez novo - a nossa mente, os nossos pensamentos, os nossos desejos.
Estar unido a Cristo acontece uma mudança em todas as esferas da nossa vida. Estar em Cristo é o início de uma mudança no caráter e conduta.
i. experimentamos uma nova realidade em nossos relacionamentos;
Deixamos de servir ao nosso próprio ego, rompemos com o individualismo. Isso passa a ter reflexo na relação conjugal, com os filhos e àqueles que estão a nossa volta. Deixamos de usar os relacionamentos como matéria prima da nossa satisfação e felicidade, para ama-los e servi-los
ii. experimentamos uma nova realidade em nosso trabalho;
Deixamos de olhar para o nosso trabalho como fonte monetária e o meio pelo qual podemos obter fama, sucesso e poder. O trabalho agora passa a ser visto como uma vocação, um local onde Deus nos colocou para abençoar pessoas e fazer a diferença em nosso contexto a partir dos dons e talentos que Ele nos concedeu
iii. experimentamos uma nova realidade em nossa missão como discípulos de Jesus;
Quando compreendemos o amor de Jesus, somos constrangidos por esse amor e desafiados a participar da sua obra redentora. Nós não podemos experimentar essa nova realidade e continuarmos indiferentes. Essa nova realidade possui implicações eternar e nós temos a missão de compartilhar essa amor de Jesus que é capaz de transformar tudo e a todos.
Estar em Cristo, é experimentar do seu amor genuíno que nos reconcilia a Deus e transformar todas as esferas da nossa vida.

Refletir e praticar

Para você pensar e considerar...
O que te impede de experimentar algo novo?
Quais barreiras têm impedido que você viva uma nova realidade? O medo, a vergonha, o sentimento de culpa, as cicatrizes do passado, as escolhas ruins do passado? O que te impede de experimentar algo novo?
Eu quero desafiar você nesta noite a revisitar o seu coração e se colocar na presença de Deus. Coloque diante dEle as suas aflições, os seus anseios e medos, a culpa, o seu passado... Hoje Ele te convida a colocar todas essas coisas aos pés da cruz de Jesus afim de que você possa experimentar um novo momento, uma nova realidade, uma nova vida em Jesus. Somente o amor disponível em Jesus é capaz de transformar todas as esferas da nossa vida. Tome a decisão de experimentar algo novo hoje.
Related Media
See more
Related Sermons
See more